Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
 
AMBIENTE
Proteger e valorizar os recursos naturais.
 
A proteção de meio ambiente é fundamental para a qualidade de vida das gerações atuais e vindouras, sendo consequentemente uma prioridade estratégica do Município.

Neste contexto adquire especial relevância, a par da modernização das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residias, a gestão sustentável dos resíduos, a valorização dos espaços verdes e na promoção das boas práticas ecológicas junto da comunidade.
 
xxAbastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos
 
Abastecimento de água e saneamento de águas residuais

Em 2016, o Município promoveu o alargamento e a modernização das redes infraestruturais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
 

Principais medidas no âmbito do abastecimento de água e saneamento de águas residuais, em 2016.

- Empreitada da construção de rede de drenagem de águas residuais domésticas na rua do Couce, em Requião, adjudicada em 29 de fevereiro à empresa Tradição no Asfalto, Lda.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no vale do rio Este (3.ª fase) - Mouquim, Lemenhe e Jesufrei, adjudicada à empresa Armindo Fernandes Gomes, Lda., conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no vale do rio Este (3ª fase), Arnoso (Santa Eulália e Santa Maria) e Sezures, adjudicada à empresa José Moreira Fernandes & Filhos, S.A., conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas no Vale do Ave - Vilarinho das Cambas, adjudicada à empresa Expoentinédito, Lda. conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais no Vale do rio Pele - 1.ª fase - Requião, adjudicada à empresa Fernandes & Fernandes, Lda., conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais no Vale do Ave - Fradelos, adjudicada à empresa Fernandes & Fernandes, Lda., conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais no Vale do rio Este - 2ª fase - Gondifelos, Cavalões e Outiz, adjudicada ao agrupamento de empresas Camposinhos Ferreira, Lda. e Arnaldo Fernandes & C.ª, Lda., conforme a deliberação camarária de 25 de julho.

- Empreitada da rede de drenagem de águas residuais no vale do rio Este (2.ª fase) - Louro, adjudicada à empresa Expoentinédito, Lda., conforme a deliberação camarária de 17 de agosto.

- Ampliação da rede de distribuição de água na zona industrial de Sam - Ribeirão, adjudicada em 4 de outubro à empresa Prisma Dinâmico - Construção Civil Unipessoal, Lda.

- Saneamento na Rua da Quinta da Serra - Lousado, adjudicada em 7 de outubro à empresa Organyterra - Engenharia e Construção, Lda.

- Rede de distribuição de água na Rua das Flores, em Vermoim, adjudicada em 15 de novembro à empresa Fernandes & Fernandes, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pele, Pousada de Saramagos, adjudicada em 15 de novembro à empresa Arnaldo Fernandes & C.ª, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pele, na Rua das Lameiras, em Vermoim, adjudicado em 16 de novembro à empresa Prisma Dinâmico, Construção Civil, Unipessoal, Lda..

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pelhe, no lugar da Castelhana, em Gavião, adjudicada em 17 de novembro à empresa Francisco Coelho & Filhos, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Ave, na Rua Miguel Azevedo Carneiro e Rua do Sol Nascente, em Ribeirão, adjudicada em 23 de novembro de à empresa Organyterra, - Engenharia e Construção, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pelhe, na Avenida Padre Manuel Costa Rego, em Vale São Martinho, adjudicada em 25 de novembro à empresa Dacop - Construção e obras publicas S.A.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pele, na Avenida Nova, em Ruivães, adjudicada em 29 de novembro à empresa Francisco Coelho & Filhos, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Pelhe, em Cabeçudos, adjudicada em 9 de dezembro à empresa Fernandes & Fernandes, Lda.

- Rede de drenagem de águas residuais no Vale do Ave, na Rua das Andorinhas, na Carreira, adjudicada em 15 de dezembro à Sociedade Construções Silveira da Rocha, Lda.

- Atribuição de apoios às Freguesias, tendo como objetivo a realização de obras nas redes de drenagem de águas residuais nos respetivos territórios (consultar o capítulo "Governação do Território").

- Prestação de serviços no âmbito do controlo da qualidade da água, contratualizada com o IAREN - Instituto da Água da Região Norte.

- Implementação do projeto piloto de telecontagem nos contadores da água do Eco-Bairro das Lameiras. Este projeto tem como objetivo modernizar o sistema de leituras dos contadores com vista à melhor gestão dos recursos hídricos. Para além da redução dos custos envolvidos nas leituras manuais, a telecontagem permite também uma maior eficiência dos serviços, com a eliminação dos erros de leitura, a deteção de fugas, a deteção e quantificação do fluxo, a poupança da água e a melhoria ambiental, tendo em conta a diminuição das perdas da água. Para além da implementação na Urbanização das Lameiras, está previsto o seu alargamento progressivo a todo o concelho.

 
Resíduos sólidos

Em 2016, foram tomadas diversas medidas tendentes à melhoria da eficiência e da qualidade das atividades de recolha de resíduos sólidos e limpeza pública.
 

Principais medidas no âmbito dos resíduos sólidos, em 2016

- Alargamento dos circuitos de recolha de resíduos sólidos em Calendário, Lagoa, Mogege, Ribeirão e Vermoim.

- Limpeza de locais de descarga clandestina de resíduos junto de todos os ecopontos do concelho, bem como noutros locais nas seguintes localidades: Antas, Avidos, Arnoso Santa Eulália, Calendário, Cavalões, Castelões, Cruz, Esmeriz, Gavião, Lagoa, Landim, Louro, Mouquim, Nine, Outiz, Pedome, Requião, Seide São Miguel, Seide São Paio, Vila Nova de Famalicão e Vilarinho das Cambas.

- Lavagem de equipamentos localizados na via pública (papeleiras, bancos, degraus, passeios, etc.), no centro da cidade.

- Reposição dos 5 ecopontos que tinham sido vandalizados em novembro, nas Ruas Luís Barroso (2 ecopontos), Alves Roçadas, Padre Benjamim Salgado e Daniel Santos.

 
Dados sobre os resíduos sólidos recolhidos (2016)
 
Resíduos
Quantidade (Em toneladas)
Resíduos sólidos indiferenciados (A)
39.698,95
Vidro
3.323,20
Papel e cartão
1.112,60
Embalagens
1.063,30
Resíduos oriundos da limpeza urbana
1.159,60
 
Dados sobre as entregas feitas nos ecocentros localizados na área do Município (2016)
 
Resíduos
Quantidade (Em toneladas)
Papel/Cartão
425,20
Plástico/Metal
796,40
Madeira
219,50
REEE (Resíduos elétricos/eletrónicos)
16,10
Monstros
239,50
Vidro
132,90
Vidro Plano
22,78
Plásticos duros
103,74
RCD (Resíduos de construção e demolição)
322,86
Sucata
75,20
 
xxSensibilização ambiental
 
O Município tem apostado no desenvolvimento da sensibilização ambiental, tendo como objetivo informar as pessoas e a sociedade civil sobre as questões ambientais e as suas possíveis soluções, contribuindo para a valorização da dimensão ecológica da cidadania.
 

Principais medidas no âmbito da sensibilização ambiental, em 2016

- Dinamização da Feira de Produtos Biológicos, de modo a apoiar a comercialização de produtos locais junto da comunidade.

- Dinamização do processo tendente à definição do Plano de Ação para a Agenda 21 Local. A Agenda 21 foi um dos programas mais ambiciosos aprovados na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, em 1992, visando estabelecer nas comunidades locais os princípios do desenvolvimento sustentável. Numa primeira fase de elaboração da Agenda 21 Local, em 2013, foi realizado o diagnóstico do território e do Município e apresentadas propostas de ação. Aproveitando a oportunidade da 2.ª edição do Famalicão Visão'25 no mês de setembro, pretendeu-se definir o Plano de Ação para a Agenda 21 Local, sendo para isso relevante promover o envolvimento de diversos atores da sociedade civil.

- Cooperação no lançamento e implementação dos Projetos "Os Nossos Rios". e"25 000 árvores para 2025".

- Organização de ações de sensibilização ambiental em Juntas de Freguesia e estabelecimentos de ensino, nomeadamente nas vertentes da água, dos resíduos e da biodiversidade.

- Colocação dos painéis informativos "O Seu a Seu Dono", pelos parques da Cidade.

- Elaboração de folhetos informativos, sobre Dejetos Caninos, Cães de Raças Perigosas e Adoção de Animais.

 
xxSalubridade e higiene pública
 
Em 2016, o Município promoveu diversas medidas que visaram a proteção da salubridade e higiene pública, nomeadamente o bem-estar dos animais e a segurança da cadeia alimentar de origem animal.
 

Principais medidas no âmbito da salubridade e higiene pública, em 2016

- Fiscalização higio-sanitária dos estabelecimentos, das feiras e mercados, dos equipamentos e veículos dedicados a produtos alimentares e de produtos de origem animal.

- Promoção de ações que visem a prevenção do abandono de animais de companhia e a promoção da adoção responsável. Neste âmbito, mereceram destaque a Recolha de animais abandonados nos conjuntos habitacionais do Município e a realização de feiras de adoção, nomeadamente no hipermercado Jumbo, bem como no centro da cidade, na época natalícia.

- Organização de ações inerentes à profilaxia da raiva e outras doenças transmissíveis por animais e promoção de medidas de controlo da população animal.

- Recolhas de alimentos para os animais do canil.

- Visitas guiadas ao Canil Municipal por parte de estabelecimentos de ensino e de instituições particulares de solidariedade social.

 
xxProteção da biodiversidade
 
Em 2016, o Município deu uma atenção especial à promoção de medidas que contribuam para a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento do património natural, bem como dos espaços verdes no meio urbano.
 

Principais medidas no âmbito da proteção da biodiversidade, em 2016

- Lançamento e implementação do Projeto "Os Nossos Rios". Em 21 de maio de 2016, no Açude do Romão, em Nine, assinalando o Dia Mundial da Biodiversidade, foi apresentado publicamente o Projeto "Os Nossos Rios, cuja principal finalidade é a requalificação e reabilitação das linhas de água do concelho, através da criação de corredores naturais e ecológicos nas margens dos rios que atravessam o território, respeitando e valorizando a fauna e a flora existentes. Subsequentemente, foram realizadas sessões descentralizadas para esclarecimento aos proprietários e população em geral sobre a importância das linhas de água as formas de preservação, bem como ações de limpeza das respetivas margens ribeirinhas.

- Lançamento e implementação do projeto "25 000 árvores para 2025", Em 30 de setembro, foi apresentado publicamente o projeto municipal "25 000 árvores para 2025", que tem como os seguintes objetivos: i) a minimização e adaptação às alterações climáticas com a consolidação/aumento da área arborizada pública e privada do concelho; ii) Mobilizar a comunidade para a plantação/arborização do território concelhio, reforçando a valorização das árvores, No âmbito do lançamento do projeto, inaugurou-se também o Berçário de Árvores Municipal, situado no novo Horto Municipal, que contou com a entrada de 1.400 novas árvores que irão crescer até chegar a altura de serem colocadas numa zona a reflorestar. Posteriormente, foram feitas plantações de árvores em diversos locais do nosso concelho, com a colaboração de instituições públicas e da sociedade civil.

- Valorização dos espaços verdes no meio urbano. O Município prosseguiu a aposta na qualificação dos espaços verdes, enquanto locais fundamentais ao equilíbrio ecológico e ao bem-estar das populações. Neste âmbito, merece destaque as seguintes medidas:

- Empreitada da renovação de Parques e Jardins, adjudicada em 20 de abril à empresa Larestil - Construções, Lda. .
- Prestação dos serviços de Manutenção do Parque da Devesa, à empresa Ambigold Invest - Equipamentos e Serviços, Lda., adjudicada de acordo com a deliberação da Câmara Municipal de 7 de novembro de 2016.
- Prestação de serviços de manutenção das fontes ornamentais no Município, no decurso de período de 1 ano, adjudicada em 28 de novembro à empresa Espelho de Água de Carlos Oliveira Caseiro - Manutenção de Fontes Luminosas Unipessoal, Lda.
- Prestação de serviços de manutenção da estrutura arbórea (poda das árvores) existente na área do concelho, em regime de prestação continuada, no decurso do período de 1 ano, adjudicada em 29 de novembro à empresa Perene, S.A.
- Disponibilização de vasos, tendo em vista a ornamentação de eventos promovidos pelo Município ou pelas Freguesias e pelas instituições da sociedade civil, em parceria com o Município.
- Manutenção corrente dos seguintes parques e jardins do Município. Parques de Sinçães, da Juventude, D. Maria II, 1.º de Maio e do Vinhal e Jardim dos Paços do Concelho.
- Plantação de árvores na cidade e em diversas localidades do território, em articulação com as Juntas de Freguesia.
- Valorização dos espaços verdes nos estabelecimentos de ensino.

 
xxParque da Devesa
 
Potenciando o Parque da Devesa como um lugar privilegiado de contacto com a natureza, lazer e convívio, a Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa tem desempenhado um papel fundamental na promoção do bem-estar dos cidadãos e na sua sensibilização para a proteção dos recursos naturais, com elevado potencial para a educação ambiental, para o desporto, lazer, convívio, bem como para potenciar a disseminação cultural e cívica.
 
Atividades por iniciativa de:
Nº de atividades
Público participante
EMGPD - Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa
476
18.016
Outros serviços do Município
200
27.977
Entidades externas
102
28.994
TOTAL
778
74.987
 
Comissão Local de Acompanhamento do Parque da Devesa

Em 7 de dezembro de 2016, teve lugar a reunião da Comissão Local de Acompanhamento do Parque da Devesa, que abordou os seguintes assuntos: análise do ponto da situação em relação ao ano de 2016; apresentação de planeamento de atividades para o Parque da Devesa em 2017.

Casa do Território

Na Casa do Território, em 2016, a exposição permanente "Tempo, Espaço Ser - Território de Vila Nova de Famalicão" entrou no segundo ano, e foi dinamizada com visitas guiadas e o serviço educativo. Em 2016, arrancaram em 2016 as exposições temporárias "Des(a)fiar o Tempo da Indústria", dinamizada em parceria com a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, e "Percurso da Continental por Terras Famalicenses", organizada pelo Grupo Continental.

No plano expositivo, mereceu referência o encerramento da Exposição "Território Casa Comum", resultado de uma parceria estabelecida entre o Município de Vila Nova de Famalicão e o Grupo de Morfologias e Dinâmicas Territoriais (MDT), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A dinamização das exposições englobou as conferências de encerramento das exposições temporárias "Território Casa-Comum", na Fundação Cupertino de Miranda a 20 de fevereiro, e "Des(a)fiar o Tempo da indústria - Poderes e Território", no CITEVE, a 24 de setembro, bem como 4 Visitas ao Território, passeios comentados ao território do concelho.

A Casa do Território promoveu também o ciclo de conferências "Conhecer a Nossa História". Realizaram-se, assim, neste primeiro ano, três conferências: "As Visitas Paroquiais a Requião: 1709-1830", com a Dr.ª Teresa Araújo, "Gestos e Paladares da Mesa Camiliana", com a Dr.ª Elzira Sá Queiroga, e "A População e a Sociedade de V.N. de Famalicão entre 1620 e 1960", com a Prof.ª Doutora Odete Paiva.

A dinamização da Casa do Território englobou também outras iniciativas da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa, como o ciclo "Ambientar-se", e a utilização do espaço com iniciativas de outros serviços municipais ou de entidades externas.

Serviço Educativo

Sendo o Parque da Devesa um veículo natural e potencial para a educação ambiental, o serviço educativo é uma das fortes apostas da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa. Embora com a educação ambiental como tónica principal, o serviço educativo do Parque da Devesa tem também a vertente cultural, sobretudo através da dinamização das exposições da Casa do Território.
 

Principais medidas no âmbito do Serviço Educativo do Parque da Devesa, em 2016

- Implementação do Plano Educativo para escolas - ano letivo 2016/2017. No ano letivo 2015/2016, foram introduzidos de novos temas na educação ambiental, e alargou-se da oferta a todos os anos do ensino desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade, incluindo o ensino profissional e a educação especial. Destacaram-se 3 temas que se pretende intensificar e relacionar: o consumo responsável, a agricultura biológica (e a alimentação saudável, todos eles, diretamente ligados ao ambiente. no ano letivo de 2016/2017, embora com muitas atividades novas, deu-se continuidade ao trabalho sobre os mesmos temas. Além disso, mereceu ênfase o serviço educativo da Casa do Território visa levar as crianças e jovens a conhecer melhor a sua história local e o território onde vivem, através de atividades ligadas às exposições permanente e temporárias. No total, foram realizadas 222 atividades.

- Dinamização do programa "Devesa em Família", que englobou oficinas e workshops para famílias nos quais pais e filhos (e não só) aprendem brincando e convivendo, a descobrir a natureza e a respeitar o ambiente. Neste âmbito, houve 37 sessões.

- Dinamização dos programas de atividades de educação ambiental "Férias da Páscoa na Devesa" e "Verão na Devesa" destinadas a ATL ou outros grupos organizados de crianças nas férias escolares da Páscoa e de verão. No total, foram realizadas 122 atividades.

 
Hortas do Parque da Devesa

As Hortas do Parque são um projeto estruturante que tem como objetivos a sensibilização para o respeito pelo ambiente, a disseminação de boas práticas agrícolas e a melhoria do bem-estar das pessoas, através do contacto com a natureza e da contribuição para a economia familiar.

Fazendo a balanço da sua cutisação, constata-se que no final de 2016, estão atribuídos talhões a 177 utilizadores e existem 4 talhões disponíveis para entrega. Foram renovados 154 acordos de utilização, e assinados de 34 novos acordos de utilização.
 

Principais atividades das Hortas do Parque da Devesa, em 2016

- Promoção da formação. Para além das atividades promovidas no âmbito dos Serviços Educativos e de workshops relacionados com a temática da agricultura biológica, em 2016 foram promovidos três Cursos Base de Agricultura Biológica.

- Realização de ações de fiscalização e de monotorização.

- Dinamização da 3.ª Mostra de Espantalhos, com abertura das Hortas ao público, em julho.

- Organização de visitas de estudo ao espaço, onde também decorreram diversas atividades no âmbito do Verão na Devesa e do Serviço Educativo do Parque da Devesa.

- Reforço das infraestruturas ecológicas com a plantação de cerca de 200 plantas arbustivas e aromáticas e 10 árvores de fruto.

- Dinamização das hortas solidárias.

 
Atividades da iniciativa da Equipa Multidisciplinar da Gestão do Parque da Devesa

Em 2016, a Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa, para além do mencionado nos textos anteriores, promoveu ainda as seguintes atividades.
 

Principais atividades de iniciativa da Equipa Multidisciplinar da Gestão do Parque da Devesa, em 2016

- Organização da Conferência "Leguminosas com Todos", realizou-se no dia 30 de abril no Pequeno Auditório da Casa das Artes, que visou assinalar o Ano Internacional das Leguminosas.

- Dinamização das Sessões Ambientar-se, em parceria com entidades locais dedicadas à proteção ambiental. As 11 sessões constaram da exibição de um filme de caráter ambiental e debate.

- Realização de 6 workshops sobre a proteção do meio ambiente e a promoção da agricultura sustentável.

- Dinamização das exposições. Para além das exposições mencionadas no texto dedicado à Casa do Território, destacam-se as seguintes: exposição de máscaras, organizada pela Didáxis de Vale São Cosme, em fevereiro; exposição "Prémios Maratona Fotográfica 2015, promovida pela Associação Caixa de Imagens, em outubro; exposição de fotografia de Paulo de Seide "A Nudez na Beleza de um Olhar", com o tema do Parque da Devesa, em novembro/dezembro; a 15.ª Exposição Natal Ecológico, nos Serviços Educativos, com a participação de 10 instituições.

- Organização do Devesa Sunset, em parceria com a DCT, um ciclo de espetáculos musicais no parque, junto ao lago, ao final das tardes de sexta-feira de agosto. Em 2106, atuaram no Devesa Sunset : Hot Air Balloon, Old Jerusalem, Filho da Mãe e Valter Lobo.

 
Atividades de iniciativa municipal ou externa

Sendo um local privilegiado e apetecível para atividades, em 2016, no Parque da Devesa e nos seus diversos equipamentos, ocorreram também várias atividades e eventos organizados por outros serviços do Município, e iniciativas de entidades externas, apoiadas ou co-organizadas pelo Município.
 

Principais atividades de iniciativa de iniciativa municipal ou externa, em 2016

De iniciativa municipal


Férias Desportivas e Recreativas da Páscoa, com diversas atividades desportivas e ambientais, em 22 de março; Vaivém Oceanário de Lisboa, de 5 a 8 de abril; Comemorações do Dia Internacional da Família, em 15 de maio; Parque dos Sonhos (Dias Mundiais da Criança e do Ambiente), dia 5 de Junho; Festas Antoninas, com vários espetáculos (concerto de António Zambujo, em 10 de Junho, 25.º aniversário do Grupo Rusga de Joane, em 11 de junho, a Serenata de Coimbra com Magina Pedro, em 13 de junho, entrega dos prémios das marchas antoninas e sessão de encerramento piro-musical); Famalicão Zen, em 30 e 31 de julho; Off Summer Fest, em 8 de Outubro, 3º Meia e Mini Maratona de Famalicão, em 27 de novembro.

De iniciativa externa

- Corta-matos escolares: do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em 15 de janeiro e 28 de outubro, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em 27 de outubro, e do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em 16 de novembro; 6.º Duatlo BTT de Famalicão, promovido pela Associação Amigos do Pedal, em 6 de março; 2..º Edição Hoje Há Historias na Cidade, organizado pela Associação Gerações, em 30 de abril; 5ª Cãominhada, organizada pelo Grupo Patas Solidárias, em 1 de maio; espetáculo e concurso "GYM em Festa", promovido pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares; Festival das Tunas, em 4 de junho, organizado pela Associação Académica da Universidade Lusíada; Famalicão Zen, em 30 e 31 de julho, que tem como principal objetivo a divulgação de terapias complementares, alimentação saudável e produtos naturais, espetáculo musical de apresentação do DVD "Sing the World - na Rota dos Descobrimentos", pelo Centro Escolar Luís de Camões; Festa de Halloween e I concurso Interescolar "Spooky Families", integrado no projeto MARKA do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, no dia 31 de outubro; 7ª Bike Tour Tiago Machado.

- Corrida Solidaria, organização da AFPAD, em 6 de novembro; I Prova de Orientação - Abertura do Desporto Escolar, organização do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em 10 de dezembro.

 
Manutenção e valorização do Parque da Devesa

A Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa tem assegurado a resolução de assuntos ligados com a manutenção e a valorização do Parque da Devesa e dos edifícios, em colaboração com os diversos serviços municipais responsáveis por cada área de intervenção e com as empresas a quem foram adjudicados trabalhos no parque. Para além da manutenção corrente, têm sido promovidas melhorias para um melhor funcionamento e fruição dos utilizadores.

Outras atividades relevantes

A Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa tem cooperado em diversos projetos transversais e com entidades parceiras, sobretudo relacionados com hortas, agricultura, espaços verdes, energia e educação ambiental, e participou em eventos com vista à divulgação do Parque da Devesa, das suas valências e potencial, e apoiou estágios de natureza diversa.

Merece ainda referência o projeto "As árvores morrem de pé" que potencia artisticamente as árvores que morreram no parque. Foi realizada o primeiro projeto no âmbito deste projeto, no carvalho-alvarinho existente junto à Casa do Território, cuja intervenção foi da autoria do escultor Isaque Pinheiro, que ficou com o título "Rebater uma Árvore".
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org