Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Propostas Anexas

 

 

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Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
 

Os novos desafios em domínios como as alterações climáticas, a preservação e valorização dos recursos ou a promoção de modos suaves de transporte tornam indispensável a mobilização dos agentes públicos e da sociedade civil e dos próprios cidadãos para se poder concretizar as transformações necessárias.

Vila Nova de Famalicão tem características geográficas essenciais para experimentar com sucesso o novo paradigma de crescimento sustentável assente numa economia mais eficiente na utilização dos recursos naturais e cumpridora das metas estabelecidas a nível internacional, europeu e nacional.

Sendo Vila Nova de Famalicão um território marcado pela diversidade e intensidade na ocupação do espaço, o novo paradigma emergente, baseado na gestão sustentável de bens escassos, é uma janela de novas oportunidades.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável está articulada com o Programa-Estrela "B-Smart Famalicão", que tem como finalidade conduzir a paisagem diversa de Vila Nova de Famalicão a uma paisagem de qualidade de vida, de otimização rural urbano, mais autossuficiente, sustentada numa economia doméstica.

Assim, no quadro da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável, enquadram-se as políticas e as medidas do Município que visam a promoção do desenvolvimento sustentável do território e a eficiência na utilização dos recursos.

 
Programa-Estrela "B-Smart Famalicão"
 
 
ORDENAMENTO
Desenvolver e qualificar o território.
 
O ordenamento do território assume uma relevância essencial para o desenvolvimento sustentável, equilibrado e coeso do concelho.

Neste sentido, o Município promoverá uma política de ordenamento do território que salvaguarde o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial, a valorização das potencialidades endógenas e a qualidade de vida das populações.
 

Execução e implementação do Plano Diretor Municipal revisto. O Plano Diretor Municipal estabelece o modelo de estrutura espacial do território municipal, definindo a estratégia do desenvolvimento e ordenamento local, integrado as opções de âmbito nacional e regional com incidência na área do concelho. Tendo como objetivo a execução e implementação do Plano Diretor Municipal revisto, serão promovidas as seguintes medidas: i) promover a permanente avaliação da adequação e concretização da disciplina consagrada no plano; ii) reparar o relatório sobre o estado do ordenamento do território para submeter à apreciação da Assembleia Municipal; iii) promover os estudos urbanísticos para as unidades de planeamento e gestão prioritárias (UOPG's) prioritárias.

Promoção da reabilitação urbana. O Município considera a reabilitação urbana como uma prioridade estratégica, na medida em que nela convergem os objetivos de requalificação e revitalização dos aglomerados urbanos do território concelhio e de qualificação do parque edificado.

 

Principais medidas no âmbito da reabilitação urbana

- Elaboração do Plano de Pormenor e do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do centro urbano de Vila Nova de Famalicão.

- Início do desenvolvimento do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do centro de Riba d'Ave e do centro de Oliveira São Mateus

 
Modernização do Portal Geográfico. Em 2017, o Município apostará na modernização do Portal Geográfico, tendo como objetivo a melhoria da informação geográfica relativa ao nosso concelho.
 

Principais medidas de modernização do Portal Geográfico, em 2017

- Disponibilização de novos temas para a inserção nas aplicações existentes, nomeadamente de cartografia base referente a distintas épocas - Mapoteca digital.

- Fomento da articulação entre os serviços da administração municipal, tendo como objetivo a atualização sistemática dos elementos cartográficos inseridos no Portal.

 
Implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020). De acordo com a contratualização entre a Autoridade de Gestão do Programa Regional Norte 2020 e o Município, para cada uma das prioridades de investimento foram apresentadas as operações abaixo mencionadas, para as quais serão desenvolvidos estudos e projetos.
 

Principais medidas no âmbito do PEDU@VNF2020

Mobilidade urbana

- Interface 1 - Estação Rodoviária de Passageiros.
- Rede Urbana Pedonal e Ciclável - Etapa 1 (intraurbana) - Fase 1.
- Reforço de espaços e canais de circulação pedonal.
- Interface 2 - Estação Rodoviária de Passageiros.
- Rede Urbana pedonal e Ciclável - Etapa 1 (intraurbana) - Fase 2.

Reabilitação urbana

- Reabilitação e modernização do Mercado Municipal.
- Reabilitação do Teatro Narciso Ferreira.
- Rua do Futuro Sustentável.
- Regeneração da frente ribeirinha do Rio Ave.

Comunidades Desfavorecidas

- Reabilitação do espaço público da Urbanização das Bétulas e envolvente.
- Reabilitação do espaço público e requalificação dos equipamentos do Bairro da Cal.

 
Modernização da gestão urbanística. O território é o reflexo de aspetos regulados pela gestão urbanística promovida pelo Município. Consequentemente, é necessário que a gestão urbanística, através da gestão e análise processuais, contribua para o desenvolvimento sustentável e coeso do território.
 

Principais medidas no âmbito da gestão urbanística, em 2017

- Divulgação das formas através da qual se pode usufruir dos benefícios fiscais.

- Monitorização dos edifícios privados com certificação energética alta.

- Promoção junto dos particulares para a certificação de projeto/construção sustentável (Ex.: Lidera, Sistema de Avaliação da Sustentabilidade).

- Organização de ação de sensibilização para a sustentabilidade e eficiência energética.

- Elaboração do manual de apoio à Reabilitação Urbana.

- Organização de ações de promoção e sensibilização para a reabilitação urbana e a proteção e valorização do património edificado.

- Fomento da cooperação com outros Municípios, por forma a uniformizar os procedimentos urbanísticos e melhorar a comunicação entre os serviços de gestão e fiscalização urbanística e os cidadãos.

 
Modernização da fiscalização urbanística. A fiscalização promovida pelo Município tem como objetivo principal fiscalizar a atividade urbanística no concelho, de uma forma preventiva e ativa no que se refere à defesa da legalidade, garantindo a qualidade de vida dos cidadãos e a correta ocupação do espaço público.
 

Principais medidas no âmbito da fiscalização urbanística, em 2017

- Realização de ações de esclarecimento de dúvidas de procedimento e relativas aos processos dos serviços da fiscalização urbanística.

- Fiscalização preventiva, no âmbito do Licenciamento Zero, na sensibilização da população para o cumprimento das normas legais e regulamentares;

- Fiscalização no âmbito dos diversos eventos que decorrem na área territorial do Município.

 
Promoção de boas práticas na área do ordenamento do território. O Município pretende reforçar a qualidade e a eficiência da gestão territorial, promovendo a participação informada, ativa e responsável dos cidadãos e das instituições, o que passa pela realização de ações de sensibilização e divulgação das boas práticas do ordenamento do território.
 

Principais medidas no âmbito da promoção de boas práticas do ordenamento do território, em 2017

- Organização das "5.as Práticas", cujo objetivo é disseminar informação relevante sobre as boas práticas do ordenamento do território junto dos trabalhadores municipais, dos técnicos externos e dos cidadãos em geral

- Realização de atividades comemorativas de dias temáticos, que visam a divulgação e a sensibilização para os projetos e temas no âmbito do crescimento sustentável.

- Promoção da Semana do Território, que abordará questões relacionadas com o território de Vila Nova de Famalicão e as medidas a levar a cabo no âmbito do PEDU@VNF2020.

- Dinamização do Prémio "Desafios Urbanos'16" e do Prémio de Arquitetura Januário Godinho.

 
AMBIENTE
Proteger e valorizar os recursos naturais.
 
O Município pretende fazer de Vila Nova de Famalicão um território cada vez mais ecologicamente sustentável, o que passa pela prossecução de uma política de proteção e valorização dos recursos naturais endógenos.
 

xxProteção da biodiversidade

 
O Município tem como prioridade estratégica a valorização dos diversos locais que garantam a biodiversidade do território, nomeadamente os rios, as margens ribeirinhas e os espaços verdes.

Valorização dos rios e das margens ribeirinhas. Considerando a relevância ecológica e identitária dos rios que atravessam o nosso território, o Município dará um forte impulso à implementação do Projeto "Os Nossos Rios". Promovido pelo Município, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, o projeto tem como principal finalidade a requalificação e reabilitação dos rios e das margens ribeirinhas, envolvendo a população em ações de sensibilização e educação para a limpeza, preservação e manutenção dos espaços.
 

Principais medidas no domínio do Projeto "Os Nossos Rios", em 2017

- Requalificação. Serão promovidas ações de requalificação das linhas de água e margens ribeirinhas.

- Limpeza e manutenção. Neste âmbito, pretende-se a limpeza e preservação das margens ribeirinhas, intervindo ainda na plantação de espécies ripícolas, com a colaboração de apoio de voluntários e da população em geral.

- Informação e sensibilização. Em estreita articulação com as Juntas de Freguesia e o tecido associativo local, será prosseguido um conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental junto dos proprietários e da restante comunidade para a sua responsabilidade cívica e ambiental, nomeadamente no cuidado das margens, seguindo as boas práticas necessárias. Será promovido o envolvimento da comunidade na vigilância, fiscalização e monitorização dos rios. O recurso a visitas de campo e à observação da fauna e da flora existente nos rios e nas margens ribeirinhas serão também ferramentas fundamentais para sensibilizar a população.

- Laboratório de Estudos dos Sistemas Ribeirinhos. Pretende-se a criação de um laboratório natural, que funcionará como Centro de Investigação Fluvial e tem como objetivo principal a criação de espaços de demonstração de boas práticas de intervenção ribeirinha ligadas à engenharia natural e conservação e preservação da biodiversidade, para ilustrar métodos de gestão e intervenção local que crie valor económico, ambiental e social e promova a sensibilização ambiental.

 
Dinamização de medidas conducentes à criação da área protegida na Pateira, em Fradelos. A promoção da biodiversidade contribui para o desenvolvimento sustentável do território, apresentado diversos benefícios de cariz ecológico, económico e estético. Neste sentido, o Município estará empenhado na criação da área protegida na Pateira, em Fradelos.

Promoção da (re)arborização do territóri
o. O Município promoverá a dinamização do projeto "25.000 árvores para 2025", que visa promover a (re)arborização do território através da plantação de 25.000 árvores e arbustos preferencialmente autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos) e em espaços rurais, florestais e ribeirinhos, bem como mobilizar a comunidade para a arborização do território concelhio, reforçando a valorização das árvores.

Valorização dos espaços verdes. Considerando que os espaços verdes têm importantes funções importantes funções ecológicas e de promoção da biodiversidade, o Município dará uma atenção especial à sua valorização e gestão.
 

Principais medidas no domínio da valorização dos espaços verdes, em 2017

- Inicio do projeto de criação de um bosque urbano na zona sul do concelho, impulsionado pela iniciativa de (re)arborização do território.

- Manutenção e preservação dos espaços verdes municipais, de acordo com as suas tipologias e capacidades, assegurando a sua permanente requalificação.

- Execução dos trabalhos de requalificação e beneficiação de algumas rotundas.

- Beneficiação de jardins, de modo a potenciar os seus usos.

- Conclusão das infraestruturas no novo Viveiro Municipal na zona sul do concelho.

- Promoção da racionalização da água, com recurso a espécies vegetais mais rústicas e menos exigentes em água, de modo a reduzir o consumo nos espaços verdes públicos.

- Criação de charcas, em particular em zonas alagadas, que poderão ser usadas para a rega dos relvados, já instalados, no período mais seco, assim como promover a instalação de prados de sequeiro e maior uso de inertes.

- Prosseguimento da substituição gradual das árvores localizadas em algumas vias públicas por outras espécies que se adequem melhor às condicionantes dos locais, considerando o impacto das raízes nas infraestruturas existentes.

 

xxParque da Devesa

 
Valorização do Parque da Devesa. Devido à sua dimensão e localização, o Parque da Devesa tem desempenhado um papel de especial relevância no desenvolvimento sustentável do território e na promoção da qualidade de vida da população, nas suas dimensões lúdica, desportiva, cultural e formativa. Veículo de educação ambiental por natureza, os resultados de estratégias seguidas nos últimos anos para a vegetação, começam a dar resultados relativamente à fauna, a qual, é mais um forte atrativo do parque. Em 2017, pretende-se prosseguir a estratégia seguida nos últimos anos, promovendo a biodiversidade, com uma forte aposta na educação ambiental, e a criação de uma identidade para a Casa do Território. Subjacentes a esta proposta está a promoção da sustentabilidade nas suas vertentes económica, social, cultural, e, sobretudo, ambiental.
 

Principais medidas no domínio da valorização do Parque da Devesa, em 2017

Eixo do Parque


- Prosseguimento da consolidação das infraestruturas ecológicas, tendo em vista a potenciação e reforço da biodiversidade.

- Continuação da implementação do Projeto de Promoção da Biodiversidade, que inclui o levantamento da flora e fauna e projeto paisagista de enquadramento.

- Regulamentação de utilização do parque e dos seus edifícios.

- Intensificação da melhoria na comunicação com os utilizadores, para que entendam as opções que são tomadas e sejam eles próprios cuidadores do parque.

- Operacionalização da integração de métodos participativos na gestão do parque.

- Continuação da implementação de um pomar de variedades regionais, com objetivos pedagógicos e de conservação das mesmas.

Eixo da educação ambiental

- Continuação do reforço e alargamento da oferta de educação ambiental para as instituições educativas, de forma a abranger os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário

- Dinamização de atividades formativas e de educação ambiental para vários públicos, incluindo seniores e famílias, com workshops e oficinas ao fim de semana e nas férias escolares.

Eixo das Hortas do Parque da Devesa

- Dinamização das Hortas Urbanas da Devesa, integrado no projeto das Hortas Urbanas de Famalicão, tendo por objetivos a promoção de atividades agrícolas sustentáveis, alimentação saudável e a sociabilização e promoção de vida em comunidade.

- Lançamento de concurso de ideias de arquitetura sustentável para o futuro edifício de apoio às Hortas do Parque da Devesa.

- Reforço das infraestruturas informativas do espaço.

- Dinamização de atividades formativas e educativas para utilizadores, para além de atividades de promoção à sociabilização desta comunidade.

Eixo da Casa do Território

- Desenvolvimento de um conjunto de atividades e iniciativas que abranjam as diversas dimensões do território e que aprofundem o seu conhecimento (consultar os Programas "Cultura e" e "Educação e Conhecimento").

 

xxSensibilização ambiental

 
Ciente do seu papel na defesa do ambiente e na melhoria da qualidade de vida, o Município promoverá o desenvolvimento da sensibilização ambiental, encarada como condição basilar do exercício de uma cidadania mais responsável e da construção de uma comunidade ecologicamente mais sustentável.
 

Principais medidas no domínio da sensibilização ambiental, em 2017

- Prosseguimento da Feira de Produtos Biológicos, que visa a promoção de produtos agrícolas, de cultura biológica e de qualidade, bem como o encontro entre produtores e consumidores.

- Realização de ações de sensibilização junto da comunidade local, das associações e das escolas para a proteção dos recursos ambientais do concelho, nomeadamente das linhas de água.

- Execução do Plano de Ação para a implementação da Agenda 21 Local, que enquadrará diversas medidas, prosseguindo com ações locais os diversos objetivos propostos para a promoção do ambiente e da sustentabilidade do território.

 

xxAbastecimento de água, saneamento de águas residuais, resíduos sólidos e higiene pública

 
Aumento dos níveis de atendimento da população nas vertentes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Em 2017, uma das principais prioridades da atuação do Município na área do ambiente será o aumento os níveis de atendimento da população no que se refere a água para consumo humano e saneamento de águas residuais. No domínio do abastecimento de água, os objetivos do Município passam por promover a cobertura em pelo menos 95% da população total, bem como assegurar a reabilitação das redes mais antigas, de modo a evitar situações de fugas e avarias. Por seu turno, no domínio do saneamento de águas residuais domésticas, a atuação do Município visa o aumento da cobertura da população do concelho, em cooperação com a empresa Águas do Norte, S.A.. Para este aumento de cobertura prevê-se a construção, ampliação e duplicação dos intercetores que permitirão criar condições para execução de redes de drenagem nas Bacias e Sub-bacias dos rios e ribeiros que passam pelo concelho. A execução de novas redes na Sub- Bacia do Rio Este permitirá dotar as localidades de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures com uma taxa de cobertura de 85%. No caso de Mouquim, Jesufrei e Lemenhe, a taxa de cobertura prevista é de 90%, enquanto em Gondifelos, Cavalões e Outiz a taxa de cobertura será de 85%. Na sub-bacia do Pelhe, será executada a rede de saneamento de águas residuais que permitirá servir as localidades de Vale São Cosme, Telhado e Portela, ficando a percentagem de cobertura em 80%. Com a execução de redes de saneamento de águas residuais na Bacia do Rio Ave, aumentará a percentagem de cobertura para 85% nas localidades de Fradelos, Vilarinho das Cambas, Bente e Carreira. A execução da rede de saneamento na sub-bacia do Rio Pele elevará a taxa de cobertura para 90% nas localidades de Requião, Ruivães, Novais e Landim.
 

Principais medidas do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais, em 2017

- Prosseguimento das obras de abastecimento de água e saneamento de águas residuais com ligação aos intercetores nas sub-bacias do rio Este, Pelhe, Pele e Ave, que são as seguintes:

- Rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no Vale do Rio Pelhe - Vale São Cosme, Telhado e Portela.
- Rede de drenagem de águas residuais do Vale do Rio Pele 1ª fase - Requião.
- Ampliação da rede de drenagem de águas residuais do Vale do Ave - Fradelos.
- Rede de drenagem de águas residuais do Vale do Rio - Vilarinho das Cambas
- Rede de drenagem de águas residuais do Vale do Rio Este 2.ª fase - Louro.
- Rede de drenagem de águas residuais do Vale do Rio Este 2.ª fase - Gondifelos, Cavalões e Outiz.
- Rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no Vale do Rio Este 2.ª Fase - Nine.
- Rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no Vale do Rio Este 3.ª fase - Arnoso Santa Eulalia, Arnoso Santa Maria e Sezures.
- Rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no Vale do Rio Este 3ª fase - Mouquim, Lemenhe e Jesufrei.

 
Promoção da gestão sustentável dos resíduos sólidos. As medidas tomadas pelo Município neste âmbito orientam-se no sentido de proceder a uma correta gestão dos diversos tipos de resíduos urbanos, bem como a prossecução de um melhor nível de atendimento da população.
 

Principais medidas no domínio da gestão de resíduos sólidos, em 2017

- Aumento do número de estruturas (ecopontos e ecocentros) de apoio à separação seletiva de resíduos sólidos, de modo a atingir o rácio (n.º de equipamentos/habitante) recomendado pela ERSAR.

- Ampliação da gestão e reciclagem de têxteis, tendo em conta as necessidades do concelho.

- Promoção de uma gestão sustentável dos RC&D's (resíduos de construção e demolição), mediante a realização de ações de formação e sensibilização junto das empresas da construção civil e dos detentores destes resíduos provenientes de obras.

- Prosseguimento da cooperação com a Escola Profissional CIOR, no domínio do Projeto "Hospital de Monstros", (consultar o Programa "Solidariedade").

 
Promoção da higiene e salubridade pública. Contribuindo para uma adequada qualidade ambiental às populações, o Município, através do Serviço Veterinário Municipal prosseguira a sua missão de assegurar a fiscalização higio-sanitária, a saúde pública veterinária, a segurança da cadeia alimentar de origem animal e a saúde e o bem-estar animal.
 

xxPrevenção e controlo da poluição atmosférica e sonora

 
O Município prosseguira o empenho na melhoria da promoção da qualidade do ar, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no âmbito do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região do Norte, bem como na prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda do bem-estar das populações.
 

Principais medidas no domínio da prevenção e controlo da poluição

- Promoção da monitorização junto da indústria, através de ações de fiscalização e sensibilização para controlo das emissões atmosféricas, sob a égide das entidades com competência na área do licenciamento.

- Prosseguimento de programas de redução das emissões de dióxido de carbono nos edifícios e nos veículos afetos ao Município, visando a prossecução dos objetivos do Pacto dos Autarcas e das oportunidades da promoção do desenvolvimento sustentável.

 
MOBILIDADE
Promover a mobilidade sustentável.
 
A mobilidade é crucial para o desenvolvimento económico, para a melhoria das condições de vida das populações e para a coesão social e territorial.

Consequentemente, o Município promoverá a modernização das infraestruturas viárias e dos transportes coletivos, a intermodalidade e os meios suaves de mobilidade.
 
Modernização da rede viária municipal. O Município promoverá a melhoria das acessibilidades no território concelhio, mediante a modernização das condições de circulação, comodidade e segurança na rede viária municipal.
 

Principais investimentos no domínio da rede viária municipal, em 2017

Reparações e retificações nas seguintes vias


- Rua D. Jorge Ortiga, em Brufe.
- Rua Joaquim Ferreira dos Santos, na União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures.
- Avenida Narciso Ferreira, em Riba de Ave.
- Rua Sr.ª das Penices, na União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz.
- Rua de Santa Maria, em Ribeirão.
- Rua da Estrada Nova, em Pedome.
- Rua de Santo António, em Castelões.

Beneficiação da rede viária

- Via Intermunicipal.
- C. M. 1500/1, em Mogege.
- C.M. 1527, em Delães, Oliveira São Mateus e Oliveira Santa Maria.
- Avenida Rio Veirão, em Ribeirão.
- E.M. 509-1, na União das Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos.
- C.M. 1480, em Gavião.

 
Promoção da mobilidade sustentável. A promoção de meios de mobilidade mais sustentáveis constitui uma prioridade estratégica do Município, tendo em conta a afirmação de um novo paradigma de mobilidade, que tem em vista combinar o desenvolvimento dos territórios, a acessibilidade, a melhoria da qualidade de vida, uma prática de vida mais saudável, a defesa do ambiente e a redução da dependência energética. Neste sentido, em 2017, serão desenvolvidos estudos e projetos, tendo em conta as linhas estratégicas definidas no PEDU@VNF2020 (consultar o Programa "Ordenamento"). Além disso, será promovida a cooperação com os Municípios de Santo Tirso e Trofa no âmbito da mobilidade ciclável e assegurado o acompanhamento dos projetos e da execução da obra relacionada com as acessibilidades da EN14.
 

Principais projetos de promoção da mobilidade inseridos no PEDU@VNF2020

- Interface 1 - Estação Rodoviária de Passageiros.

- Rede Urbana Pedonal e Ciclável -Etapa 1 (intraurbana) - Fase 1.

- Reforço de espaços e canais de circulação pedonal.

- Interface 2 - Estação Rodoviária de Passageiros.

- Rede Urbana pedonal e Ciclável - Etapa 1 (intraurbana) - Fase 2.

 
Desenvolvimento e modernização do serviço público de transporte de passageiros no território concelhio. Na sequência da publicação da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprovou o novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes de Passageiros (RJSPTP), foi deliberado pelos órgãos representativos do Município a assunção de competências como Autoridade de Transporte quanto aos serviços públicos de transportes de passageiros municipais. Neste sentido, o Município pretende melhorar as condições de exploração do serviço público de transporte de passageiros, a satisfação das necessidades dos cidadãos, a promoção da universalidade do acesso, a qualidade dos serviços e a coesão económica, social e territorial.
 

Principais medidas na área da modernização dos transportes coletivos de passageiros, em 2017

- Reestruturação das linhas existentes a nível local de acordo com o novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, tendo em vista a promoção de uma oferta de transportes que permita uma cobertura territorial mais ampla, com níveis de serviço adequados às necessidades da população.

- Promoção do circuito integrado urbano de transporte público (Denominado "Voltas"), articulando o comboio e o autocarro, estabelecendo a ligação entre a estação ferroviária e o Centro Coordenador de Transportes, passando por diversos equipamentos e serviços públicos.

- Sinalização de todas as paragens de autocarro no concelho, para que, todos os cidadãos possam facilmente identificar os locais de paragem dos autocarros.

- Afixação de horários em todos os abrigos de passageiros, para que, os cidadãos consigam ter a informação necessária acerca do autocarro em que pretendem circular.

- Fomento da mobilidade dos cidadãos com 65 anos de idade ou superior, bem como dos cidadãos reformados, mediante a disponibilização do Passe Sénior Feliz (consultar o Programa "Solidariedade").

 
ENERGIA
Promover a utilização racional e sustentável dos recursos energéticos.
 
A promoção da eficiência energética nas infraestruturas, edifícios e equipamentos públicos constitui uma condição relevante para a promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
 
Implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável. Na sequência da sua atualização em 2016, será prosseguida a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município, permitindo a redução das emissões de dióxido de carbono nos vários setores da sua atuação.

Melhoria da eficiência energética na iluminação pública. Considerando que a iluminação pública desempenha um papel relevante na vida das populações, o Município promoverá a eficiência energética da iluminação pública no concelho, nomeadamente a implantação de LED´s.

Modernização energética dos edifícios e equipamentos municipais. O Município promoverá ações que visem aumentar a eficiência energética nos edifícios e equipamentos públicos sob a sua jurisdição.
 
 
 
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