Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Modernização Administrativa
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Família
 
Considerando que a família constitui uma instituição primordial e fundamental na organização da vida em sociedade, o Município tem promovido medidas que contribuam para o reconhecimento e a valorização do seu papel fundamental.

Cooperação institucional na área da família

O Município tem privilegiado a cooperação com instituições públicas e da sociedade civil no processo de desenvolvimento da política de família.
 
Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área da família, em 2015

- Contratualização de uma carta de parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, aprovada pela Câmara Municipal em 15 de janeiro. Esta parceria insere-se no âmbito do Projeto "Família & (Des)Igualdade de Género", visando a promoção de igualdade de género na Administração Publica Local, através de um inquérito, para diagnóstico e concretização de instrumentos que contribuam para uma igualdade de género a nível local.

- Deliberações da Câmara Municipal de 20 de fevereiro e de 5 de novembro, que aprovaram a atribuição de apoios financeiros de 5.000,00 € cada um à ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A., tendo como finalidade visar a concretização do Projeto ERESATER - Inclusão Social dos Idosos pela Saúde.

- Implementação do projeto de investigação "Viver bem com mais idade - do contexto familiar ao apoio institucional", em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, de acordo com a deliberação camarária de 16 de outubro de 2014. O projeto visa contribuir para o reforço da qualidade de vida aos cidadãos maiores de 65 anos, num ambiente sustentável, amigável e com segurança em meio familiar ou institucional.

 
Promoção da igualdade do género

O princípio da igualdade de género é uma condição fundamental para o exercício da cidadania. Neste sentido, o Município pretende promover o desenvolvimento integrado da perspetiva de género nas políticas municipais, em cooperação com instituições públicas e da sociedade civil.
 
Principais medidas no âmbito da promoção da igualdade do género, em 2015

- Criação do Grupo Dinamizador para a Igualdade, uma estrutura multidisciplinar que visa a promoção da igualdade de género, cidadania e não-discriminação a nível local, constituído por pessoas que atuam em diferentes áreas da administração municipal. Um dos seus principais propósitos é a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade, que integre a perspetiva de género, cidadania e não-discriminação enquanto estratégia transversal no quadro da definição, execução e avaliação das políticas e ações desenvolvidas pelo Município. O processo de elaboração do referido plano decorreu ao longo do ano findo. No âmbito deste processo, foi solicitada a opinião de todos os trabalhadores da Administração Pública Local do concelho, através de questionários.

- Realização de um workshop subordinado ao tema Elaboração de Planos Municipais para a Igualdade: Estratégias de intervenção ao nível do poder local, no dia 7 de abril, em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

- Comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, em 24 de outubro de 2015., com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade local para a relevância da igualdade de género, cidadania e não-discriminação. O Museu Bernardino Machado foi o local escolhido para a dinamização das diversas atividades.

 
Projeto "Mês da Família"

O Projeto "Mês da Família" visou oferecer uma ampla e qualificada programação, valorizando a intergeracionalidade e a relevância da família junto da população em geral.
 
Principais medidas no âmbito do "Mês da Família", em 2015

- Dinamização da iniciativa "Conversetas em Família", na Casa da Juventude de Delães, resultado da parceria entre o Município, a Junta de Freguesia de Delães, a Associação Nova Acrópole e a Escola Superior de Enfermagem do Porto. No domínio desta iniciativa, foram focados os seguintes temas: "Pedaços de Ternura", em 6 de maio; "Escutar para conhecer, conhecer para agir", em 13 de maio; "A Sabedoria do Amor", em 20 de maio; "Ativa(R)mente", em 27 de maio.

- Organização da iniciativa "Duas de Treta", que decorreram às quintas-feiras durante o mês de maio, na Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão. No âmbito desta iniciativa, foram abordados os seguintes temas: "Autismo: Os mimos do Miguel", em 7 de maio, "Jovens: Onde reside a vontade?", em 14 de maio; "Os seus filhos são felizes ?", em 21 de maio; "A solidão na adolescência", em 28 de maio.

- Dinamização do Fórum "Arbitragem que Presente? Para que Futuro?", em 8 de maio, no pequeno auditório da Casa das Artes.

- Dinamização da exposição fotográfica "Poesia dos Afetos", em parceria com a Oficina - Escola Profissional do Instituto Nun`Álvres, entre os dias 8 e 29 de maio, na Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão.

- Realização da Oficina "Árvores com Família", em 10 de maio, nas instalações dos Serviços Educativos do Parque da Devesa.

- Realização da conferência subordinada ao tema "Valores numa Sociedade Moderna", no auditório da CESPU, em 15 de maio, com a presença do Bispo D. Ximenes Belo e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

- Apresentação da peça de teatro "Maria Moisés", em 21 de maio, no auditório do Centro de Estudos Camilianos (consultar o capítulo "Cultura").

- Promoção de Mega Pic Nic em Família, em 23 de maio, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Pedome.

- Organização da iniciativa "A Dança e o Património Local e Regional como interface de gerações", em 23 de maio, no Anfiteatro do Parque da Devesa, em parceria com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

- Promoção do jogo "Family Game", em 25 de maio, na Casa do Território.

 
Outras medidas relevantes na área da família

Na área da família, mereceram destaque ainda as medidas abaixo mencionadas em 2015.
 
Outras medidas relevantes na área da família, em 2015

- Organização da iniciativa "Tendinhas Solidárias", nos dias 11 e 12 de abril, em parceria com empresas locais, permitindo a disponibilização de artigos de vestuário e acessórios, em que o valor angariado nas vendas reverteu para as famílias mais vulneráveis do concelho, em géneros alimentares, através das Lojas Sociais do mesmo.

- Dinamização da Cabana Solidária, uma estrutura que visou a recolha de géneros alimentares e de higiene, para serem posteriormente distribuídos pelas famílias mais vulneráveis do concelho, através da Loja Social de Vila Nova de Famalicão. Esteve em funcionamento de 6 a 24 de dezembro, com diversas atividades, como pinturas faciais, modelagem de balões e atuações de escolas, associações, grupos corais e a exposição contemporânea subordinada ao tema "Metamorfoses", pelos alunos da Escola de Artes Plásticas "A Casa ao Lado", bem como a presença do Pai Natal.

 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org