O SEU LUGAR
Ação Social

Biblioteca Camilo Castelo Branco disponibiliza caixas de leitura a instituições de apoio aos seniores

05-09-2022
Com a intenção de promover o livro e a leitura como uma referência para a ocupação dos tempos livres dos mais idosos, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco criou em 2021 um novo serviço de apoio à leitura domiciliária, que se concretiza através de caixas-biblioteca, que são colocadas à disposição das valências para idosos das instituições do concelho. As inscrições para um novo ano de programa, que corresponde ao ano letivo, estão abertas até 30 de setembro.

Esta iniciativa, inserida no projeto ESPAÇO S(énior), funciona com recurso ao Bibliomóvel municipal que assegura a itinerância das caixas-biblioteca entre as instituições aderentes.

Em cada caixa está incluída uma coleção de 30 documentos, entre livros, revistas, filmes e música sendo esta recolhida ao fim de dois meses e substituída por uma nova caixa. Assim, durante um ano, a biblioteca itinerante distribuirá em cada instituição uma nova caixa, a cada dois meses, podendo os seus utentes usufruir de novos títulos e novidades no conforto do seu espaço. 

Fica à responsabilidade da instituição toda a logística de utilização e manuseamento dos documentos durante o período de empréstimo dos mesmos.

As instituições interessadas em receber as Caixas Bibliotecas devem efetuar a sua inscrição até ao dia 30 de setembro, através do endereço eletrónico geral@bibliotecacamilocastelobranco.org. A inscrição é gratuita e está sujeita a um limite máximo de seis instituições.
2406 leituras