O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literatura

23-12-2025

A associação Eixo do Jazz, com o projeto “Palavra contada com música improvisada”, é a grande vencedora da 10.ª edição do Programar em Rede 2025/2026, uma iniciativa promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão que visa apoiar, com um financiamento até 10 mil euros, um projeto cultural desenvolvido em parceria por duas ou mais associações e instituições do concelho.

A decisão foi tomada após votação em reunião do Conselho Municipal de Cultura, que decorreu na Casa das Artes, no passado dia 17 de dezembro, reunindo representantes dos diversos agentes culturais do município.

“Palavra contada com música improvisada” é uma abordagem inovadora que cruza a leitura de contos ou pequenos textos literários com a criação e improvisação jazzística, funcionando a música como banda sonora viva das histórias.

O público-alvo da iniciativa são os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Famalicão, promovendo o contacto dos mais jovens com diferentes expressões artísticas de forma integrada e criativa.

Com este projeto, o Eixo do Jazz une, assim, a música e a literatura, estimulando a imaginação, a escuta ativa e o gosto pela cultura junto da comunidade escolar, ao mesmo tempo que reforça o trabalho em rede entre associações culturais do concelho.

Recorde-se que o Programar em Rede foi criado em 2016, pelo Município de Famalicão através do Conselho Municipal de Cultura, e tem como objetivo envolver os vários agentes culturais do concelho na concretização de projetos que se destaquem pela inovação e criatividade, pela articulação de meios, pela mobilização e atração de públicos e pela descentralização da atividade cultural no território.

158 leituras