A Cidade de Vila Nova de Famalicão comemora este domingo, dia 9 de julho, o seu 32.º aniversário, e a festa dura até terça-feira, dia 11, com inúmeras iniciativas.
Passadas mais de três décadas sobre a atribuição do título de cidade, decidido em 1985, pela Assembleia da República, Famalicão celebra este acontecimento marcante que mudou completamente o destino desta terra e destas gentes.
Neste âmbito, as comemorações têm o seu ponto alto no domingo, pelas 18h00, na Casa das Artes, com a tradicional sessão solene do Dia da Cidade, marcada pela atribuição dos galardões municipais às personalidades e instituições que têm contribuído para o engrandecimento da comunidade famalicense, nas mais
diversas áreas.
Ao todo, a Câmara Municipal vai entregar 30 galardões municipais a 26 cidadãos e quatro instituições do concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão,
Paulo Cunha, as comemorações da elevação de Famalicão à categoria de
cidade têm como objetivos fundamentais “valorizar o caminho que a
nossa comunidade percorreu e contribuir para a valorização de uma
cidadania cada vez mais participativa, responsável e solidária”. Assim, estas comemorações são “o
enquadramento privilegiado para a atribuição dos galardões municipais,
reconhecendo os contributos dos cidadãos e das instituições que se têm
distinguido por serviços relevantes ao bem comum e ao progresso do
concelho”.
OS HOMENAGEADOS
Há um famalicense que é a companhia das manhãs de domingo de muitos portugueses desde há cerca de 30 anos e que poucos lhe conhecem a cara. A voz, essa, é inconfundível. Eduardo Rêgo é o timbre que todos reconhecem, ele é o locutor de “Vida Selvagem”, o programa semanal que já teve a chancela da BBC, sobre animais, plantas e natureza, e que começou a ser exibido na RTP e passou depois para a SIC. Eduardo Rêgo é natural da freguesia de Louro, no concelho de Vila Nova de Famalicão e vai ser homenageado com a medalha de mérito municipal cultural.
A medalha de honra do município, o mais alto galardão, será este ano atribuído a título póstumo ao antigo bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, António Domingues Azevedo e ao antigo empresário de construção Amândio Carvalho.
O diretor-geral do Citeve, Braz Costa, e o empresário António Vila Nova, CEO da Tiffosi, serão distinguidos com a medalha de mérito municipal económico, que será entregue também, a título póstumo, a Abílio da Costa Moreira, fundador da empresa de transportes com o mesmo nome, que durante muitos anos foi uma referência na região.
O movimento cívico “Eu Sou Matriz” que foi criado em 2014 com o intuito de apoiar as obras da Antiga Igreja Matriz de Famalicão vai ser galardoado com a medalha de mérito municipal de benemerência. A mesma condecoração será entregue ainda ao Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicense, António Sanguêdo Meireles, aos padres Carlos Alberto Candeias, Manuel Santos e ao Cónego Manuel Oliveira.
Para além de Eduardo Rego, serão contemplados com a medalha de mérito municipal cultural o padre António Oliveira, Hélder Alexandre Reis Ferreira, Helena Romão, José Manuel Lages, Manuel Sanches e Maria da Graça Miranda.
Os autarcas António Fernando Sousa, Avelino Reis, Manuel Silva, Manuel Costa e Mário Jorge Fernandes serão distinguidos com a medalha de mérito municipal autárquico.
O mérito municipal desportivo será reconhecido às associações cultural e desportiva Além Rio; Adespo – desportiva cultural da Portela e desportiva e recreativa de Mogege. Serão ainda galardoados Bruno Renato Gomes, Manuel António Ferreira, Manuel Isidro Cunha, Nuno Miguel Teixeira e o padre Marco Paulo Gil.
PROGRAMA DIA DA CIDADE
Dias 01, 02, 06 e 08 | Casa das Artes, Parque D. Maria II
Companhia de Dança Contemporânea de Londres – Edge
Sexta 07 | 18h | Galeria Exterior da Casa do Território
Inauguração da exposição “Mnemosyne: Ilustração de Momentos e Personagens da História de Vila Nova de Famalicão” de Jorge Sem-Tecto
Sábado 08 | 11h | Praça 9 de Abril e Praça D. Maria II
Juventude: Frame-It
Sábado 08 | 17h | Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
Inauguração da exposição “Francisco Inácio da Cunha Guimarães (1864-1947): Um pioneiro da indústria têxtil na Bacia do Ave”
Domingo 09 | 18h | Casa das Artes
Sessão Solene Comemorativa 32.º Aniversário da Elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade
Terça 11 | 10h30, 13h e 16h | Parque de Sinçães
Sarau Desportivo Sénior, Piquenique e Bolo da Cidade