Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Habitação
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Internacionalização
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para a Governança
 
IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
 
O Município preconiza a relevância da igualdade como condição fundamental para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão, enquanto comunidade que promove efetivamente a dignidade da pessoa humana e assegura plenamente a participação de todas e de todos.
 

Cooperação institucional na área da igualdade

A cooperação interinstitucional do Município com entidades públicas e da sociedade civil é da maior relevância para a prossecução de políticas promotoras da igualdade, cidadania e não discriminação.

 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área da igualdade, em 2019

- Deliberação da Câmara Municipal de 31 de janeiro, que aprovou o protocolo de parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, no âmbito do projeto "Ambientes amigáveis para o desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital", que tem como objetivo a identificação das barreiras arquitetónicas existentes no concelho, contribuindo deste modo para a inclusão das pessoas com mobilidade reduzida.

- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de maio, que aprovou a celebração do protocolo de cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação entre o Município e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, organismo governamental inserido na Presidência do Conselho de Ministros. O referido protocolo tem como finalidade a promoção, execução, monitorização e avaliação da implementação de medidas e ações que concorram para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 "Portugal + Igual" (ENID), ao nível do Município, a qual tem por objetivos a eliminação dos estereótipos, o combate à discriminação, incluindo numa perspetiva intersectorial, e a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica.

- Fomento da cooperação interinstitucional na implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade, que tem como finalidade incentivar as instituições públicas e da sociedade civil a desenvolver políticas e práticas cada vez mais inclusivas, coesas e diversas. Recorde-se que o Município aderiu à Carta Portuguesa para a Diversidade, através da deliberação camarária de 13 de julho de 2017. Neste contexto, o Município participou na Comissão Técnica do Núcleo Norte e no Grupo de Trabalho do Fórum da Carta Portuguesa para a Diversidade e do Grupo de Trabalho de Comunicação, que teve diversas reuniões periódicas ao longo do ano.

- Dinamização do Grupo Rede Respostas à Violência Interpessoal (GRRVI), cuja missão é a intervenção integrada e interdisciplinar, contribuindo para enfrentar a violência interpessoal através da cooperação institucional, envolvendo o Município e diversas instituições públicas e da sociedade civil da comunidade famalicense. Em 2019, mereceram destaque as reuniões de 13 de março, 17 de abril e 10 de dezembro, que contribuíram para um trabalho colaborativo em rede, de forma a facilitar os procedimentos no encaminhamento e acompanhamento à vítima, pessoa agressora e respetivo contexto familiar e social. Neste domínio, merece realce a decisão conjunta da criação do Guia de Respostas e Estruturas na Área da Violência Interpessoal, que visa ser uma ferramenta que facilite o melhoramento dos procedimentos e uma visão sistémica da problemática da violência interpessoal. Ainda no domínio da violência interpessoal, mereceu destaque o encontro "Cooperação e conjugação de esforços em matéria de violência doméstica, em 10 de setembro, realizou-se, na Casa do Território. Este encontro foi promovido pelo PSI-ON, uma instituição que tem cooperado com o Município no âmbito da prevenção e combate às diversas formas de violência interpessoal. Este encontro teve a presença dos oradores Prof. Dr. José Ferreira Alves, da Universidade do Minho, e do Cabo Luís Carvalho do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vitimas Específicas (NIAVE) da GNR, assim como contou com a participação das várias entidades que integram este Conselho; tendo culminado na assinatura do protocolo do Conselho de Cooperação.

 
Formação na área da igualdade

O Município tem assegurado medidas de formação, considerando a sua relevância na prossecução de políticas promotoras da igualdade no território.
 

Principais medidas de formação na área da igualdade, em 2019

- Formação de Técnicos de Apoio à Vítima (TAV). Como resultado da cooperação entre o Município, a associação PSI-ON e a Didáxis, foi promovida a formação de agentes qualificados que atuam no domínio da violência doméstica, com os seguintes objetivos: i) capacitar profissionais que atuem no domínio da violência doméstica, para que possam prestar apoio técnico especializado às vítimas; ii) aprofundar o conhecimento sobre violência doméstica e violência nas relações de intimidade; iii) compreender as dinâmicas da violência e as especificidades da intervenção psicossocial e jurídica das vítimas.

- Formação de Públicos Estratégicos para a obtenção da especialização em Igualdade de género, nas vertentes de apoio a pessoas idosas, da saúde e da educação e formação. Resultado da cooperação entre o Município, a associação PSI-ON e a Didáxis, estas ações de formação, tiveram como finalidade proporcionar a profissionais da Administração Pública e das instituições da sociedade civil novas aprendizagens facilitadoras da apropriação de conhecimento nas temáticas da igualdade.

- Dinamização de ação de formação e sensibilização para a inclusão das pessoas com mobilidade condicionada através da acessibilidade arquitetónica e urbanística (trabalhadores em geral do Município), em outubro de 2019. Esta ação de formação visou os seguintes objetivos gerais: i) sensibilizar para a importância da acessibilidade como forma de promover a participação social das pessoas com mobilidade condicionada na autarquia; ii) sensibilizar para a acessibilidade como uma responsabilidade de todos; iii) sensibilizar para as condições de segurança e de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada em eventos públicos.

- Elaboração do referencial para formação de sensibilização para a acessibilidade dos trabalhadores com funções de fiscalização do Município. Este referencial teve os seguintes objetivos gerais: i) compreender a importância da acessibilidade como forma de promover a participação social das pessoas com mobilidade condicionada na autarquia; ii) compreender a aplicação do Decreto-Lei n.º163/2006, de 8 de agosto, para a promoção da acessibilidade na autarquia; iii) desenvolver capacidade para a identificação de barreiras arquitetónicas e urbanísticas nos espaços de uso público na autarquia; iv) desenvolver capacidade para a proposta de eliminação de barreiras arquitetónicas na autarquia.

 
Consciencialização da comunidade na área da igualdade

O Município tem promovido o desenvolvimento de medidas dirigidas à comunidade, com o intuito de a consciencializar para as questões da igualdade, de uma forma transversal e intergeracional.
 

Principais medidas no âmbito da consciencialização na área da igualdade, em 2019

- Apresentação pública do livro "Da Infância à Terceira Idade - Intervenção em contexto de violência e crime", da autoria da Prof.ª Doutora Madalena Sofia Oliveira. A obra pretende constituir uma ferramenta relevante para a atividade formativa de estudantes das áreas sociais e da saúde, mas também para a prática de todos os profissionais que intervêm, ou pretendem vir a intervir, em matérias relacionadas com a violência e com o crime, da infância à terceira idade.

- Tertúlia "Que Género de escola temos?", no Café Concerto da Casa das Artes, em 6 de março. No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher e numa perspetiva de igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a Associação Yupi, com o apoio do Município, promoveram uma tertúlia subordinada ao tema "Que Género de escola temos?". A tertúlia contou com a presença, entre outras individualidades, da Prof.ª Doutora Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, de várias oradoras convidadas (Ariana Correia, Ana Luísa Abreu, Mafalda Araújo e Manuela Guimarães), do Dr. Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, e do Dr. Manuel Albano, Diretor de Serviços da Delegação Norte do Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. A tertúlia teve como objetivos o debate, reflexão e a (des)construção de estereótipos de género, com o objetivo de garantir reais oportunidades e direitos a homens e mulheres. Além disso, foi apresentado o documento "Guia - Escola Amiga da Igualdade de Género", coordenado pela investigadora Tamy Rodrigues, da associação YUPI, resultado do projeto "School of Active Citizens", um projeto transnacional Erasmus + que envolve também outras escolas e organizações não governamentais da Polónia, Eslováquia e Roménia.

- Promoção do Mural para a Igualdade "Ser Família", no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança | Parque dos Sonhos - "Ser Família". Localizado no Parque da Devesa, este mural, patente de 31 de maio a 30 de setembro, teve como objetivo incentivar a comunidade a refletir e envolver-se na construção de uma sociedade mais justa e equitativa A sua construção foi o resultado do trabalho colaborativo de várias entidades parceiras e serviços municipais que estiveram envolvidas na comemorações do Dia Mundial da Criança.

- Dinamização da Campanha de Informação e Sensibilização sobre Acessibilidades, inserida no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2019 (consultar o capítulo "Mobilidade"). A campanha teve lugar em 18 de setembro, nalgumas ruas do centro da cidade, tendo como objetivos envolver o comércio de rua e a comunidade em geral para a relevância de promover a cidade acessível e autónoma para todas as pessoas. Asssim, a campanha consistiu na distribuição de flyers de informação e sensibilização sobre a temática da acessibilidade inclusiva, bem como no convite de alguns responsáveis de estabelecimentos comerciais a colocarem-se na pessoa de cliente com mobilidade condicionada permanente ou temporária, de modo a permitir a acesso de todas as pessoas que queiram usufruir do comércio de rua. Também houve ações destinadas à comunidade em geral, na Praça D. Maria II, em frente à Fundação Cupertino de Miranda, e na Praça 9 de Abril.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt