Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Modernização Administrativa
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Ambiente
 
A proteção do meio ambiente constitui um desígnio estratégico para assegurar o bem-estar das gerações atuais e vindouras.

O Município tem tido um papel fortemente interventivo na modernização das infraestruturas ambientais, designadamente nas áreas do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais e dos resíduos, na valorização dos espaços verdes e na sensibilização ambiental da população.
 
xxAbastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos
 
Abastecimento de água e saneamento de águas residuais

Tendo em vista a promoção da qualidade de vida das populações, o Município tem tido como objetivo prioritário a modernização das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
 
Principais medidas nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais, em 2015

- Eliminação de ETAR no Loteamento Jaime Duarte, em Fradelos.

- Construção da rede de drenagem de águas residuais Rua do Pedregal e Rotunda da Bouça Nova, em Telhado.

- Remodelação da rede de saneamento e eliminação da ETAR de Toledo - Fradelos.

- Construção da rede de drenagem de águas residuais (pequenos troços), em Arnoso Santa Maria.

- Construção da rede drenagem de águas residuais na Avenida Bernardo Guimarães e na Rua José Gonçalo de Oliveira, em Mogege.

- Eliminação da fossa e ETAR em Ruivães e Vilarinho das Cambas.

- Pequenos troços de ampliação de águas residuais, em Ribeirão.

- Modernização da rede de drenagem de águas residuais em várias ruas do Louro.

- Remodelação da ligação das águas residuais da Rua 1.º de Maio à EM 310, em Riba de Ave.

- Ampliação da rede de águas residuais na Travessa de Bom Jesus, em Avidos.

- Reparação da rede de águas residuais em várias ruas na zona urbana da cidade - 2.ª fase.

- Atribuição de apoios às Freguesias do concelho, tendo como objetivo a modernização das redes de drenagem de águas residuais (consultar o capítulo "Freguesias").

- Definição das novas tarifas relativas à distribuição de água e drenagem de águas residuais para o presente ano de 2016, aprovadas pela Câmara Municipal na sua reunião de 23 de dezembro de 2015. Uma das principais novidades do tarifário aprovado pelo órgão executivo foi a criação de diversos escalões de taxa variável, que promovem e premeiam os consumos responsáveis e introduzem um tarifário familiar progressivo consoante o número de elementos do agregado. As famílias que se destacam pelos consumos sustentáveis também serão beneficiadas por essa via, em relação aos agregados menos responsáveis e com consumos mais elevados.

 
Resíduos Sólidos

Considerando a relevância de uma gestão eficiente de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável da comunidade famalicense, o Município deu uma atenção especial à melhoria qualitativa dos serviços públicos municipais neste domínio.
 
Principais medidas no domínio dos resíduos sólidos, em 2015

- Externalização da prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos. Pretendeu-se com esta medida reforçar a qualidade do serviço prestado às populações, mas de uma forma que onere o mínimo possível o orçamento do Município e os cidadãos. Na sua reunião de 3 de junho de 2014, a Câmara Municipal, tinha deliberado emitir parecer prévio favorável, visando a celebração de contrato para a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho, pelo período de dez anos, bem como propor à Assembleia Municipal a autorização de abertura do procedimento de concurso público internacional, que a aprovou em 20 de junho de 2014. Decorrido o concurso acima mencionado, a Câmara Municipal, na sua reunião de 12 de março de 2015, aprovou a adjudicação da prestação de serviços para recolha de resíduos sólidos no concelho à empresa EGEO - Tecnologia e Ambiente, S.A., no montante global de 12.079.400,00 €, acrescido de IVA. Em 2 de novembro, a empresa acima mencionada deu início à prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos neste concelho, pelo período de dez anos.

- Renovação do projeto "Hospital de Monstros" e atribuição de apoio financeiro de 1.000,00 € à Escola Profissional CIOR, na qualidade de entidade parceira, de acordo com a deliberação camarária de 2 de abril de 2015.

- Alargamento dos circuitos de recolha nas localidades de Abade de Vermoim, Antas, Arnoso Santa Maria e Santa Eulália, Brufe, Cabeçudos, Calendário, Carreira, Cruz, Fradelos, Joane, Jesufrei, Lagoa, Lemenhe, Lousado, Mogege, Mouquim, Oliveira Santa Maria, Requião, Ribeirão, Seide São Paio, Seide São Miguel e Vermoim.

- Promoção de diversas ações de limpeza de locais de descarga clandestina de resíduos, em diversas localidades do nosso concelho.

- Realização de campanhas de sensibilização destinadas à população, para esclarecer e informar os cidadãos para a participação ativa na colocação de resíduos sólidos recicláveis, tanto nos ecopontos, como nos ecocentros existentes e promover a recolha de monstros (resíduos/objetos volumosos fora de uso).

 
Dados sobre os resíduos sólidos recolhidos (2015)
 
Resíduos
Quantidade (Em toneladas)
Resíduos sólidos indiferenciados (A)
38.684,60
Vidro
3.480,92
Papel e cartão
1.227,98
Embalagens
1.059,76
Resíduos oriundos da limpeza urbana
1.613,68
 
Dados sobre as entregas feitas nos ecocentros localizados na área do Município (2015)
 
Resíduos
Quantidade (Em toneladas)
Papel/Cartão
63,40
Plástico/Metal
400,80
Madeira
182,78
REEE (Resíduos elétricos/eletrónicos)
31,56
Monstros
217,34
Vidro
15,14
Vidro Plano
23,76
Plásticos duros
116,68
RCD (Resíduos de construção e demolição)
264,60
Resíduos verdes
161,22
Sucata
62,08
OAU (óleos alimentares)
10 litros
 
xxEspaços verdes
 

O Município deu uma especial atenção à valorização e manutenção dos espaços verdes, que desempenham atualmente uma relevância fundamental na qualidade de vida das populações e na promoção de um equilíbrio ecológico sustentável a nível local.

 
Principais medidas no domínio dos espaços verdes, em 2015

- Renovação de Parques e Jardins - 2ª fase, adjudicada em 3 de fevereiro à empresa - Larestil - Construções, Lda.

- Manutenção da estrutura arbórea publica, adjudicada em 17 de abril à empresa Natureza Verde, Lda.

- Emissão de parecer prévio favorável à celebração do contrato tendente ao fornecimento de serviços de manutenção dos espaços verdes públicos, para três anos; de acordo com a deliberação camarária de 23 de abril.

- Emissão de parecer prévio favorável à celebração do contrato de aquisição de serviços de conservação e manutenção de espaços verdes do Parque da Devesa, pelo período de um ano, de acordo com a deliberação camarária de 23 de abril.

- Prosseguimento de ações de manutenção permanente dos espaços verdes sob jurisdição municipal, desenvolvendo e promovendo a sua qualidade, e sustentabilidade ambientais.

 
xxSensibilização ambiental
 
A sensibilização ambiental promovida pelo Município tem como objetivo informar e esclarecer as pessoas sobre as questões ambientais, procurando transformar os cidadãos em agentes participantes e ativos na proteção dos valores ecológicos.
 
Principais medidas no domínio da sensibilização ambiental, em 2015

- Organização periódica da Feira de Produtos Biológicos, na Praça D. Maria II, tendo como objetivo a comercialização de produtos locais de origem biológica e certificada.

- Lançamento da campanha "O seu a seu dono", na segunda quinzena do mês de outubro, de forma a apelar para a recolha e deposição correta dos dejetos dos animais, por parte dos seus donos, que os passeiam pelos espaços públicos, nomeadamente os parques e jardins da cidade.

- Inicio do ciclo de sessões de esclarecimento e sensibilização nas Juntas de Freguesia, destinando-se à população em geral, sobre temáticas de cariz ambiental. A sessão intitulada "Onde pára o meu lixo" pretende informar e sensibilizar para a problemática do Resíduos: o excesso de produção, as dificuldades de tratamento, o papel de cada cidadão nesta dinâmica, desde a sua produção até ao tratamento final. Outra das sessões apresentada intitula-se "O ciclo urbano da água", onde se pretende esclarecer as dúvidas quanto à proveniência da água para consumo, a garantia de qualidade e o tratamento que é feito às águas após a sua utilização.

- Realização de sessões de esclarecimento, resultado da articulação entre o Gabinete de Sensibilização Ambiental e o Serviço Municipal de Proteção Civil. Neste contexto, foi realizada uma sessão no dia 1 de junho, na Didáxis de Vale São Cosme. Nos dias 17 e 18 de Junho, colaborou ainda numa sessão no ATL da Casa do Pessoal do Hospital.

 
xxSalubridade e higiene pública
 
No ano findo, foi prosseguido com o processo de qualificação e dinamização do Serviço Veterinário Municipal, de modo a salvaguardar a saúde pública e o meio ambiente.
 
Principais medidas no domínio da salubridade e higiene pública, em 2015

- Controlo dos estabelecimentos comerciais de venda de animais e produtos alimentares para animais, alojamentos dos animais de companhia e vistoria a centros de atendimento médico veterinário.

- Controlo de estabelecimentos de venda de alimentos de origem animal nomeadamente talhos e peixarias e vistoria de viaturas de comércio de géneros alimentícios nomeadamente peixe, mercearia, fruta, legumes e equipamento rolante de venda de alimentos (kebabs, bifanas, cachorros, farturas, etc.)

-Vacinação e identificação eletrónica de canídeos durante a campanha anual nas freguesias do concelho e durante todo o ano no canil.

- Coordenação técnica das ações de recolha e captura de animais quer errantes quer por impossibilidade de guarda do detentor, no âmbito da salvaguarda das condições de saúde e bem-estar animal e da segurança de pessoas e outros animais e saúde pública em geral.

- Dinamização da campanha de sensibilização da população para a adoção com a comemoração do dia do animal nos dias 2 e 3 de outubro no Jumbo com a adoção de animais do Canil Municipal e a recolha de alimentos com a colaboração deste hipermercado. Também na época Natalícia houve uma campanha na Praça 9 de Abril.

- Colaboração com a Delegação de Saúde, em vistorias conjuntas e com as forças policiais (PSP; GNR e Polícia Municipal).

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org