Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Modernização Administrativa
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Saúde
 
Considerando que a saúde é um pilar da coesão social e do desenvolvimento local, o Município tem promovido medidas no âmbito da promoção da saúde e dos estilos de vida mais saudáveis junto da população e da modernização da rede de prestação de cuidados de saúde, em parceria com as entidades públicas e a sociedade civil.
 
xxCooperação institucional na área da saúde
 
Conselho da Comunidade

O Conselho da Comunidade é o órgão consultivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, sendo presidido pelo membro da Câmara Municipal responsável pela área da saúde.

Em 2015, este órgão teve reuniões em 23 de abril e 9 de novembro.

Cooperação com o Centro Hospitalar do Médio Ave

No âmbito da cooperação entre o Município e o Centro Hospitalar do Médio Ave, mereceu destaque a realização, em 10 de março, de uma reunião de trabalho com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, e o acompanhamento do processo de definição das políticas públicas relativas aos cuidados de saúde diferenciados.

Refira-se que o Município disponibilizou igualmente os serviços da autarquia para colaborar com o hospital na formulação de candidaturas a programas de financiamento, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020.

Atribuição de apoio financeiro à Associação de Dadores de Sangue

Em 6 de agosto de 2015, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de apoio financeiro de 2.000,00 € à Associação de Dadores de Sangue, como comparticipação para as atividades no âmbito da promoção da dádiva benévola de sangue.

Escala de turnos das farmácias no concelho. Emissão de parecer

Nos termos da legislação sobre o funcionamento das farmácias, a Administração Regional de Saúde do Norte solicitou ao Município que emitisse o respetivo parecer sobre as escalas de turno para vigorar no ano de 2016 no nosso concelho. Neste âmbito, a Câmara Municipal, na sua reunião de 22 de outubro de 2015, deliberou aprovar a escala de turnos das farmácias no concelho.
 
xxRede de cuidados de saúde
 
Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários

Na sequência da articulação institucional entre o Município e a Administração Regional de Saúde do Norte, ambas as partes acordaram na celebração de um Protocolo de Colaboração, nos termos do qual definirão em conjunto a localização futura de equipamentos de cuidados de saúde primários, através da elaboração de uma Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários do concelho de Vila Nova de Famalicão.

De acordo com o Protocolo da Colaboração, foi constituída uma Comissão de Análise, que tem como missão coordenar a elaboração da Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários do concelho. Ao longo de 2015, decorreram os trabalhos conducentes à elaboração do documento estratégico atrás referido, tendo como objetivo contribuir para um acesso mais equitativo à saúde e a elevação dos níveis de bem-estar das populações.

Modernização das respostas de saúde no concelho

No âmbito da modernização dos cuidados de saúde, mereceu destaque a inauguração da Unidade de Saúde Familiar Antonina, em Requião, em 6 de novembro de 2015, e da ampliação do Hospital Narciso Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, em 19 de dezembro de 2015.

Refira-se que o Município tem cooperado estreitamente com as diversas entidades públicas e da sociedade civil na modernização da rede de cuidados de saúde no concelho.
 
xxOutras medidas relevantes na área da saúde
 
Combate à praga das vespas velutinas

O Município tem dado uma especial atenção ao combate à praga das vespas velutinas, que constitui um grave risco para a saúde pública das populações.

Neste sentido, tem promovido a vigilância e controlo da vespa velutina no território concelhio, em articulação com entidades com responsabilidades nas áreas da saúde e da proteção civil. Entre outras medidas, mereceu destaque a deliberação camarária de 23 de dezembro de 2015, que aprovou o parecer prévio favorável á celebração do contrato de prestação de serviços de destruição de ninhos de vespas velutinas, pelo montante de 30.000,00 €, contratualizada com a empresa Ribeiro da Silva & C.ª, Lda.

Serviços de saúde no trabalho

Tendo em conta que o desenvolvimento de condições de higiene, saúde e segurança no trabalho é um pilar da valorização profissional e pessoal dos trabalhadores do Município, foi adjudicada em 5 de junho de 2016 a prestação de serviços externos de saúde no trabalho à empresa CLICAPE - Clínica de Enfermagem e Reabilitação Médica, Lda., conforme a deliberação camarária de 22 de maio de 2014.

Promoção da saúde junto da população em geral

No ano findo, foram desenvolvidas medidas junto da população em geral, tendo em vista a promoção da saúde e de estilo de vida mais saudável.
 
Principais medidas de promoção da saúde junto da população em geral, em 2015

- Comemorações do Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, através de um conjunto de iniciativas que visaram sensibilizar as pessoas idosas para a relevância de uma vida mais saudável, que tiveram lugar no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal das Lameiras, nomeadamente a palestra interativa intitulada "Como gerir emoções - Simplesmente Eu", uma terapia do Riso "Sentir o Riso", e uma sessão de Biodanza.

- Realização do Famalicão Zen, nos dias 1 e 2 de agosto, resultado da parceria entre o Município, a R Equilíbrio e o Caminho Violeta, foi promovido o Famalicão Zen, que teve lugar no Parque da Devesa, Esta iniciativa visou sensibilizar e divulgar as terapias complementares e alternativas para a saúde e a qualidade de vida. A sua programação englobou diversas atividades, como aulas, terapias, workshops e ações de sensibilização.

- Cooperação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão e o Centro Hospitalar do Médio Ave na dinamização da Semana dos Diabetes 2015, que decorreu na semana de 9 a 14 de novembro.

 
Promoção da saúde no contexto escolar

Em 2015, o Município, em estreita cooperação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, as instituições de ensino e outras entidades, esteve empenhado na promoção da saúde no contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento de competências dos membros da comunidade educativa que lhe permitam melhorar o seu nível de bem-estar físico, psíquico e social.
 
Principais medidas de promoção da saúde no contexto escolar, em 2015

- Dinamização dos Programas Crescer a Brincar e Educação para a Saúde, contribuindo para a valorização de competências pessoais e sociais e de estilos de vida saudáveis (consultar o capítulo "Educação e Conhecimento").

- Aprofundamento da cooperação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, nos domínios do acompanhamento das condições de segurança, higiene e saúde nos estabelecimentos de ensino e na implementação dos diversos programas de promoção da saúde no contexto escolar.

- Organização do Encontro de Saúde Escolar, no dia 17 de abril, no auditório da CESPU, inserido na programação da Quinzena da Educação (consultar o capítulo "Educação e Conhecimento"). Este encontro incidiu sobre o tema Saúde Mental e Sucesso Educativo, promovendo uma reflexão sobre a "Era dos ecrãs" e a sua influência no desenvolvimento integral das crianças e jovens.

- Comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que decorreram no dia 16 de outubro, no Mercado Municipal, destinado às crianças do 1.º ciclo do ensino básico. A iniciativa teve objetivo sensibilizar as novas gerações para o consumo de uma alimentação saudável enquanto fator de bem-estar e saúde.

 
Prevenção e combate às dependências

A prevenção e o combate às dependências tem sido uma preocupação prioritária do Município na área da saúde e das políticas sociais em geral. Neste sentido, foi dada continuidade ao Programa de Respostas Integradas de Vila Nova de Famalicão, resultado da cooperação entre o Município, o Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem, as estruturas do Ministério da Saúde e diversas instituições inseridas na Rede Social. Este programa consiste num plano de intervenção específico que integra respostas multidisciplinares e multissetoriais, que engloba diversos tipos de intervenção (prevenção, dissuasão, redução de riscos e minimização de danos, tratamento e reinserção).
 
Principais medidas no âmbito da prevenção e combate às dependências, em 2015

Eixo da prevenção - Projeto "Mais Vale Prevenir"
No âmbito do projeto "Mais Vale Prevenir", que visa a prevenção primária das dependências junto das crianças, adolescentes e jovens, mereceu destaque a intervenção junto da população dos conjuntos habitacionais habitados por pessoas de etnia cigana, intervindo nas turmas do PIEF - Programa Integrado de Educação e Formação, bem como o desenvolvimento de parcerias com diversas entidades locais, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, a Escola Profissional CIOR, a Casa da Juventude, o Centro Hospitalar do Médio Ave, a Direção Geral de Reinserção Social, a Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Associação de Moradores das Lameiras.

Eixo de redução de riscos e minimização de danos - Projeto "Projetando Vida"
O Projeto "Projetando Vida" é uma equipa de rua constituída por unidade móvel e uma unidade fixa. A unidade móvel é um veículo adaptado através do qual se efetua o transporte da população alvo para consultas, atendimentos e encaminhamentos junto de outras estruturas e serviços e no qual se desenvolve as atividades de troca e distribuição de material, cuidados de saúde e apoio psicossocial nos locais e zonas problemáticas de consumo e tráfico identificadas no território fazendo um percurso diário previamente definido e abrangendo várias freguesias do concelho. Por seu turno, a unidade fixa revela-se como o local adequado para o desenvolvimento de determinadas ações que carecem de maior privacidade como as sessões de acompanhamento psicológico, o acompanhamento motivacional ou os atendimentos sociais e jurídicos. Durante o ano findo, a Equipa de Rua acompanhou um universo de 85 indivíduos como população alvo. As principais respostas desenvolvidas foram a troca e distribuição de material, a prestação de cuidados de saúde (enfermagem, vacinação e educação para a saúde) e o apoio psicossocial (atendimento, apoios psicológico e alimentar, encaminhamento para respostas).

Eixo de reinserção - Projeto "Fénix"
No âmbito do Projeto "Fénix", que visa a reinserção social, profissional e familiar dos ex-toxicodependentes na comunidade, foram encaminhadas 116 indivíduos e acompanhadas 40 famílias. Além disso, mereceram destaque a organização de ações de sensibilização junto de técnicos, empresas e instituições de formação.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org