Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Habitação
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Internacionalização
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

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Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
 
TURISMO
Valorizar a oferta e atratividade.
 
O turismo assume um relevo especial no dinamismo económico e social dos territórios. Por conseguinte, o Município tem dado uma atenção relevante à valorização e ao desenvolvimento das potencialidades turísticas do território famalicense.
 
Dias à Mesa 2019

No dia 13 de fevereiro, foi lançado o Programa gastronómico "Dias à Mesa", que pretendeu potenciar gastronomia do concelho e a sua relação com as atividades e eventos de animação cultural e turística e os produtos endógenos e da época.

Durante o ano de 2019, procedeu-se à implementação da iniciativa "Dias à Mesa 2019, materializada em oito eventos gastronómicos, realizados em cooperação com os restaurantes e com os estabelecimentos de alojamento turístico aderentes.

Apresentação pública da Estratégia "Famalicão Turismo 220"

A Estratégia "Famalicão Turismo 220" foi apresentada no dia 28 de fevereiro, numa sessão pública que contou com a presença do Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Luís Pedro Martins, e de vários agentes locais, sobretudo da área gastronómica e cultural.

A Estratégia "Famalicão Turismo 220", que pretende colocar o concelho no mapa turístico nacional e internacional, define os seguintes eixos estratégicos: gastronomia e vinhos, animação turística e eventos, touring cultural e paisagístico e turismo industrial e de negócios.

Atividades Promocionais. Participação em Feiras

Ao longo do ano de 2019, foram várias as ocasiões em que o Município participou em Feiras e eventos promocionais, para a promoção turística de Vila Nova de Famalicão. Destaca-se aqui a participação nas seguintes iniciativas: edição 2019 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 13 a 17 de março na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa; Fórum Turismo de Fronteira e na V Edição da Expocidades - Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreram em Braga, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, organizados pelo Eixo Atlântico em cooperação com os Municípios associados do Norte de Portugal e da Galiza (Espanha); 6ª edição do Vinho Verde Fest, entre 31 de maio e 2 de junho, que teve lugar na Praça da República, em Braga, onde estiveram em promoção os vinhos verdes do concelho Famalicão, em cooperação com os produtores locais que aceitaram associar-se a esta iniciativa.

Apoio ao turismo religioso. Solenidades da Semana Santa

Reconhecendo a relevância social, cultural e económica do turismo religioso e da Semana Santa em particular, a Câmara Municipal, na reunião de 4 de abril aprovou o seguinte: apoiar logisticamente as comemorações das Solenidades da Semana Santa e atribuir financiamento no valor de 5.000,00 € à Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Nova de Famalicão, com vista à comparticipação nos custos com a organização e implementação das Solenidades da Semana Santa de Vila Nova de Famalicão de 2019.

Cooperação com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Em 18 de abril, a Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo de Cooperação entre o Município e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo como objetivo promover a cooperação técnica, científica e humana entre ambas as entidades, através da partilha de informação e conhecimento pertinente sobre o sector do turismo.

ALA+T - Projeto de cooperação intermunicipal para a criação de uma Rede de Turismo Industrial

O turismo Industrial constitui um dos segmentos estruturantes da estratégia de desenvolvimento turístico de Vila Nova de Famalicão. No decurso da formação ALA + T - Qualificar para o Turismo, realizada entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, promovida pelo IPDT - Turismo e Consultadoria, com o apoio do Turismo de Portugal, na qual o Município participou, foi apresentado, na componente de formação prática, o projeto designado por Rede Portuguesa de Turismo Industrial - RPTI, concebido por este Município em conjunto com mais cinco Municípios: S. João da Madeira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Santa Maria da Feira e Santo Tirso.

O Projeto Rede Portuguesa de Turismo Industrial - RPTI obteve o reconhecimento de projeto vencedor e, desse reconhecimento, decorre a submissão de candidatura ao Turismo de Portugal, para a execução do projeto, com o apoio financeiro do Programa ´RegFin´ - Regime Geral dos Financiamentos do Turismo de Portugal, IP.

A apresentação do projeto ao Programa ´RegFin´ conduziu também à assinatura de um Acordo Constitutivo de Agrupamento de Municípios entre os seis Municípios envolvidos, que foi aprovado pela Câmara Municipal em 12 de setembro.

Famalicão Turismo Industrial

O eixo Turismo Industrial e de Negócios, que emerge da Estratégia de Desenvolvimento Famalicão Turismo 220, tem dado o mote para o desenvolvimento os circuitos pelo Património Industrial, pela Indústria Viva, pela I&D e pelo Enoturismo. São onze os polos de visita da rede de turismo industrial em Vila Nova de Famalicão, incluindo três museus, três empresas em atividade, um centro tecnológico, e quatro quintas/adegas de produção de vinho verde.

A apresentação pública do projeto realizou-se no dia 28 de novembro, na Adega Casa da Torre, um dos polos de visita.

Feira Grande de São Miguel

De tradição já longa, associada aos ciclos de produção agrícola, a Feira Grande de São Miguel, de 27 a 29 de setembro, assinalou uma vez mais o momento das colheitas de verão. Neste fim de semana, juntaram-se os produtores locais, expuseram-se os produtos da terra, promoveram-se momentos de discussão e de reflexão e sobressaíram as tradições, numa iniciativa que se realiza anualmente no concelho.

De destacar a desfolhada minhota e a gala equestre, para além do desfile de charretes pelas ruas da cidade. O workshop Bio Capital, sobre a temática dos produtos locais e sua certificação, que decorreu na Fundação Cupertino de Miranda, e o showcooking que se lhe seguiu, em cooperação com a AESAcademy, foram mais duas iniciativas que integraram o programa.

No âmbito da Feira Grande de São Miguel, merecem referência as seguintes resoluções do órgão executivo:

- Deliberação da Câmara Municipal de 29 de agosto, que aprovou o programa da Feira Grande de S. Miguel 2019 e autorizar a realização de despesas para a concretização do evento, até ao montante de 31.205,00 €, bem como aprovar o documento Normas de Participação;

- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de dezembro, que aprovou a tabela final de despesa da Feira Grande de São Miguel.

Natal 2019

Considerando que a quadra natalícia é um dos principais eventos do território ao nível de atratividade e dinâmica turística, o Município promoveu um conjunto abrangente de medidas.
 

Principais medidas no âmbito do Natal 2019

- Deliberação da Câmara Municipal de 24 de outubro, relativa ao apoio financeiro e não-financeiro à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão - Campanha de Natal 2019. Neste âmbito, o órgão executivo aprovou o seguinte: i) a atribuição de um apoio financeiro de 70.000,00 € à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, para prosseguimento das suas atividades inerentes à Campanha de Natal 2019; a atribuição de um apoio não-financeiro à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, que se materializa na cedência de apoio logístico na montagem/desmontagem e preparação/funcionamento das atividades previstas; a aprovação da isenção à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, do pagamento da Licença Especial de Ruído, Licença de Ocupação de Espaço/Via Pública e Licença de Recinto Improvisado, necessárias para a realização das diferentes atividades, de acordo com os artigos 35.º e 36.º, do Código Regulamentar de Taxas Municipais.

- Deliberação da Câmara Municipal de 24 de outubro, relativa às festividades de Natal. Neste âmbito, o órgão executivo aprovou o seguinte: i1 a aprovação do programa das Festividades Natal 2019 e autorizar a realização de despesas para a realização do evento, até ao montante de 291.130,00 €, de acordo com o programa provisório e o orçamento; ii) a aprovação das "Normas de Participação - Mercado de Natal".

- Implementação do programa de Natal 2019. O programa do Natal 2019 em Vila Nova de Famalicão arrancou com a inauguração da iluminação nas ruas da cidade e das vilas do concelho no dia 22 de novembro, a que se seguiu a abertura das restantes iniciativas e equipamentos que integraram a programação de Natal, numa iniciativa que se manteve até aos Reis, no dia 5 de janeiro de 220, tendo atraído um número muito significativo de visitantes à cidade, com reflexos evidentes na animação das ruas e do centro urbano, mas também com vantagens para a dinamização do comércio local. A edição de 2019 contou com diversas alterações e melhorias, com especial destaque para a criação de uma zona coberta para a praça alimentar do Mercado de Natal e a oportunidade criada para os artesãos famalicenses de promover e vender os seus produtos no mercado artesanal. Para além do Mercado de Natal e da iluminação das ruas destaca-se o espetáculo multimédia de luz e som, o Circo de Papel, que apresentou 'Jardins', inspirado no conto "O Rapaz de Bronze" de Sophia de Mello Breyner Andresen, a pista de gelo, bem como os divertimentos para as crianças. Durante a campanha de Natal, o Município desenvolveu ainda um importante trabalho com parceiros da área cultural, a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e o tecido empresarial local.

 
 
 
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