Cinco alunos da Escola Secundária de Fafe são os grandes vencedores da final nacional do “F1 in Schools - Fórmula 1 nas Escolas”, o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem do mundo, que decorreu nos dias 10 e 11 de julho no Museu do Automóvel em Vila Nova de Famalicão.
Organizada pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a final nacional do “F1 in Schools” é já considerada um bom exemplo, tendo registado a presença de delegações de Espanha e do México, países que também querem implementar este projeto.
Os “Racing Art” Pedro Loureiro, Rui Coelho, Duarte Baptista, Olivério Sousa e João Peixoto, finalistas do 12º ano de escolaridade com notas brilhantes e bicampeões regionais do “F1 in Schools”, tinham agora a última oportunidade para vencer a final nacional. E conseguiram. Em novembro vão disputar a final mundial que se realiza em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com alunos de mais 40 países.
O projeto que apresentaram em competição obteve a melhor classificação nos parâmetros avaliados pelo júri: velocidade, design, engenharia, marketing e apresentação oral do produto. “A vitória veio reconhecer o empenho e a paixão que todos dedicámos a este enorme desafio. Estamos muito felizes e agora o nosso sonho é ganhar a final mundial”, disse Pedro Loureiro.
Neste desafio multidisciplinar a inovação e a engenharia estão de mãos dadas. As miniaturas de Fórmula 1, com cerca de 50 centímetros, construídas em madeira balsa e propulsionadas por uma botija de CO2 que disparava após ordem do ´piloto´, competiram a cerca de 80 quilómetros por hora numa pista com 20 metros, distância que os melhores cumpriram em pouco mais de um segundo, instalada mesmo ao lado de um Fórmula 1 igual ao de Nelson Piquet.
O “F1 in Schools” pretendeu, acima de tudo, inspirar os estudantes a utilizarem as novas tecnologias ao serviço da aprendizagem e a aplicarem os conhecimentos de forma prática, imaginativa e competitiva. “O segredo para o sucesso é conseguirmos ser bons em tudo. E este projeto, abrangente do ponto de vista pedagógico, consegue preparar-nos da melhor forma para o mercado de trabalho”, destacou aquele aluno.
Projeto envolve centros tecnológicos
A final nacional foi disputada por 21 equipas de 20 escolas do país, num total de 130 alunos do 8º ao 12º ano de escolaridade. O concelho famalicense esteve representado pela Didáxis de Riba de Ave, mas contou também com alunos de outras escolas na final regional.
Para o vereador da Educação na Câmara de Famalicão, Leonel Rocha, a escolha do Museu do Automóvel para a final nacional do “F1 in Schools” foi uma aposta ganha, pelo que se perspetiva que aquele espaço possa vir a ser o palco de futuras finais nacionais. “Famalicão só tem a ganhar em receber sempre esta iniciativa. Está consolidada e é importante também para as escolas, para os alunos envolvidos e para a localidade que representam”, sublinhou.
O “F1 in Schools” insere-se no projeto “Pense Indústria Nova Geração” promovido desde 1997 pelos Centros Tecnológicos de Portugal, entre os quais o CITEVE, sediado em Vila Nova de Famalicão, com o principal propósito de atrair novos talentos para a indústria e assim colmatar a carência de jovens qualificados neste setor de atividade. Até junho de 2015 este projeto pedagógico espera conseguir envolver 35 mil jovens portugueses.