Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Internacionalização
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Reforçar a cultura de cidadania comunitária.
 
O Município reconhece a relevância social do voluntariado como manifestação de uma cidadania ativa e solidária, tendo em consideração o seu contributo no desenvolvimento de uma sociedade mais fraterna e focada na dignificação do ser humano.
 
Cooperação institucional na área do voluntariado

O Município desenvolveu medidas de cooperação com diversas entidades, potenciando a valorização e a visibilidade do voluntariado como âncora do desenvolvimento harmonioso e inclusivo da comunidade.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2018

- Organização da mesa redonda "Força V - Participar e Inovar", em 14 de março, no café-concerto da Casa das Artes. A iniciativa, que juntou cerca de três dezenas de representantes de instituições educativas e sociais do concelho foi promovida pelo Município, com a presença de uma representação da Confederação Portuguesa de Voluntariado, entre outras entidades. A mesa redonda teve como tema o envolvimento dos jovens como cidadãos ativos e intervenientes na vida pública e na definição do futuro da sociedade.

- Estabelecimento da parceria entre o Banco Municipal de Voluntariado e a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, apresentado publicamente em 30 de novembro, no Museu Bernardino Machado. Nos termos da parceria, o Banco Municipal de Voluntariado mobiliza voluntários em função das solicitações dos museus do concelho, mediadas pela Rede de Museus.

 
Promoção e divulgação do voluntariado

Em 2018, foram organizadas atividades de promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e as organizações promotoras das atividades de interesse comunitário.
 

Principais medidas no âmbito da promoção e divulgação do voluntariado, em 2018

- Promoção de ações que visam o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, sensibilizar os cidadãos e as organizações, divulgar projetos e oportunidades de voluntariado, contribuir para o aprofundamento do conhecimento do mesmo e disponibilizar ao público informações sobre voluntariado. Neste contexto, merece referência a mobilização de voluntários no âmbito do programa de participação e envolvimento "Festival Famalicão Visão'25 - Comunidade de Futuro". Além disso, mereceu ênfase as seguintes ações: recolhas de alimentos para a Loja Social do Município, Campanha de Adoção de Árvores; Dia Mundial da Saúde; Dia Mundial da Criança; Feira Medieval e Viking; Prova de Atletismo Bernardino Machado e Prova de Atletismo Adaptado ao Ar Livre. Festival Vaudeville Rendez Vous, Sarau Desportivo Sénior, Campanhas do Pirilampo Mágico; atividades de Natal.

- Concurso de Cachecóis de Natal, em 14 de janeiro, no Museu da Indústria Têxtil. Esta ação resultou da cooperação entre a Associação Milho D'Oiro e o Município, através do Banco Municipal de Voluntariado, com o apoio da Fundação Castro Alves e da livraria Fonte Nova. O trabalho de Ana Luísa Costa, da Escola Básica do Louro, venceu na categoria "O Mais Tradicional". A AFPAD triunfou na categoria "O Mais Original" e João de Sousa Oliveira, da Escola Básica do Louro, venceu na categoria de "Cachecol Mais Trabalhoso/Árduo". Esta medida teve uma dimensão solidária, com a entrega de bens alimentares por parte dos participantes.

- Iniciativa "O voluntariado na perspetiva de quem o vive com Bernardino Silva", em 18 de fevereiro. O professor Bernardino Silva abordou a sua experiência no âmbito do voluntariado.

- Presença na comemoração do Dia Internacional do Voluntário, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, do Porto, em 5 de dezembro, onde se discutiram assuntos relacionados com a situação atual do voluntariado e a mudança social que leva as entidades de voluntariado a terem de se adaptar para mobilizar as pessoas voluntárias.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt