Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

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Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
 

Os desafios contemporâneos como as alterações climáticas, a finitude dos recursos, o ordenamento do território, a mobilidade e a eficiência energética podem ser encarados como oportunidades para a valorização sustentável das potencialidades do território.

Neste sentido, o Município tem assegurado a prossecução de um conjunto diversificado de políticas públicas direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável do território, tendo em consideração que Vila Nova de Famalicão é um território diverso e dotado de qualidades relevantes para uma adaptação mais exigente em termos de utilização dos recursos naturais.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável, articulada com o Programa-Estrela "B-Smart Famalicão", engloba as políticas que visam consolidar Vila Nova de Famalicão como um território sustentável e de bem-estar, que aposta na melhoria permanente da qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

 
ORDENAMENTO
Potenciar a sustentabilidade territorial.
 
A promoção de um território sustentável e coeso é uma das prioridades estratégicas mais relevantes do Município.

Portanto, o Município reforçará a sua aposta na prossecução da política de ordenamento do território e de urbanismo, que visa incentivar o desenvolvimento harmonioso e coeso do território, a valorização das potencialidades do solo e a salvaguarda da identidade cultural do território, promovendo a integração das suas diversidades e a qualidade de vida das populações.
 

Revisão do Plano Diretor Municipal. O Plano Diretor Municipal é o instrumento de gestão territorial por excelência na governação municipal. Assim, a revisão do Plano Diretor Municipal assume especial relevância, tendo em consideração a alteração do novo enquadramento legal relativo ao regime de solos e à atividade de planeamento e a evolução das condições urbanísticas, ambientais, económicas, sociais e culturais do território. Neste âmbito, as principais prioridades do Município, em 2021, será a conclusão dos trabalhos de revisão do PDM com vista à sua publicação e a delimitação de Unidades de Execução no âmbito da estratégia do Plano Diretor Municipal.

Implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020). O Município dará grande importância à prossecução de medidas estratégicas conducentes à promoção do desenvolvimento urbano sustentável do território, inseridos nos Planos de Ação de Reabilitação Urbana, de Mobilidade Urbana Sustentável de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas, enquadrados pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão (PEDU@VNF2020).

 

Principais medidas no âmbito do PEDU@VNF2020, em 2021

- Mercado Municipal - Assistência técnica e conclusão da obra de empreitada.

- Espaços Públicos da Área Central da Cidade - Acompanhamento e assistência técnica à obra e conclusão da obra de empreitada.

- Interface 2 - Estação Rodoviária de Passageiros - Assistência técnica à obra e conclusão da obra de empreitada.

- Teatro Narciso Ferreira - Acompanhamento na assistência técnica à obra e conclusão da obra de empreitada.

- Rede Urbana Pedonal e Ciclável - Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito do projeto.

- Bairro Social da Cal - Assistência técnica à obra e conclusão da obra de empreitada.

 
Desenvolvimento da informação geográfica a nível municipal. Os sistemas de informação geográfica assumem uma crescente relevância no desenvolvimento das atividades do Município, designadamente na vertente do planeamento e gestão do território.
 

Principais medidas no âmbito da informação geográfica, em 2021

- Prosseguimento da democratização do uso do Portal Geográfico, tanto no âmbito interno, com a atribuição de competências de atualização de temas a outros serviços, como no âmbito externo, mediante a capacitação de ferramentas, nomeadamente de webservices, dando assim sequência à política de dados abertos.

- Formulação do modelo de dados geográficos do Município de Vila Nova de Famalicão.

- Continuidade da implementação de rotinas de atualização das bases de dados e dos temas constantes no Portal Geográfico, nomeadamente da carta de gestão.

- Implementação de ferramentas de análise urbanística, contribuindo para o conhecimento atualizado e em tempo real dos prédios situados no território e a melhoria da gestão urbanística.

- Acompanhamento e monitorização do processo de elaboração e homologação da cartografia base e cartografia de risco do Município de Vila Nova de Famalicão.

- Levantamento e representação gráfica georreferenciada dos prédios rústicos de concelho, através da implementação de um sistema de informação cadastral simplificada com vista à adoção de medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos.

- Harmonização das especificações técnicas da topografia produzida e utilizada nos processos de licenciamento urbanístico com a nova cartografia municipal.

- Melhoramento contínuo dos procedimentos de uniformização de todos os procedimentos internos da topografia.

- Transformação automatizada, em formato CAD-SIG, dos levantamentos topográficos, de forma a poderem ser visualizados ou disponibilizados como web-service.

- Elaboração de levantamentos topográficos.

 
Promoção de projetos de qualificação do espaço público. O espaço público é a base para o desenvolvimento de um conjunto de interações sociais e de mobilidade que afeta todos os que dele comungam. A sua valorização em prol da sustentabilidade, conforto e segurança, são uma prioridade que se traduzirá no desenvolvimento dos diversos projetos no território.

Promoção de projetos de requalificação do património edificado. O Município dará uma atenção especial à requalificação do património edificado, bem como à conceção e desenvolvimento de projetos de valorização.

Fomento da reabilitação urbana. O Município dará uma atenção especial à promoção da reabilitação urbana e à qualificação do património edificado, dando seguimento à estratégia de reabilitação para cada área de reabilitação urbana delimitada, acompanhando os processos de reabilitação do património e promovendo ações de reconhecimento e de valorização.
 

Principais medidas no âmbito da reabilitação urbana, em 2021

- Acompanhamento e colaboração na conclusão do Programa Estratégico de Reabilitação Urbano, em articulação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e no âmbito do respetivo contrato de cooperação.

- Definição de novos limites da Área de Reabilitação Urbana do centro de Riba de Ave e do centro de Oliveira São Mateus.

- Implementação das Estratégias de Reabilitação Urbana para as Áreas de Reabilitação Urbana da vila de Joane, eixo Bairro-Delães e Ribeirão/Lousado.

- Identificação de Unidades de Intervenção, nos termos do Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua atual redação.

- Elaboração do relatório anual de monitorização de operação de reabilitação em curso do Programa Estratégica de Reabilitação Urbana do centro urbano da cidade de Vila Nova de Famalicão.

- Realização de vistorias para aferição do estado de conservação dos edifícios.

- Levantamento dos edifícios devolutos e em mau estado de conservação da Área de Reabilitação Urbana do eixo Bairro-Delães e da Área de Reabilitação Urbana de Ribeirão/Lousado.

- Monitorização dos indicadores de reabilitação de edifícios, infraestruturas urbanas, e espaços urbanos e verdes, por subsistema no âmbito do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do centro urbano de Vila Nova de Famalicão.

- Atribuição do Prémio Januário Godinho (3.ª edição), correspondendo às obras concluídas entre 2019 e 2020.

- Dinamização da exposição "Reinventar Riba de Ave", com trabalhos dos alunos de projeto da FAUP (ano letivo 2019/2020).

- Ações de sensibilização para a reabilitação de património edificado, esclarecimento de programas, legislação e boas práticas.

 
Fomento de medidas estratégicas no âmbito do acesso à habitação. O Município dará uma atenção especial à definição e à implementação de um enquadramento estratégico para a atuação do Município em matéria de habitação, que oriente e articule as políticas públicas de habitação e a atuação no território (consultar a Área de Intervenção "Habitação").

Promoção de medidas estratégicas no âmbito da mobilidade territorial. Considerando que o sistema de mobilidade do território continua a ser caracterizado por uma excessiva quota do transporte individual, o Município promoverá a articulação das políticas de ordenamento do território e da mobilidade, contribuindo para a promoção de padrões de mobilidade urbana sustentável (consultar a Área de Intervenção "Mobilidade").

Modernização da gestão urbanística. A gestão urbanística é um instrumento de controlo da dinâmica do território, que tem no exercício da administração de nível municipal, uma das suas principais vertentes. Esse controlo é essencialmente realizado às operações urbanísticas que carecem de controlo prévio, assim como, a realização de vistorias. Estas atividades são regulares e especialmente importantes pelo contributo que prestam no controlo da paisagem urbana e na garantia da qualidade de vida.
 

Principais medidas no âmbito da gestão urbanística, em 2021

- Revisão da regulamentação municipal sobre as taxas aplicáveis às operações urbanísticas, na sequência da entrada em vigor do Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação, em 2019.

- Prosseguimento da cooperação com a Área Metropolitana do Porto no domínio da gestão urbanística.

- Aprofundamento da articulação entre o Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística com as Comissões Municipais de Toponímia e de Defesa da Floresta.

- Desenvolvimento da certificação e modernização administrativa. Cada vez mais a otimização de recursos, sejam físicos ou humanos, em prol de uma eficiência organizacional e comunicacional, desempenham um papel fundamental na adaptação a novas realidades, relacionadas com as novas tecnologias e desmaterialização física implicada nos procedimentos de vária natureza. É nesse sentido que se levará a cabo as seguintes medidas:

- Certificação da Qualidade do Serviço - O processo de certificação da qualidade da Divisão de Gestão Urbanística do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística, iniciou-se em 2017. O que se pretendeu com este processo, desde o seu início, foi melhorar o seu desempenho e a sua qualidade. Para isso, foi necessário introduzir regras internas de funcionamento e realizar algumas reformas. Durante o próximo ano, prevê-se continuar a promover a melhoria contínua da Divisão de Gestão Urbanística, mas também alargar o processo de certificação para a Divisão de Ordenamento do Território e Projeto Urbano.

- Implementação do Wepaper. No domínio da modernização e desburocratização dos serviços, prevê-se continuar com a desmaterialização total dos processos, com vista a aumentar a produtividade e a eficiência do serviço, assim como a segurança de toda a informação e a diminuição de custos.

- Desenvolvimento dos processos online. Prevê-se que no próximo ano, seja possível a submissão online de processos de operações urbanísticas, que necessitem de controlo prévio. Ou seja, o cidadão poderá submeter processos urbanísticos de forma digital, os quais serão validados através da emissão de um recibo. Quando cumpridas as normas previamente estabelecidas, os documentos serão assinados digitalmente e pagas as respetivas taxas municipais. Posteriormente, os documentos serão rececionados pelos serviços e encaminhados para análise.

 
HABITAÇÃO
Providenciar uma habitação digna.
 
O Município tem como uma das suas principais prioridades a efetivação da habitação como direito social de cidadania, promovendo a qualificação do património habitacional público e privado e a consolidação dos padrões de bem-estar das pessoas residentes nos conjuntos habitacionais municipais.
 
Reforço da componente estratégica da política municipal de habitação. Em 2021, o Município dará uma atenção especial ao reforço da componente estratégica no âmbito das políticas municipais de habitação. Deste modo, promove-se o enquadramento estratégico e a estruturação do modelo de intervenção para a atuação do Município em matéria de habitação, que oriente e articule as políticas públicas de habitação e a atuação das entidades no território.
 

Principais medidas no âmbito da componente estratégica da política municipal de habitação, em 2021

- Implementação de um gabinete de apoio à população e promoção do acesso à habitação condigna.

- Diagnóstico das necessidades habitacionais no concelho.

- Disponibilização de apoio nas candidaturas a programas de financiamento.

- Elaboração da Carta Municipal de Habitação.

- Dinamização do concurso de ideias para projetos de habitação a custo justo e sustentáveis (Desafios Urbanos).

 
Atribuição de benefícios para os jovens e os bombeiros voluntários na área da habitação. Será feita a implementação de benefícios fiscais, nomeadamente a fixação do IMI na taxa mínima, e de bonificações em taxas e tarifas municipais para os bombeiros voluntários e jovens até aos 35 anos com habitação própria.

Prossecução do Programa Casa Feliz. Em 2021, o Município promoverá o desenvolvimento do Programa Casa Feliz, contribuindo na efetivação do direito das pessoas mais vulneráveis a uma habitação condigna, mediante a prossecução de duas grandes vertentes: prestação de apoio financeiro ao arrendamento, prestação de apoio financeiro e técnico à melhoria das condições físicas de habitabilidade.
 

Principais medidas no âmbito do Programa Casa Feliz, em 2021

- Concessão de apoios financeiros ao arredamento de habitação.

- Concessão de comparticipações financeiras a fundo perdido e prestação de apoio técnico nas seguintes situações: i) obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas, incluindo ligação às redes de abastecimento de água, eletricidade e esgotos; ii) ampliação de moradias ou conclusão de obras; iii) melhoria das condições de segurança e conforto de pessoas em situação de dificuldade ou risco relacionado com a mobilidade e ou segurança no domicílio, decorrente do processo de envelhecimento ou de doenças crónicas debilitantes; iv) obras de conservação ordinária, obras de conservação extraordinária e obras de beneficiação a realizar nas partes comuns dos edifícios constituídos em regime de propriedade horizontal.

 
Qualificação e manutenção do património habitacional municipal. O Município promoverá a qualificação e a manutenção do património habitacional sob a sua jurisdição. Por conseguinte, em 2021, merece realce a conclusão da empreitada da reabilitação do bairro da Cal, integrada no PEDU@VNF2020, para além das medidas de manutenção corrente.

Promoção da gestão participativa e inclusiva dos conjuntos habitacionais do Município. O Município promoverá um conjunto diversificado de desenvolvimento e integração social e de melhoria contínua da qualidade de vida da população, para além da gestão do património edificado municipal, em parceria com as associações de moradores e outros parceiros da comunidade.
 

Principais medidas no âmbito da gestão dos conjuntos habitacionais do Município, em 2021

- Planeamento, dinamização e monitorização da Equipa de Desenvolvimento Social das urbanizações.

- Partilha de experiências e boas práticas de outros Municípios no âmbito da gestão habitacional.

- Articulação com os diversos parceiros, visando a inclusão transversal dos moradores.

- Potenciação do bem-estar e da qualidade de vida dos moradores e comunidade, em parceria com as associações de moradores.

- Sensibilização e orientação de voluntários para a valorização e conservação das urbanizações, bem como para a manutenção e a limpeza dos espaços envolventes.

- Promoção do Projeto "FazRefaz", que visa a redução do impacto ambiental, tendo em especial atenção a gestão de resíduos, promovendo a sustentabilidade.

- Organização da oficina de música de percussão.

- Dinamização das salas de socialização, incluindo o apoio ao estudo e atividades lúdico-pedagógicas.

- Realização de ações de investigação e de sensibilização no âmbito da alimentação saudável.

- Mediação escolar, abrangendo a sensibilização dos encarregados de educação para a importância da escola/formação das crianças e jovens para a sua vida futura, articulação com as direções e as direções de turma dos Agrupamentos de Escolas, os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social e o PIEF - Programa Integrado de Educação e Formação.

- Colaboração na implementação do Programa Escolhas e do Projeto Eurobairro.

 
AMBIENTE
Salvaguardar os recursos naturais.
 
Os territórios são protagonistas fundamentais na resposta aos desafios ambientais da contemporaneidade.

Neste contexto, a política de ambiente do Município visa a promoção do desenvolvimento ecologicamente sustentável do território, contribuindo para a salvaguarda dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e vindouras.
 
xxInfraestruturas ambientais
 
O desenvolvimento ecologicamente sustentável do território passa pela modernização das infraestruturas ambientais, mediante a provisão do serviço público de referência nas vertentes do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais, da gestão dos resíduos e da limpeza pública.

Modernização das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais. O Município promoverá a realização de investimento nas infraestruturas de águas pluviais, contribuindo para o escoamento das águas que, com o aumento das construções e consequente impermeabilização dos solos, levam ao aumento dos caudais das águas pluviais. Será ainda promovida a realização de investimentos nas infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, nomeadamente nas sub-bacias dos rios Este, Pelhe, Pele e Ave, de modo a promover o alargamento destes serviços a populações ainda não servidas na área de influência dos sistemas.
 

Principais medidas no domínio das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, em 2021

- Redução e controlo de perdas de água. O Município assume como objetivo prioritário a continuidade do projeto de redução de perdas no sistema de abastecimento de água. No sentido de levar a cabo medidas concretas que conduzam à consecução desse objetivo, serão integradas as mais recentes tecnologias e métodos de gestão da rede de abastecimento. Neste contexto, serão promovidas a execução de zonas de monitorização e controlo (ZMC) e a instalação de válvulas reguladoras de pressão (VRP) no sistema de abastecimento de água do concelho. O projeto engloba as seguintes medidas: i) ações de controlo de caudais; ii) ações de redução de pressão; iii) criação e dinamização de Grupo de Trabalho de Perdas, que envolve os técnicos municipais que têm papel ativo na redução de perdas de água; iv) implementação da plataforma informática de gestão, monitorização e otimização de redes de distribuição de água, investimento em software que permite a gestão da informação de consumo e deteção atempada de eventos na rede (fugas, roturas, consumos anormais, etc.); v) substituição de condutas orientada para os locais com maior taxa de falhas de forma a reduzir o número de roturas em condutas na rede; vi) implementação do plano de comunicação, para sensibilizar e envolver a população na visão da água urbana sustentável; vii) reabilitação do parque de condutores.

- Realização de obras de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais nas sub-bacias dos rios Este, Pelhe, Pele e Ave.

- Desenvolvimento da gestão dos sistemas municipais de abastecimento de água e saneamento, assegurando a conservação e a reparação das redes existentes, designadamente em redes cuja construção tem um período superior a 10 anos.

- Definição de um plano de medição de caudais afluentes que visa a otimização do sistema e a fiscalização de ligações indevidas de águas pluviais na rede pública de saneamento de águas residuais.

- Eliminação de ETAR's - estações de tratamento de águas residuais e fossas coletivas em áreas que serão servidas pela rede de saneamento de águas residuais.

- Levantamento de fontes poluidoras e de ligações indevidas nos âmbitos das redes de drenagem de águas residuais e de drenagem de águas pluviais e prossecução de medidas corretivas e de extinção.

- Realização do cadastro da rede de drenagem de águas pluviais.

- Otimização dos serviços com recurso a meios tecnológicos e informáticos adequados à realidade da sociedade atual, visando sempre a proteção do meio ambiente.

- Organização de uma campanha de substituições de contadores, nomeadamente dos contadores mais antigos, dos que se encontram com consumo nulo), bem como dos contadores não acessíveis aos serviços municipais, de modo que sejam colocados de forma a permitir a visualização das leituras de consumo.

 
xxPromoção da sustentabilidade ambiental
 
Em 2021, o Município assume como prioridade estratégica o fomento e a implementação de políticas de ambiente e desenvolvimento sustentável. Neste sentido, serão promovidas medidas de proteção do meio ambiente, através da sensibilização ambiental, da valorização dos espaços verdes, em cooperação com os diversos agentes da comunidade.
 

Principais medidas no domínio da promoção da sustentabilidade ambiental, em 2021

Eixo do planeamento e da sensibilização ambiental


- Desenvolvimento e implantação da Agenda Local 21 a nível local.

- Participação no Programa de Sensibilização para as Alterações Climáticas no Quadrilátero Urbano (Adapt4city), operação cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade no Uso de Recursos (POSEUR), direcionada para a concretização de uma estratégia de comunicação e sensibilização concertada e integradora, que promova a literacia ambiental e climatológica no território da Quadrilátero Urbano, através de uma abordagem pedagogicamente eficaz e a forte aposta num processo mais participado, aberto e transversal.

- Prosseguimento do Projeto "Os Nossos Rios", que agrega um conjunto de objetivos a diferentes níveis (hidráulicos, ecológicos, paisagísticos e culturais), aasumindo como finalidade a requalificação e a reabilitação dos rios e das margens ribeirinhas, envolvendo a população em ações de sensibilização e educação para a limpeza, preservação e manutenção dos espaços envolventes dos cursos de água, incluindo de locais de interesse patrimonial.

- Continuação da implementação do Projeto "25 000 árvores para 2025" que tem como objetivo estratégico a mitigação e adaptação às alterações climáticas com o aumento da área florestada (cobertura vegetal arborizada) do concelho. O projeto tem objetivos específicos como a definição de plano de arborização concelhio e tipificação de normas para plantação de árvores, o envolvimento e participação ativa e responsabilização da comunidade na valorização, proteção e plantação de árvores e a criação de berçários de espécies autóctones através do envolvimento da comunidade educativa.

- Promoção do projeto de investigação e desenvolvimento da "monitorização de qualidade do ar no Município de Vila Nova de Famalicão", que prevê a implementação de 10 estações meteorológicas modulares colocadas em locais estratégicos para recolha das seguintes variáveis: velocidade do vento, direção do vento, quantidade de chuva, temperatura, humidade relativa, pressão atmosférica, início ao estudo da variável de dióxido de carbono. Este projeto terá como paceiros preferenciais os Agrupamentos de Escolas do concelho.

- Valorização da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave. O Município estará empenhado na concretização da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave, que está localizada numa área com paisagens e elementos que evidenciam o grande valor estético, ecológico e cultural do território. Este projeto é o resultado da cooperação entre o Município e a Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e pretende envolver e mobilizar as comunidades locais na recuperação e valorização deste território, mediante a criação de um laboratório da paisagem e de um pólo de visitação.

- Desenvolvimento das Eco-Escolas. É um programa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Cabe ao Município apoiar e incentivar a comunidade educativa para uma tomada de consciência e alterações de comportamentos que se irão refletir localmente, no contexto escolar, e que se pretende que sejam replicadas para fora.

- Organização de ações de sensibilização ambiental, que visa fomentar a dimensão ecológica da cidadania. incluindo a dinamização de atividades comemorativas de datas relacionadas com o ambiente e a realização de iniciativas como a Feira de Produtos Biológicos, que tem como objetivos específicos incentivar a agricultura biológica e o consumo de produtos mais saudáveis.

Eixo dos espaços verdes

- Manutenção e valorização dos espaços verdes sob jurisdição do Município, nomeadamente parques e jardins públicos, bem como das fontes ornamentais sob gestão municipal.

- Cooperação com as Freguesias no âmbito dos espaços verdes, nas vertentes da criação dos novos parques de lazer e da sensibilização sobre o uso de fitofármacos e a sua toxicidade.

- Fomento da sustentabilidade na gestão dos espaços verdes, através da implantação de espécies vegetais menos exigentes em água, da instalação de prados de sequeiro e do uso de inertes.

- Avaliação do estado fitossanitário e da estabilidade das árvores existentes na cidade, através do método VTA (Visual Tree Assessment).

- Elaboração do cadastro florestal das árvores inseridas nos espaços verdes públicos e arruamentos urbanos.

- Substituição gradual das árvores inseridas em alguns arruamentos por outras espécies, tendo em conta a sua adequação às condicionantes do local e a prevenção de danos nas infraestruturas existentes.

- Promoção da poda das árvores existentes nos parques, jardins e vias e outros espaços, contribuindo para a manutenção da estrutura arbórea.

Eixo das hortas urbanas

- Gestão das Hortas Urbanas do Parque da Devesa e promoção do cumprimento das normas pelos seus utilizadores.

- Realização de atividades de complemento curricular, com a criação de várias oficinas, em parceria com a Educação no projeto "De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local".

- Comemorações de datas temáticas, nomeadamente nas áreas da saúde e da juventude.

- Promoção do desenvolvimento de hortas urbanas no território, através do projeto "Hortas em Rede" e da monitorização das Hortas da Urbanização das Austrálias, em Requião.

 
xxParque da Devesa
 
O Parque da Devesa é um local privilegiado de conexão com a natureza, o lazer, o desporto e o convívio, através da dinamização de um conjunto diversificado de atividades contribuindo para o crescimento integral dos cidadãos no respeito pelas pessoas, pela natureza e pelas gerações futuras. Neste sentido, o Município tem como finalidade proporcionar às populações a fruição da natureza no espaço deste parque, contribuindo para o seu bem-estar, mediante a prossecução dos seguinte objetivos gerais: i) assegurar a satisfação geral dos utilizadores do Parque da Devesa; ii) assegurar a educação ambiental para diversos públicos, iii) dinamizar a Casa do Território, iv) promover a biodiversidade, v) racionalizar os recursos económicos. Em 2021, a atuação municipal no Parque da Devesa será estruturada em dois eixos: Cuidar do Parque; Viver o Parque.

Cuidar do Parque. O Município tem como objetivo relevante zelar pelo espaço do Parque da Devesa, englobando todas as ações de gestão, manutenção, segurança, comunicação e promoção da sustentabilidade e biodiversidade, que não estão diretamente afetas a eventos ou atividades abertas ao público.
 

Principais medidas no âmbito do Eixo Cuidar do Parque, em 2021

- Manutenção do parque, mediante o incremento das condições de fruição e a promoção da biodiversidade, através de uma gestão que permita a sementeira natural, a atração das aves, o abrigo para várias espécies da fauna e o planeamento das melhorias na manutenção corrente do parque, que permita a normalização das intervenções correntes ou pontuais nas estruturas verdes e a adequação da manutenção aos princípios da sustentabilidade ambiental.

- Melhoria contínua do parque, nomeadamente nas vertentes das infraestruturas ecológicas, das infraestruturas construídas, dos equipamentos exteriores e dos edifícios.

- Desenvolvimento do Projeto de Valorização dos Ecossistemas no Parque da Devesa, cujos principais objetivos é o reforço da biodiversidade, a melhoria a fruição do parque e a preservação e valorização duradoura dos espaços, abrangendo medidas como a plantação de árvores e arbustos e o melhoramento das performances hidrológica e biológica do parque.

- Promoção de formas de prossecução da gestão sustentável do parque, designadamente nos domínios da eficiência energética e da mobilidade.

- Fomento da segurança, englobando a vigilância do parque, a concretização de medidas de autoproteção nos edifícios e a realização de um plano de segurança e emergência para o parque.

- Criação de condições para a implementação de uma zona lúdica vocacionada para crianças, inserido na linguagem e na paisagem do parque.

- Realização de intervenções artísticas em arvores, no sentido de preservar a memória destes espécimes e à sua reconversão em esculturas.

- Promoção da comunicação, abrangendo a comunicação física (criação de um desdobrável em português e inglês, colocação da identificação do parque em cada uma das entradas, implantação de novos painéis informativos em posições estratégicas de observação de fauna, flora e paisagem do parque) e o aperfeiçoamento da comunicação digital.

 
Viver o Parque. Como resultado da sua dimensão e caraterísticas, o Parque da Devesa é um espaço privilegiado para a promoção de atividades educativas e lúdicas que tem vindo a ser desenvolvidas e o arranque de novas que contribuam para a sua dinamização, nas vertentes do ambiente, do desporto, da saúde, da cultura e da cidadania. No âmbito deste eixo, a programação municipal terá em consideração as restrições derivadas da pandemia de COVID-19, incluindo a possibilidade de realização de algumas atividades em formato digital. Este eixo divide-se em 4 projetos principais: i) "Aprender no Parque", conjunto de atividades e sensibilização ambiental e cultural para diversos públicos; ii) Viver Ambiente no Parque, conjunto de atividades que visam simultaneamente a animação do parque, a educação ambiental e o conhecimento da natureza; Iii) "Viver Cultura no Cultura", abrangendo atividades de índole cultural ou de outra natureza que animam o parque; iv) Casa do Território, englobando atividades relacionadas com o seu plano expositivo e a respetiva valorização, bem como outras atividades relacionadas com o conhecimento do território.
 

Principais medidas no âmbito do Eixo Viver o Parque, em 2021

Projeto "Aprender no Parque"


- Plano educativo para escolas e instituições, que tem como objetivo sensibilizar a população infantil e juvenil, trazendo-a ao parque, de modo a promover o conhecimento da natureza e do território.

- Férias na Devesa, englobando atividades educativas e lúdicas para as férias escolares "Verão na Devesa" e "Férias da Páscoa na Devesa", um conjunto de ações destinadas a instituições escolares e associativas do concelho ou de fora.

- Devesa em Família, englobando atividades educativas que propiciam a cooperação familiar, em temáticas de ambiente, ciência e cultura, destinadas a famílias com crianças.

- Workshops Devesa, que são atividades formativas (cursos, workshops, palestras) para adultos e público em geral, em diversas áreas (ambiente, agricultura, alimentação, saúde, bem-estar, economia circular, energia, etc.) que contribuam para a sustentabilidade e a proteção do ambiente.

- Sessões Ambientar-se, que consiste num programa de sensibilização ambiental para a população adulta, através do cinema e debate, em cooperação com as associações de cariz ambiental. Pretende-se a captação de novos públicos, designadamente jovens a nível do ensino secundário, através de parcerias com escolas.

- Sessões "Devesa Esclarece", que visam debater e esclarecer a população sobre temas relacionados com o ambiente, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, bem como as boas práticas ambientais.

- Organização de conferências relacionadas com as temáticas incluídas na missão do Parque da Devesa.

Projeto "Viver Ambiente no Parque"

- Realização de festas de aniversário infantis no Parque com temáticas de educação ambiental. As festas "Sem balões se faz a festa" pretendem chamar a atenção, desde logo, para o problema ambiental dos balões.

- Organização de Piquenique no Parque, evento convívio em que as pessoas são convidadas a trazer e partilhar alimentação confecionada por si, saudável e local, bem como atividades de animação lúdicas na área do ambiente e do bem-estar.

- Lançamento do Ecomercado, que visa ser um mostra e venda de produtos sustentáveis, dando a conhecer produtos alimentares e de uso diário com menor impacto ecológico, com workshops na área ambiental.

- Dinamização de eventos efémeros que visam a promoção do Parque da Devesa, da coesão social, do contacto com a natureza e a celebração de dias de referência ligados ao ambiente.

Projeto "Viver Cultura no Parque"

- Atividades lúdicas que visam a dinamização do parque, tais como diversos tipos de música e de danças, desportos e atividades meditativas, acompanhados ou não de pequenos mercados de venda e promoção de atividades e produtos sustentáveis e locais, no âmbito da economia circular. Neste âmbito, merecerão ênfase as seguintes iniciativas, entre outras: Devesa Sunset, Janeiras no Parque, Danças no Parque, Devesa Wine Fest, Dia do Yoga, Dia da Música, Estátuas Vivas no Parque, Arte no Parque, Dia Internacional de Monumentos e Sítios, Jornadas Europeias do Património, Dia Mundial da Criança.

Casa do Território

- Promoção da exposição permanente "Tempo, Espaço e Ser - Território de V.N. Famalicão", englobando a renovação e atualização de conteúdos, a realização de visitas ao território e orientadas e a promoção do Serviço Educativo.

- Dinamização da exposição "Comércio: Tradição e Modernidade".

- Acolhimento de exposição itinerante "Vale do Cõa - Singularidades de um território".

- Organização da exposição sobre a Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave.

- Dinamização da galeria exterior.

- Prosseguimento das seguintes ações: (Re)Viver o Território, destinada ao público sénior; projeto "Memórias da Devesa", que visa a salvaguarda do legado da Devesa; ciclo de conferências "Conhecer a Nossa História", que visa incentivar o conhecimento da nossa história local.

- Dinamização da Livraria Municipal, em articulação com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

- Valorização do Serviço Educativo da Casa do Território, que visa o conhecimento do território, a sensibilização para o conhecimento da história local e a valoração do património histórico, integrando o Projeto "Aprender no Parque".

 
xxDefesa dos animais
 
A defesa dos animais implica a prossecução de medidas que visam a sua proteção e a mobilização da comunidade perante a sua presença.
 

Principais medidas no âmbito da defesa dos animais, em 2021

- Construção do Centro de Recolha Oficial de Animais como espaço de referência de promoção do bem-estar animal. O centro estará equipado com todas as condições para o cumprimento dos seus objetivos e das exigências e obrigações legais inerentes a um equipamento desta natureza. Entre outras valências, o espaço estará organizado em instalações por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas, enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de desinfeção e zona de recreio e atividade física para cães e gatos.

- Prevenção de riscos alimentares, abrangendo a fiscalização da higiene dos estabelecimentos de comercialização e armazenamento de produtos alimentares e de viaturas de venda ambulante de produtos de origem animal.

- Cooperação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, designadamente nas vertentes da inspeção sanitária de matadouros e da fiscalização de centros de atendimento médico veterinário.

- Cooperação com a Ordem dos Médicos Veterinários, no âmbito do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, tendo como objetivo a promoção da esterilização dos animais adotados e da saúde animal, através do cheque veterinário, potenciando a parceria com a ordem profissional atrás referida e os centros de atendimento médico-veterinário aderentes.

- Promoção da vacinação e da identificação eletrónica de canídeos.

- Controlo dos animais errantes.

- Promoção de ações de informação e sensibilização da comunidade educativa e da população em geral sobre matérias da defesa dos animais.

- Promoção da adoção dos animais, quer em campanhas de adoção ao longo do ano, quer através de visitas ao centro de recolha animal e da divulgação.

- Realização de ações junto da comunidade educativa e da população em geral para a sensibilização, educação e responsabilização para o não abandono e respeito pelo animal e pela promoção do seu bem-estar.

 
MOBILIDADE
Incrementar a mobilidade no território.
 
A mobilidade é hoje um dos principais desafios ao desenvolvimento sustentável dos territórios. Neste contexto, o Município está empenhado na prossecução de uma política transversal na área da mobilidade, englobando a modernização da rede viária, a promoção dos modos suaves e a melhoria do sistema de transportes coletivos.
 
Valorização das infraestruturas viárias. O Município assume como prioridade estratégica a valorização e a manutenção das infraestruturas viárias, de modo a promover a mobilidade, a coesão territorial e a qualidade de vida das populações.
 

Principais medidas no âmbito da valorização das infraestruturas viárias, em 2021

- Melhoria das acessibilidades às áreas de localização empresarial de Famalicão Sul.

- Beneficiação da E.M. 571-1, na União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.

- Beneficiação da Via Intermunicipal.

- Melhoria das vias de acesso ao Centro de Estudos Camilianos.

 
Melhoria das condições de acessibilidade dos edifícios municipais e espaços públicos. Tendo sido iniciado, em 2018, os estudos de levantamento das condições de acessibilidade dos edifícios municipais e de algumas vias do espaço público da cidade, tendo os mesmos sido concluídos em 2019, pretende-se em 2021 continuar medidas conducentes à melhoria das condições de acessibilidade dos edifícios municipais e espaços públicos, designadamente nas vertentes da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade e da mobilização da comunidade e de diversos atores (consultar a Área de Intervenção "Igualdade").

Promoção da segurança rodoviária. O Município irá continuar a melhorar as condições de segurança rodoviária, nomeadamente os atravessamentos pedonais, através da melhoria das condições de segurança nas passadeiras, conforme levantamento efetuado durante o ano de 2020. Além disso, o Município irá em 2021 promover a uma uniformização e atualização das posturas de trânsito do concelho, contribuindo a melhoria do quadro normativo aplicável ao trânsito a nível local.

Fomento da educação para a segurança rodoviária. O Município irá continuar a aposta na consciencialização cívica no âmbito da segurança rodoviária, promovendo sempre os modos suaves e os transportes coletivos, em detrimento do transporte individual, através da realização de ações de sensibilização junto da comunidade. Assim, será dada sequência às ações de sensibilização e educação rodoviária junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, com ações nos estabelecimentos de ensino e na Escola de Educação Rodoviária, ajustados a cada nível de ensino. Em 2021, pretende-se alargar as ações da Escola de Educação Rodoviária para outras faixas etárias nomeadamente para jovens até aos 35 anos, sendo as mesmas mais pedagógicas e vocacionadas para a sensibilização e informação deste grupo etário, e que visa para além da promoção dos modos suaves a consciencialização para uma condução mais segura e responsável.

Modernização dos modos suaves de transporte. Em 2021, e dando sequência aos anos anteriores, será uma feita uma forte aposta na modernização das infraestruturas que visam melhorar as condições para o uso dos modos suaves de transporte. O caminho para a sustentabilidade tem como pilar fundamental uma mobilidade cada vez menos poluente, sendo que a aposta do Município tem como objetivo potenciar um território mais sustentável e saudável.
 

Principais medidas do desenvolvimento dos modos suaves de transporte, em 2021

- Modernização da rede pedonal e ciclável no território, inserida no âmbito do PEDU@VNF2020, abrangendo a Implementação de uma via ciclável e pedonal, a partir de uma antiga plataforma de canal ferroviário entre a cidade e Gondifelos e a realização de investimentos no âmbito da rede de ciclovias intraurbanas da cidade.

- Reabilitação e valorização dos espaços públicos da área central da cidade, no âmbito do PEDU@VNF2020.

- Cooperação com os Municípios de Santo Tirso e Trofa, visando o desenvolvimento do projeto da Via Intermunicipal Ciclável, abrangendo os três concelhos.

- Promoção do projeto para a dotação de ciclovia na ER 206, no âmbito da cooperação com a IP - Infraestruturas de Portugal, S.A. e o Município de Guimarães.

- Dinamização de ações que visam sensibilizar a população para a alteração de comportamentos e a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis, nomeadamente o uso dos modos suaves e dos transportes públicos em detrimento do transporte individual. Estas ações têm também o objetivo de demonstrar que o espaço público pode ser reaproveitado em benefício das pessoas em detrimento dos veículos automóveis, priorizando assim os diferentes modos de transporte.

- Elaboração de estudos que visam a implantação de um sistema de bikesharing. na cidade.

 
Modernização dos transportes coletivos. A promoção da mobilidade territorial passa por proporcionar às populações serviços de transporte coletivos de qualidade, acessíveis e cómodos.
 

Principais medidas no âmbito dos transportes coletivos, em 2021

- Conclusão da empreitada da qualificação do edifício da Estação Rodoviária de Passageiros, atual Centro Coordenador de Transportes, com o objetivo de melhorar as suas condições como interface de transportes de passageiros, medida programada no âmbito do PEDU@VNF.

- Implementação da nova concessão para a exploração da rede de transportes públicos coletivos rodoviários municipais, em cooperação com os municípios de Santo Tirso e da Trofa, em consonância com os estudos já realizados. A gestão da rede de transportes públicos vai ser efetuada pela Associação de Fins Específicos denominada MobiAve, que alberga os três municípios em causa.

- Fomento da cooperação com as Autoridades de Transportes vizinhas, com o objetivo de tornar o sistema de transportes públicos coletivos rodoviários cada vez mais eficiente e sustentável.

- Desenvolvimento do sistema de bilhética integrada no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero. Posteriormente, o sistema de bilhética integrada abrangerá progressivamente as Comunidades Intermunicipais do Ave e do Cávado.

- Implementação de um sistema de informação em tempo real nos transportes públicos com o objetivo de tornar o sistema de transportes públicos coletivos rodoviários mais atrativo e eficiente.

 
Prossecução do Plano de Ação para a Mobilidade Ativa. O Município dará uma atenção especial à implementação do Plano de Ação para a Mobilidade Ativa, que tem como objetivo analisar a situação da Mobilidade na cidade de Vila Nova de Famalicão e a proposta de soluções que levem a uma mudança de hábitos de deslocação da população, beneficiando os modos mais sustentáveis. Pretende-se assim em 2021 dar continuidade à realização das medidas materiais e imateriais presentes neste plano de forma a melhorar a qualidade de vida da população e a sustentabilidade da cidade. O Município também dará uma atenção especial à promoção da mobilidade sustentável no contexto escolar. A Implementação de ações materiais e imateriais previstas no domínio específico da mobilidade sustentável no contexto escolar foram, entretanto, integrados no Plano de Ação para a Mobilidade Ativa face à abrangência da área em análise neste Plano. Refira-se que o Plano de Ação para a Mobilidade Ativa foi elaborado no âmbito da parceria estabelecida com a cidade de Fort Collins (Estados Unidos da América), ao abrigo do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, um programa vocacionado para a cooperação no âmbito do desenvolvimento urbano sustentável.

Planeamento da sinalética urbana. Prevê-se terminar a elaboração do plano de revisão da sinalética urbana em 2021, que será concretizado no perímetro urbano da cidade, e que visa melhorar a vivência e fluidez nas deslocações para os habitantes e visitantes da nossa cidade, a atenuação do trânsito automóvel e a promoção da mobilidade sustentável. Por conseguinte, prevê-se uma revisão da sinalética urbana, assente na renovação dos elementos de sinalética existentes, de modo a torna-la mais adequada aos atuais fluxos de entradas e de circulação. Para além disso, pretende-se dotar a cidade de um novo código de sinalética dedicado a quem se desloca de forma pedonal ou ciclável. Prevê-se proceder à sua implementação durante o ano de 2021.

Desenvolvimento da Informação em tempo real sobre lugares nos parques de estacionamento. Pretende-se promover o projeto-piloto associado à gestão do estacionamento e do tráfego urbano e que consiste na implementação de sistemas de informação em tempo real que informará os automobilistas sobre a disponibilidade de lugares por parque de estacionamento estratégico localizado na periferia do centro urbano, bem como indicações sobre o percurso mais rápido e mais curto que deverão fazer para aceder a um desses parques em função do local de destino no centro da cidade;

Fomento da mobilidade elétrica. Considerando que a mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte, serão promovidas medidas conducentes à implementação de mais postos de carregamentos no concelho, caso os mesmos se verifiquem ser justificáveis.
 
ENERGIA
Fomentar a eficiência energética.
 
A eficiência energética é a principal prioridade do Município na área de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do território.

Substituição das luminárias na via pública. Em 2021, o Município promoverá a implementação do projeto de intervenção na rede de iluminação pública para a substituição de luminárias equipadas com lâmpadas convencionais por luminárias do tipo LED no concelho, designadamente nas vilas de Joane, Ribeirão e Riba de Ave e nas estradas municipais, tendo como principais objetivos a redução de consumo de energia elétrica, aumentando a eficiência energética e a poupança na faturação.

Fomento da eficiência energética dos equipamentos municipais. O fomento da eficiência nos edifícios e equipamentos municipais visa melhorar o seu consumo energético, incrementar a qualidade ambiental, proporcionar condições de temperatura e humidade adequadas e melhorar as condições de conforto térmico e de circulação do ar. Em 2021, merece destaque o desenvolvimento do projeto de sustentabilidade e eficiência energética das Piscinas Municipais de Ribeirão.
 
 
 
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