O SEU LUGAR
Desporto

Escolas Municipais de Natação de Famalicão valem ouro

06-11-2023

As Escolas Municipais de Natação de Famalicão foram distinguidas com a certificação de qualidade Nível 3, correspondente a “Ouro”, pela Federação Portuguesa de Natação (FPN). A atribuição desta classificação aconteceu na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, no âmbito da IV Convenção “Portugal a Nadar”, que teve lugar em Viana do Castelo.

Foi pelas mãos do presidente da FPN, António Silva, que o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, recebeu o certificado que atesta a qualidade pedagógica e didática de “Ouro” das Escolas de Natação das Piscinas Municipais de Joane, Oliveira S. Mateus e Ribeirão.

“É um reconhecimento que muito nos orgulha (…) uma prova incontestável da qualidade das nossas escolas municipais de natação”, refere a propósito o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Refira-se que esta distinção vem no seguimento da adesão da autarquia famalicense ao programa “Portugal a Nadar” da FPN, cujo protocolo foi celebrado em 2022 e que permitiu obter a certificação da qualidade e o reconhecimento do modelo de formação adotado nas escolas municipais de natação.

O processo de certificação técnico-pedagógica das escolas de natação segue metodologias de análise definidas pelo departamento técnico da FPN e encontra-se organizado em quatro níveis de qualidade: Nível 1 (Bronze), Nível 2 (Prata), Nível 3 (Ouro) e Nível de Excelência.

No ano letivo 2022/2023, as escolas municipais famalicenses obtiveram a certificação Nível 1 – Bronze, e no presente ano letivo, 2023/2024, sobem dois patamares de qualidade, encontrando-se agora no Nível 3 – Ouro.

4166 leituras