Atualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Exposição "JORGE. desenhos do meu filho” dá origem a catálogos

21-01-2025
A exposição “JORGE. desenhos do meu filho”, constituída por 80 desenhos pertencentes à coleção artística de Jorge, filho de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, e patente, atualmente, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, deu origem a um catálogo com o mesmo nome.


A obra, que agrega a investigação em torno desta exposição, será apresentada esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, pelas 17h30, precisamente no Centro de Estudos Camilianos, com uma visita guiada à exposição e a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema “Por detrás da exposição JORGE.

Desenhos do Meu Filho: descobertas e metodologias de investigação”, com a presença do coordenador científico do Centro de Estudos Camilianos, Sérgio Guimarães Sousa, e da curadora da exposição, Stephanie Gil Franco.

Recorde-se que a exposição comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, “JORGE. desenhos do meu filho” é constituída por trabalhos artísticos pertencentes à coleção de 300 desenhos criados por Jorge Castelo Branco.

Os desenhos, exibidos pela primeira vez, revelam o seu imaginário e transporta o visitante para o quotidiano familiar e para o viver oitocentista da família de Camilo Castelo Branco. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até dia 31 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00, na sala de exposições do Centro de Estudos Camilianos, localizada na freguesia famalicense de Seide S. Miguel.

De referir, ainda, que no final deste mês será apresentado, igualmente no âmbito das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Camilo Castelo Branco, o n.º 15 da coleção Estudos Camilianos, intitulado “Revisões do Trágico em Camilo Castelo Branco”, que inclui um conjunto de estudos dedicados à revisão do trágico em Camilo, assinados por reconhecidos camilianistas e jovens académicos.

A apresentação acontece a 31 de janeiro, pelas 17h30, na Casa-Museu de Camilo.

6460 leituras