“Este Balcão Único simboliza uma nova filosofia de atendimento ao munícipe, uma nova abordagem que queremos criar na relação entre o município e o munícipe. Porque queremos que seja a Câmara Municipal a adaptar-se ao cidadão e não o contrário e queremos criar condições para que esta relação seja cada vez mais fácil, mais funcional, mais célere e mais cómoda”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, inaugurou esta quinta-feira, o Balcão Único de Atendimento.
O espaço com cerca de 275 metros quadrados, está localizado na antiga secretaria da Divisão Administrativa e centraliza agora todo o atendimento municipal ao público, surgindo no âmbito do processo de modernização administrativa que o município tem vindo a desenvolver. Reúne os serviços administrativos, ambiente, urbanismo, habitação, recursos humanos, jurídico, Espaço Cidadão, entre outros, num só local.
Paulo Cunha salientou que a criação desta nova valência “significa a concretização de um compromisso eleitoral que eu tinha assumido com os famalicenses e fico muito satisfeito por o poder honrar”. No entanto, de acordo com o autarca “a nossa ambição não fica por aqui, queremos continuar a melhorar a nossa relação com os cidadãos”.
O projeto cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, implicou um investimento total no valor de 321 mil euros, tendo o município recebido uma comparticipação de 85 por cento do valor, isto é, cerca de 273 mil euros.
Para além do espaço físico, que permite um atendimento presencial, o Balcão Único de Atendimento tem também uma vertente de atendimento telefónico (252320900) e um acesso através da internet em www.vilanovadefamalicao.org, para atendimento web.
O Balcão Único de Atendimento disponibiliza oito postos de atendimento em front-office; quatro postos de back-office (com possibilidade de alargamento), um posto de tesouraria; um posto de informação e um quiosque multimédia.
Este atendimento é apoiado por uma sala com cerca de 24 lugares sentados, que proporciona aos cidadãos uma espera confortável, e orientado por um sistema de gestão de filas que veio melhorar a eficiência do atendimento dando-lhe maior organização.
Em síntese, num único espaço que alia uma arquitetura contemporânea a um espaço tradicional, num edifício histórico, acessível a todos os cidadãos, encontra-se agora concentrado todo o atendimento municipal.