Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Reforçar a cultura de cidadania comunitária.
 
O Município reconhece a relevância social do voluntariado como manifestação de uma cidadania ativa e solidária, tendo em consideração o seu contributo no desenvolvimento de uma sociedade mais fraterna e focada na dignificação do ser humano.
 
Cooperação institucional na área do voluntariado

O Município desenvolveu medidas de cooperação com diversas entidades, potenciando a valorização e a visibilidade do voluntariado como âncora do desenvolvimento harmonioso e inclusivo da comunidade.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2018

- Organização da mesa redonda "Força V - Participar e Inovar", em 14 de março, no café-concerto da Casa das Artes. A iniciativa, que juntou cerca de três dezenas de representantes de instituições educativas e sociais do concelho foi promovida pelo Município, com a presença de uma representação da Confederação Portuguesa de Voluntariado, entre outras entidades. A mesa redonda teve como tema o envolvimento dos jovens como cidadãos ativos e intervenientes na vida pública e na definição do futuro da sociedade.

- Estabelecimento da parceria entre o Banco Municipal de Voluntariado e a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, apresentado publicamente em 30 de novembro, no Museu Bernardino Machado. Nos termos da parceria, o Banco Municipal de Voluntariado mobiliza voluntários em função das solicitações dos museus do concelho, mediadas pela Rede de Museus.

 
Promoção e divulgação do voluntariado

Em 2018, foram organizadas atividades de promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e as organizações promotoras das atividades de interesse comunitário.
 

Principais medidas no âmbito da promoção e divulgação do voluntariado, em 2018

- Promoção de ações que visam o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, sensibilizar os cidadãos e as organizações, divulgar projetos e oportunidades de voluntariado, contribuir para o aprofundamento do conhecimento do mesmo e disponibilizar ao público informações sobre voluntariado. Neste contexto, merece referência a mobilização de voluntários no âmbito do programa de participação e envolvimento "Festival Famalicão Visão'25 - Comunidade de Futuro". Além disso, mereceu ênfase as seguintes ações: recolhas de alimentos para a Loja Social do Município, Campanha de Adoção de Árvores; Dia Mundial da Saúde; Dia Mundial da Criança; Feira Medieval e Viking; Prova de Atletismo Bernardino Machado e Prova de Atletismo Adaptado ao Ar Livre. Festival Vaudeville Rendez Vous, Sarau Desportivo Sénior, Campanhas do Pirilampo Mágico; atividades de Natal.

- Concurso de Cachecóis de Natal, em 14 de janeiro, no Museu da Indústria Têxtil. Esta ação resultou da cooperação entre a Associação Milho D'Oiro e o Município, através do Banco Municipal de Voluntariado, com o apoio da Fundação Castro Alves e da livraria Fonte Nova. O trabalho de Ana Luísa Costa, da Escola Básica do Louro, venceu na categoria "O Mais Tradicional". A AFPAD triunfou na categoria "O Mais Original" e João de Sousa Oliveira, da Escola Básica do Louro, venceu na categoria de "Cachecol Mais Trabalhoso/Árduo". Esta medida teve uma dimensão solidária, com a entrega de bens alimentares por parte dos participantes.

- Iniciativa "O voluntariado na perspetiva de quem o vive com Bernardino Silva", em 18 de fevereiro. O professor Bernardino Silva abordou a sua experiência no âmbito do voluntariado.

- Presença na comemoração do Dia Internacional do Voluntário, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, do Porto, em 5 de dezembro, onde se discutiram assuntos relacionados com a situação atual do voluntariado e a mudança social que leva as entidades de voluntariado a terem de se adaptar para mobilizar as pessoas voluntárias.