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Solidariedade
Social
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A prossecução da inclusão
social tem sido feita através de políticas municipais de cariz
transversal e multissetorial, com o envolvimento ativo das diversas
entidades que integram a rede social e solidária. |
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xxCooperação
Institucional na área da solidariedade social |
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Apoios às entidades
da sociedade civil
Tendo como objetivo reforçar a atuação das entidades da sociedade
civil que, pela sua proximidade, têm um conhecimento aprofundado
das reais necessidades da população e em particular dos indivíduos
em situação social mais vulnerável, o Município tem contribuído
para a valorização e o desenvolvimento das entidades atrás referidas,
através da disponibilização de apoios de cariz financeiro, técnico
e logístico. Em 2015, foi atribuído um financiamento às referidas
instituições, no montante global de 770.068,65 €. |
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xxRede
Social |
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No âmbito da Rede Social, o Município tem procurado potenciar
a atuação concertada de atores de diferente natureza e áreas
de intervenção, nomeadamente entidades públicas e privadas sem
fins lucrativos, tendo em vista uma maior eficiência na promoção
do desenvolvimento social.
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Principais medidas no domínio da
Rede Social, em 2015
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Plenário do Conselho Local de Ação Social
- Reunião de 16 de abril, que abordou os seguintes assuntos:
análise e deliberação do Plano de Desenvolvimento Social
2015-2020, análise e deliberação de pedidos de adesão
de entidades locais à Rede Social; apresentação dos diferentes
programas operacionais.
- Reunião de 25 de julho, na qual foi objeto de deliberação
o Quadro de Intenções de Candidaturas ao Portugal 2020,
a aprovação da candidatura à Rede Local de Intervenção
Social e a apresentação dos resultados finais do Projeto
CLDS+ de Vila Nova de Famalicão.
- Reunião de 2 de junho, que aprovou a escolha da Escola
Profissional CIOR como Entidade Coordenadora Local da
Parceria do Projeto CLDS-3G e de Nilza Jardim como Coordenador
Técnico do referido projeto.
- Reunião de 21 de julho, que aprovou o Plano de Ação
do CLDS-3G.
- Reunião de 2 de dezembro, que analisou os seguintes
assuntos: relatório de avaliação das atividades da Rede
Social 2015; análise e deliberação do Plano de Ação do
Programa Escolhas; análise e deliberação de pareceres
técnicos, análise e deliberação de Propostas de Adesão
à Rede Social; apresentação dos resultados do Questionário
de Avaliação da Satisfação da Rede Social; Informação
sobre a calendarização das reuniões de Núcleo Executivo
para o ano 2016.
Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social
- Realização de onze reuniões do Núcleo Executivo do Conselho
Local de Ação Social, na qualidade de estrutura responsável
pela coordenação e organização da Rede Social, entre os
plenários. Nestas reuniões, foram abordados apresentados
os seguintes assuntos, entre outros: pareceres técnicos,
novas adesões de entidades locais à Rede Social, e os
seguintes documentos: Plano de Desenvolvimento Social
2015-2020; Plano de ação do CLDS 3G; Quadro concelhio
de intenções de candidatura ao Portugal 2020; Projeto
Carry On.
Outras medidas relevantes
- Realização de reuniões das dez Comissões Sociais Inter-Freguesias,
com a presença do Presidente da Câmara Municipal, que
é por inerência o presidente do Conselho Local de Ação
Social.
- Prestação de apoio às dez Comissões Sociais Inter-Freguesias,
englobando a prestação de apoio técnico e a formação de
Qualificadores.
- Conclusão e aprovação do Plano de Desenvolvimento Social
2015-2020.
- Participação no Núcleo Local de Inserção, a estrutura
local à qual compete a gestão processual continuada dos
percursos de inserção dos beneficiários do Rendimento
Social de Inserção (RSI). Em 2015, decorreram 19 reuniões
desta estrutura.
- Participação na Plataforma Supra Concelhia do Ave, nomeadamente
na definição da estratégia do desenvolvimento social do
território do Ave e participação nas reuniões dos Grupos
de Trabalho do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave
(Resiliência, Requalificação da Paisagem organizacional;
Capacitação para a Inovação).
- Realização de reuniões de trabalho com as instituições
particulares de solidariedade social do concelho, com
o objetivo de criar uma maior proximidade entre as instituições
e o Município, o mapeamento das necessidades locais e
o reforço da articulação entre as ações concelhias e o
plano de ação de cada instituição.
- Reuniões com entidades locais para a concertação de
candidaturas ao Portugal 2020.
- Apoio à dinamização dos Laboratórios de Candidaturas,
realizados com as IPSS que manifestaram intenção de candidaturas
às medidas: Qualificação de população com deficiência,
Capacitação para a inclusão, Programa Escolhas e Inserção
sócio profissional da comunidade cigana, Parentalidade
positiva.
- Articulação com a Psi On, entidade com intervenção no
concelho na área da violência doméstica, envolvendo os
Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social, as forças
de segurança e outros atores locais.
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xxContrato
Local de Desenvolvimento Social 3G |
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Em 2013, o Município famalicense
tinha aderido ao Programa dos Contratos Locais de Desenvolvimento
Social+ (CLDS+), regulado pela Portaria n.º 135-C/2013, de 28
de março.
No ano findo, foi reformado o modelo de intervenção dos CLDS,
que passaram agora a designar-se como CLDS de 3.ª Geração (CLDS
-3G), de acordo com a Portaria n.º 179-B/2015, de 17 de junho.
O CLDS-3G tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos,
através de ações a executar em parceria, por forma a combater
a pobreza persistente e a exclusão social. Irá vigorar até finais
de 2018, implicando um investimento de 356.000,00 €.
De acordo com o plano de ação elaborado com base no diagnóstico
social do concelho e aprovado pelo Conselho Local de Ação Social,
em 21 de julho de 2015, estão programadas 6 ações, distribuídas
por três eixos de intervenção: o emprego, formação e qualificação;
a intervenção familiar e parental e a capacitação da comunidade
e das instituições.
A entidade coordenadora do projeto é a CIOR - Cooperativa de Ensino
de Vila Nova de Famalicão, sendo o projeto desenvolvido e operacionalizado
em parceria com a Engenho - Associação para o Desenvolvimento
do Vale do Este e a PASEC - Plataforma de Animadores Socioeducativos
e Culturais.
O projeto será implementado em parceria, envolvendo o Município,
o Instituto da Segurança Social, o Instituto de Emprego e Formação
Profissional e as Comissões Sociais Inter-Freguesias. |
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xxApoio
às pessoas em situação vulnerável |
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O Município, em estreita
cooperação com atores da comunidade, tem promovido medidas de
proteção social destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade,
as quais visam disponibilizar recursos que minimizem as situações
de exclusão social, contribuindo para o desenvolvimento social
concelhio. |
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Principais medidas de apoio às pessoas
em situação vulnerável, em 2015
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- Prestação de apoios que visam a melhoria das condições
básicas dos mais carenciados do concelho. Estes apoios
englobam as seguintes modalidades: I) Apoio em géneros
alimentares, vestuário ou outros bens materiais na Loja
Social do Município e nas demais lojas sociais do concelho,
resultado de trabalho em rede; II) Apoio na distribuição
de móveis, no âmbito do Projeto "Banco de Móveis", tendo
sido apoiados 67 agregados familiares; III) Apoio na cedência
de equipamentos domésticos, no âmbito do Projeto "Hospital
de Monstros".
- Atribuição de apoios em situações de emergência social,
nomeadamente na satisfação das necessidades básicas, designadamente
a alimentação, a saúde, a educação e a habitação, em parceria
com instituições locais.
- Disponibilização de 3.600 Cabazes de Natal, que foram
distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho, durante
o mês de dezembro. O Município investiu um valor global
de 57.880,00 €, acrescido de IVA, para compor os cabazes
de Natal. Além disso, a iniciativa dos Cabazes de Natal
contou com a participação das Juntas de Freguesia, Conferências
Vicentinas e vários agentes locais.
- Dinamização dos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento
Social, tendo em vista uma intervenção articulada, integrada
e de proximidade junto das populações, potenciando a cooperação
entre o Município, o Instituto da Segurança Social e as
instituições locais ligadas á Rede Social.
- Dinamização do Programa Casa Feliz, mas vertentes do
apoio á renda e à realização de obras (consultar o capítulo
"Habitação").
- Atribuição de reduções excecionais de tarifa de água
e isenções de pagamento das tarifas de ligação de água
a pessoas em situação social vulnerável.
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xxApoio
à Infância |
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No âmbito do apoio á infância,
o Município prosseguiu a prestação de apoio técnico, logístico
e administrativo ao funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças
e Jovens, de acordo com a legislação em vigor, assegurando a gestão
de processos de promoção e proteção e contribuindo para o exercício
das suas responsabilidades, de acordo com a legislação em vigor.
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xxApoio
aos seniores |
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Considerando o envelhecimento
progressivo da nossa sociedade, o Município promoveu um conjunto
diversificado de medidas que visam a valorização do contributo
relevante dos seniores em diversos domínios, promovendo o envelhecimento
ativo e saudável. |
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Principais medidas do apoio à população
sénior, em 2015
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- Organização do Cantar de Reis Sénior, em 6 de janeiro,
na Casa das Artes.
- Organização do Carnaval Sénior, em 16 de fevereiro,
no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal sito na Avenida
de França.
- Dinamização do Piquenique Sénior e de outras atividades
dirigidas aos seniores, no dia 9 de julho, no Parque de
Sinçães, no âmbito das atividades comemorativas do 30.º
aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade.
- Dinamização do Passe Sénior Feliz e atribuição de preços
reduzidos aos seniores detentores do referido passe durante
os meses de verão (consultar o capítulo "Mobilidade").
- Organização da Tarde Sénior, no dia 4 de setembro, no
âmbito da Feira de Artesanato e Gastronomia.
- Organização do Passeio Sénior ao Santuário de Fátima,
em 4 de setembro com a participação de cerca de 10.000
pessoas.
- Dinamização do Projeto "Com Exercício Físico: Mais e
Melhores Anos" (consultar o Programa "Desporto").
- Dinamização do Projeto "Espaço S(énior)" (consultar
o Programa "Educação e Conhecimento").
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xxApoio
às pessoas com deficiência |
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O Município assegurou
um conjunto de medidas que visam a reforço da inclusão social
das pessoas com deficiência. |
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Principais medidas do apoio às pessoas
com deficiência, em 2015
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- Deliberação da Câmara Municipal de 25 de junho de 2015,
que aprovou a celebração de um protocolo de cooperação
com o Instituto Nacional para a Reabilitação, visando
a criação de um serviço de informação e mediação para
pessoas com deficiência (SIM-PD), que tem como finalidade
prestar às pessoas com deficiência ou incapacidade uma
informação global e integrada sobre os seus direitos e
benefícios e recursos existentes, apoiando-as na procura
das soluções mais adequadas à sua situação concreta.
- Financiamento do transporte de pessoas com deficiência
para as estruturas de apoio social., no montante de 69.216,93
€.
- Adoção de medidas que visam assegurar o acesso das pessoas
com deficiência ou com necessidades especiais à prática
do desporto (consultar o capítulo "Desporto").
- Reforço da articulação interinstitucional entre as diversas
entidades com responsabilidades no apoio às pessoas com
deficiência e incapacidades e às suas famílias, no âmbito
do Programa Famalicão Inclusivo (consultar o capítulo
"Educação e Conhecimento").
- Dinamização de medidas que visam a inclusão das pessoas
com deficiência ou com necessidades especiais através
do desporto (consultar o capítulo "Desporto").
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xxApoio
aos migrantes e refugiados |
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No ano findo, merece destaque
a resolução do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social,
aprovada em 15 de setembro, na qual esta estrutura deliberou a
disponibilidade para cooperar com Governo e o Alto Comissariado
das Nações Unidas para os Refugiados na resposta do País para
a necessidade de acolhimento de refugiados na sequência da instabilidade
no Médio Oriente. Além disso, foi prosseguido o atendimento aos
migrantes, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes
e do Gabinete de Apoio ao Emigrante. Assim, em 2015, foram realizados
130 atendimentos no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes
e 232 no Gabinete de Apoio ao Emigrante. |
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