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Modernização Administrativa
 
O Município tem como prioridades estratégicas promover uma administração pública eficiente e potenciar o desenvolvimento da sociedade de informação e do conhecimento.

Programa Aproximar. Instalação da Loja do Cidadão

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 55-A/2014, de 15 de setembro, aprovou a Estratégia para a Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, tendo como finalidade promover uma Administração Pública sustentável e de proximidade, o que passa pelo reforço da presença de Lojas do Cidadão em todo o território nacional. Tendo como objetivo a implantação de uma Loja do Cidadão no concelho, o Município promoveu uma estreita cooperação com o Governo e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

Neste contexto, mereceram destaque as seguintes iniciativas municipais:

- A celebração do contrato-promessa destinado à instalação da Loja do Cidadão, aprovada por deliberação camararia de 12 de março de 2015;

- A assinatura, em 23 de junho de 2015, do protocolo entre o Município e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, para a instalação e gestão da Loja do Cidadão de Vila Nova de Famalicão. Este documento foi também subscrito pelos representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira, do Instituto de Registos e Notariado e do Instituto da Segurança Social. O referido protocolo foi objeto de ratificação da Câmara Municipal, na sua reunião de 2 de julho.

Espaços do Cidadão

No dia 13 de julho foram inaugurados os Espaços do Cidadão das vilas de Riba de Ave e de Ribeirão e da União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, facilitando e aproximando a relação entre o Administração Pública e os cidadãos.

Estes Espaços do Cidadão entraram em funcionamento ao abrigo do protocolo assinado entre o Município e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, assinado em 5 de agosto de 2014.

Balcão Único de Atendimento

O Balcão Único de Atendimento foi uma das principais prioridades do Município em 2015, no âmbito do processo de modernização administrativa que visa aproximar a administração pública dos cidadãos.

No dia 18 de maio, iniciaram-se os trabalhos da empreitada de adaptação do espaço para alojamento dos serviços do Balcão Único de Atendimento do Município.

Inaugurado no dia 26 de novembro de 2015, o espaço com cerca de 275 metros quadrados, está localizado nos Paços do Concelho e centraliza agora o atendimento municipal ao público.

O projeto, cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, implicou um investimento total no valor de 321.000,00 €, tendo o Município recebido uma comparticipação de 85 por cento do valor, isto é, cerca de 273.000,00 €.

Para além do espaço físico, que permite um atendimento presencial, o Balcão Único de Atendimento dispõe de uma vertente de atendimento telefónico e um acesso através da internet para atendimento web.

O Balcão Único de Atendimento disponibiliza oito postos de atendimento em front-office; quatro postos de back-office (com possibilidade de alargamento), 2 postos de tesouraria; um posto de informação e um quiosque multimédia.

Dispondo de uma sala com cerca de 24 lugares sentados, proporciona-se aos cidadãos uma espera confortável, orientada por um sistema de gestão de filas.

Projeto Famalicão Wifi

Em 13 de março de 2015, foi realizada a apresentação pública do Projeto Famalicão Wifi. Com a instalação da rede Famalicão Wifi, foi criado um novo serviço público de apoio, que é mais um motivo para os cidadãos fruírem o espaço público.

A rede Famalicão Wifi abrange os seguintes locais: Parque de Sinçães, Parque da Devesa, Parque da Juventude, Parque D. Maria II, praceta envolvente da Fundação Cupertino de Miranda, Parque 1.º de Maio, Centro Coordenador de Transportes e Estação dos Caminhos de Ferro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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