O Município de Vila Nova de Famalicão quer criar um Centro de Educação Não Formal para a valorização dos jovens do concelho. O desejo foi manifestado este sábado, 25 de janeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, num encontro realizado na Casa da Juventude de Famalicão entre o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e o tecido associativo da região.
O edil famalicense aproveitou a presença do governante em Famalicão para desafiar o apoio do Governo na criação deste novo projeto, que pretende posicionar-se como um espaço de formação para os jovens em matérias que ficam de fora do processo educativo curricular. Na prática, pretende-se criar um espaço de acolhimento para os jovens, destinado ao desenvolvimento voluntário de competências em dinâmicas sociais e ações cívicas.
Para além do aspeto formativo, a ideia passa por evoluir para um processo de certificação das competências incorporadas pelos jovens, e é aí que se impõe a acção do Governo, no sentido de criar um sistema de validação universal de competências não formais, que valorize estas competências adquiridas pela experiência nos currículos dos jovens.
“Os jovens são muito mais do que aquilo que aprendem nas escolas. As suas experiencias e acções sociais e cívicas são elementos importantes da sua formação e que são importantes mais valias para as suas vidas profissionais”, assinala o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, dando como exemplo as competências que naturalmente são integradas por ações de voluntariado e pelo envolvimento no movimento escutista.
O repto foi bem recebido pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, que manifestou desde logo a vontade política de intervir nesta matéria. “É importante que se valorize todo o trabalho que se faz fora da educação formal”, reconheceu o governante. “Um jovem que participa e intervém ativamente na comunidade local, tem um upgrade relativamente aos outros e isso tem de ser reconhecido do ponto de vista curricular”.
Antes do encontro na Casa da Juventude, que reuniu em debate os dirigentes de várias associações juvenis da região, Emídio Guerreiro visitou as instalações de duas associações famalicenses – a PASEC e a YUPI. A passagem por Famalicão inseriu-se no âmbito do “Roteiro do Associativismo”, que desde o passado dia 22 de outubro tem vindo a percorrer o país, com o objetivo de conhecer e promover as realidades associativas dos jovens e alguns dos seus projetos de referência dinamizados nas suas comunidades.