Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Propostas Anexas

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

   
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
O desenvolvimento inclusivo, que visa promover uma sociedade com níveis elevados de emprego que assegura a coesão económica, social e territorial, constitui uma prioridade âncora da Estratégia Europa 2020.

A inclusão social, dimensão fundamental nas abordagens do crescimento inclusivo, assume uma importância relevante para a participação ativa das populações nos processos de mudança, o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações e a coesão dos territórios.

Vila Nova de Famalicão é um território com diversas práticas de referência de desenvolvimento social e de inclusão, num quadro de fomento de uma cultura de participação por parte de diversos agentes.

Consequentemente, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo está alinhada com o Programa-Estrela "Força V - Famalicão Voluntário", que visa impulsionar novos ambientes de participação e envolvimento da comunidade.

Com efeito, o voluntariado, estendido a vários domínios, demonstra ser o veículo adequado, conjugando e reforçando simultaneamente diversos fatores, como o carácter integrado das políticas, o estímulo à experimentação de novas práticas e a participação ativa de todos os cidadãos, das várias gerações.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo enquadra as políticas e as medidas do Município que promovem o reforço da qualidade de vida das pessoas e da equidade social na nossa comunidade.
 
Programa-Estrela "Força V - Famalicão Voluntário"
 
 
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
Promover a aprendizagem ao longo da vida.
 

A educação e o conhecimento desempenham um papel central na promoção da justiça social, sendo igualmente alicerces do desenvolvimento sustentado do concelho.

Por conseguinte, o Município tem como prioridade as políticas que procuram garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação e ao conhecimento e elevar o nível de qualificações da população ao longo da vida.

 
xxModernização dos equipamentos educativos
 
O Município tem como prioridade a modernização da rede de instalações educativas no concelho, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem cada vez mais motivador e gratificante.
 

Principais medidas no domínio dos equipamentos educativos, em 2017

1.º ciclo do ensino básico

Intervenções com financiamento autárquico

- Remodelação do edifício da Escola EB 1 de Delães.
- Remodelação do edifício e do espaço exterior da Escola EB 1 de Gavião.
- Remodelação do edifício e do espaço exterior da Escola EB 1 de Landim.

Intervenções com cofinanciamento do Portugal 2020

- Inicio das obras de remodelação e ampliação das seguintes escolas: Escola EB 1 de Esmeriz, Escola EB 1 de Riba de Ave, Escola EB 1 de Ruivães, Escola EB 1 Conde de São Cosme do Vale (Vila Nova de Famalicão), Escola EB 1 de Lagarinhos (Brufe).

2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário

- Requalificação da Escola EB 2,3 de Ribeirão. Neste âmbito, será elaborado o projeto de requalificação integral, bem como a 1.ª fase da obra, com a intervenção no pavilhão branco.
- Reabilitação da Escola EB 2,3 Júlio Brandão, da Escola EB 2,3 Dr. Bernardino Machado e da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. O Município pugnará por uma intervenção direta do Ministério da Educação, ou em alternativa, assumirá a realização das obras, desde que haja financiamento por parte da Administração Central do Estado.

 
xxAção social escolar
 
O Município tem como objetivo estratégico valorizar a educação como instrumento da equidade social, mediante a atribuição de um conjunto diversificado de apoios no âmbito da ação social escolar.
 

Principais medidas no domínio da ação social escolar, em 2017

- Oferta dos manuais escolares das disciplinas de frequência obrigatória a todos os alunos que frequentam as escolas do 1.º ciclo do ensino básico. No caso do Governo avançar com a disponibilização dos manuais até ao final do 1.º ciclo do ensino básico, o Município está disponível para realocar essas verbas para o 2.º ciclo do ensino básico.

- Organização dos transportes escolares, cujo objetivo é promover a mobilidade entre os locais de residência e os estabelecimentos educativos que os alunos do ensino não superior frequentam.

- Concessão de apoios para a aquisição de material escolar aos alunos que frequentam os estabelecimentos públicos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho e colocados nos escalões 1 e 2 do abono de família.

- Promoção da alimentação saudável, em estreita articulação com os estabelecimentos de ensino e outras entidades locais, englobando as seguintes medidas:

i) A disponibilização de refeições gratuitas ou comparticipadas, através da rede de refeitórios escolares;
ii) A distribuição gratuita de fruta escolar, no âmbito do regime de fruta escolar;
iii) A distribuição de lanches saudáveis, em parceria com as entidades locais, de acordo com os programas de educação alimentar;
iv) A dinamização de ações no domínio da educação, saúde e higiene alimentares.

 
xxPromoção da aprendizagem ao longo da vida
 
Uma das prioridades do Município é tornar o sistema educativo local cada vez mais inclusivo e eficaz, contribuindo para o combate ao insucesso e abandono escolares e o alargamento das oportunidades de aprendizagem.

Definição do Plano Estratégico Educativo Municipal. O Plano Estratégico Educativo Municipal assume uma relevância fundamental enquanto instrumento de gestão estratégica que traduzirá a ação do Município em termos de políticas educativas, articulando-a com todos os agentes do território, as escolas, mas também com a sociedade civil, no pressuposto de que o conceito de educação deve ser entendido de uma forma ampla e abrangente, envolvendo todas as oportunidades de educação formal, não formal e informal. Será apresentado à comunidade educativa este instrumento estratégico (Carta Educativa, com a respetiva monitorização e a projeção da população escolar até 2030 e o Plano Estratégico Educativo Municipal), construído em parceria com a equipa de investigadores da Universidade de Coimbra. Durante o ano de 2017, terão inicio as sessões de formação a professores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino no âmbito do Plano Estratégico Educativo Municipal.

Concretização do Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola. Este plano é um instrumento orientador e envolvente de toda a comunidade educativa. De facto, na sua elaboração e implementação devem estar envolvidos todos os agentes educativos da comunidade, nomeadamente os que fazem parte da Rede Local de Educação e Formação. O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, enquanto instrumento de referência segue a estratégia definida pelas escolas da área territorial do Município para atingir níveis superiores de eficácia educativa, está articulado com o Plano Estratégico Educativo Municipal. Neste contexto, o Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola de Vila Nova de Famalicão tem os seguintes estratégicos: i) promover níveis elevados de envolvimento escolar; ii) promover o desenvolvimento holístico de toda a comunidade educativa famalicense; iii) promover a melhoria das expetativas da comunidade educativa local. A sua definição e implementação baseia-se no trabalho colaborativo que tem vindo a ser desenvolvido entre o Município, os estabelecimentos de ensino e outros agentes da comunidade.
 
O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola de Vila Nova de Famalicão apresenta como dimensão de melhoria prioritária os Elevados Padrões Académicos, resultado da atuação colaborativa de todos os agentes envolvidos, que pretendem construir um ensino de excelência em Vila Nova de Famalicão.
 
 
Principais eixos e medidas do Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, em 2017

Eixo dos serviços de apoio à comunidade

- Programa "Viagens pelo Património Cultural… À Descoberta", que tem como principais objetivos dar a conhecer o património cultural do nosso concelho e a dinamização dos serviços educativos dos museus. Tem como destinatários os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

- Projeto "+Leitura+Conhecimento", promovido pela Rede Municipal de Leitura Pública, no âmbito do seu serviço educativo, que tem a missão de incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, assim como estimular a frequência dos espaços públicos de leitura, as ações a realizar pretendem fomentar um espírito de fidelização dos diferentes públicos.

- Serviços Educativos do Parque da Devesa e da Casa do Território, que têm como finalidade dinamizar um conjunto de atividades destinadas a instituições escolares e à população em geral, com uma oferta inovadora e distinta, assente na promoção ambiental e sustentabilidade, mas também relevante na promoção do estilo de vida saudável, do empreendedorismo, dos saberes tradicionais, da família, das ciências e da agricultura.

- Serviço Educativo da Casa das Artes, que visa dinamizar atividades que suscitem a formação dos públicos, nomeadamente o interesse e o gosto pelas artes do espetáculo.

Eixo dos facilitadores de aprendizagem

- Projeto "Litteratus", que tem como finalidade o desenvolvimento dos processos inerentes à leitura e escrita nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, bem como a emergência da leitura e escrita na educação pré-escolar.

- Projeto "Plataforma Mais Sucesso escolar: Mais Cidadania", que tem como objetivos promover o conhecimento do meio social, cultural e local, aumentar os níveis de motivação e interesse face à escola, reforçar o nível de envolvimento escolar e desenvolver a participação ativa dos alunos na comunidade. Tem como público-alvo os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

- Projeto "Hypatiamat", que tem como metas aumentar os níveis de numeracia e competências matemáticas dos alunos, despertar o interesse pela matemática através do jogo e a melhoria dos resultados académicos na área da matemática. Destina-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Eixo da educação para a carreira

- Programa "Ser Europa", que pretende capacitar os estabelecimentos de ensino do concelho ao nível da implementação de projetos de alcance europeu que possibilitem novas ferramentas pedagógicas de complemento à prática letiva, partilhar boas práticas que potenciem o sucesso educativo e alavancar projetos que permitam aos alunos com menos oportunidades o acesso a oportunidades de intercâmbio internacional e diálogo intercultural. Destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos.

- Iniciativas inseridas no âmbito da Rede Famalicão Empreende, que visam o desenvolvimento dos valores e das práticas do empreendedorismo junto da comunidade educativa e a interligação entre a escola e a estrutura económica local (consultar o Programa "Economia e Empreendedorismo").

- Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, que tem como principais objetivos a informação, a orientação e o encaminhamento para ações de formação, com vista à obtenção de uma qualificação escolar e profissional, bem como a certificação de competências escolares e/ou profissionais, com base nas experiências adquiridas ao longo da vida.

- Projeto Concelhio de Intervenção Vocacional, que tem como objetivo promover a psicologia em contexto educativo e a intervenção vocacional como estratégias de promoção do sucesso educativo, da qualificação e da inclusão. Destina-se aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Eixo da inclusão e equidade

- Projeto "Famalicão Inclusivo", que tem como finalidade promover a inclusão educativa e social das pessoas com necessidades educativas especiais, nomeadamente crianças e jovens.

- Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção, cujas metas são efetuar um rastreio aos alunos no final do 1.º ano de escolaridade ao nível das dificuldades de aprendizagem, elaborar diagnósticos, definir estratégias de intervenção e atuar com os estabelecimentos de ensino na prevenção.

- Programa "Acompanhar", que pretende potenciar e apoiar os estabelecimentos de ensino do concelho na implementação de projetos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos em especial situação de risco ou que não estão integrados em qualquer tipo de resposta socioeducativa complementar. Destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos.

Eixo da educação para a saúde

- Programa "Crescer a Brincar", que visa a promoção de competências sociais e emocionais dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

- Programa "Nestlé Crianças Saudáveis", que visa promover hábitos alimentares saudáveis e equilibrados junto dos alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

- Programa "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" promovido pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em parceria com o Município, que visa motivar os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico a adotar e manter hábitos saudáveis.

- Projetos da responsabilidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave - Famalicão, que visam incentivar os alunos que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico a praticar comportamentos positivos, seguros e saudáveis. O Município é uma instituição parceira destes projetos, colaborando na sua implementação nos estabelecimentos de ensino.

- Promoção do desporto junto das crianças e jovens (consultar o Programa "Desporto").

Eixo do Envolvimento Parental

- Projeto Concelhio de Educação Parental, que tem como finalidade aumentar o bem-estar das crianças e a qualidade das relações entre pais, filhos e estabelecimentos de ensino (consultar o Programa "Família").
 
Lançamento de uma plataforma digital na área da educação Em 2017, será promovida a concretização da plataforma digital de suporte aos processos educativos, que facilitará o relacionamento entre os cidadãos, o Município e as instituições educativas (consultar o Programa "Governação Municipal").

Desenvolvimento da animação educativa. Em 2017, será promovido um vasto conjunto de atividades que visam a mobilização da comunidade educativa no seu todo. Neste contexto, será promovida a Quinzena da Educação, cuja programação englobará, entre atividades, a Mostra de Teatro Escolar; o Encontro Concelhio de Associações de Pais, as Jornadas da Educação e a Mostra Pedagógica e Oferta Formativa. Ao longo do ano, serão também organizadas as seguintes atividades de animação educativa: Cantar os Reis; Carnaval Infantil; Comemorações do Dia Mundial da Criança; Marchas Antoninas Infantis; Receção aos professores e homenagem aos docentes aposentados.
 
xxArquivo Municipal Alberto Sampaio
 
Em 2017, o Município prosseguira a sua aposta estratégica de valorização do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, promovendo deste modo a salvaguarda, divulgação, acesso e fruição do património arquivístico, entendido como base fundamental de uma identidade histórico-cultural rica e diversa.
 

Principais medidas do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, em 2017

- Dinamização da iniciativa "Conversas à volta de… Casas com História", tendo como objetivo a divulgação dos fundos documentais e da história das Casas do Vinhal e de Pindela, que marcaram o percurso da comunidade famalicense ao longo dos séculos. Neste sentido, serão promovidas conferências sobre a Casa do Vinhal, por Luis Ferraz, e a Casa de Pidela, por Amadeu Carvalho Homem.

- Organização do seminário da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que visa contribuir para o desenvolvimento dos serviços de arquivos e de documentação e o aperfeiçoamento científico e técnico dos respetivos profissionais

- Organização da iniciativa "Capela da Lapa: Lugar de Culto e Cultura", compreendendo conferência, mostra documental e visita guiada à Capela da Lapa, que tem como objetivo assinalar os 143 anos da história da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão.

- Apresentação pública dos fundos documentais de Alberto Sampaio, de Sousa Fernandes, da Casa do Vinhal, da Casa de Pindela e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Curso Conhecer Famalicão no Século XX: O(s) Tempo(s) de Alberto Sampaio.

- Dinamização de atividades destinadas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do Serviço Educativo. Assim, e durante o ano 2017, serão para eles as sessões de leitura do livro História de Alberto, animadas por marionetas.

- Itinerância da exposição "Percursos divergentes, destinos concordantes: olhares sobre cinco áreas de interesse de Alberto Sampaio", concebida pelo Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, com o apoio do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, pelas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

- Organização de visitas temáticas ao Arquivo Municipal, destinadas a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, promovendo deste modo uma ligação mais estreita com a comunidade educativa.

- Seleção de conteúdos e organização de informação a apresentar no sítio web, a desenvolver internamente.

- Edição de medalha comemorativa dos 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio. Na sequência das comemorações dos 175 anos do nascimento do patrono pretende-se, para 2017, conceber-se a edição de uma medalha comemorativa e evocativa da mesma efeméride.

- Prosseguimento da aquisição de documentos de interesse histórico, possibilitando o enriquecimento dos fundos documentais do Arquivo Municipal Alberto Sampaio.

- Digitalização dos fundos documentais. Em 2017, pretende-se aumentar o número de registos da documentação existente no Arquivo Municipal, disponibilizando-a, depois, na Internet, na sua plataforma online.

- Promoção de Destaques Documentais Históricos. Para o ano 2017, pretende-se potenciar as mais importantes fontes documentais históricas existentes nos diversos acervos do Arquivo Municipal, através de sua reprodução e exibição em 10 Destaques Documentais Históricos, sob o formato de painel expositivo, que ficarão para consulta pública nas instalações do Arquivo Municipal.

- Dinamização do Prémio de História Alberto Sampaio. Tendo ocorrido em 2016 a primeira edição do Prémio de História Alberto Sampaio, entregue na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, e sendo este prémio de periodicidade anual, em 2017 haverá lugar a segunda edição.

 
xxRede Municipal de Leitura Pública
 
O Município promoverá o desenvolvimento da Rede Municipal de Leitura Pública, com o desígnio de permitir a todos o acesso à educação, à cultura e ao conhecimento, em torno do livro e da leitura, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.
 

Principais medidas da Rede Municipal de Leitura Pública, em 2017

Eixo dos equipamentos

- Remodelação e ampliação da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Estando já adjudicado o projeto de arquitetura para a obra de remodelação e ampliação da Biblioteca Municipal, pretende-se criar condições para a o arranque do investimento em 2017.

Eixo da organização, planeamento e gestão das coleções

- Prosseguimento da política de gestão de coleções.

- Consolidação do catálogo coletivo concelhio, que congrega os catálogos bibliográficos da Biblioteca Municipal, dos Pólos, da biblioteca itinerante e das bibliotecas escolares.

- Digitalização da imprensa periódica famalicense.

- Implementação da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho, a qual constitui o resultado do trabalho persistente na promoção e divulgação do Fundo Local.

Eixo de parcerias e cooperação

- Promoção do apoio á edição, que pretende estimular e apoiar a criação literária dos autores locais ou de obras que versem sobre assuntos de interesse local.

- Realização do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores.

- Valorização da Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, sedeada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, mediante a realização de um conjunto de ações, dedicadas ao público escolar e ao público em geral, sobre as diferentes temáticas europeias, nomeadamente ações informativas, sessões "Café Europa", debates, workshops, entre outras.

Eixo de ligação com a comunidade educativa

- Dinamização do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), que assegure o apoio técnico às bibliotecas escolares e a cooperação interbibliotecas, de forma a potenciar os recursos documentais a nível local.

- Organização do 10.º Encontro de Serviços de Bibliotecas Escolares, que terá a acreditação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, bem como de uma visita anual de trabalho a uma biblioteca pública fora do concelho para conhecimento e partilha de experiências de trabalho.

- Dinamização do Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão, que tem como propósito o fomento da partilha de livros escolares, maximizando a recuperação de manuais escolares usados e a sua disponibilização gratuita a quem deles necessite.

Eixo do serviço educativo e cultural

- Dinamização do Serviço Educativo e Cultural da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, enquadrado pelo Projeto "Leitura+Conhecimento", englobando um conjunto diversificado de atividades de caráter pedagógico e cultural que procuram sensibilizar e motivar os diferentes públicos para a criação de hábitos de leitura. O planeamento do Serviço Educativo e Cultural é composto por um conjunto de ações que podem ser consideradas de oferta fixa ou recorrente, e que por isso se realizam e repetem ao longo de todo o ano, e também por um outro conjunto de ações mais específicas, que congregam projetos continuados e eventos de realização anual.

Projetos continuados

- "Livros e Leituras na minha Freguesia", que pretende assumir-se como um complemento à Rede Municipal de Leitura Pública, em articulação com os diferentes agentes culturais e associativos de cada comunidade.

- "Espaço S(énior)", que pretende aprofundar conhecimentos dos seniores e estabelecer novas formas de contacto com a arte, a cultura e a informação (consultar o Programa "Solidariedade").

- "Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro", que pretende envolver os cidadãos na oferta e troca de livros usados.

- "Um Berço de Histórias: A Promoção da Leitura na 1.ª Infância", que visa consciencializar os pais de crianças com idades compreendidas entre 0 e 2 anos de idade sobre a importância da leitura na primeira infância.

- "Leituras em Família: Práticas de Literacia Familiar", desenvolvido nos Polos da Biblioteca das vilas de Riba de Ave, Joane e Ribeirão, que pretende demonstrar que a participação e o envolvimento da família é fundamental na estimulação e no aprofundamento do gosto pela leitura.

- Concurso de ilustração "D. Quixote de la Mancha", destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho.

- "A Mala de Histórias", que visa promover a humanização dos serviços de saúde no Serviço de Pediatria da Unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (consultar o Programa "Saúde").


Eventos de realização anual

- 8.ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, com uma programação que engloba diversas iniciativas dirigidas tanto à comunidade educativa como à população geral do nosso concelho

- Maratona da Biblioteca, assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que visa apelar à comunidade para a importância das bibliotecas como centros de informação e cultura e locais de lazer e de encontro com a educação e a formação

 
SOLIDARIEDADE
Consolidar a inclusão social.
 
O Município tem como prioridade estratégica a prossecução de políticas públicas que promovam o acesso efetivo aos direitos sociais e a satisfação das necessidades das pessoas que vivem em situações de maior vulnerabilidade e invertam ciclos de pobreza e desigualdade, em articulação com parceiros públicos e da sociedade civil.
 
Otimização e potenciação da Rede Social. O Município terá como prioridade estratégica o reforço da Rede Social enquanto pilar estruturante do desenvolvimento social do concelho, quer pela otimização dos recursos existentes, mas também pela desejável complementaridade das sinergias das diferentes entidades.
 

Principais medidas no âmbito da otimização e potenciação da Rede Social, em 2017

- Implementação da Estratégia Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, valorizando o papel das Comissões Sociais Inter-Freguesias na promoção da inclusão social na comunidade (consultar o Programa "Governança do Território").

- Dinamização do Conselho Local de Ação Social e das Comissões Sociais Inter-Freguesias como plataformas institucionais de coordenação da intervenção social, respetivamente, a nível concelhio e local. Neste contexto, será promovida a realização de fóruns comunitários e de um encontro com parceiros da Rede Social.

- Realização de Grupos de Trabalho Temáticos com as instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o objetivo de promover a parceria e a concertação entre as entidades da economia social.

- Criação de mecanismos de monitorização e avaliação das ferramentas de intervenção na Rede Social

- Acompanhamento e articulação na execução das atividades do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G, que tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

- Cooperação com as instituições particulares de solidariedade social e outros agentes locais, tendo como objetivo o desenvolvimento das respostas às populações.

 
Inclusão das pessoas em situação ou risco de maior vulnerabilidade social. O Município está firmemente empenhado na inclusão das pessoas em situação ou risco de maior vulnerabilidade social, seja por via de medidas de iniciativa pública, ou através do apoio a projetos promovidos pela sociedade civil.
 

Principais medidas da promoção da inclusão das pessoas em situação ou risco de vulnerabilidade social, em 2017

- Articulação com o Instituto da Segurança Social, visando o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

- Prestação de apoio a necessidades básicas de subsistência dirigida a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, mediante a atribuição de apoios pecuniários, a concessão de isenções e descontos em serviços municipais e a dinamização em rede das Lojas Sociais existentes a nível local.

- Dinamização dos Projetos "Banco de Móveis" e "Hospital de Monstros", que têm como finalidade promover o acesso a mobiliário e a equipamentos domésticos.

- Organização de medidas de solidariedade na época natalícia, nomeadamente os Cabazes de Natal, que visa a distribuição de bens alimentares, e a disponibilização de brinquedos e peças de vestuário.

- Otimização do circuito de sinalização e encaminhamento de cidadãos com problemáticas na área das dependências, em articulação com as instituições concelhias e tutelares.

- Organização da quota social desportiva, que visa a inclusão sócio-desportiva de pessoas em condições socialmente vulneráveis (consultar o Programa "Desporto").

 
Apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade. No domínio da promoção da inclusão das pessoas com deficiência, salienta-se como principais objetivos de atuação a potenciação de condições para a participação e o exercício da cidadania e a melhoria das condições para a qualidade de vida.
 

Principais medidas do apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade, em 2017

- Dinamização do Balcão para a Inclusão.

- Financiamento do transporte de pessoas com deficiência para as estruturas de apoio social.

- Apoio à implementação e dinamização de serviços de proximidade para a população com deficiência, assim como às instituições que prestam acompanhamento a este tipo de população

- Promoção do acesso às atividades desportivas do Município (consultar o Programa "Desporto")

 
Apoio à infância. O Município promoverá a disponibilização do apoio técnico, administrativo e logístico ao funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a organização de ações de sensibilização da comunidade e das famílias para a promoção dos direitos das crianças e o exercício de uma parentalidade positiva e a quota social desportiva já referida no presente Programa.

Apoio aos seniores. O Município prosseguirá um conjunto diversificado de medidas que promovam a solidariedade intergeracional e a valorização do potencial que os seniores têm, procurando elevar o seu patamar de cidadania ao incluí-los de pleno direito em todas as esferas da vida da comunidade.
 

Principais medidas do apoio aos seniores, em 2017

- Fomento dos mecanismos de articulação e promoção dos direitos dos seniores, de forma a assegurar a sua dignidade e qualidade de vida.

- Promoção de informação e aconselhamento sobre os direitos, benefícios e recursos existentes

- Valorização das competências sociais dos seniores, através do Projeto "Espaço S(énior)" (consultar o Programa "Educação e Conhecimento") e da promoção do desporto sénior (consultar o Programa "Desporto").

- Dinamização de atividades que contribuam para a seniores na vida da comunidade e a solidariedade intergeracional. Neste âmbito, destacam- as Reisadas, o Carnaval Sénior, o Piquenique Sénior, o Dia dos Avós, o Passeio Sénior, a Tarde Sénior e o Desfile de Pais Natal Seniores.

- Reforço do Projeto "Palavras e Afetos", mediante o envolvimento de voluntários que apoiem e orientem os seniores em situação de isolamento social e proporcionar aos cuidadores informais fruírem de um tempo para si mesmos (consultar o Programa "Voluntariado").

- Dinamização do Passe Sénior Feliz, que visa incentivar a mobilidade geográfica dos seniores (consultar o Programa "Mobilidade").

- Concessão de apoios na aquisição de medicamentos a seniores com doença grave ou crónica, que se encontrem em situação de carência económica (consultar o Programa "Saúde").

 
Apoio às migrações. Considerando a crescente mobilidade geográfica das pessoas num mundo cada vez mais globalizado, o Município promoverá a criação de condições para a integração dos imigrantes, através da dinamização do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes. O Gabinete de Apoio ao Emigrante prosseguirá igualmente a sua missão junto dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, promovendo a sua ligação ao nosso País e apoiando-os na salvaguarda dos seus direitos.
 
FAMÍLIA
Proteger a família como base da sociedade.
 
Considerando que a família é uma instituição fundamental da vida em sociedade, o Município prosseguirá um conjunto alargado de medidas que facilitam a coesão interna da família, a dignidade das pessoas que a compõem e o equilíbrio e harmonia entre gerações.
 
Promoção da igualdade de género, cidadania e não discriminação. Reconhecendo que a promoção da igualdade e da não discriminação é um imperativo basilar na defesa e na garantia dos direitos fundamentais, o Município promoverá a integração da perspetiva da igualdade nas políticas locais, em estreita cooperação e articulação com instituições públicas e da sociedade civil. A articulação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género também facilitará e permitirá aprofundar e promover uma verdadeira igualdade entre mulheres e homens, em diversos domínios.
 

Principais medidas no âmbito da promoção da igualdade de género, cidadania e não discriminação, em 2017

- Implementação de um Plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens, que integre a perspetiva de género, cidadania e não discriminação, enquanto estratégia no quadro da definição, execução e avaliação das políticas e ações desenvolvidas pelo Município.

- Apresentação dos resultados no âmbito do diagnóstico "Família & (Des)Igualdade de Género", sendo os objetivos desta atividade identificar áreas de melhoria que possam criar condições que garantam uma maior igualdade de homens e mulheres no mundo do trabalho.

- Organização de ações de promoção, discussão e reflexão sobre a igualdade.

- Sensibilização e conscientização da comunidade escolar para a prevenção de qualquer tipo de desigualdade.

- Dinamização de iniciativas de sensibilização para a problemática da violência doméstica e de género, nomeadamente a organização de ações preventivas, orientadas e planeadas para um público estratégico e população em geral.

- Organização de ações de formação e de sensibilização dirigidas às instituições locais e à população em geral, de forma a promover a capacitação e a consciencialização para a relevância da promoção da igualdade.

 
Apoio à parentalidade. O Município promoverá a criação de condições para o exercício de uma parentalidade responsável e a conciliação entre trabalho e a vida pessoal e familiar. Neste sentido, o Município pretende o desenvolvimento de medidas de formação e de sensibilização, nomeadamente o prosseguimento do Projeto Concelhio de Educação Parental (consultar o Programa "Educação e Conhecimento") e ações nas vertentes da gestão doméstica e da economia familiar.

esenvolvimento da interação entre a família e a comunidade. Considerando o cariz transversal da política de família as diversas políticas prosseguidas a nível municipal devem ter em conta a dimensão familiar, reconhecendo as famílias como fator de desenvolvimento e de coesão social. No âmbito da política municipal de família, deve ser feita a diferenciação entre as medidas destinadas às famílias em geral e as medidas destinadas especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social ou com maior número de descendentes. Para além das medidas nos domínios da educação, da solidariedade social, do ambiente, da cultura e do desporto, merece igualmente destaque a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, que fará baixar o valor deste imposto para as famílias famalicenses proprietárias de imóveis com dois ou mais filhos dependentes, contribuindo para uma fiscalidade mais amiga da família e da natalidade.

Promoção da consciencialização cívica sobre o papel da família. O Município promoverá a consciencialização para a importância da família e para o papel que desempenha.
 

Principais medidas no âmbito da consciencialização cívica sobre o papel da família, em 2017

- Dinamização da iniciativa "Mês da Família", com uma programação diversificada, tendo como objetivos chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade; sensibilizar para a importância dos laços afetivos entre os seus membros e potenciar a partilha de vivências e experiências entre as diferentes gerações.

- Dinamização das atividades comemorativas do Dia Internacional da Família.

- Comemoração de datas especiais e efemérides desenvolvendo e organizando programas, individualmente ou em parceria com outras instituições.

 
Promoção da investigação na área da família. No próximo ano, serão apresentados os resultados no âmbito do estudo de investigação "Viver bem com mais idade, do contexto familiar ao apoio institucional", tendo como finalidade contribuir para uma política de articulação de assistência social e de saúde que garanta qualidade de vida dos maiores de 65 anos num ambiente sustentável, amigável e com segurança em meio familiar ou institucional.
 
SAÚDE
Promover estilos de vida saudáveis. Melhorar os serviços de saúde.
 
A saúde é um recurso fundamental para a qualidade de vida das pessoas, permitindo o desenvolvimento do seu potencial nas suas diversas dimensões.

O Município tem vindo a dar uma especial atenção à promoção de estilos de vida saudáveis e ao desenvolvimento do acesso aos cuidados de saúde.
 
Modernização da rede de cuidados de saúde. O Município, no âmbito das suas atribuições e responsabilidades, coopera com o Ministério da Saúde e as entidades prestadoras de cuidados de saúde, bem como com outras entidades que têm interesse na promoção de respostas de saúde. A sua intervenção será assumida principalmente ao nível dos cuidados de saúde primários, valorizando a sua proximidade junto das populações.

Promoção da educação e sensibilização para a saúde. O Município pretende intervir na educação e sensibilização para a saúde, através do desenvolvimento de ações da promoção de estilos de vida mais saudáveis, em articulação com as entidades públicas e da sociedade civil.
 

Principais medidas no âmbito de educação e sensibilização para a saúde, em 2017

- Valorização do Conselho da Comunidade como estrutura de consulta e de concertação interinstitucional na área da saúde a nível local.

- Criação, dinamização e implementação de uma Comissão Instaladora, no âmbito do Projeto "Famalicão Saudável", que terá como principais funções a organização de ações de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, a melhoria da articulação entre os cidadãos e as entidades prestadoras de cuidados de saúde e o desenvolvimento da cooperação interinstitucional na área da saúde, nomeadamente nos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, em parceria com o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Agrupamento de Centros de Saúde do Ave - Famalicão, as Comissões Sociais Inter-Freguesias, as Juntas de Freguesia, a CESPU e outras instituições da comunidade educativa. Terá ainda como finalidade o reforço dos cuidados de saúde de proximidade por meio das valências existentes.

- Realização de atividades ao nível dos fatores condicionantes da saúde que impliquem a mudança de comportamentos e a aquisição de estilos de vida mais saudáveis, nomeadamente nas vertentes da prevenção de doenças cardiovasculares e oncológicas e da saúde materno-infantil.

- Organização de ações de sensibilização para a relevância da doação benévola de sangue.

- Comemorações de datas relacionadas com a temática da saúde, sempre com intuito de as valorizar e no sentido de promover comportamentos saudáveis e prevenir ações que desleixem a saúde.

- Desenvolvimento de ações no âmbito das doenças mentais para doentes e cuidadores.

 
Promoção da saúde no contexto escolar. O Município, em parceria com as demais instituições com responsabilidades nos domínios da saúde e da educação, promoverá medidas que visam melhorar o nível de literacia em saúde, promover a adoção de estilos de vida saudáveis e contribuir para um ambiente escolar saudável e seguro (consultar o Programa "Educação e Conhecimento").

Prevenção e combate às dependências. Será prosseguido o empenho protagonizado pelo Município, em articulação e colaboração com estruturas públicas e da sociedade civil, no sentido de promover intervenções que assegurem a prevenção do consumo de substâncias psicoativas e das dependências.
 

Principais medidas no âmbito da prevenção e combate às dependências, em 2017

- Projeto Fénix, que visa a sensibilização e o apoio de situações de risco e dependências para processos de tratamento e inserção, com atendimento descentralizado em todas as Comissões Sociais Inter-Freguesias.

- Projeto Mais Vale Prevenir, que visa a prevenção de comportamentos de risco e comportamentos aditivos, de forma universal, seletiva e indicada.

- Projeto da Equipa de Rua, que visa a redução de riscos e minimização de danos, dirigido a utilizadores problemáticos de drogas e visa promover a inclusão e atitudes promotoras de saúde.

 
Promoção da saúde dos trabalhadores municipais. O Município assegurará a aplicação de medidas destinadas a promover a segurança, higiene e saúde nos locais de trabalho, assegurar a integridade física e psíquica dos trabalhadores municipais, assim como a prevenção dos riscos profissionais, de forma a diminuir os acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Atribuição da comparticipação de medicamentos para seniores em situação de vulnerabilidade social. O Município promoverá o Programa de Atribuição de Comparticipação de Medicamentos, contribuindo para a dignificação e melhoria das condições de vida dos seniores em situação de comprovada vulnerabilidade social, residentes e recenseados no concelho há mais de 3 anos (consultar o Programa "Solidariedade").

Humanização dos serviços de saúde. Será dada continuidade ao projeto "A Mala de Histórias", com o qual se pretende promover o livro como um companheiro no processo de reabilitação e restabelecimento das crianças doentes internadas no serviço de pediatria da Unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (consultar o Programa "Educação e Conhecimento").
 
VOLUNTARIADO
Promover a cidadania ativa e solidária.
 
O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, contribuindo o desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e inclusiva. Neste sentido, o Município promoverá um conjunto diversificado de iniciativas que contribuam para a valorização do voluntariado.
 
Reforço da cooperação interinstitucional na área do voluntariado. O Município promoverá, em colaboração com outras entidades locais, iniciativas que visam a reflexão, a partilha e a disseminação de boas práticas no âmbito do voluntariado. Neste sentido, serão organizadas reuniões de acompanhamento e esclarecimento dos parceiros institucionais do Banco Local do Voluntariado e ações de sensibilização junto das instituições do terceiro setor e das empresas.

Promoção e formação na área do voluntariado. O Município dinamizará ações de formação, contribuindo para uma melhor qualidade e eficácia do trabalho voluntário, e desenvolverá um conjunto de medidas que contribuam para a promoção e divulgação do voluntariado.
 

Principais medidas no domínio da promoção e divulgação do voluntariado, em 2017

- Desenvolvimento de ações de formação inicial dos voluntários.

- Promoção do encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, mediante o acolhimento de voluntários e o seu enquadramento em projetos e instituições.

- Comemorações de datas relacionadas com o voluntariado, como o Dia Internacional do Voluntário, o Dia Internacional do Bombeiro e o Dia Mundial da Cruz Vermelha.

- Dinamização do Projeto "Palavras e Afetos", cuja missão é fomentar práticas de voluntariado, que visam a melhoria da qualidade de vida da população com 65 ou mais anos, que vivem em situação de isolamento social e permitir aos cuidadores informais usufruírem de um tempo para si mesmos (consultar o Programa "Solidariedade").

 
HABITAÇÃO
Promover uma casa digna para todos.
 
A habitação, além de ser um direito de cidadania, pode e deve ser um motor de coesão e de inovação social. Consequentemente, o Município está determinado na criação de condições que assegurem a efetivação do acesso dos cidadãos, nomeadamente os mais vulneráveis, a uma habitação condigna.
 
Dinamização do Programa Casa Feliz. O Município dará continuidade ao Programa Casa Feliz, na sua dupla vertente. Por um lado, este programa engloba a atribuição de apoio financeiro e técnico aos indivíduos de baixos recursos para reabilitar as suas casas, proporcionando as condições essenciais de habitabilidade e bem-estar. Por outro lado, o programa tem como objetivo apoiar as pessoas que se encontrem a viver em habitações arrendadas e que, de uma forma temporária, se vejam sem condições financeiras para cumprirem os contratos celebrados com os seus senhorios.

Regeneração das comunidades desfavorecidas das Bétulas e da Cal. No âmbito da implantação do PEDU@VNF2020, o Município promoverá o desenvolvimento de estudos e projetos conducentes à reabilitação do espaço público da Urbanização das Bétulas e envolvente, bem como da reabilitação do espaço público e requalificação dos equipamentos da Urbanização da Cal (consultar o Programa "Ordenamento").

Qualificação e manutenção do parque habitacional municipal. O Município promoverá a qualificação e a manutenção dos fogos habitacionais sob a sua responsabilidade.

Promoção da gestão participativa dos complexos habitacionais do Município. O Município promoverá uma gestão participativa dos conjuntos habitacionais sob a sua jurisdição e a articulação com as associações de moradores e outras entidades locais, visando a resolução das questões sociais e o aumento da qualidade de vida dos moradores.
 

Principais medidas da gestão dos conjuntos habitacionais do Município, em 2017

Eixo da organização e gestão de Equipa de Desenvolvimento Social das Urbanizações

- Participação nas atividades da Rede Social e fomento da articulação institucional.

- Melhoria da qualidade e eficácia do atendimento social nas urbanizações sociais.

Eixo de acompanhamento familiar e animação comunitária

- Atendimento, encaminhamento e acompanhamento dos moradores.

- Otimização e qualificação das famílias, através de ações e atividades de educação não formal.

- Dinamização de grupos informais de moradores com vista à gestão, organização e limpeza partilhada dos espaços comuns e à promoção do trabalho comunitário.

- Dinamização de ateliês de diversas áreas para a comunidade.

- Organização e dinamização de intercâmbios entre as urbanizações, bem como a participação nas iniciativas de âmbito concelhio promovidas pelo Município.

Eixo de educação de crianças e jovens

- Organização de ações de sensibilização dos pais e encarregados de educação sobre a relevância da educação para o futuro das crianças e jovens, nomeadamente reuniões e visitas aos estabelecimentos de ensino.

- Dinamização das salas de apoio à socialização.

- Organização de ações de prevenção do absentismo e abandono escolar, nomeadamente a dinamização da oficina de música de percussão, a promoção da educação parental, o estudo acompanhado, a mediação escolar e a articulação com os estabelecimentos de ensino.

Eixo da ocupação dos tempos livres das crianças e jovens

- Planificação e dinamização de programas de Usufruto de Tempos Livres (UTL) para crianças e jovens nas férias escolares de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, englobando atividades desportivas, educativas, culturais, ambientais e lúdicas.

Eixo da gestão habitacional

- Organização de medidas conducentes ao cumprimento das normas legais e regulamentares sobre a gestão do património habitacional do Município e à melhoria das condições de vida dos moradores.

 
JUVENTUDE
A força de uma nova sociedade.
 
A política de juventude do Município tem como missão promover a emancipação das jovens gerações, mediante a criação de condições para uma cidadania ativa, participativa e solidária e o desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais, culturais e profissionais. Neste sentido, o Município dispõe de uma Casa da Juventude, uma estrutura de cariz multidisciplinar, que assegura um conjunto diversificado de atividades e serviços que permitem ir ao encontro das aspirações dos jovens.
 
Empreende Jovem: Desenvolvimento da Empregabilidade e Empreendedorismo. No contexto atual, a promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos jovens constitui uma prioridade estratégica do Município. Neste sentido, serão desenvolvidos projetos e serviços no sentido de dotar os jovens de competências necessárias ao fomento do empreendedorismo e de inserção na vida ativa, nomeadamente a Incubadora, direcionada para apoiar jovens empreendedores, e o Projeto "Sou+", que disponibiliza aconselhamento personalizado, com o intuito de dotar os jovens de competências necessárias ao desenvolvimento da sua vida profissional.

Cria Jovem: Incentivo à criação artística. O Município prosseguirá a aposta na promoção e difusão das manifestações artísticas, nomeadamente nos âmbitos das artes plásticas, cénicas, musicais, literárias e digitais, por forma a valorizar a criatividade e a inovação dos jovens. Neste contexto, será dada continuidade à implementação dos seguintes projetos: Laboratório de Fotografia Analógica, Estúdio de Gravação, Ensaios Abertos, Câmara Artística, Escola de Instrumentos Musicais e YMOTION - Concurso e Mostra de Cinema Jovem.

Cuida Jovem: Sensibilização e promoção de comportamentos saudáveis. O Município tem desenvolvido medidas e ações destinadas a promover a saúde integral dos jovens, nas várias dimensões do bem-estar físico, mental e social. Consequentemente, serão promovidas campanhas de sensibilização junto dos jovens, abordando questões como o bullying, a violência interpessoal, os distúrbios alimentares, a sexualidade, entre outras. Além disso, serão disponibilizados serviços específicos, na Casa da Juventude, que contribuam para a melhoria da saúde e do bem-estar dos jovens.

Atreve-te Jovem: Estímulo à cidadania ativa, voluntariado e intercâmbio. O voluntariado juvenil constitui uma forma relevante de participação na vida local e um instrumento privilegiado de desenvolvimento pessoal e social. Por seu turno, a mobilidade juvenil deverá ser ativamente impulsionada. Deste modo, o Município prosseguirá a sua aposta na promoção do voluntariado juvenil, bem como a integração dos jovens famalicenses em projetos de mobilidade e intercâmbio com jovens de outros países.

Realiza-te Jovem: Valorização de competências não-formais e aposta num ensino superior de qualidade. O Município promoverá medidas e ações de valorização da educação não formal, tendo em vista preparar e qualificar os jovens no sentido de se tornarem cidadãos mais qualificados e com maior capacidade de participação. Neste âmbito, serão organizadas diversas medidas de valorização da educação não formal, nomeadamente formações, workshops e campos de férias. Será assegurada a promoção e o reconhecimento das competências adquiridas pelos jovens em contexto de educação não formal. Além disso, o Município diligenciará o reforço da ligação entre as instituições de ensino superior e a comunidade local, bem como medidas de incentivo à formação superior dos jovens, como as bolsas de estudos e os prémios de mérito.

Liga-te Jovem: Apoio ao associativismo juvenil. O Município prosseguirá o incentivo à intervenção cívica dos jovens na vida da comunidade, em articulação com o movimento associativo juvenil, formal e informal, contribuindo para a construção da cidadania. Será incrementada a participação dos jovens nas diversas estruturas de consulta e cooperação interinstitucional, particularmente o Conselho Municipal de Juventude, a Rede Associativa Jovem e a Rede das Associações de Estudantes. Além disso, será prosseguida a cooperação entre o Município e as entidades que desempenham atividades de apoio às jovens gerações.
 
CULTURA
Afirmar a identidade.
 
A cultura desempenha um papel fundamental para que a comunidade famalicense seja cada vez mais harmoniosa e coesa, que estimule o desenvolvimento livre, integral e solidário de todas as pessoas e afirme a sua identidade secular.

Neste sentido, a democratização do acesso e do envolvimento da população com as diversas áreas da cultura constitui um desígnio estratégico do Município.
 
xxCooperação com as associações e outros agentes na área da cultura
 
O Município privilegiará ativamente o trabalho em rede, com o necessário envolvimento por parte dos diversos agentes culturais, potenciando e otimizando os recursos existentes, bem como a valorização do Conselho Municipal de Cultura. Neste âmbito, é de referir que 2017 será o primeiro ano da implementação do Projeto "Programar em Rede", que trata-se de uma iniciativa apresentada em 2016 no âmbito das ações previstas para este órgão municipal.
 
xxApoio ao desenvolvimento das indústrias criativas
 
O Município promoverá um ambiente favorável ao desenvolvimento das indústrias criativas, reconhecendo a relevância da criatividade como um pilar económico e social fundamental na geração de riqueza e emprego e no desenvolvimento sustentável dos territórios.
 

Principais medidas de apoio ao desenvolvimento das indústrias criativas, em 2017

- Continuação da implementação de sessões da iniciativa "Improbabilidades Criativas", engobando encontros/workshops onde criativos convidados partilharão as suas experiências e práticas do seu processo criativo.

- Organização e implementação do Projeto "EnvolvAr-te". Esta iniciativa implica a realização de um conjunto alargado de sessões, com formadores especializados. Tem por objetivo final a apresentação de um espetáculo que reunirá os diferentes participantes nas sessões anteriormente realizadas. Será promovido o contacto direto com o universo artístico e cultural do concelho, privilegiando o trabalho com as escolas, associações, fundações, empresas e outras entidades.

 
xxPromoção e animação cultural
 
O Município promoverá uma oferta cultural diversificada, tendo como finalidade valorizar a identidade local, a afirmação territorial, a criatividade e a interação com os diversos públicos.
 

Principais medidas de promoção e animação cultural, em 2017

- Dinamização da iniciativa "Noite de Reis", em parceria com as entidades que atuam no domínio da música coral e polifónica.

- Dinamização do Carnaval, com enfoque no programa de animação noturna, em articulação com os estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas do centro da cidade.

- Dinamização do Festival de Teatro Amador Terras de Camilo, em parceria com o Grutaca - Grupo de Teatro Amador Camiliano, mediante uma programação que englobará apresentação de peças de teatro, workshops e encontros com dramaturgos e encenadores.

encontros com dramaturgos e encenadores. - Dinamização da Festa de Maio - Flores e Trocas, que visa assegurar a promoção cultural e turística do concelho na primavera, através da valorização dos costumes e tradições associadas a esta época do ano.

- Dinamização das Festas Antoninas, em parceria com a Associação Famalicão - Concelho com Futuro, considerando o papel crucial das festividades para a promoção e projeção do concelho, mediante a multiplicidade da sua programação e a envolvência e participação dos diversos públicos.

- Organização da 4.ª edição do Festival Vaudeville Rendez-Vous, em parceria com o Teatro da Didascália, que visa a promoção das artes de rua e do circo contemporâneo. Este projeto continuará a sua extensão a Braga e Guimarães, contando com a presença de várias companhias de teatro e de artes performativas.

- Organização do Sarau Teatro & Poesia, procurando destacar estas duas áreas muito complementares.

- Dinamização da Feira de Artesanato e Gastronomia, em parceria com a Associação Famalicão - Concelho com Futuro, que visa a promoção do artesanato, da gastronomia e da música popular.

- Organização do Festival Sons da Celtibéria, a decorrer numa das localidades mais periféricas do concelho, contribuindo para a descentralização das iniciativas culturais.

- Dinamização da iniciativa "Noite do Conto e da Poesia", que visa a divulgação do conto e da poesia como manifestações de literatura portuguesa e lusófona junto da população.

- Dinamização do Projeto "Tardes de Outono", uma iniciativa cultural dirigida ao público sénior, em parceria com associações musicais e teatrais do concelho.

- Promoção e divulgação do cinema junto da população, mediante o Projeto "Cinema Paraíso", em parceria com o Cineclube de Joane.

- Organização do Projeto "Canções de Bem-Querer", que tem como objetivo promover a música popular junto das crianças do 1.º ciclo do ensino básico, contando com a colaboração dos estabelecimentos do ensino básico e de instituições culturais e recreativas do concelho.

- Organização da 4.ª edição do Festival de Fado de Vila Nova de Famalicão, com a participação de jovens talentos e de nomes mais consagrados, contribuindo para a valorização do fado como elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas.

- Organização e implementação da Feira Rural de Joane, uma iniciativa que reúne em Joane um conjunto de parceiros locais, em diferentes áreas, tais como a gastronomia, o folclore, o artesanato, entre outras.

- Organização e implementação do programa de animação "Verão em Famalicão". Em 2017 decorrerá a 3.ª edição desta iniciativa, que procura durante os fins de semana de agosto apresentar diferentes atividades com artistas locais em áreas, como a música, dança e artes performativas, entre outras.

- Implementação da iniciativa "Noites de Teatro na Aldeia", que tem, entre outros objetivos, a descentralização da atividade cultural e o envolvimento de parceiros locais na promoção do teatro amador.

- Dinamização do Projeto "Ave Cultural", em parceria com a Fundação Narciso Ferreira, mediante uma programação eclética, de fruição artística e cultural, proporcionando oportunidades a propostas artísticas emergentes e a outras que se enquadrem na identidade e memória coletiva das localidades situadas no sudeste do concelho, nomeadamente Riba de Ave, Bairro, Delães, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria e Pedome.

 
xxCasa das Artes
 
Em 2017, a Casa das Artes prosseguirá a sua prática de programação plural, eclética, transversal, pluridisciplinar, dirigida a públicos diversos e a uma relação estruturante com o domínio da criação nas artes do espetáculo, no sentido de proporcionar aos cidadãos o acesso à criação e à fruição artísticas.

Neste sentido, será apresentada uma programação baseada num conjunto vasto e diversificado de géneros e linguagens (teatro, música, dança, cinema, artes plásticas, etc.).

A Casa das Artes promoverá igualmente atividades que elevem os padrões de exigência estética e crítica do público, contribuindo para promover a cultura e o exercício da cidadania.
 
xxPatrimónio Cultural
 
No nosso concelho, a história humana deixou marcas de um percurso milenar, cuja memória, rica e diversificada, persiste num património valioso que alia o passado à renovação e modernidade, que o Município visa preservar e valorizar.

Proteção e valorização do património cultural. O Município promoverá uma estreita cooperação com as demais estruturas da Administração Pública e as entidades da sociedade civil, contribuindo para a preservação e valorização dos bens culturais classificados ou em vias de classificação.

Regulamentação da classificação de imóveis como interesse municipal. Como resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve diversos serviços da administração municipal, pretende-se fixar um regulamento que enquadre a possibilidade de classificação de imóveis como imóveis de interesse municipal.

Proteção e valorização do património arqueológico. Considerando que o património arqueológico engloba um conjunto de testemunhos valiosos para a história do nosso concelho, o Município prosseguirá um conjunto de medidas conducentes à sua valorização e divulgação.
 

Principais medidas no âmbito do património arqueológico, em 2017

- Inventariação, estudo e salvaguarda do património arqueológico.

- Conservação e restauro de bens móveis de interesse cultural.

- Valorização das obras de arte pública e estatuária.

- Organização de medidas de divulgação e sensibilização junto da população, designadamente a itinerância das exposições "Os Castros e a Romanização no Concelho de Vila Nova de Famalicão" e "Monumentos Balneares. Da Proto-História à Idade Média. Representação e Musealização" e a organização de palestras temáticas.

 
Preservação e valorização do património molinológico. O Município prosseguirá o seu empenho na preservação, valorização e salvaguarda do património molinológico do concelho.

Valorização do património etnográfico e folclórico. Considerando a relevância do património etnográfico e folclórico na identidade local, serão organizadas ações de formação no domínio da etnografia, dirigidas aos membros dos grupos folclóricos e a outras pessoas interessadas no conhecimento do património etnográfico e folclórico. Neste âmbito, destacar-se-á a realização do Fórum - Folclore em debate

Desenvolvimento de plataformas digitais ligadas ao património cultural. A modernização das plataformas digitais merecerá a atenção do Município, na medida em que favorecem o acesso dos cidadãos ao património cultural e a sua divulgação. (consultar o Programa "Governação Municipal"). Neste âmbito, será dada continuidade ao desenvolvimento da plataforma Famalicão ID; à sinalização e informação de bens culturais, e á disponibilização de conteúdos no âmbito da plataforma EUROPEANA (Biblioteca Digital Europeia).

Implementação do Sistema Integrado de Gestão de Documentação das Unidades Culturais do Município de Vila Nova de Famalicão (SIGDUC). Este projeto procurará organizar a informação associada e complementar dos acervos e coleções dos diferentes serviços culturais municipais.

Promoção de ações de sensibilização sobre a importância do património cultural. Em 2017, serão organizadas medidas de sensibilização para a divulgação, qualificação e conservação do património cultural, com destaque para as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e as Jornadas Europeias do Património.
 
xxRede de Museus de Vila Nova de Famalicão
 
O Município reconhece o papel fundamental dos museus como instrumentos indispensáveis no domínio da fruição e criação cultural, na medida que contribuem decisivamente para a salvaguarda, enriquecimento e divulgação da identidade do nosso território.

Desenvolvimento da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. A Rede de Museus é um projeto estruturante cuja missão é mediar e apoiar o tecido museológico do concelho, nomeadamente através do fomento da cooperação entre as diversas instituições que albergam museus neste território.
 

Principais medidas da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, em 2017

- Comemorações do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade para o papel essencial dos museus na preservação e valorização da memória coletiva.

- Promoção e divulgação dos museus e das suas coleções, mediante a (re)edição de desdobráveis e outros materiais promocionais.

- Dinamização de ações de formação, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

- Organização do 2.º Encontro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

- Prestação de apoio técnico na musealização dos museus privados.

 
Dinamização dos museus municipais. O Município promoverá uma programação regular e diversificada nos museus municipais, através do desenvolvimento de atividades culturais, educativas e lúdicas.
 
Casa-Museu de Camilo/Centro de Estudos Camilianos
 

Principais atividades da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos, em 2017

- Consolidação das parcerias institucionais, nomeadamente a valorização da Associação das Terras Camilianas e a cooperação com a Associação Ibérica das Casas Museu e das Fundações de Escritores, a Casa-Museo de Rosalía de Castro, a Fundação Cupertino de Miranda e a Direção Regional de Cultura do Norte, na qualidade de entidade promotora do Projeto "Escritores a Norte".

- Dinamização do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e do Prémio Casa de Camilo.

- Realização dos 4.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, cujos objetivos são de reunir todos os estudiosos da vida e da obra de Camilo e promover a investigação científica multidisciplinar.

- Dinamização do ciclo "Um Livro, um Filme", que visa criar espaços de reflexão entre a literatura e o cinema.

- Organização da comunidade de leitores "Noites de Insónia", tendo como finalidade a descoberta de formas diversificadas de aproximação aos textos camilianos.

- Dinamização da atividade "Cine-Esplanada", em parceria com o Cineclube de Joane e o Agrupamento de Escuteiros de São Miguel de Seide.

- Dinamização do plano editorial, nomeadamente através da edição do n.º 12 dos Estudos Camilianos, e das atas dos 3.os Encontros Camilianos.

- Realização de exposição bibliográfica e documental sobre o investigador Alexandre Cabral, assinalando deste modo o centenário do nascimento deste estudioso da vida e da obra de Camilo.

- Dinamização do plano expositivo, englobando a realização de exposições temporárias e a organização de exposições itinerantes junto de instituições educativas, culturais e científicas.

 
Museu Bernardino Machado
 

Principais atividades do Museu Bernardino Machado, em 2017

- Lançamento e dinamização do ciclo de nove conferências sobre temas relativos ao tema "Partidos e movimentos políticos em Portugal (1910-1974)" com a presença de docentes e investigadores.

- Dinamização dos Encontros do Outono, sob o tema "Partidos e movimentos políticos em Portugal (1910-1974)", que terá lugar em 25 e 26 de Novembro, com doze conferências.

- Realização de três exposições sobre os seguintes temas: "Os partidos e movimentos políticos da I República"; "A Revolução Russa de 1917" e "As Aparições de Fátima (1917)".

- Prosseguimento da publicação das obras políticas de Bernardino Machado, contribuindo para a divulgação da vasta obra deste eminente republicano.

 
Museu da Indústria Têxtil
 

Principais atividades do Museu da Indústria Têxtil, em 2017

- Organização da 9.ª edição das Conferências da Primavera, nas quais serão analisados assuntos relevantes da história económica.

- Realização do Concurso de Fotografia de Turismo Industrial.

- Realização do evento "Nihongo", que se enquadra com as comemorações do Carnaval. Esta iniciativa pretende dar a conhecer em particular esta manifestação associada à cultura japonesa.

- Edição da revista cientifica e do boletim informativo do Museu.

 
Casa-Museu Soledade Malvar
 

Principais atividades da Casa-Museu Soledade Malvar, em 2017

- Dinamização de exposições temporárias e de outros eventos, mediante o envolvimento de artistas plásticos.

- Realização de ateliês de pintura, desenho, origami e workshops de serigrafia.

 
Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado
 

Principais atividades do Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado, em 2017

- Dinamização das Jornadas de Arqueologia Ferroviária do TICCIH - International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial).

- Promoção de atividades que liguem o cinema e o património ferroviário, mediante a dinamização de sessões específicas.

- Organização da iniciativa "Carnaval na Carruagem 2017", com a participação de estabelecimentos de ensino e de associações culturais e recreativas.

- Dinamização dos Encontros de Ferromodelismo, com periodicidade mensal.

- Desenvolvimento de trabalho interno na área da inventariação dos acervos dos núcleos de Lousado e de Nine, com o objetivo da sua inserção na base de dados digital, tendo por base a utilização de software específico.

- Realização de ateliês diversos, dirigidos preferencialmente ao público escolar.

 
Galeria Municipal - Ala da Frente
 

Principais atividades da Galeria Municipal - Ala da Frente, em 2017

- Apresentação de 3 exposições anuais, trazendo a Vila Nova de Famalicão, alguns dos artistas mais referenciados do País.

 
xxCasa do Território
 
No âmbito do programação regular deste espaço e na sequência da inauguração nos anos anteriores de diferentes exposições temporárias, será continuada em 2017 a aposta estratégica de valorização da Casa do Território como um espaço privilegiado de divulgação, participação, prospetiva e aprendizagem sobre o território de Vila Nova de Famalicão e da sua região envolvente. Com a oferta de um leque diversificado de recursos e conteúdos, os públicos vão continuar a ser interpelados a participar nas diversas iniciativas que estão previstas ao longo de todo o ano.
 

Principais atividades da Casa do Território, em 2017

- Organização de conferências, palestras e workshops sobre diversos temas ligados com o concelho e a região. Neste âmbito, merecerá destaque o primeiro Ciclo de "Conferências do Território", que tem como objetivo abordar e refletir sobre temas importantes para o desenvolvimento territorial, reunindo um conjunto de personalidades e agentes locais de áreas diversificadas.

- Dinamização da exposição permanente "Tempo, Espaço e Ser. Território de V. N. de Famalicão", através de visitas orientadas e temáticas.

- Instalação de duas novas exposições temporárias: a exposição "Um território: treze museus" sobre a Rede Municipal de Museus, no início do ano até ao verão, e a exposição "Ave Selvagem" sobre a fauna selvagem do Rio Ave, desde a nascente até à foz, a abrir e a acompanhar o ano letivo 2017/2018.

- Desenvolvimento de atividades específicas, tendo por base conteúdos das exposições permanente e temporária, destinadas a grupos e sobretudo à comunidade educativa em especial.

 
DESPORTO
Incentivar o lazer e o bem-estar.
 
O Município tem como propósito estratégico criar condições para o desenvolvimento do desporto como condição fundamental para o bem-estar físico, psíquico e social das pessoas.
 
xxCooperação com as associações e outros agentes na área do desporto
 
O Município tem promovido o desenvolvimento do desporto, em cooperação com as instituições de ensino, as associações desportivas e as demais entidades, públicas ou privadas, que atuam nesta área.
 

Principais medidas de cooperação com as associações e outros agentes locais na área do desporto, em 2017

- Financiamento da modernização de equipamentos desportivos e da aquisição de viaturas destinadas à atividade desportiva.

- Apoio a projetos, atividades e eventos de interesse municipal, englobando o financiamento da participação de desportistas em competições internacionais e o apoio logístico à realização de iniciativas desportivas.

- Financiamento dos seguros e inscrições dos atletas das diversas modalidades desportivas.

- Prestação de apoio técnico e organização de ações formativas para os agentes desportivos.

- Parceria com a CESPU; tendo como objetivo a prestação de serviços de medicina desportiva.

- Promoção do programa "Famalicão em Forma", em parceria com a CESPU, que engloba a realização, de forma descentralizada, de exames de diagnóstico e a dinamização de medidas de "receituário desportivo", tendo como objetivo proporcionar a todos os famalicenses a oportunidade de fazerem exercício físico, com acompanhamento especializado e qualificado.

- Organização da Gala do Desporto de Famalicão, cerimónia que visa homenagear os diferentes agentes desportivos (dirigentes, clubes, treinadores, atletas e árbitros), associações e clubes do concelho, pelos resultados de mérito nacional e internacional alcançados nas diferenciadas competições.

- Disponibilização e cedência de equipamentos desportivos municipais às associações locais, de modo a assegurar condições para a sua atividade. Além disso, será promovida a cooperação com outras entidades, tendo como objetivo a cedência das suas instalações desportivas ao movimento associativo local.

- Apresentação e desenvolvimento do Portal Famalicão Desportivo, plataforma que tem como objetivos agregar toda a informação desportiva do concelho e facilitar o relacionamento entre os cidadãos, o tecido associativo e o Município.

 
xxPromoção do acesso à prática desportiva
 
O Município pretende criar condições para se promover e desenvolver o desporto enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e do bem-estar.

Promoção do desporto para crianças e jovens. O Município promoverá o desporto na infância e juventude, considerando a relevância da prática desportiva para efeitos de lazer, de saúde e desenvolvimento pessoal e social.
 

Principais medidas do desenvolvimento do desporto para crianças e jovens, em 2017

- Promoção do futebol, englobando ações como a Taça Coca-Cola (Futebol de 11) e o Torneio Municipal Primavera Desportiva.

- Promoção do voleibol a nível da formação de base, dando continuidade ao Projeto Gira-Volei.

- Promoção da natação, através da dinamização das Escolas Municipais de Natação, que desenvolvem a sua atividade entre os meses de setembro a julho, através da organização de aulas das várias vertentes das atividades aquáticas, nomeadamente as seguintes: natação para bebés, adaptação ao meio aquático, natação pura, hidroginástica, hidroterapia, ginástica aquática e deep water. Durante o ano, existirão ainda atividades lúdicas e de convívio, de forma a animar e a promover a prática da natação.

- Promoção da dança, mediante a implementação do projeto municipal de dança desportiva, na vertente do Ballet Clássico e Dança Moderna, disponível no Complexo Desportivo Municipal de Oliveira São Mateus. O projeto em apreço é direcionado para crianças dos 3 aos 16 anos. Na dinamização deste projeto, estão igualmente previstas atividades complementares, como a participação na Semana da Dança com a companhia especializada Edge (no final do ano letivo), a promoção de duas exibições públicas do trabalho desenvolvido e a avaliação final, através de um exame oficial reconhecido pela entidade tutelar internacional da modalidade.

- Promoção do basquetebol, abrangendo a dinamização do Torneio Fama Street Basket e de outras ações de dinamização da modalidade.

- Promoção da psicomotricidade em toda a rede municipal de jardins de infância, tendo como destinatárias as crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.

- Organização das Férias Desportivas e Recreativas, durante as épocas da Páscoa, do Verão e do Natal. Através desta iniciativa, pretende-se o acesso das crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico a um conjunto diversificado de iniciativas lúdicas, promovendo o desporto, o conhecimento e o lazer.

 
Criação da quota social desportiva. A quota social desportiva é um projeto do Município que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas socialmente vulneráveis nas atividades desportivas promovidas pelas associações locais.

Valorização do desporto como pilar da inclusão social. O Município continuará firme na sua aposta estratégica de valorização do desporto como pilar de uma sociedade mais inclusiva e coesa, mediante a prossecução de medidas de fomento da prática desportiva destinadas especificamente aos cidadãos seniores ou com deficiência e necessidades especiais.
 

Principais eixos da valorização do desporto como pilar da inclusão social

Eixo do desporto sénior

- Organização de ações que incentivem a prática regular de atividade física na terceira idade, englobando uma grande diversidade de modalidades, tanto aquáticas como terrestres.

Eixo do desporto reabilitação

- Organização de ações destinadas às pessoas com necessidades especiais, englobando a intervenção terapêutica. Tem como objetivo a prevenção, a reabilitação e a reeducação indivíduos que sofreram de algum tipo de patologia neurológica, músculo-esquelética, respiratória ou inclusive oncológica.

Eixo do desporto adaptado

- Dinamização de atividades desportivas para pessoas com deficiência ou com necessidades educativas especiais, promovendo o treino de capacidades, o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e a inclusão social. Serão promovidas as seguintes modalidades: boccia, natação adaptada e atletismo adaptado.

 
Promoção do desporto informal no espaço público. Será prosseguido o projeto "Move-te", que engloba aulas e atividades desportivas ao ar livre para todas as idades, as quais terão lugar em diversos espaços públicos do concelho.

Promoção do atletismo. Será incentivado o atletismo, contribuindo para o incremento de hábitos de participação na prática desportiva, bem como para a melhoria de qualidade competitiva.
 

Principais medidas no âmbito da promoção do atletismo, em 2017

- Construção do Centro Desportivo de Famalicão, já referido no presente Programa que permitirá alancar o desenvolvimento do atletismo no concelho.

- Organização do Corre Famalicão - Calendário Concelhio de Atletismo, que visa o enquadramento e a melhoria qualitativa das provas de atletismo que se realizam no território concelhio.

- Dinamização da Meia Maratona de Famalicão como evento privilegiado de afirmação territorial do concelho na área do desporto.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org