Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Assuntos Jurídicos
 
A Câmara Municipal tem promovido a valorização da autoridade do Município como instituição democraticamente legitimada, contribuindo para a segurança jurídica na atuação dos serviços da administração municipal, a simplificação dos procedimentos e o desenvolvimento de uma relação de confiança com os cidadãos.
 
Indemnização ao Futebol Clube de Famalicão. Torres de iluminação no Estádio Municipal

Na reunião de 25 de setembro de 2014, a Câmara Municipal deliberou o pagamento de uma indemnização de 100.000,00 € ao Futebol Clube de Famalicão, pelas beneficiações realizadas no Estádio Municipal com a construção das torres de iluminação, mas também pelas despesas de conservação e manutenção que a referida instituição teve ao longo dos anos com as mesmas, e ainda pelo uso, por parte do Município, destas infraestruturas com várias atividades culturais e recreativas, sendo que estas revertem a favor da autarquia e passam a fazer parte integrante do património municipal.

Parceria público-privada. Anulação do procedimento

Em 4 de dezembro de 2014, o órgão executivo aprovou a revogação da sua deliberação de 29 de janeiro de 2009, nos termos da qual tinha sido aprovada a abertura de um procedimento concursal com vista à constituição de uma parceria público-privada, cuja finalidade era a conceção, construção, financiamento, manutenção, conservação e disponibilização de infraestruturas de interesse municipal.

Emissão de parecer vinculativo para reconhecimento da isenção do IMT à CESPU, CRL

A CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL solicitou a isenção de liquidação do IMT relativo à aquisição do edifício da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.

Considerando o papel valioso da referida instituição na promoção do ensino superior e na afirmação territorial do nosso concelho, a Câmara Municipal, em 4 de dezembro de 2014, deliberou emitir parecer vinculativo reconhecendo que se encontram preenchidos os requisitos para atribuição de isenção de liquidação do IMT, relativa à aquisição, do edifício da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.

Modernização da regulamentação municipal.

A Câmara Municipal tem estado empenhada na criação de condições que permitam uma maior qualidade dos regulamentos municipais, com ênfase acrescida na simplificação dos procedimentos, de forma a desburocratizar a atuação do Município e a facilitar a vida dos cidadãos.

Neste domínio específico, merecem destaque as seguintes resoluções da Câmara Municipal:

- A aprovação de alteração do Código Regulamentar de Taxas, Licenças e Outros Serviços do Município, tendo em vista a sua adequação ao Decreto-Lei n.º 169/2012, de 1 de agosto, que estabeleceu o regime jurídico do Sistema de Indústria Responsável (SIR) de acordo com a deliberação de 23 de fevereiro;

- A aprovação do projeto do Regulamento Municipal de Apoio à Educação, de acordo com a deliberação de 24 de abril (consultar o capítulo "Educação").

Desenvolvimento da formação na área jurídica

Considerando que a qualificação e o reforço de competências dos trabalhadores representa um contributo valioso para a eficiência da administração municipal, o Departamento de Assuntos Jurídicos promoveu o seminário "Diálogos em Jurídico". Este seminário, que teve lugar no dia 16 de outubro de 2014, no Salão Nobre da Assembleia Municipal, abordou os principais diplomas legais que enquadram a vida autárquica. Além disso, o Departamento de Assuntos Jurídicos colaborou com outros serviços municipais, nomeadamente em iniciativas como a formação de agentes culturais (consultar o capítulo "Cultura") e as "3.as Técnicas" (consultar o capítulo "Urbanismo").

Transações judiciais

No domínio específico das transações judiciais, mereceram destaque as seguintes resoluções da Câmara Municipal:

- Ratificação do termo de transação judicial com David Abílio Liberal Ferreira, no âmbito do processo 1179/12.4BEBRG, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (deliberação de 6 de março de 2014)

- Transação judicial no âmbito do processo 346/07.7 BEPRT, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, interposto pela Sociedade de Construções Soares da Costa, S.A. contra a AMAVE - Associação de Municípios do Vale do Ave (deliberações de 1 de abril e 24 de abril de 2014)

- Transação judicial com Ana Cristina Moura Sampaio, Joana Moura Sampaio, Daniela Moura, Libéria Maria da Silva Moura Sampaio e marido, Honorato de Freitas Sampaio, no âmbito da ação do processo sumário 3994/11.7TJVNF (deliberação de 8 de julho).
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org