Foi em ambiente de festa que Vila Nova de Famalicão assinalou na passada sexta-feira o arranque do ano em que é, “orgulhosamente”, Região Empreendedora Europeia (EER).
“É uma distinção que muito nos orgulha e que reconhece a dinâmica empresarial, económica e social de Famalicão, mas queremos que sirva também para acrescentar valor e que nos conduza para um novo patamar de excelência”, apontou o autarca famalicense Mário Passos enquanto falava para os vários agentes impulsionadores do território que se associaram à festa de lançamento do ano EER: empresários e empreendedores, responsáveis de escolas, universidades, centros tecnológicos e de investigação e associações empresariais
Na sessão foram apresentados os principais eventos que vão marcar o ano e as iniciativas em torno da distinção atribuída no passado mês de julho pelo Comité Europeu das Regiões.
São mais de três dezenas de eventos, desde conferências, workshops, concursos e missões empresariais, em diferentes áreas, para atrair mais investimento tecnológico, de valor acrescentado e que venha contribuir para um salto qualitativo na dinâmica empresarial do concelho.
O autarca não tem dúvidas de que esta é “uma oportunidade para dar a conhecer toda a dinâmica empreendedora do concelho e uma marca de afirmação do território e de valorização de Famalicão pelo mundo” e que com as ações programadas “vamos no final do ano estar melhor capacitados e com mais competências para desafios do futuro”.
E os elogios foram muitos, com Carlos Coelho, fundador e presidente da consultora Ivity Brand Corp a dar conta da importância de uma distinção desta dimensão “sobretudo porque é também um incentivo a que a região seja ainda mais” e uma oportunidade para que “o ecossistema se junte e crie sinergias capazes de vencer as eventuais questões de mercado e da economia”. Considerado um dos maiores especialistas portugueses no domínio da construção e gestão de marcas, para Carlos Coelho o trabalho que tem sido feito em Famalicão na construção desta marca de empreendedorismo não é de agora. “Este prémio não é de 2024 mas de, pelo menos, uma década em que Famalicão tem mostrado ao país que é na indústria e na inovação que reside o futuro” afirmou.
Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é Região Empreendedora Europeia 2024, o primeiro território da região Norte de Portugal a integrar o grupo de cidades e regiões europeias a quem é atribuído este galardão e a única cidade/região portuguesa a ostentar esta distinção em 2024.