Educação Famalicão premiou três projetos empreendedores de alunos do ensino profissional “ADN Made IN” vai pôr gente de fibra à conversaCultura e Turismo Estão abertas as candidaturas ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoMobilidade Construção da ligação da via ciclo-pedonal à cidade provoca constrangimentos no trânsitoEducação Alunos de Famalicão passam à fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021Cultura e Turismo Famalicão cria Rede Municipal de Trilhos da NaturezaSegurança e Proteção Civil Câmara limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriaisEducação Nova Escola Básica de Avidos começa a ganhar forma no primeiro semestre deste anoCultura e Turismo Rede de Museus de Famalicão dá testemunho em conferência internacional Ambiente Cortes no abastecimento de águaSegurança e Proteção Civil Câmara renova apoio anual aos Bombeiros, Cruz Vermelha e Sapadores FlorestaisAtualidade Assembleia Municipal desta sexta-feira, 26/02, reúne por videoconferênciaMobilidade Construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável: alteração ao trânsitoDesporto Ação de formação em Técnicas Avançadas de Salvamento na Aula de NataçãoEducação Famalicão distribui mais 374 equipamentos para ajudar alunos no ensino onlineCultura e Turismo Mais de 200 mil euros para apoiar a culturaEconomia Famalicão vai ter um marketplace para o comércio tradicionalEducação Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em riscoCultura e Turismo Câmara dá visibilidade a sítios de interesse arqueológico para identificar, preservar e proteger patrimónioCOVID-19 Vacinação Covid | Informação da Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de FamalicãoJuventude Candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem prolongadas até 28 de fevereiroEconomia Câmara chega-se à frente para apoiar economia e “Retomar Famalicão”Cultura e Turismo “Há Cultura em Casa” está de regresso ao lar dos famalicensesAmbiente Realização de podas na Avenida 25 de Abril
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. Quais os documentos necessários para requisitar um contador de água?
Consulte a seguinte página »
2. Quais as vias disponíveis para se requisitar um contador de água?
As vias disponíveis são:
- Balcão de Atendimento;
- Fax (252 301 749)
- Através do nosso website, enviando, por e-mail ou CTT, devidamente preenchido, o Formulário da Minuta do Contrato de Água/Saneamento, com a documentação indicada no ponto 1.
O pagamento poderá ser efectuado através de cheque ou a debitar na primeira factura.
Após aceitação do contrato pelos Serviços será enviada uma cópia do mesmo, para a morada do cliente.
3. Como posso comunicar as minhas leituras?
Telefone n.º 252 377 036
Postais RSF
E-mail: agua@vilanovadefamalicao.org
No nosso website
4. O que é necessário para pedir a retirada do contador?
O pedido pode ser efectuado por fax, carta, e-mail, no website ou no nosso Balcão de Atendimento, com a indicação da morada para envio da última factura e a leitura do contador.
O cancelamento do contrato só será efectuado se não existirem valores em divida.
5. Quais as formas de pagamento das facturas emitidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão?
- Transferência bancária
- Débito directo
- Multibanco
- Agentes EDP
- CTT
- Envio de cheque ou vale correio,
- Balcão de Atendimento
- Payshop
- Mega rede
6. Qual a forma de pagamento após a data limite da factura?
Após a data limite poderá efectuar o respectivo pagamento por Multibanco (até 7 dias após o prazo), envio de cheque ou vale correio ou no nosso Balcão de Atendimento.
7. Qual a possibilidade de envio da factura para um local diferente do local de consumo?
É possível enviar para qualquer ponto do Continente e Ilhas. Pode solicitar a alteração da morada de envio da factura através de carta, fax ou e-mail dirigido aos Município de Vila Nova de Famalicão ou no nosso website, com indicação do contacto.
8. O que devo fazer quando verificar um consumo excessivo na minha factura?
Deverá verificar se a leitura está de acordo com a ultima factura e depois ligar para o n.º de telefone 252 377 036 (no horário mencionado na factura), ou dirigir-se ao Balcão de Atendimento, indicar o contacto telefónico para posteriormente ser contactado por um colaborador dos nossos Serviços, que irá verificar a leitura ou possível situação anómala.
10. Qual a periodicidade das leituras efectuadas pelos Município de Vila Nova de Famalicão?
A leitura é efectuada de dois em dois meses, pelos nossos funcionários, mas a factura é mensal.
11. O que é a Conta da Água?
A Conta da Água é o documento resultante da facturação dos consumos, podendo ser uma factura ou uma nota de crédito, no caso de existirem valores a devolver pelo Município de Vila Nova de Famalicão.
12. Qual é o tarifário em vigor?
Consulte aqui o nosso Tarifário.
13. Como é facturado o consumo de água?
O consumo de água é facturado com base na leitura do contador. No caso de ausência de leitura, o consumo é facturado por estimativa. As Contas da Água são emitidas mensalmente.
14. O que é a facturação por estimativa?
Na ausência de leitura do contador o consumo é facturado por estimativa com base na média dos consumos reais anteriores, sendo ajustada de acordo com as leituras efectuadas. Os consumos facturados por estimativa são regularizados imediatamente após uma leitura efectuada ao contador.
De acordo com o Regulamento em vigor, pelo menos uma vez por ano é obrigatório o utilizador facilitar o acesso ao contador ou a leitura, sob pena de suspensão do fornecimento de água.
15. O que é Disponibilidade de água e saneamento?
È um valor mensal que tem como propósito suportar os custos inerentes à disponibilidade de acesso ao fornecimento directo de água. Ou seja, este valor destina-se a compensar o Município de Vila Nova de Famalicão pelos custos relativos à construção, conservação, manutenção e ampliação dos sistemas públicos de água, de saneamento e resíduos sólidos, nos termos do regime legal aplicável.
16. Como posso aderir ao Débito Directo?
Pode aderir através do Multibanco ou de home banking, via Internet, utilizando as referências indicadas na factura da água (Identificação do Credor e Nº de Autorização).
17. O que pode acontecer em caso de atraso no pagamento da Conta da Água?
Uma vez ultrapassado o prazo de pagamento da Conta da Água e após o envio de aviso específico, o Município terá de considerar a suspensão do fornecimento até à regularização da situação. Neste caso a liquidação da Conta da Água só poderá ser efectuada no nosso balcão de atendimento.
18. Quais os documentos necessários para solicitar a ligação de saneamento?
Consulte a seguinte página página »
19. Quais as vias disponíveis para requisitar a ligação de saneamento?
As vias disponíveis são:
- Balcão de Atendimento;
- Fax (252 301 749)
- Através do nosso website, enviando, por e-mail ou CTT, devidamente preenchido, o Formulário da Minuta do Contrato de Água/Saneamento, com a documentação indicada no ponto 1.
O pagamento poderá ser efectuado através de cheque ou a debitar na primeira factura.
Após aceitação do contrato pelos Serviços será enviada uma cópia do mesmo, para a morada do cliente.
20. Como é facturado o saneamento?
Se o cliente possui contador de água, o valor a cobrar pelo saneamento é facturado com base no consumo de água (pelo produto entre os m3 de consumo de água e a tarifa em vigor).
Se o cliente não possui contrato de água o consumo é estimado com base na média de consumos no Município.