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Agenda
Estratégica para a Governança
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O desenvolvimento do novo
paradigma da sociedade da informação e do conhecimento, após dois
séculos de afirmação do paradigma da sociedade industrial, tem
causado profundas mutações nos mais diversos domínios da vida
coletiva.
No âmbito da consolidação do novo paradigma de desenvolvimento,
as cidades e os territórios posicionam-se cada vez como motores
centrais de inovação, de criatividade e de qualificação.
Sendo o território uma construção social, isto é, o resultado
dinâmico de um conjunto de atores e da articulação de interesses
diversos, cresce a relevância de processos colaborativos e participativos
de interação entre os poderes públicos e a sociedade civil.
A Agenda Estratégica para a Governança está articulada com o Programa-Estrela
"Famalicão Comunitário", que visa assegurar uma gestão do espaço
público cada vez mais participada pelos cidadãos.
O Município assume um compromisso estratégico com a cidadania
e a participação, promovendo e valorizando a iniciativa dos atores
locais, em todos os domínios da vida da comunidade.
Além disso, será dada uma especial atenção à afirmação de Vila
Nova de Famalicão num mundo cada vez mais globalizado, através
da participação ativa em redes nacionais e internacionais que
reforcem a força do nosso concelho.
Assim, a Agenda Estratégica para a Governança enquadra as políticas
municipais que visam a prossecução de uma governança territorial
cada vez mais eficiente e próxima, uma democracia local cada vez
mais participativa e a afirmação de Vila Nova de Famalicão a nível
global. |
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Programa-Estrela "Famalicão Comunitário"
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GOVERNAÇÃO
MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
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O Município tem como
prioridade estratégica a prossecução de uma governação eficiente,
responsável e transparente, próxima das pessoas, que contribua
para o progresso de Vila Nova de Famalicão como um território
cada vez mais sustentável, inclusivo e inteligente.
Operacionalização do planeamento estratégico. No âmbito
do planeamento estratégico, em 2018, o Município terá como objetivos
essenciais a execução das operações contratualizadas no quadro
do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020)
e a dinamização de diversas iniciativas de prossecução do planeamento
estratégico e dos valores da visão formuladas no Plano Estratégico
"Famalicão Visão'25", dando um especial destaque ao Programa-Estrela
"Famalicão Comunitário". |
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Principais medidas no domínio do planeamento
estratégico, em 2018
Eixo da dinamização da gestão estratégica do Município
e do território
- Consolidação do Programa-Estrela "Famalicão Comunitário".
O ano de 2018 será especialmente dedicado às temáticas
e valores da governança do território, com a realização
de diversas iniciativas para a difusão e disseminação
do programa.
- Dinamização da terceira edição dos Selos "Famalicão
Visão'25", com o objetivo de reconhecimento de iniciativas,
ações projetos, produtos ou serviços que contribuam
para a prossecução dos valores e objetivos definidos
pelo Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".
- Realização da terceira edição do programa de dinamização
e envolvimento da comunidade "Famalicão Visão'25", contribuindo
para a operacionalização de candidaturas, projetos e
parcerias, no quadro do Plano Estratégico "Famalicão
Visão'25".
- Prossecução das redes de referência e de projetos
estruturantes, reunindo diversas redes setoriais e promovendo
a inovação como âncora do desenvolvimento territorial.
- Operacionalização do Plano Estratégico "Famalicão
Visão'25", através das seguintes medidas: i) desenvolvimento,
operacionalização e alinhamento de planos, programas
e projetos municipais; ii) submissão de candidaturas
a rankings, galardões e prémios de boas práticas e de
reconhecimento da ação municipal a nível nacional e
internacional; iii) capacitação dos agentes para a elaboração
de candidaturas a fundos de financiamento.
- Acompanhamento e avaliação do Plano Estratégico "Famalicão
Visão'25", através da atualização do quadro de indicadores
e da monitorização da sua execução.
Eixo da operacionalização dos programas de contratualização
- Prosseguimento da implementação do Pacto para o Desenvolvimento
e Coesão Territorial Ave 2020": decorrente da contratualização
entre a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Autoridade
de Gestão do Norte 2020.
- Implementação do PEDU@VNF2020 - Plano Estratégico
para o Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão
2020 (consultar o Programa "Ordenamento").
Eixo da conceção e gestão de candidaturas a fundos
de financiamento
- Conceção, submissão e gestão de candidaturas apresentadas
aos programas do Portugal 2020.
- Conceção, submissão e gestão de candidaturas às medidas
de apoio ao mercado social de emprego, promovidas pelo
IEFP.
- Conceção, submissão e gestão de candidaturas a programas
e medidas europeias e a outros programas nacionais,
de forma autónoma ou em parceria, nomeadamente com organizações
de cooperação intermunicipal.
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Promoção da gestão
de qualidade. O Município iniciou já uma caminhada de implementação
do Sistema de Gestão da Qualidade nos seus serviços. Até à presente
data está já certificado o Balcão Único de Atendimento e em fase
de implementação de procedimentos de uniformização de processos
e atividades nas áreas da gestão urbanística e da juventude. Esta
atividade de implementação de sistemas de gestão da qualidade
resulta do compromisso estratégico a proximidade, celeridade e
eficácia na resposta às aspirações e necessidades dos cidadãos,
assegurado pela implementação de uma estrutura organizacional
sólida e capaz de prestar um serviço público de excelência e de
elevada qualidade. É ainda objetivo alargar a implementação de
sistemas de gestão da qualidade às áreas do ambiente e do desporto
durante o ano de 2018, bem como fazer a transição da norma NP
EN ISO 9001:2008 para a norma NP EN ISO 9001:2015.
Gestão de riscos organizacionais. Qualquer organização
comporta riscos associados à sua atividade, que importa mitigar.
A gestão de riscos organizacionais é um processo contínuo e em
constante desenvolvimento, que sustenta a responsabilização e
a avaliação de desempenho, promovendo deste modo a eficiência
em todos os níveis da organização. Ciente da relevância da gestão
de riscos organizacionais, o Município promoverá um conjunto de
ações que incrementem as garantias de bom uso dos recursos. O
levantamento de práticas e consequente implementação de medidas
de controlo são essenciais para mitigar os riscos presentes na
atividade diárias de qualquer organização. Por maioria de razão,
os riscos presentes na atividade do Município devem ser averiguados
e terão de ter uma ação concertada para a sua mitigação. Essa
ação deverá passar pelo reforço das: i) ações preventivas no que
concerne à implementação de metodologias de controlo de gestão;
ii) incremento de instrumentos de controlo interno; iii) implementação
de um plano integrado de gestão de riscos organizacionais.
Implementação da auditoria interna. Complementarmente à
implementação dos métodos de mitigação dos riscos organizacionais,
a implementação de um sistema de auditoria interna, em que todos
estejam envolvidos - porque a prevenção continua a ser a melhor
ferramenta de controlo - é a garantia que os cidadãos e a gestão
necessitam para verificarem a correta afetação dos recursos do
município. Para o efeito, e sempre em complementaridade com os
diversos serviços e com a atividades de gestão de riscos e da
qualidade, o Município irá implementar um programa de auditorias
às diversas atividades levadas a cabo pelas estruturas da administração
municipal.
Capacitação e valorização dos trabalhadores municipais.
No âmbito da modernização da administração municipal, torna-se
cada vez mais relevante capacitar as pessoas que trabalham ao
serviço do Município, incentivando a melhoria organizacional e
a qualidade no desempenho profissional de cada indivíduo. Neste
sentido, a atuação do Município, no âmbito da gestão dos recursos
humanos, será enquadrada pelos seguintes eixos: i) valorizar as
competências dos trabalhadores, mediante a implementação de programas
e ações de formação, dotando-os das melhores ferramentas para
o desenvolvimento qualitativo das suas funções; II) valorização
do enriquecimento curricular dos trabalhadores; iii) a promoção
da saúde (consultar o Programa "Saúde").
Modernização digital da administração municipal. O Município
promoverá o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação
com suporte de inovação, modernização e simplificação organizacional,
proporcionando aos cidadãos um grau acrescido de qualidade e eficiência
na prestação dos serviços públicos. |
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Principais medidas no domínio da modernização
digital da administração municipal, em 2018
- Desenvolvimento da interoperabilidade na administração
municipal, através do reforço das redes de dados entre
os serviços, permitindo uma comunicação mais eficiente,
e a melhoria das plataformas digitais, consolidando
a simplificação e modernização administrativas.
- Promoção da sociedade de informação e da modernização
administrativa. A digitalização documental, a melhoria
da rede de dados do Município e o desenvolvimento de
ferramentas de auxílio à análise e partilha de dados
de forma a controlar e analisar a gestão, são também
objetivo de melhoria da administração municipal. Neste
âmbito, merecem destaque as seguintes medidas estruturantes.
- Aquisição de serviço de digitalização do arquivo documental
de processos urbanísticos.
- Definição do posicionamento de Vila Nova de Famalicão
como Cidade Inteligente e estabelecimento de iniciativas
de base tecnológica que melhor contribuem para o processo
de evolução e desenvolvimento do território do concelho.
Pretende-se a tradução final destas iniciativas num
Portal de Open Data.
- Constituição de uma plataforma de inteligência urbana
que potencie uma melhor gestão dos recursos públicos,
isto é, uma maior racionalidade e eficiência na utilização
e disponibilização dos serviços públicos municipais.
- Dotação do Município de ferramentas de planeamento,
gestão e previsão assentes em informação credível, coerente
e atualizada, proporcionando melhor capacidade de gestão,
monitorização, negociação e regulação dos diferentes
indicadores de gestão do Município, de atuação e do
ecossistema operacional do concelho.
- Aquisição de plataforma de validação, controlo e certificação
de documentação digital, de forma a facilitar toda a
tramitação e análise digital e processos.
- Criação de um novo Portal do Município, que permitirá
a potenciação das novas tecnologias como pilar de inovação
organizacional e a disponibilização ao público de novos
conteúdos e ligações cada vez mais acessíveis e amigáveis.
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Definição da nova imagem
institucional do Município. Em 2018, o Município promoverá
a definição de uma nova imagem institucional. O novo logotipo
contribuirá para reforçar o posicionamento, a identidade e a diferenciação
do Município de Vila Nova de Famalicão no conjunto das instituições
públicas a nível nacional e global.
Dinamização do Roteiro pela Inovação. O Município dará
uma especial atenção ao desenvolvimento do Roteiro pela Inovação,
que tem como finalidade sinalizar as boas iniciativas desenvolvidas
no nosso concelho, de forma a valorizar positivamente o nosso
território e sensibilizar para a relevância da participação cidadã
na promoção do futuro da comunidade.
Revisão e atualização da regulamentação municipal. O Município
estará empenhado na revisão dos Códigos Regulamentares em vigor,
de modo a assegurar a sua adequação às alterações no enquadramento
legislativo nacional e reforçar a transparência e clareza das
relações entre a administração municipal e os cidadãos.
Implantação da Loja do Cidadão. O Município pugnará junto
do Governo a implantação da Loja do Cidadão no concelho, mostrando
a sua disponibilidade para cooperar na concretização das medidas
conducentes á concretização desta estrutura da maior relevância
para a modernização qualitativa dos serviços públicos prestados
às populações.
Comemorações municipais das datas mais relevantes para a cidadania
e a identidade do concelho. Em 2018, o Município assinalará
as comemorações das datas mais relevantes para a cidadania e da
identidade local, evocando o contributo das gerações passadas,
atuais e vindouras na promoção das grandes causas da participação
cívica e do desenvolvimento do nosso concelho. |
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Principais comemorações municipais
das datas mais relevantes para a cidadania e a identidade
do concelho, em 2018
- Comemorações do 44.º aniversário da revolução de 25
de abril de 1974.
- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, assinalando
o 33.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão
a cidade.
- Comemorações descentralizadas do Dia do Município,
em 28 de setembro, em Vermoim, marcando o 183.º aniversário
do restabelecimento da autonomia municipal do nosso
concelho.
- Comemorações do Dia do Autarca.
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GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
Fortalecer a subsidiariedade e a coesão territorial.
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O Município promoverá
o envolvimento dos atores locais, nomeadamente as Freguesias e
os atores do tecido associativo, formal e informal, no processo
de desenvolvimento do território, valorizando uma cultura de compromisso
estratégico em prol do bem comum, baseada nos princípios da subsidiariedade,
da coesão e da cooperação.
Dinamização da Estratégia Concelhia para o Desenvolvimento
Integrado. O Município terá como prioridade estratégica a
prossecução da Estratégia Concelhia para o Desenvolvimento Integrado,
englobando políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento
local cada vez mais coeso e sustentável, tendo em conta as várias
dimensões de vida das comunidades locais (bio-economia, emprego,
saúde, desporto, educação, cultura, etc.), de uma forma integrada,
mediante a mobilização e a participação dos diversos agentes do
território e dos próprios cidadãos. Neste contexto, as Comissões
Sociais Inter-Freguesias, as Freguesias e o tecido associativo,
formal e informal, desempenham um papel valioso na promoção da
participação, mobilização e responsabilização da comunidade.
Reforço da cooperação com as Freguesias. Considerando a
proximidade com os cidadãos e atento o profundo conhecimento das
realidades e dinâmicas do território, as Freguesias dispõem de
atribuições e competências em domínios bastante diversificados,
assim como desempenham um papel decisivo na prossecução dos interesses
das respetivas populações. A política municipal de cooperação
com as Freguesias manter-se-á como forma de concretização do princípio
da subsidiariedade, impulsionador da melhoria das condições de
vida das populações e de novas dinâmicas na prossecução da coesão
territorial.
Promoção do associativismo como pilar de identidade, de pertença
e de cidadania. O Município terá como prioridade estratégica
a promoção do associativismo para reforçar o sentimento de identidade
e de pertença dos cidadãos à comunidade e a cidadania ativa, participativa
e responsável. |
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Principais medidas no domínio da promoção
do associativismo, em 2018
Eixo da cooperação institucional
- Fomento do diálogo institucional com o tecido associativo,
formal e informal, como os encontros nas diversas localidades
do concelho.
- Dinamização de mostras, em cooperação com as Freguesias
e os agentes locais, tendo como objetivo a promoção
e valorização da identidade e dos recursos endógenas
das comunidades locais que constituem o território.
Eixo do apoio técnico administrativo
- Disponibilização de apoio técnico e administrativo
aos agentes do tecido associativo.
Eixo de apoio a atividades ou eventos
- Atribuição de apoios financeiros com vista à continuidade
ou incremento de projetos ou atividades de reconhecido
interesse para o Município.
- Prestação de apoios não financeiros, que consistem,
designadamente, nas seguintes vertentes: cedência de
equipamentos móveis, espaços físicos, materiais diversos,
mão-de-obra, meios técnicos, logísticos ou de divulgação
por parte do Município necessários ao desenvolvimento
de projetos ou atividades de reconhecido interesse municipal.
Eixo de apoio ao Investimento
- Atribuição de apoios financeiros à realização de obras
de construção, conservação ou beneficiação de instalações,
consideradas essenciais ao desenvolvimento normal das
suas atividades, ou para a aquisição de imóveis com
essa finalidade.
- Financiamento na aquisição de viaturas e de outros
equipamentos conducentes ao desempenho das atividades
e funções.
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IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
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Num plano transversal,
porque ordenador do conjunto das políticas públicas, o Município
promoverá um impulso decisivo na promoção da igualdade, em cooperação
com entidades públicas e da sociedade civil, contribuindo para
um paradigma mais equitativo das relações sociais entre as pessoas
e da sua interação com o território.
Valorização estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais. O Município pretende valorizar a dimensão
da igualdade a todos os níveis, em todas as áreas da ação autárquica.
Por isso, a sua promoção deve tornar-se um referencial permanente
das pessoas que trabalham na Administração Pública Local e influenciar
todas as suas decisões e práticas. Além disso, será promovida
a sensibilização da comunidade famalicense para a relevância da
promoção da igualdade. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais, em 2018
- Prosseguimento da implementação de medidas e políticas,
no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, tendo
em vista valorizar a dimensão da igualdade no quadro
da definição, execução e avaliação das políticas e ações
desenvolvidas pelo Município.
- Apresentação dos resultados no âmbito do diagnóstico
"Diferenças de Género na Administração Pública Local",
contribuindo para uma igualdade acrescida entre mulheres
e homens no domínio laboral, nomeadamente na Administração
Pública Local.
- Organização que ações que fomentem a igualdade de
género, incluindo a conciliação da vida pessoal, familiar
e profissional dos trabalhadores do Município.
- Fomento de medidas de consciencialização da comunidade
para a relevância da promoção da igualdade, da não discriminação
e da inclusão e do respeito pela diferença como imperativo
na garantia da dignidade e dos direitos fundamentais
da pessoa humana.
- Sensibilização da comunidade educativa, impulsionando
o direito dos estudantes desenvolverem e concretizarem
as suas potencialidades, bem como de apropriarem as
competências que lhes permitam exercer o seu direito
de cidadania, através de uma educação de qualidade,
que foi talhada tendo em conta as suas necessidades,
interesses e características.
- Garantia da equidade de género na linguagem, valorizando
o papel da linguagem como agente socializante de género.
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Prevenção e combate
à violência interpessoal. O Município dará uma especial atenção
à prevenção e combate às diversas formas de violência interpessoal,
mediante a atuação em rede das entidades intervenientes e o envolvimento
da comunidade. |
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Principais medidas no âmbito da prevenção
e combate à violência interpessoal, em 2018
- Dinamização de iniciativas impulsionadoras de
mudança no que confere à violência interpessoal, nomeadamente
a organização de ações preventivas, orientadas e planeadas
para públicos específicos e para a população em geral.
- Organização e promoção de ações de formação dirigidas
a profissionais de diferentes áreas de atuação do Município
na área da violência, de forma a minimizar a fragilidade
da pessoa vítima e contribuir para um trabalho em rede
intervindo também, com a pessoa que agride, de forma
a diligenciar a capacitação e a consciencialização para
a relevância da promoção da igualdade entre mulheres
e homens.
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SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania .
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A segurança é um dos
pilares de confiança dos cidadãos nas instituições democráticas
e contribui, decisivamente, para a promoção de um clima de tolerância
cívica e o desenvolvimento de comunidades justas e seguras.
Respeitando o papel primordial e fundamental que cabe ao Estado,
o Município promoverá a criação de condições que promovam a defesa
da legalidade e a segurança de proximidade na comunidade.
Consolidação da missão da Polícia Municipal. O Município está
empenhado na consolidação da relevante missão desempenhada pela
Policia Municipal, que contribui decisivamente para a qualidade
de vida dos cidadãos, fiscalizando o cumprimento das leis e regulamentos
nas áreas da sua competência e cooperando com as forças e serviços
de segurança na manutenção da ordem e tranquilidade públicas da
comunidade. |
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Principais medidas de atuação da Polícia
Municipal, em 2018
Eixo da cooperação
- Cooperação com as forças de segurança (PSP e GNR)
e outras entidades da Administração Central do Estado,
na defesa da legalidade, na manutenção da tranquilidade
pública e na proteção da comunidade.
Eixo da segurança comunitária
- Cooperação na manutenção da tranquilidade pública
e na proteção da comunidade local, mediante o exercício
de funções de policiamento e de vigilância de espaços
públicos ou abertos ao público.
- Organização de ações de sensibilização focadas nos
temas da prevenção, cidadania e segurança, visando a
prevenção de comportamentos de risco e o desenvolvimento
dos valores de cidadania e de envolvimento na prossecução
da segurança comunitária. Neste âmbito, merece destaque
o programa "Aluno em Segurança", que abrange medidas
como a realização de ações de sensibilização, designadamente
no apoio às visitas à nova Escola de Segurança Rodoviária
de Vila Nova de Famalicão e na vigilância das áreas
envolventes dos estabelecimentos de ensino, em cooperação
com as forças de segurança.
Eixo da polícia administrativa
- Fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos
que disciplinem matérias relativas às atribuições do
Município e à competência dos seus órgãos.
Eixo de proteção civil
- Proteção da floresta contra incêndios, designadamente
na vigilância e fiscalização das áreas florestais e
o acionamento de meios, quando necessário.
- Disponibilização das condições físicas para a ativação
do Plano Municipal de Emergência.
- Prestação de atividades de prevenção e apoio ao Serviço
Municipal de Proteção Civil, em situações de alerta
definidas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Eixo de trânsito e segurança rodoviária
- Regulação e fiscalização do trânsito, melhorando a
circulação de veículos nas vias públicas do território,
nomeadamente na área da cidade.
- Execução de policiamentos em eventos de índole cívico,
religioso, social, lúdico e desportivo na via pública.
Eixo ambiental
- Fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos
no domínio da proteção do ambiente.
- Deteção, identificação e remoção de viaturas abandonadas
na via pública.
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Modernização das instalações
das forças de segurança. Considerando que a segurança dos
cidadãos é um pilar estruturante da sociedade democrática, o Município
prosseguirá a cooperação com o Governo no âmbito da modernização
das Instalações das forças de segurança. |
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Principais medidas no âmbito da modernização
das instalações das forças de segurança, em 2018
- Realização de obras de reabilitação e conservação
da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão.
- Pugnar junto do Governo, tendo em vista a concretização
das seguintes medidas:
- Criação de condições para a implementação efetiva
do Destacamento Territorial da GNR de Vila Nova de Famalicão
e dotação de instalações adequadas para o efeito.
- Concretização de novas instalações para o posto territorial
da GNR em Riba de Ave.
- Criação do posto territorial da GNR de Ribeirão e
a efetivação de instalações adequadas para o efeito.
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PROTEÇÃO CIVIL
Melhorar as condições de prevenção e socorro.
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A proteção civil é,
claramente, uma missão fundamental dos poderes públicos, sem prejuízo
da sua responsabilidade ser partilhada com as organizações da
sociedade civil e os cidadãos.
A proteção civil prosseguida pelo Município engloba a prevenção
dos riscos coletivos e a melhoria da capacidade de proteção e
o socorro às populações.
Fomento da cooperação institucional no domínio da proteção civil.
Considerando que a colaboração entre as diversas entidades que
integram o sistema de proteção civil é pertinente para aumentar
a sua eficácia, o Município promoverá o apoio às atividades gerais
das associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho
e de outras entidades, como são os casos do núcleo de Ribeirão
da Cruz Vermelha Portuguesa e da Associação dos Silvicultores
do Vale do Ave, bem como o apoio às equipas de intervenção permanente
e às equipas de combate aos incêndios florestais.
Implementação no Projeto Flood-Serv. O Município estará
empenhado na implementação do Projeto Flood-Serv, financiado pela
União Europeia, que visa a cooperação transnacional na prevenção
dos riscos de cheias.
Desenvolvimento e aperfeiçoamento do planeamento municipal
na área da proteção civil. O planeamento desempenha um papel
relevante na organização das medidas na área da proteção civil,
pelo que o Município apostará no desenvolvimento e aperfeiçoamento
de instrumentos de planeamento de base municipal. |
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Principais medidas de planeamento municipal
na área da proteção civil, em 2018
- Monitorização do Plano Municipal de Emergência
de Proteção Civil e do Plano Municipal de Defesa da
Floresta contra Incêndios (2014-2018).
- Execução e implementação do Plano Operacional Municipal
2018.
- Elaboração do Projeto Valorizar a Floresta 2018-2022,
englobando as seguintes vertentes: i) reconversão do
estrato arbóreo existente junto dos caminhos florestais,
assegurando a regeneração das espécies autóctones e
o controlo da vegetação espontânea, contribuindo para
a redução do risco de incêndio; ii) melhoria da-sinalização
da rede viária florestal, facilitando a segurança nas
operações de combate.
- Implementação dos Planos de Coordenação para Eventos
de Nível Municipal que se revelem pertinentes, nomeadamente
nos casos do Carnaval, das Festas Antoninas e da Feira
de Artesanato e Gastronomia.
- Implementação da legislação de segurança contra incêndios
em edifícios nos edifícios e equipamentos pertencentes
ao Município.
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Melhoria das respostas
operacionais na área da proteção civil. O Município promoverá
o reforço das condições favoráveis à operacionalização dos recursos
para enfrentar os diversos riscos coletivos que podem comprometer
a segurança das populações. |
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Principais medidas de melhoria das
respostas operacionais na área da proteção civil, em
2018
- Modernização das infraestruturas florestais, designadamente
da rede viária florestal, das torres de vigia e dos
pontos de água.
- Reforço da Equipa Operacional do Serviço Municipal
de Proteção Civil, potenciando a sua intervenção no
âmbito das operações de proteção civil nas seguintes
fases: antes da emergência ("período de normalidade"),
durante a emergência e após a emergência.
- Implementação do Plano Operacional Municipal.
- Gestão e execução das limpezas dos terrenos inseridos
no património municipal.
- Organização e implementação do Programa Municipal
de Vigilância Florestal, englobando um esquema de vigilância
do território constituída por componentes fixa (postos
de vigia) e móvel (brigadas de vigilância motorizada
e patrulhamento da Polícia Municipal).
- Consolidação do estado de prontidão
para a resposta a situações de emergência.
- Minimização do impacto das ocorrências de proteção
civil, tendo em vista a reposição da normalidade.
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Desenvolvimento da
formação e sensibilização. Ciente da importância que a formação
tem na adoção de comportamentos preventivos e na minimização de
situações de risco, o Município apostará na promover uma cultura
de segurança e cidadania, desenvolvendo programas de formação
e sensibilização. |
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Principais medidas de desenvolvimento
da formação e sensibilização na área da proteção civil,
em 2018
- Dinamização de iniciativas dirigidas à população em
geral, como Semana da Proteção Civil.
- Dinamização do programa "Tocas alerta: prevenir é
o primeiro passo para a segurança", que tem como objetivo
a formação e a sensibilização das crianças entre os
5 e os 12 anos.
- Prestação de apoio aos clubes da Proteção Civil existentes
nos estabelecimentos de ensino do concelho.
- Organização de atividades de sensibilização nas Juntas
de Freguesia, dirigidas aos agricultores, proprietários
florestais e proprietários de habitações situadas em
interface urbano-florestal sobre as medidas de defesa
da floresta contra incêndios.
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Fomento do voluntariado
na área da proteção civil. O fomento do voluntariado na área
da proteção civil assenta no princípio de que, em situações de
acidente grave ou catástrofe, as primeiras medidas de socorro
são realizadas pela comunidade. Neste âmbito, pretende-se a implementação
de 3 programas de voluntariado, através de articulação entre o
Serviço Municipal de Proteção Civil e o Banco Local de Voluntariado:
i) vigilância florestal, mediante a integração de voluntários
no Programa Municipal de Vigilância Florestal Florestais; ii)
sensibilização no âmbito da proteção civil, através da inserção
nas medidas de sensibilização para a proteção civil de voluntários
com formação na área de riscos coletivos, suporte básico de vida
e segurança contra incêndios em edifícios); iii) resposta operacional
às ocorrências, através da integração de voluntários que poderão
auxiliar a execução de trabalhos tendo em vista a reposição da
normalidade após a ocorrência de um evento de proteção civil,
no âmbito das medidas de prevenção de riscos coletivos e resposta
operacional. |
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COOPERAÇÃO
Afirmar o território a nível global.
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O Município promoverá
o fortalecimento da ligação de Vila Nova de Famalicão ao mundo,
potenciando a interação da comunidade famalicense com outros territórios,
o reforço do envolvimento em redes institucionais e a prossecução
de iniciativas comuns que promovam o desenvolvimento sustentável,
inclusivo e inteligente.
Reforço da dimensão internacional do Município. O Município
famalicense tem de assumir, de forma clara, como um ator internacional,
beneficiando da sua integração, de pleno direito, no conjunto
das cidades europeias, das fortes ligações económicas que a comunidade
famalicense mantém com diversos territórios e da crescente relevância
da diplomacia das entidades intraestatais. |
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Principais medidas no âmbito da afirmação
da dimensão internacional do Município, em 2018
- Reforço da participação e visibilidade no âmbito das
organizações de cooperação externa descentralizada,
como o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e as estruturas
internacionais das quais a Associação Nacional de Municípios
Portugueses faz parte, contribuindo ativamente para
a formulação e a implementação de políticas relevantes
para o desenvolvimento sustentável das cidades e das
regiões.
- Aprofundamento da cooperação bilateral com autarquias
municipais e outros territórios de outros países, privilegiando
uma componente mais relacionada com as questões económicas,
sem prejuízo da cooperação político-institucional.
- Reforço da cooperação com as missões diplomáticas
e consulares, tendo como objetivo a afirmação do território.
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Participação no âmbito
das organizações de cooperação intermunicipal. O Município
reforçará o seu empenho no fomento da cooperação intermunicipal
de tipo multilateral, estruturada em organismos de cooperação,
nomeadamente a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Associação
de Municípios do Vale do Ave, a Associação de Municípios de Fins
Específicos Quadrilátero, a Associação Nacional de Municípios
Portugueses, a Rede de Cidades Inteligentes, a Rede Territorial
Portuguesa das Cidades Educadoras e a Associação Portuguesa de
Habitação Municipal.
Promoção do diálogo institucional e de cooperação com os órgãos
de soberania. O Município promoverá uma cultura de diálogo
institucional e de cooperação com os órgãos de soberania, nomeadamente
o Governo, tendo como finalidade a defesa dos interesses da comunidade
famalicense. |
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