O SEU LUGAR
Ambiente

Famalicão acolheu conferência dedicada à gestão da água

24-11-2025

Vila Nova de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, 24 de novembro, a conferência “Sustenta-Habilidade à moda do NORTE”, uma iniciativa promovida pelas Águas do Norte.

O encontro teve lugar no Centro de Estudos Camilianos e reuniu especialistas, autarcas e responsáveis do setor para debater o futuro da gestão da água e o uso responsável dos recursos hídricos.

A abertura do evento esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que destacou o compromisso do município na promoção da sustentabilidade hídrica.

“Para além dos importantes investimentos na instalação de novos depósitos e na expansão da rede em baixa, de forma a que a água chegue a todos os famalicenses, estamos também a trabalhar na manutenção de mais de mil quilómetros de condutas, substituindo as mais antigas, reduzindo perdas de água e apostando na digitalização da rede para detetar rapidamente ruturas e evitar desperdícios”, disse o edil, acrescentando que o executivo municipal está a “trabalhar diariamente para garantir no território uma gestão eficiente, equitativa e sustentável da água”.

Recorde-se que em 2024, o Município de Famalicão registou uma redução história de 11% da água não faturada, atingindo este ano os 36%, valor mais baixo de sempre. Entre 2022 e 2025, a autarquia já investiu mais de 1.5 milhões de euros no combate às perdas de água, nomeadamente na substituição de contadores antigos, substituição de condutas envelhecidas e na instalação de zonas de medição e controlo.

A abertura da conferência contou também com a participação do presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, António Cardoso, que reforçou a necessidade de “consciencializar e pedir colaboração às autarquias, indústrias e outros parceiros, de forma a melhorar e dar sustentabilidade ao bem essencial que é a água”.

353 leituras