Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
SOLIDARIEDADE
Consolidar a inclusão social.
 
De modo a consolidar Vila Nova de Famalicão como um concelho coeso e solidário, a atuação do Município tem sido orientada para políticas ativas de inclusão social, destinadas essencialmente às mais vulneráveis, como as crianças, os seniores, as pessoas com deficiência e as pessoas que se encontrem em situação de carência socioeconómica, dinamizando a articulação com parceiros públicos e da sociedade civil.
 
xxCooperação institucional na área da solidariedade social
 
Atribuição de apoios financeiros às instituições da sociedade civil

O Município tem privilegiado a cooperação com as instituições da sociedade civil, valorizando a sua esfera de intervenção, de forma a potenciar um maior leque de respostas de apoio social mais ajustadas às aspirações da população. Em 2016, foi atribuído um financiamento às referidas instituições, no montante global de 954.932,40 €.
 
xxRede Social
 
Mediante o desenvolvimento da Rede Social, o Município visa fomentar a cooperação entre instituições públicas e da sociedade civil que atuam no território do concelho, no sentido de uma atuação concertada com vista à prevenção e solução das questões sociais e à definição de prioridades comuns.
 

Principais medidas no domínio da Rede Social, em 2016

Plenário do Conselho Local de Ação Social

- Reunião de 29 de fevereiro, com a seguinte ordem de trabalhos: análise e deliberação da proposta de prioridades de requalificação de equipamentos sociais, no âmbito do Portugal 2020; análise e deliberação de pareceres Técnicos; apresentação das atividades do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G; apresentação dos resultados do Questionário de Avaliação da Satisfação da Rede Social.

- Reunião de 13 de julho, que abordou os seguintes assuntos: análise e deliberação da proposta de Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Integrado; apresentação do Relatório Trimestral do Projeto CLDS Famalicão 3G e das atividades do Programa Escolhas.

- Reunião de 5 de dezembro de 2016, que analisou: análise e deliberação de pareceres Técnicos (Mais Plural e Mais Vida IPSS); análise e deliberação de pedidos de adesão de entidades à Rede Social; Fóruns Comunitários 2017; Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Integrado.

Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social

- Realização de sete reuniões do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social, a estrutura responsável pela coordenação da Rede Social entre os plenários. Nas reuniões, foram abordados os seguintes assuntos: dois pareceres técnicos, adesões de sete novas entidades à Rede Social, proposta de Requalificação dos Equipamentos Sociais; proposta da Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Integrado. Análise dos limites territoriais dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social.

Outras medidas relevantes

- Atualização do Plano de Ação da Rede Social, visto que este foi definido para 2017/2018.

- Elaboração da Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Integrado, que foi apresentada publicamente numa oficina dirigida a todos os parceiros da Rede Social, no dia 17 de novembro, na Escola Profissional CIOR. A Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Integrado tem como finalidade abordar de forma conjunta os problemas e os recursos do território, promovendo soluções integradoras dos vários setores e domínios e dos vários agentes. Esta oficina teve como principal objetivo apresentar de forma sucinta os projetos e ações passiveis de serem implementados posteriormente no âmbito das Comissões Sociais Inter-Freguesias.

- Prestação de apoio técnico às Comissões Sociais Inter-Freguesias, envolvendo a cooperação na organização das suas iniciativas e a realização de reuniões de trabalho das referidas estruturas, de modo a delinear estratégias de ação e intervenção nos territórios.

- Formação de qualificadores das Comissões Sociais Inter-Freguesias.

- Participação no Núcleo Local de Inserção, que tem como missão a gestão processual dos percursos de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

- Cooperação com a equipa técnica do CLDS 3G, com o objetivo de fazer acompanhamento e articulação das atividades desenvolvidas com a intervenção que já é efetuada no território.

- Promoção de ações de cooperação intermunicipal no âmbito da Rede Social, englobando a participação na Plataforma Supra Concelhia do Ave, na Comunidade Intermunicipal do Ave e a cooperação bilateral com outros Municípios.

- Articulação com o Centro Distrital da Segurança Social-de Braga, com o objetivo de definir estratégias para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social nas localidades de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos;

- Articulação entre o Famalicão Inclusivo e o CLDS Famalicão 3G, com o objetivo de ser feita a concertação das atividades, no que concerne à população portadora de deficiência.

 
xxContrato Local de Desenvolvimento Social 3G
 
O CLDS-3G tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

A entidade coordenadora do projeto é a CIOR - Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, sendo a sua implementação feita em regime de parceria, englobando o Município, o Instituto da Segurança Social, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e as Comissões Sociais Inter-Freguesias.
 

Principais medidas no domínio do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS 3G, em 2016

Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação


- Dinamização do Gabinete PROEMP - Projeto de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo, que visa o apoio aos cidadãos desempregados que pretendam emprego, formação ou criar o seu próprio emprego.

- Realização de 28 Oficinas de Emprego e Empreendedorismo junto da população desempregada.

- Apresentação da iniciativa Agente Local de Emprego junto das Juntas de Freguesia do concelho, que tem como objetivo Informar sobre o conteúdo e abrangência das medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção em Instituições do território.

- Sensibilização para inscrição no Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.

- Dinamização de Oficinas de Inovação Social nas escolas.

- Dinamização da Feira dos Produtos da Terra.

- Realização do Seminário "Formação Made-in Famalicão", em 25 de maio.

- Criação e dinamização do Núcleo de Intervenção - equipa de prevenção do abandono escolar, em parceria com a PASEC.

- Programa RE-AAGIR. Associação do CLDS ao grupo do IEFP que se encontra a realizar um estudo sobre os jovens que não trabalham nem estudam no País. Articulação na criação de uma metodologia de conhecimento da realidade local nesta temática.

- Organização dos grupos de intervenção e realização dos jogos interculturais, tendo como objetivo a prevenção do abandono escolar.

- Dinamização de campanhas de divulgação da atividade junto dos jovens presentes nas oficinas de emprego e empreendedorismo, no âmbito do Programa RE-AAGIR.

- Realização de workshops sobre empregabilidade, inseridos no projeto Concelhio de Orientação Vocacional (consultar o capítulo "Educação e Conhecimento").

- Dinamização das ações "A minha PAP é empreendedora" e "Mercados da Terra".

- Realização da "Moda Improvável 3G, em 7 de dezembro de 2016, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que teve como objetivo sensibilizar todos os cidadãos famalicenses para a igualdade e combater todas as formas de discriminação.

Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil

- Organização das atividades "a Casa" e a "Casinha", em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

- Organização das Jornadas da Cidadania "Jovens à deriva no universo virtual", em 18 de maio, na Comissão Social Inter-Freguesias de do Vale do Este.

- Desenvolvimento de ações de sensibilização sobre os maus tratos na infância

- Dinamização das Jornadas "Gestão e economia familiar", distribuídas por várias sessões, que abordam temas diversificados e procuram dar resposta às necessidades identificadas nas famílias participantes. Tiveram lugar na Comissão Social Inter-Freguesias de Seide São Miguel, Seide São Paio, Avidos, Lagoa e Landim.

- Participação no projeto municipal "25 000 árvores para 2025" (consultar o capítulo "Ambiente").

- Preparação da intervenção junto da Comissão Social Inter-Freguesias do Vale do Este

- Organização das Jornadas da Cidadania com o tema " Comportamentos aditivos, dependências. Que consequências?", na Didáxis de Riba de Ave, em 27 de outubro.

- Organização das Jornadas da Cidadania subordinadas ao tema "Deveres e Direitos", para pessoas em situação de desemprego, na Sede da Junta de Freguesia de Nine, em 6 de dezembro de 2016.

- Realização das Jornadas da Cidadania "Princípios Básicos de Gestão e Economia Familiar, de outubro a dezembro, nas sedes das Juntas de Freguesia de Landim e de Oliveira Santa Maria.

- Dinamização de sessões sobre os riscos associados à má utilização da internet e sobre a exploração sexual.

Eixo 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições

- Formação de técnicos e partilha de boas práticas, tendo sido feito o desenvolvimento de um questionário on-line para diagnóstico de necessidades de formação das equipas técnicas das IPSS.

- Organização da iniciativa "Associar Moradores".

- Organização do seminário "Na rede - como comunicamos", em 10 de abril, na Casa das Artes.

- Formação de Técnicos e Partilha de Boas Práticas, com o tema "Retratos da Pobreza Infantil em Portugal", em 30 de novembro, na Escola Secundária D. Sancho I.

- Desenvolvimento de atividades com grupos de jovens. - Prestação de apoio à reativação da Associação de Moradores da Cal.

 
xxApoio às pessoas em situação social vulnerável
 
O Município, em estreita cooperação com entidades públicas e da sociedade civil, tem promovido um conjunto alargado de medidas que, assentes na salvaguarda da dignidade da pessoa humana, possam garantir níveis básicos aos cidadãos mais vulneráveis.
 

Principais medidas de apoio às pessoas em situação social vulnerável, em 2016

- Prestação de apoios a situações específicas de emergência social, em articulação com instituições locais, nomeadamente no âmbito da satisfação das necessidades básicas, como por exemplo a alimentação, a habitação, a saúde e a educação.

- Dinamização do Projeto "Banco de Móveis", que assegura a cedência de peças de mobiliário. Neste âmbito, foram entregues 292 peças de mobiliário a 60 agregados familiares.

- Dinamização da Loja Social do Município, que apoiou 4 458 pessoas, 616 agregados familiares. Além disso, promoveu diversas recolhas alimentares e dinamizou parcerias com várias entidades em atividades de cariz social.

- Dinamização do Projeto "Hospital de Monstros", que assegura a disponibilização de equipamentos domésticos.

- Organização dos Cabazes de Natal, um projeto de apoio alimentar que envolveu o Município, as Freguesias e outras instituições locais ligadas à Rede Social, tendo como objetivo proporcionar um Natal mais feliz e digno às pessoas com uma situação mais vulnerável. Em dezembro de 2016, foram distribuídos 3.600 Cabazes de Natal.

- Dinamização da rede dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social Local, como resultado da articulação entre o Município, o Instituto da Segurança Social e instituições locais inseridas na Rede Social. O funcionamento dos Gabinetes atrás mencionados assenta em equipas técnicas multidisciplinares, tendo como missão prestar atendimento e encaminhamento personalizados aos cidadãos em situação ou em risco de vulnerabilidade social.

- Dinamização do Programa Casa Feliz, nas vertentes do apoio á renda e à realização de obras (consultar o capítulo "Habitação").

- Atribuição de reduções excecionais das tarifas de água e isenções de pagamento das tarifas de ligação de água a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 
xxApoio às vítimas de violência doméstica
 
Em 2016, o Município cooperou com a PSI-ON Associação para a Educação, Desenvolvimento e Intervenção nas Comunidades, no desenvolvimento da UAVVD - Unidade de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, que tem como missão o acompanhamento de vítimas adultas e crianças e adolescentes (vítimas diretas ou indiretas da violência doméstica. O apoio municipal traduziu-se na cedência de espaço físico e na colaboração institucional e técnica.
 
xxApoio à Infância
 
Em 2016, o Município esteve empenhado na melhoria da qualidade de vida das crianças, reconhecendo e valorizando os seus direitos e, desta forma, contribuindo para o progresso social da comunidade.
 

Principais medidas do apoio aos seniores, em 2017

- Prestação de apoio técnico, logístico e administrativo ao funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, assegurando a gestão de processos de promoção e proteção e participando na execução das suas responsabilidades.

- Realização da campanha de prevenção de maus-tratos na infância "Páre! Mude Vidas", Lançada em abril pelo Município, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, contou com a colaboração de variados parceiros entre os quais o Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS 3G. Inserida no âmbito do mês internacional da prevenção de maus-tratos na infância, a iniciativa teve como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como incentivar junto das famílias o exercício de uma parentalidade positiva e a prevenção da violência verbal ou física.

- Organização do II Congresso sobre Proteção de Crianças e Jovens, nos dias 6 e 7 de outubro, na Casa das Artes. Na sua organização, estiveram envolvidos os Municípios de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Esposende e Vila Verde, bem como as Comissões de Proteção da Crianças e Jovens respetivas. O congresso teve como objetivos fomentar o debate e partilha no aprofundamento de questões relacionadas com a proteção na infância e juventude, bem como o diálogo interinstitucional que permita uma maior articulação e concertação no domínio da proteção de crianças e jovens.

 
xxApoio aos seniores
 
Em 2016, o Município deu uma atenção especial aos seniores, reconhecendo que as pessoas com mais idade representam um leque alargado de capacidades e recursos e ao promover a sua inclusão e contribuição nos diversos aspetos da vida da comunidade.
 

Principais medidas do apoio à população sénior, em 2016

- Organização do Cantar de Reis Sénior, em 6 de janeiro, na Casa das Artes.

- Dinamização do Carnaval Sénior, em 6 de fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal sito na Avenida de França.

- Dinamização do Sarau Desportivo Sénior, atividade inserida nas comemorações municipais do 31.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão à categoria de cidade, realizada a 11 de julho, no Parque de Sinçaes.

- Dinamização do Passe Sénior Feliz e atribuição de preços reduzidos aos seniores detentores do referido passe durante os meses de verão (consultar o capítulo "Mobilidade").

- Comemorações do Dia Mundial dos Avós, em 26 de julho, no Santuário da Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, Do programa comemorativo, destacou-se uma cerimónia religiosa, seguindo-se a oferta de lanches e a animação musical. A organização contou com a parceria do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e da União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.

- Dinamização da Tarde Sénior, inserida na Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, em 8 de setembro.

- Realização do Passeio Sénior ao Santuário de Fátima, em estreita articulação com as Freguesias do concelho, Organizado no dia 9 de setembro, o passeio destinou-se a todos os seniores do concelho com mais de 65 anos de idade e a pessoas reformadas.

- Promoção de medidas de acesso à prática desportiva, no âmbito do Projeto "Com Exercício Físico: Mais e Melhores Anos" (consultar o capítulo "Desporto").

- Dinamização das atividades inseridas no Projeto "Espaço S(énior)" (consultar o capítulo "Educação e Conhecimento").

 
xxApoio às pessoas com deficiência
 
No domínio do apoio às pessoas com deficiência, salienta-se a prioridade à sua inclusão, que impõe uma ação transversal, desde a educação ao desporto, passando pelo aperfeiçoamento de mecanismos de apoio social.
 

Principais medidas do apoio às pessoas com deficiência, em 2016

- Financiamento do transporte de pessoas com deficiência para as estruturas de apoio social., no montante de 73.773,32 €.

- Fomento da inclusão socioeducativa das pessoas com necessidades educativas especiais, nomeadamente crianças e jovens, através da implementação do Programa Famalicão Inclusivo (consultar o capítulo "Educação e Conhecimento").

- Organização de medidas que visam a inclusão das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais através do acesso à prática desportiva (consultar o capítulo "Desporto").

 
xxApoio aos migrantes
 
O Município tem promovido a disponibilização de respostas integradas que contribuam para o apoio aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro e à integração dos cidadãos imigrantes, através de uma estreita colaboração com instituições públicas, organizações da sociedade civil e outras entidades com interesse relevante na área. Em 2016, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes fez 152 atendimentos, enquanto o Gabinete de Apoio ao Emigrante realizou 257 atendimentos.
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org