“Um verdadeiro amigo não é o hóspede que recebemos em nossa casa, que sentamos à nossa mesa, e agasalhamos nos nossos lençóis. O verdadeiro amigo é o confidente que recebemos no coração. Estes são muito raros”. O conselho em jeito de advertência chega-nos pela pena de Camilo Castelo Branco através do Livro Negro de Padre Dinis e vai estar diariamente presente na casa de milhares de famílias a partir do próximo mês à boleia da Padaria Ribapão.
Esta panificadora famalicense quis honrar as origens e estabeleceu uma parceria com a Casa-Museu Camilo Castelo Branco para iniciar um projeto de divulgação e valorização do texto camiliano através dos cerca de 60.000 sacos mensais de papel que acomodam o pão que é vendido nas mais de duas de dezenas de padarias e pastelarias da sociedade panificadora, distribuídas pelo Vale do Ave e Grande Área Metropolitana do Porto.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que esteve hoje, 4 de maio, na apresentação do projeto, na sequência de mais uma jornada do projeto Famalicão Made IN, “esta iniciativa da Ribapão é um bom exemplo da cumplicidade que uma empresa pode ter com o seu território, envolvendo-se ativamente na valorização e promoção das suas principais forças e elementos distintivos. No caso concreto da promoção de Camilo – figura maior de Vila Nova de Famalicão, a decisão reveste-se de reforçada importância porquanto é a própria literatura portuguesa que sai divulgada e valorizada.”
Numa primeira fase são cinco frases que vão chegar a casa dos dois milhões de clientes que, no conjunto das lojas, a Ribapão recebe todos os anos. O projeto “Ribapão & Camilo Castelo Branco: Sabores e Cultura” prevê no entanto uma segunda leva de impressões com novos textos camilianos.
O diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira, foi o responsável pela eleição das frases e não escondeu a sua satisfação “ver que, gradualmente, alarga-se o número de entidades que se associam a nós no trabalho de promoção e divulgação da obra do romancista de Seide. É um gosto, no sentido preciso da palavra, que a Ribapão nos ajude a sentar Camilo à mesa dos famalicenses e de pessoas de outros concelhos do Norte»
Nascida em 1970 nas proximidades da Casa de Camilo, esta já não é a primeira vez que a Ribapão, empresa familiar da família Ferreira, estabelece uma ligação estreita com o universo camiliano, pois há muitos anos que o Pão de Camilo é uma escolha diária de muitas famílias. Produzido como nos velhos tempos, com adição de “isco” (massa fermentada) e com a massa a repousar um elevado número de horas é um pão com alma tradicional que faz justiça à alma camiliana.
Tradição e modernidade são presença constante nas prateleiras da Ribapão. Entre outros produtos, a “Broa de Milho Especial Lavrador” convive lado-a-lado com o “Fitpão”, destinado a quem pratica atividade física, enquanto o Pão D’Ávo tem a seu lado o “Pão de Beterraba” e o “Pão de Malte”. Investigação e desenvolvimento estão pois no ADN da empresa, que tem 135 colaboradores efetivos e 23 lojas abertas ao público. A partir dos tostões que vale cada pão, fazem milhões, tendo terminado o ano de 2016 com um volume de negócios de 4,4 milhões de euros. O ano de 2017 deverá fechar já nos 5 milhões.