Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Modernização Administrativa
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

 
Cultura
 
O Município tem como prioridade estratégica a valorização da cultura como pilar da cidadania e da identidade local, englobando a defesa e valorização do património cultural, a formação de públicos, o apoio à criação artística e a promoção da identidade do nosso concelho.
 
  xxCooperação institucional na área da cultura
 
Apoio às instituições na área da cultura

O Município assegurou a disponibilização de apoios de cariz financeiro, técnico e logístico às instituições e outros agentes locais na área da cultura, tendo como finalidade contribuir para o acesso à fruição cultural, bem como para a formação de públicos. No ano passado, mereceu ênfase o financiamento de atividades relevantes de instituições locais na área cultural, no montante global de 581.876, 93 €, bem como o financiamento de apoio logístico à organização de iniciativas culturais, no valor total de 43.000,00 €.

Cooperação com a Direção Regional de Cultura do Norte

O Município tem continuado a promover uma estreita cooperação com a Direção Regional de Cultura do Norte, na qualidade de estrutura desconcentrada do Ministério da Cultura, tendo como finalidade a promoção da cultura como pilar fundamental do desenvolvimento local e regional.

Neste âmbito, foi prosseguida a participação do Município famalicense no projeto "Escritores a Norte", que visa promover a cooperação entre as casas-museus e as fundações de escritores da Região Norte. Neste âmbito, destaca-se em 2015 a antestreia do documentário Escritores a Norte - Vidas com Obras em Casas d'Escrita: Episódio dedicado a Camilo Castelo Branco, atividade enquadrada dos 2.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

Conselho Municipal de Cultura

Realizou-se no dia 5 de novembro de 2015 uma reunião do Conselho Municipal de Cultura, que apreciou as principais linhas estratégicas propostas pelo Município na área da cultura para 2016.
 
  xxPromoção e animação cultural
 
Em 2015, o Município assegurou a programação de diversos eventos culturais, tendo como principais objetivos apresentar uma oferta cultural multifacetada aos diversos públicos e a valorização da imagem territorial do concelho.
 
Principais atividades de promoção e animação cultural, em 2015

- Realização da Noite de Reis, no dia 10 de janeiro, no Centro Social e Paroquial de Santiago de Castelões, que contou com a presença de diversas instituições e grupos ligados à música coral e ao teatro.

- Organização das oficinas de experimentação sobre diversos instrumentos musicais (concertina, cavaquinho, viola braguesa), que procuraram mostrar e incentivar os participantes no conhecimento e prática de diferentes instrumentos tradicionais.

- Dinamização de atividades inseridas na iniciativa "Noite do Conto e da Poesia", a qual visa a valorização do conto, da poesia e da literatura em geral numa politica de descentralização junto da população das diversas localidades do concelho.

- Dinamização da 9.ª edição do Festival de Teatro Amador Camiliano, em articulação com o GRUTACA - Grupo de Teatro Amador Camiliano, entre os dias 21 de fevereiro a 16 de maio.

- Organização do Carnaval 2015, cuja programação se estendeu de 2 a 17 de fevereiro de 2015. De destacar a noite de Carnaval organizada em cooperação com os estabelecimentos comerciais de diversão noturna do centro da cidade, abrangendo o concurso de máscaras e outras ações de animação de rua

- Fado Primaveril - Música e Poesia, atividade que decorreu no Mercado de Riba de Ave, no âmbito da programação descentralizada promovida pela autarquia.

- Concerto Solidário, realizado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

- Dinamização da Festa de Maio - Flores e Trocas, entre os dias 8 e 12 de maio, com um leque diversificado de atividades culturais, lúdicas e ambientais, com especial destaque para o desfile da Batalha das Flores. Em 2015 pela primeira vez agruparam-se nesta iniciativa a Festa da Flor e a Feira das Trocas. Participaram nesta atividade um conjunto alargado de entidades parceiras das mais diversas áreas.

- Implementação da atividade "Música no Património", que decorreu ao longo do ano na Vila de Riba de Ave. Realizaram-se 3 concertos em diferentes espaços identitários do território com propostas musicais muito diferenciadas.

- Organização do I Ciclo de Música Portuguesa, apresentando propostas de artistas nacionais e que decorreu durante os meses de maio, julho, setembro e outubro, em diferentes espaços da vila de Riba de Ave.

- Dinamização de Oficinas de Bordados Tradicionais, em fevereiro no Centro de Estudos Camilianos. Teve como objetivos fomentar, preservar e divulgar os bordados tradicionais, através da aprendizagem e partilha de técnicas e dos vários pontos desta arte manual e característica da identidade cultural da região.

- Dinamização das Festas Antoninas, de 5 a 13 de junho. A programação das Festas Antoninas, que são as festividades mais emblemáticas do nosso concelho, foi bastante diversificada, sendo constituída por várias iniciativas culturais, desportivas, lúdicas e religiosas, realizadas com a colaboração de várias entidades públicas e da sociedade civil. Para além das tradicionais marchas que são o momento mais emblemático das festas, destacaram-se os concertos dos artistas Dulce Pontes e Anselmo Ralph.

- Realização da 2.ª edição do Festival Vaudeville Rendez-Vous, em parceria com a companhia Teatro da Didascália. Teve lugar nos dias 17 a 19 de julho no centro urbano da cidade, composto por uma estrutura programática de excelência artística, que distinguiu mais uma vez culturalmente o concelho.

- Organização da 3.ª edição dos Sons da Celtibéria, que decorreu a 4 de julho no Parque da Ribeira, em Joane.

- Realização de atividades culturais inseridas nas comemorações municipais do Dia da Cidade (consultar o capítulo "Presidência"), nomeadamente a realização do concerto do artista Tony Carreira no Parque da Devesa, que aconteceu no dia 10.

- Organização da segunda edição do Festival de Fado que decorreu nos dias 14 e 15 de agosto, desta vez na Praça D. Maria II. Serviu de mote mais uma vez para promover e divulgar fadistas famalicenses e descobrir novos talentos do Fado.

- Implementação pela primeira vez da iniciativa "Verão em Famalicão - A cidade convida", que decorreu de 30 de julho a 21 de agosto. Neste âmbito foram realizadas diversas apresentações musicais e artísticas nas principais praças e ruas da cidade, procurando assim oferecer aos residentes e visitantes uma programação cultural alternativa em ambientes informais.

- Dinamização do projeto Cinema Paraíso, durante o mês de julho e agosto, resultado da cooperação entre o Município e o Cineclube de Joane. A iniciativa teve lugar no Parque da Devesa e de forma descentralizada noutras localidades do concelho.

- Dinamização da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, o evento, que decorreu entre 28 de agosto a 6 de setembro, contou com a presença de 107 artesãos e 6 restaurantes e algumas tasquinhas, oriundos das mais diversas partes de todo o País, e teve ainda com um programa diversificado de animação cultural. Destacar mais uma vez a presença do programa da SIC "Portugal em Festa", que levou a animação deste evento a milhares de telespectadores.

- Realização da VII edição da Feira Rural de Joane em colaboração com o Grupo Etnográfico Rusga de Joane. Decorreu nos dias 19 e 20 de setembro no Parque da Ribeira em Joane.

- Dinamização do espetáculo "Vivências de Famalicão", conjugado numa simbiose primorosa entre as tradições e as técnicas de palco - os cantares nas fainas agrícolas e as danças festivas das romarias - elementos de coesão social e da identidade cultural das gentes de Vila Nova de Famalicão.

- Organização em outubro da iniciativa "HalloRibadeAve", enquadrada na comemoração do dia das bruxas (Halloween), no edifício do Mercado de Riba de Ave.

- Dinamização da atividade Tardes de Outono, realizado às quartas-feiras entre 23 de setembro e 21 de dezembro, vocacionado para a animação do público sénior residente ou utente de dia dos Lares/Centros Sociais do território concelhio.

- Organização do Desfile Etnográfico, que decorreu no dia 26 de setembro, integrando as festividades da Feira Grande de S. Miguel.

- Implementação da 5ª edição do projeto "Canções de Bem-Querer", que decorreu em diferentes escolas do concelho, durante os meses de outubro e novembro. Deste projeto resultaram três apresentações finais que decorreram no mês de dezembro em Bairro, Esmeriz e Vilarinho das Cambas.

- Realização do seminário Folclore em Debate: "Cancioneiro Popular Minhoto", que decorreu no auditório do Centro de Estudos Camilianos no dia 21 de Novembro. Estiveram presentes responsáveis por diversos grupos folclóricos do concelho tendo sido convidados como conferencistas diversos especialistas nesta área.

- Organização da iniciativa "Concertos de Cantares Natalícios", que decorreram em Dezembro nas igrejas de Landim e de Antas. Nos dois concertos realizados, foram apresentados trabalhos alusivos à época natalícia de grupos musicais de Vila Nova de Famalicão e de outros concelhos.

 
  xxProteção e valorização do património cultural
 
Em 2015, o Município promoveu uma forte aposta na salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural, procurando assim, assegurar uma afirmação sustentada da identidade cultural local.

Património arqueológico

Em 2015, a Câmara Municipal promoveu um conjunto de atividades que visam a salvaguarda e a valorização do património arqueológico do concelho.
 
Principais atividades de valorização do património arqueológico, em 2015

- Inventariação e acondicionamento dos bens arqueológicos à guarda do Gabinete de Arqueologia, que abarca todas as tarefas realizadas com o objetivo de identificar, descrever sucintamente e arrumar adequadamente, o espólio existente.

- Realização de estudos no âmbito do aprofundamento do conhecimento sobre os espólios ou os sítios arqueológicos do concelho

- Preparação e revisão da descrição, de um grupo de peças arqueológicas que integraram a exposição permanente da Casa do Território, inaugurada em 2015.

- Realização da análise macroscópica e seriação dos materiais recolhidos nas escavações arqueológicas do balneário castrejo do Castro das Eiras, bem como início da sua colocação em suporte informático.

- Processo de musealização da denominada "Pedra Formosa", que implicou o tratamento prévio, limpeza e conservação. A execução de molde da base para fundição da base metálica de suporte à exposição e posterior colocação da mesma na estrutura atual patente na exposição permanente da Casa do Território.

- Valorização das estações arqueológicas, tendo sido efetuado o controlo da vegetação e manutenção de vedações e estruturas arqueológicas, no sentido de contribuir para a sua estabilidade física.

- Apoio no diagnóstico e intervenção de conservação em diferentes museus da rede municipal e no Arquivo Municipal Alberto Sampaio. - Dinamização de serviços educativos do Gabinete de Arqueologia como "Viagens pelo Património - À descoberta"; "Arqueobrinca, A Identidade Perdida/Bolada por um domínio / Guerreiro por um dia"; "A Peça do mês"; "Pão de Bolota"; "Pão Romano"; "Pão Medieval"; "Como se faz uma escavação arqueológica?"; "Réplicas de Gesso".

- Dinamização de palestras no âmbito arqueológico como: ""Como se descobrem os vestígios arqueológicos?""; "Vestígios Arqueológicos da Idade Média no Concelho de Vila Nova de Famalicão"; "Os romanos no concelho de Vila Nova de Famalicão";

- Desenvolvimento da atividade "Arqueologia destaca…"que visa a promoção e divulgação de 12 peças arqueológicas, em reserva, através do seu estudo e posterior exibição mensal, na Casa do Território e no Portal da Arqueologia de Vila Nova de Famalicão, expostas na Casa do Território e colocadas em destaque no Portal da Arqueologia

 
Outras atividades de valorização do património cultural

Em 2015, o Município promoveu diversas atividades de valorização, investigação e divulgação do património cultural do concelho, nas suas mais diversas facetas.
 
Outras atividades relevantes de valorização do património cultural, em 2015

- Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, através da iniciativa "Venha conhecer a reconstituição dos banhos castrejos no Parque da Devesa" e de atividades no Museu da Indústria Têxtil e na Casa-Museu Soledade Malvar. O tema proposto este ano pelo ICOMOS - internacional foi o "Património da Educação", procurando assim sensibilizar para o património relacionado com a educação, nas suas mais diversas expressões.

- Dinamização das Jornadas Europeias do Património, de 24 a 27 de setembro, em parceria com a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo como tema "Património Industrial e Técnico".

- Manutenção e atualização do inventário existente, através da inserção de informação diversa na base de dados (In Patrimonium Premium: conjunta com o Gabinete de Arqueologia) de toda a realidade envolvente aos imóveis inventariados. A partir de 2015, o inventário passou também a abranger todos os bens culturais, independentemente do seu interesse patrimonial e/ou protecionista (bens classificados e/ou protegidos por instrumentos de gestão territorial, como os PDM), existentes ou já destruídos, procurando-se valorizar o conhecimento como forma de preservação da memória e da identidade local. Foi ainda incorporada, de uma forma sistematizada, toda a informação relacionada com pessoas e instituições em Vila Nova de Famalicão.

- Continuação dos trabalhos ao nível da normalização de dados e procedimentos a ter em conta aquando das ações de inventário e que servirão de base à criação do futuro manual de procedimentos.

- Aprofundamento e alargamento do trabalho de investigação para outras áreas como por exemplo: Edifícios Escolares de Instrução Primária no Concelho; Arquitetura Moderna e Contemporânea; Bens Culturais na Área de Reabilitação Urbana.

- Identificação e estudo do património molinológico em Vila Nova de Famalicão, articulado com o trabalho do Arq. Bruno Matos, no âmbito da sua investigação de doutoramento (em curso na FAUP) sobre a "Salvaguarda, Preservação e Valorização do Património Molinológico do rio Ave".

- Continuidade dos trabalhos de incrementação de conteúdos a disponibilizar na plataforma de acesso ao património de Vila Nova de Famalicão FAMALICÃO ID. Neste sentido, foram digitalizados e inventariados milhares de espécimes.

- Realização, em parceria com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, do inventário e registo do espólio fotográfico pertencente ao fundo Vasco de Carvalho.

- Colaboração no ciclo de 4 conferências: "Conhecer o Território: Reflexões partilhadas no Parque da Devesa", das temáticas "O Encanamento e os Canais de Rega do Rio Este, na Obra do Engenheiro Custódio Vilas Boas", "Fábrica de Papel e Cartão de J.A.P (1924-2015): Olhares sobre o seu passado e o seu futuro", "Território - Uma Casa Comum" e "O Cine-Teatro Augusto Correia na história do cinema de Vila Nova de Famalicão".

- Participação na produção da exposição "Tempo, Espaço & Ser. Território | Vila Nova de Famalicão (Exposição Permanente da Casa do Território). Neste âmbito, foram desenvolvidos diversos trabalhos ao longo de vários meses, que implicaram por exemplo; conceção dos painéis, seleção e legendagem dos objetos expostos, conceção de conteúdos multimédia das mesas interativas (aplicação baseada no Famalicão ID e aplicação da evolução do território) desenvolvimento de conteúdos para a maquete 3D.

- Apoio a diversas entidades, pela disponibilização de informação histórica; cartográfica; bibliográfica e fotográfica relativa a bens patrimoniais, assim como os procedimentos do inventário.

 
  xxMuseus
 
Em 2015, o Município prosseguiu o seu empenho na valorização e dinamização dos museus, potenciando o seu papel na afirmação e qualificação da oferta cultural, na formação de públicos e na promoção da atratividade do nosso concelho.

Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão

No ano findo, foi prosseguido o desenvolvimento da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, procurando criar sinergias e potenciar o trabalho dos diferentes museus, procurando desta forma uma maior valorização e qualificação da realidade museológica concelhia.
 
Principais atividades da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, em 2015

- Comemorações do Dia Internacional dos Museus. À semelhança do que aconteceu nos anteriores, em 2015 desenvolveu-se uma programação conjunta dos museus pertencentes à Rede de Museus. Aconteceram atividades nos 13 museus, durante os dias 16, 17 e 18 de maio de 2015. O tema foi "Museus para uma sociedade sustentável" e desenvolveram-se as atividades em torno desta temática, chamando a atenção para questões como o meio ambiente, os recursos do nosso planeta e a mobilidade.

- Reforço dos materiais de divulgação da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. De forma a reforçar o trabalho de comunicação com o público, disponibilizando mais informação relativa aos espaços museológicos do concelho, foi elaborado uma publicação de 57 páginas. Foram produzidos 10.000 exemplares para distribuição gratuita.

- Início de uma nova fase de estudo de nova sinalética complementar à já existente (colocada em 2014).

- Continuação da realização de reuniões de trabalho periódicas da Rede de Museus, de modo a incentivar a cooperação e a articulação entre os museus do concelho.

- Dinamização do projeto "Oficinas de Olaria e Cerâmica para Miúdos e Graúdos" nos museus da Rede, em parceria com a Fundação Castro Alves.

 
Valorização dos museus municipais


Em 2015, foi prosseguido o empenho na valorização das estruturas museológicas, bem como na qualidade e diversificação da oferta das atividades destinadas aos diferentes públicos.

Casa-Museu de Camilo/Centro de Estudos Camilianos
 
Principais atividades da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos, em 2015

- Realização dos 2.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, em 9 e 10 de outubro, de modo a assinalar o 190.º aniversário do nascimento de Camilo Castelo Branco e os 100 anos sobre o incêndio que destruiu a sua moradia, local onde passou parte da sua vida e escreveu um número bem expressivo de obras da sua extensa bibliografia.

- Desenvolvimento das ações contempladas no projeto "Escritores a Norte", no âmbito do protocolo celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila Nova de Famalicão. Neste âmbito, destaca-se em 2015, a antestreia do documentário Escritores a Norte - Vidas com Obras em Casas d'Escrita: Episódio dedicado a Camilo Castelo Branco, atividade enquadrada dos 2.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

- Dinamização do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, instituído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Associação Portuguesa de Escritores. No ano findo, o prémio foi entregue à escritora Hélia Correia, no dia 15 de junho de 2015, pela obra Vinte degraus e outros contos.

- Dinamização do ciclo Um Livro, Um Filme, que decorreu de janeiro a novembro, tendo como principal objetivo criar espaços de debate e de reflexão sobre as múltiplas relações entre o cinema e a literatura, através da presença de personalidades prestigiadas da sociedade portuguesa.

- Valorização das sessões de Noites de Insónia - Comunidade de Leitores da Casa de Camilo, através das quais se promove a divulgação e a fruição do texto literário do escritor. A dinamização destas sessões esteve a cargo do Prof. Doutor Sérgio Sousa, docente da Universidade do Minho.

- Dinamização das exposições temporárias: Amor de Perdição - Reprodução de ilustrações; Espaços da vida e da ficção camilianas; Casa de Seide: História e Estórias; Pelas Gravuras de Camilo.

- Realização da 10.ª Caminhada Camiliana, entre a Praça D. Maria II e a Casa de Camilo, inserida nas Festas Antoninas 2015. A iniciativa foi organizada em colaboração a União das Freguesias de Seide, com o Grupo Recreativo Caminheiros da Montanha (Grucamo), com o Grupo de Teatro Amador Camiliano (Grutaca), com a Associação Cultural de Vermoim e com o Agrupamento de Escuteiros de Seide S. Miguel.

- Dinamização do Trilho da Cangosta, entre as localidades de Seide São Miguel e Landim. O trilho, com duração de 2 horas, foi também efetuado para o público em geral e em horário noturno, contando, por diversas vezes, com a participação de elementos do Grutaca - Grupo Teatro Amador Camiliano de S. Miguel de Seide.

- Dinamização do plano editorial, destacando-se o seguinte: a reedição do "Roteiro Viajar com… Camilo Castelo Branco", apresentado no dia comemorativo do nascimento de Camilo Castelo Branco (16 de março); "Encontros Camilianos 1", volume foi apresentado no decurso dos trabalhos dos 2.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide; "As ficções do Mal em Camilo", inserido na Coleção Estudos Camilianos, com o número 10.

- Desenvolvimento da itinerância de exposições alusivas à vida e obra de Camilo junto de instituições culturais e educativas.

- Promoção de várias atividades lúdico-pedagógicas no âmbito dos serviços educativos, de maneira a proporcionar aos alunos da educação pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário, público em geral e seniores, um conhecimento da biografia, da obra, do período oitocentista e da moradia do escritor em São Miguel de Seide.

 
Visitas à Casa-Museu de Camilo e ao Centro de Estudos Camilianos (2015)
 
Ano
Número de visitantes
2015
16.813
 
Museu Bernardino Machado
 
Principais atividades do Museu Bernardino Machado, em 2015

- Dinamização do ciclo de sete conferências este ano sob o tema: "Portugal na I Guerra Mundial", através dos subtemas: "As Causas, Efeitos e Controvérsias da Participação de Portugal na 1ª Grande Guerra"; "A União Sagrada e a 1ª Guerra Mundial"; "Sidónio, o Sidonismo e a 1ª Guerra Mundial"; "Martírio e Glória do Corpo Expedicionário (1914-1918)"; "O Papel de Brito Camacho e dos Unionistas Perante a Guerra"; "A Imprensa Médica e a 1ª Guerra Mundial "A Literatura Infantil e a 1ª Guerra Mundial".

- Dinamização da 18.ª edição dos Encontros de Outono, nos dias 27 e 28 de novembro, no pequeno auditório da Casa das Artes, que sob o tema "Memórias da 1ª Guerra Mundial", reuniu em Vila Nova de Famalicão uma dúzia de especialistas e investigadores académicos das diversas universidades do País.

- Realização das seguintes exposições temporárias: "A Grande Guerra e a Literatura" (dezembro de 2014 a janeiro de 2015); A Grande Guerra 1914-1918 - 100 Anos - Recordar (janeiro a março) A Imprensa Clandestina e do Exílio no Período 1926-1974 (fevereiro a março) A Universalidade da Língua Portuguesa (março a abril) O Nascimento de uma Democracia 1974-1976 (abril a maio) Fotografias da Grande Guerra 1914-1918 (maio) Mobilidade Sustentável - Cidade Saudável (maio) Recortes da I Grande Guerra 1914-1918 (junho a agosto) Centenário da Primeira Presidência de Bernardino Machado 1915-1917 (agosto a setembro.) Bernardino Machado e a I República (outubro a novembro) Vamos Pintar a Manta (novembro. a janeiro).

- Realização de exposições itinerantes e serviços educativos, relativos à vida e obra de Bernardino Machado.- No âmbito das comemorações do 25 de Abril e do Dia Mundial do Livro, o Museu levou a cabo um Sarau Literário e Musical com declamação de Poemas de Abril, pela Oficina de Poesia do Externato Delfim Ferreira, e música de intervenção, a cargo do grupo Presença de Coimbra.

- Edição da obra "Obras de Bernardino Machado-Política (1914) - V Tomo, 3.º volume".

- Reformulação do processo de inventariação dos fundos documentais que integram o espólio do museu, através da revisão, uniformização e compilação das "fichas de inventário", o que implicou a adoção de novos procedimentos internos.

 
Visitas ao Museu Bernardino Machado (2015)
 
Ano
Número de visitantes
2015
3.816
 
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
 
Principais atividades do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em 2015

- Início da inserção do inventário de todo o acervo do Museu na base de dados InPatrimonium. Dadas as especificidades técnicas em causa, este trabalho implicou um profundo esforço, para alcance de informação normalizada. A elaboração de um inventário deste cariz constitui um fator inédito ao nível das tarefas de inventário em espaços museológicos desta área.

- Dinamização do Carnaval 2015, com um evento NIHONGO, Cultura Pop Japonesa com encontro/Concurso de COSPLAY.

- Realização da exposição de fotografias "Heranças e Afetos" da Associação de Conservação do Património de Vila do Conde, patente no museu.

- Comemoração do Dia Internacional dos Ciganos, em 8 de abril, com a receção de um grupo de crianças de etnia cigana.

- Participação nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e das Jornadas Europeias do Património.

- Apresentação em colaboração com a MODtíssimo - Porto Fashion Week, a exposição de fotografia Fashion People e o Fashion Film Festival, decorreu em novembro.

- Acolhimento da primeira itinerância da exposição de fotografia Fashion Kids da autoria de Jorge Castro e da Produtora de Moda Cristina Jorge com crianças do IPO - Porto.

- Realização de ateliês de serviços educativos diversos.

 
Visitas ao Museu da Indústria Têxtil (2015)
 
Ano
Número de visitantes
2015
5.726
 
Casa-Museu Soledade Malvar
 
Principais atividades da Casa-Museu Soledade Malvar, em 2015

- Prosseguimento dos trabalhos de restauro e conservação do acervo patrimonial da Casa-Museu Soledade Malvar, com o apoio do técnico de conservação e restauro do município.

- Realização de exposições temporárias de artistas e criadores locais, como: exposição de presépios de Nelson Oliveira com o tema "Natal na aldeia"; Exposição de pintura e fotografia da artista plástica Angelina Silva com o tema "Erotismo e sensualidade"; Exposição de fotografia do professor Jorge Pimentel com o tema "Reflexos de Mi(m) Menor"; Exposição de pintura do artista Mário Lima com o tema "As cores da minha paixão"; Exposição de fotografia da artista Apoema de Calheiros com o tema "TPM"; exposição de pintura da artista Sílvia Patrício com o tema "Do principio ao fim"; Exposição de pintura da Associação de Professores Novo Rumo com o tema "Pintura e Bordados"; Exposição de pintura e escultura da Escola de artes plásticas A casa ao lado com o tema "CIRCU-LAR"; Exposição de fotografia de Larissa Evstuk com o tema "Portugal"; Exposição de Pintura de Dulce Pereira com o tema "O Passado é Presente"; Exposição de artesanato de Dina Sachse com o tema "O meu jardim secreto"; Exposição de artesanato de Roland JanLafit com o tema "Personalidades"; Exposição de artesanato de Helena Alvim com o tema "no mundo dos presépios".

- Realização de uma homenagem à conceituada pintora Angelina Silva, bem como aos seus trabalhos no dia da inauguração da exposição temporária "Erotismo e Sensualidade" por vários poetas. - Participação na organização e divulgação das peças de arte e artesanato da escola de artes plásticas "A casa ao lado" através de exposição "Circu-Lar";

- Organização do evento "Pintura e Bordados", contíguo com a Associação de Professores "Novo Rumo" e a colaboração do seu grupo musical "Geonze" no exterior da Casa Museu, com a participação do grande mestre Moisés de Oliveira.

- Dinamização de atividades de serviços educativos: "Pintura e desenho"; "Oficinas de expressões artísticas - Origami; "Workshop Serigrafia" e "Oficina das artes manuais - Postais de papel e Fantoches".

 
Visitas à Casa-Museu Soledade Malvar (2015)
 
Ano
Número de visitantes
2015
2.219
 
Museu Nacional Ferroviário - Núcleos de Lousado e Nine
 
Principais atividades do Museu Nacional Ferroviário - Núcleos de Lousado e Nine, em 2015

- Dinamização do primeiro Encontro de Modelismo Ferroviário do ano, em colaboração com o Grupo de Ferromodelistas do Porto.

- Desenvolvimento de um projeto piloto, que consistiu na apresentação às escolas do tema "Revolução Industrial" aplicada ao concelho de Vila Nova de Famalicão. Esteve envolvida a EB 2,3 de Ribeirão com 9 turmas do 9.º ano.

- O museu acolheu uma iniciativa da Editora Santillana (Espanha) destinada aos professores do Distrito de Braga sobre edições escolares com temáticas culturais.

- Organização da segunda etapa da iniciativa "Improbabilidades Criativas", com o fotógrafo e repórter famalicense Daniel Rodrigues como convidado (premiado pelo Word Press Award na categoria "Daily Life".

- Acolhimento da Caminhada Solidária de Lousado, com uma numerosa participação do público em geral.

- Comemorações do Dia da Freguesia de Nine, com a abertura excecional do Núcleo Ferroviário de Nine.

- Participação na programação conjunta das Jornadas Europeias do Património.

- Acolhimento do projeto da Associação Caixa de Imagens "Maratona Fotográfica" que trouxe ao museu cerca de 65 fotógrafos amadores e profissionais.

- Dinamização dos serviços educativos.

 
Visitas ao Museu Nacional Ferroviário (2015)
 
Ano
Número de visitantes
2015
8.161
 
Galeria Municipal Ala da Frente
 
Principais atividades da Galeria Municipal Ala da Frente, em 2015

- Inauguração da Galeria Municipal Ala da Frente, em 30 de maio. Este projeto cultural visa mostrar a partir de Vila Nova de Famalicão o que de mais inovador se está a desenvolver em Portugal no campo da criação artística, mediante a programação de exposições de arte contemporânea.

- Organização das seguintes exposições. exposição de fotografia "Um Dimanche…" de Jorge Molder, patente entre 30 de maio e 25 de setembro; exposição de escultura "Exúvia" de Rui Chafes, patente entre 17 de outubro de 2015 a 23 de janeiro.

 
  xxCasa das Artes
 
O Município tem promovido a Casa das Artes como pólo dinamizador de cultura junto de diversos públicos, projetando Vila Nova de Famalicão a nível nacional e internacional, capaz de criar e apresentar as mais variadas propostas artísticas de referência.

A Casa das Artes também é responsável pela dinamização de espetáculos no Parque da Devesa. Foi dada continuidade à promoção do cinema, nomeadamente com a exibição de filmes na Casa das Artes, no Anfiteatro do Parque da Devesa e a parceria com o Cineclube de Joane.

Em 2015, consolidou-se a ligação entre a Casa das Artes e a sua envolvente, prosseguindo as sinergias com entidades locais, contribuindo para uma efetiva descentralização cultural no concelho.
 
Principais eventos programados pela Casa das Artes nas instalações e noutras localidades do concelho
 

Data

Espetáculo

Tipo

Local

16 de janeiro

Concerto Piano Solo com Nuno Marques

Música

Casa das Artes

17 de janeiro

Cantata de Natal

Música

Casa das Artes

21 e 22 de janeiro

Red Cedar

Teatro

Casa das Artes

24 de janeiro

Um Fio de Jogo

Teatro

Casa das Artes

28 e 29 de janeiro

Os Músicos de Bremen

Teatro

Casa das Artes

31 de janeiro

Concerto de Miguel Araújo

Música

Casa das Artes

5, 6 e 7 de fevereiro

Longe do Corpo

Teatro

Casa das Artes

11 e 12 de fevereiro

Ali Babá e as 40 Canções

Teatro

Casa das Artes

13 de fevereiro

Gnomom - O Homem que voava baixinho

Música

Casa das Artes

21 de fevereiro

Eros e Psiquê

Dança

Casa das Artes

27 de fevereiro

Quando Vier a Primavera

Música

Casa das Artes

28 de fevereiro

Wim Mertens

Música

Casa das Artes

1 de março

Concerto com Piano e Orquestra

Música

Casa das Artes

6 e 7 de março

Trago-te na pele

Teatro

Casa das Artes

14 e 15 de março

Salpicos Gulosos de Cor

Teatro

Casa das Artes

21 de março

António Zambujo

Música

Casa das Artes

22 de março

Concerto com a Banda da Força Aérea

Música

Casa das Artes

27 de março

Portugal, meu remorso

Teatro

Casa das Artes

28 de março

The Shaman`s Call

Música

Casa das Artes

1 de abril

Concerto de Páscoa

Música

Igreja Matriz Nova

9, 10 e 11 de abril

Guarda Mundos

Teatro

Casa das Artes

18 de abril

Gisela João

Música

Casa das Artes

22 e 23 de abril

Madalena

Teatro

Casa das Artes

24 de abril

Ainda Abril

Música

Casa das Artes

25 de abril

Tralhas Melódicas

Música

Casa das Artes

27 de abril

3 porquinhos

Teatro

Bairro

28 de abril

3 porquinhos

Teatro

Delães

29 e 30 de abril

Catabrisa e Assim Tipo Dança

Teatro / Dança

Casa das Artes

5 de maio

3 porquinhos

Teatro

Castelões

7 de maio

3 porquinhos

Teatro

Gondifelos

8 e 9 de maio

Um Olhar a Preto e Branco e Um País na Sombra da Luz

Teatro

Casa das Artes

11 e 12 de maio

Amor e Baco

Teatro

Casa das Artes

12 de maio

3 porquinhos

Teatro

Vilarinho

13 e 14 de maio

A Cantora Careca

Teatro

Casa das Artes

14 de maio

3 Porquinhos

Teatro

Pousada de Saramagos

16 de maio

Sílvia

Teatro

Casa das Artes

19 de maio

3 porquinhos

Teatro

Fradelos

20 de maio

3 porquinhos

Teatro

Lemenhe

23 de maio

Aurea

Música

Casa das Artes

30 de maio

Babelim

Teatro

Casa das Artes

01 de junho

Pelos Cabelos

Teatro

Casa das Artes

2 de junho

3 porquinhos

Teatro

Oliveira S. Maria

4 de junho

3 porquinhos

Teatro

Vale S. Cosme

06 de junho

Luísa Sobral "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa"

Música

Casa das Artes

20 de junho

Momo

Música

Casa das Artes

27 de junho

Portotango

Dança

Casa das Artes

3 de julho

Xícara

Música

Casa das Artes

10 de julho

EDge

Dança

Casa das Artes

12 de julho

Gala final do EDge

Dança

Casa das Artes

14 e 15 de julho

A Viagem

Teatro

Casa das Artes

17 e 18 de julho

Krately`s

Teatro

Casa das Artes

1 de outubro

The Folga Gaang Project

Teatro

Casa das Artes

3 de outubro

Ana Bola Sem Filtro

Teatro

Casa das Artes

10 de outubro

Concerto da Lura

Música

Casa das Artes

15 de outubro

3 porquinhos

Teatro

Esmeriz/ Cabeçudos

17 de outubro

O Avarento de Molière

Teatro

Casa das Artes

24 de outubro

Marta Ren & The Groovelvets

Música

Casa das Artes

27 de outubro

Opus 7

Teatro

Ribeirão

Parque da Devesa

28 de outubro

Opus 7

Teatro

Nine

29 de outubro

Opus 7

Teatro

Joane

30 de outubro

Opus 7

Teatro

Casa das Artes

31 de outubro

Cartoon D`Or

Cinema

Casa das Artes

3 de novembro

3 Porquinhos

Teatro

Louro

6 de novembro

3 Porquinhos

Teatro

Riba de Ave

6 de novembro

Concerto de Martin Harley Luckyman

Música

Casa das Artes

6 e 7 de novembro

A Secreta Obscenidade de Cada Dia

Teatro

Casa das Artes

9 de novembro

Missão Impossível - Nação Secreta

Cinema

Casa das Artes

10 de novembro

3 porquinhos

Teatro

Calendário

13 de novembro

Workshops de Dança "Correr o Fado"

Dança

Casa das Artes

14 de novembro

Correr o Fado

Dança

Casa das Artes

19 de novembro

3 porquinhos

Teatro

Lousado

19 e 20 de novembro

Morro de Amores

Teatro

Casa das Artes

23 de novembro

Everest

Cinema

Casa das Artes

23 de novembro

Opus 7

Teatro

Oliveira Santa Maria

24 de novembro

Opus 7

Teatro

Brufe

25 de novembro

Opus 7

Teatro

Calendário

26 de novembro

Opus 7

Teatro

Casa das Artes

27 de novembro

Jorge Palma & Sérgio Godinho - Juntos

Música

Casa das Artes

28 de novembro

Eden - Concerto dos 20 anos

Música

Casa das Artes

4 e 5 de novembro

Musical "A Cinderela"

Teatro

Casa das Artes

7 de dezembro

Márcia

Música

Casa das Artes

12 de dezembro

Bailado "O Quebra Nózes"

Dança

Casa das Artes

18 de dezembro

Two Pianists

Música

Casa das Artes

19 de dezembro

A Viagem de Arlo 3D

Cinema

Casa das Artes

 
 
Eventos no Anfiteatro do Parque da Devesa
 
Data
Evento
Tipo
7 de julho
Edge - The singles e Riders on the stage
Dança
9 de julho
Orquestra de Jazz de Matosinhos
Música
19 de setembro
Off Summer Fest
Música
 
N.º Espectáculos
N.º de Sessões
Espectadores
Dança
1
1
400
Música
2
2
2.100
Total
3
3
2.500
 
Estatísticas dos Públicos presentes na Casa das Artes e nos eventos promovidos pela Casa das Artes no concelho
 
N.º Espectáculos
N.º de Sessões
Espectadores
Teatro
45
92
15.463
Dança
12
21
2.767
Música
23
23
6.563
Cinema (inclui as sessões do Cineclube)
61
63
1.715
Outros Eventos
173
405
42.147
Exposições
10
10
2.350
Visitas Guiadas
4
6
150
Total
328
620
71.155
 
  xxDesenvolvimento das Indústrias criativas
 
O Gabinete das Industrias Criativas, que tem como missão apoiar os agentes locais na concretização dos seus projetos ligados às indústrias criativas, desenvolveu a sua atividade em 2015 tendo por base duas prioridades na sua atuação: i) o desenvolvimento de iniciativas próprias; ii) o apoio a diferentes serviços municipais cuja atividade se complementa e potencia no trabalho articulado e em rede com este gabinete.

Das atividades próprias, destacou-se a iniciativa "Improbabilidades Criativas", que consistiu na dinamização de ações onde criativos convidados partilharam as suas experiências sobre a forma como decorre o seu processo criativo.
 
Principais atividades do Gabinete das Industrias Criativas, em 2015

- Realização da 1.ª Improbabilidade Criativa, em 20 de março, com Sandy Kilpatrick no Mosteiro de Landim

- Prestação de apoio, durante o mês de maio, na organização da final do concurso municipal de Vila Nova de Famalicão, inserido no projeto Escolas Empreendedoras, promovido pela Rede IN.AVE, que visa a sensibilização para o empreendedorismo nas escolas do território do Ave.

- Apoio na organização do concurso "Chef Made IN" que decorreu em maio no Parque da Devesa.

- Realização da 1.ª Improbabilidade Criativa, em 18 de maio, com Daniel Rodrigues, no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário.

- Prestação de apoio logístico na organização do 2.º Festival Vaudeville Rendez-Vous, que teve lugar na cidade nos dias 17 a 19 de julho, e do Laurus Nobilis Music Festival, que decorreu no Louro de 24 a 26 de julho.

- Realização de vídeos para as exposições permanente e temporária da Casa do Território e o I Encontro Regional de Imprensa.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org