O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Encontros de Outono projetam Famalicão como território de cultura e pensamento

28-11-2025

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, abriu hoje a 25.ª edição dos Encontros de Outono e destacou a importância da iniciativa promovida pelo Museu Bernardino Machado enquanto “espaço dedicado ao pensamento, ao diálogo e à construção coletiva do conhecimento”.

Recorde-se que os “Encontros de Outono” reúnem esta sexta e sábado, na Fundação Cupertino de Miranda, investigadores e especialistas de todo o país em torno do tema “As Relações Luso-Espanholas (1926-1975)”. O colóquio assume-se como um espaço de reflexão e investigação onde Famalicão “abre portas ao país”, acolhendo professores, estudantes e investigadores atentos à memória, à identidade e ao futuro do concelho e de Portugal,

O edil famalicense salientou ainda a longevidade do colóquio que “está há 25 edições a projetar Famalicão como território de cultura, educação e pensamento”.

A sessão de abertura contou também com a intervenção do coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, que salientou o contributo valioso dos Encontros de Outono para a interpretação da nossa história e projeção do futuro. “A cultura, quando vivida, não é uma perda de tempo e os conferencistas que por aqui vão passar nestes dois dias vão certamente desafiar e despertar a comunidade para problemas e realidades para as quais vale a pena procurar e pensar respostas”.

“O Estado Novo e a Guerra Civil de Espanha no quadro da Sociedade das Nações (1936-1939)”, “O exílio português em Espanha: entre solidariedades e repressão (1927-1936)”, “A cultura libertária da região espanhola na formação militante em Portugal no período entre guerras”, “Salazarismo e Franquismo: da Nova Ordem Europeia de 1936-45 à “reserva moral do Ocidente”, “Espanha e Portugal entre a ditadura e a democracia: houve uma transição “ibérica”?” serão alguns dos temas abordados ao longo destes dois dias.

398 leituras