Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

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Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
 
TURISMO
Qualificar a oferta turística.
 
Considerando o papel desempenhado pelo turismo no desenvolvimento competitivo e coeso dos territórios, o Município deu especial enfoque à valorização turística dos recursos endógenos e à promoção da imagem de Vila Nova de Famalicão como destino turístico de qualidade, sustentável e diferenciado.
 
Promoção da imagem turística do concelho

Em 2016, o Município promoveu ações de divulgação do concelho e das suas potencialidades turísticas.
 

Principais medidas no âmbito da promoção da imagem turística do concelho, em 2016

- Consolidação da articulação institucional com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e outras entidades com responsabilidades na área do turismo.

- Participação na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, de 2 a 6 de maio, em colaboração com o consorcio MinhoIN e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, promovendo o concelho no principal evento de promoção turística do País.

 
Valorização turística dos recursos endógenos

Em 2016, o Município, em articulação com outras entidades públicas e da sociedade civil, apostou na dinamização e valorização de valorização da identidade cultural como fator diferenciador de Vila Nova de Famalicão como destino turístico de qualidade.
 

Principais medidas no âmbito da promoção da valorização turística dos recursos endógenos, em 2016

- Organização da iniciativa Vinho a Copo, no sentido de promover os vinhos locais e os seus produtores junto do setor da restauração, tendo sido desenvolvidas diversas ações de formação junto de restaurantes famalicenses, com provas comentadas para profissionais e publico.

- Cooperação com a Paróquia de Vila Nova de Famalicão na organização da Semana Santa. Considerando a relevância das Solenidades da Semana Santa na promoção do turismo religioso, a Câmara Municipal, na sua reunião de 10 de março, deliberou apoiar logisticamente as comemorações das referidas solenidades, bem como atribuir um apoio financeiro, no valor de 4.000,00 €, à Paróquia de Vila Nova de Famalicão.

- Cooperação na dinamização da Festa de Maio (consultar o capítulo "Cultura"), do qual faz parte a Feira das Trocas, um evento popular, onde as tradições do concelho são partilhadas e vivenciadas por famalicenses e visitantes.

- Realização da Feira Grande de São Miguel, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. Resultado da estreita articulação entre o Município e a Associação Famalicão - Concelho com Futuro, foi realizada a Feira Grande de São Miguel.Tratou-se de uma iniciativa que visou a valorização turística da identidade histórico-cultural da comunidade famalicense, na medida em que as suas raízes remontam a 1205, aquando da atribuição do Foral de Vila Nova pelo rei D. Sancho I. A Feira Grande de São Miguel teve como um dos seus principais eventos o concurso de gado, que teve a forte presença dos criadores de gado da região. Para além do concurso de gado, a programação englobou ainda a vacada, o desfile de charretes, a exposição de gado bovino e equino e a desfolhada minhota, a música com os cantares tradicionais e o mercado de São Miguel.

- Dinamização do Mercadinho de Natal, constituído por várias cabanas de madeira destinadas a artesãos e associações do concelho, que ficaram localizadas na Praça D. Maria II (consultar o capítulo "Economia e Empreendedorismo").

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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