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Agenda
Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
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É fundamental que os territórios se tornem protagonistas na
resposta aos novos desafios ambientais. Daí a relevância do
desenvolvimento sustentável, mediante a prossecução de políticas
públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida e da coesão
territorial, tendo em consideração a capacidade de regeneração
dos ecossistemas.
Vila Nova de Famalicão é um território que dispõe de condições
relevantes para promover o novo paradigma de desenvolvimento
sustentável, assegurando o cumprimento das metas definidas a
nível nacional, europeu e internacional e dando o seu contributo
para a salvaguarda da sustentabilidade do nosso planeta.
Com efeito, num território caraterizado pela diversidade e intensidade
no uso do espaço, o novo paradigma emergente, alicerçado da
gestão sustentável de bens escassos, pode ser gerador de novas
oportunidades de bem-estar e qualidade de vida e de atenuação
da pegada ecológica.
A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável está
alinhada com o Programa-Estrela "B-Smart Famalicão", cujo desígnio
é assegurar a transição da paisagem diversa para uma paisagem
de qualidade de vida, de otimização rural urbano, mais autossuficiente,
sustentada numa economia doméstica.
Assim, no quadro da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento
Sustentável, enquadram-se as políticas municipais que pretendem
reforçar Vila Nova de Famalicão como um território ecologicamente
sustentável e eficiente, que salvaguarda o uso responsável dos
recursos para as gerações atuais e vindouras.
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Programa-Estrela "B-Smart Famalicão"
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ORDENAMENTO
Potenciar a sustentabilidade territorial.
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O ordenamento do território
desempenha um papel fundamental na regulação dos usos do solo
e na valorização das condições e capacidades endógenas do território
concelhio.
Consequentemente, a política municipal de ordenamento do território
e de urbanismo visa salvaguardar e valorizar as potencialidades
do uso do solo, incentivar o desenvolvimento sustentável das atividades
humanas, reforçar a coesão concelhia e fomentar a qualidade de
vida das populações. |
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Execução do Plano Diretor Municipal. O Plano Diretor
Municipal é um instrumento estratégico da maior relevância para
concretizar a valorização integrada da diversidade do território
e o reforço da respetiva coesão, assegurando a qualidade de
vida das gerações atuais e vindouras. Neste sentido, incumbe
ao Município o desenvolvimento e a concretização do Plano Diretor
Municipal, mediante a execução de diversas medidas.
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Principais medidas no âmbito da execução
do Plano Diretor Municipal, em 2018
- Promoção da avaliação permanente da adequação e concretização
das normas definidas no plano.
- Monitorização da execução do plano.
- Atualização da carta de condicionantes, correções
materiais e respetiva alteração ao plano.
- Prosseguimento dos estudos urbanísticos para as unidades
de planeamento e gestão prioritárias (UOPG's) e delimitação
das respetivas unidades de execução, designadamente
as localizadas em áreas empresariais.
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Prossecução da reabilitação
urbana. O Município dará uma atenção prioritária à prossecução
de medidas de reabilitação urbana, contribuindo para a qualificação
dos aglomerados urbanos, a valorização do parque edificado e o
desenvolvimento mais harmonioso e sustentável do território. |
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Principais medidas no âmbito da reabilitação
urbana, em 2018
- Continuação dos trabalhos de elaboração do Plano de
Pormenor e do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana
do centro urbano de Vila Nova de Famalicão.
- Desenvolvimento do Programa Estratégico de Reabilitação
Urbana do centro de Riba de Ave e do centro de Oliveira
São Mateus.
- Organização das sessões de esclarecimento e informação
sobre conceitos, boas práticas e incentivos.
- Apoio à implementação do IFRRU 2020, instrumento financeiro
de apoio à reabilitação e revitalização urbanas, destinado
ao financiamento de obras de reabilitação de edifícios
particulares.
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Execução do Plano Estratégico
de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020). Na sequência da
contratualização efetuada com a Autoridade de Gestão do Programa
Regional Norte 2020, para cada uma das prioridades de investimento
foram apresentadas as candidaturas abaixo mencionadas, para as
quais serão concluídos os projetos de execução e criadas condições
para o arranque das respetivas obras. |
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Principais medidas no âmbito do PEDU@VNF2020,
em 2018
Eixo da mobilidade urbana
- Rede Urbana Pedonal e Ciclável -Etapa 1 (intraurbana)
Fase 1.
- Reforço de espaços e canais de circulação pedonal.
- Interface 2 - Estação Rodoviária de Passageiros.
- Rede Urbana pedonal e Ciclável - Etapa 1 (intraurbana)
- Fase 2.
Eixo da reabilitação urbana
- Reabilitação/modernização do Mercado Municipal.
- Reabilitação do Teatro Narciso Ferreira.
- Reabilitação do Parque 1º de Maio.
Eixo das comunidades desfavorecidas
- Reabilitação do espaço público e requalificação dos
equipamentos da Urbanização da Cal.
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Implementação de medidas
estratégicas no domínio da mobilidade territorial. A prossecução
da mobilidade assume uma crescente relevância no âmbito do planeamento
e gestão do território. Consequentemente, o Município estará empenhado
na formulação e implementação de medidas estruturantes de desenvolvimento
territorial focadas na ligação entre o ordenamento do território
e a mobilidade. Neste âmbito, o Município estará empenhado na
melhoria das acessibilidades às áreas de localização empresarial
de Famalicão sul e na implementação de medidas estruturantes de
mobilidade a nível nacional e intermunicipal (consultar o Programa
"Mobilidade").
Valorização do Portal Geográfico. O Município tem como
prioridade a consolidação do Portal Geográfico, de modo a assegurar
a disseminação de informação geográfica do território. |
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Principais medidas de modernização
do Portal Geográfico, em 2018
- Disponibilização da nova versão do Portal Geográfico
de Vila Nova de Famalicão e respetivo incremento de
funcionalidades.
- Contínua atualização e disponibilização de temas existentes
no Portal Geográfico, bem como, a inserção de novos
temas nomeadamente o património municipal, o parque
edificado devoluto e a carta de gestão de obras particulares.
- Prossecução da cooperação entre os serviços municipais,
fomentando a atualização sistemática dos conteúdos cartográficos
do Portal.
- Atualização da cartografia existente no Município.
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Modernização da gestão
urbanística. A gestão urbanística, entendida como o conjunto
de medidas e ações promovidas pelo Município para a implementação
do processo de planeamento territorial, contribui decisivamente
para o desenvolvimento sustentável e coeso do território. |
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Principais medidas no âmbito da gestão
urbanística, em 2018
- Monitorização dos indicadores de sustentabilidade
urbana.
- Continuação da cooperação com outros Municípios, por
forma a uniformizar os procedimentos de gestão urbanística
e incrementar a comunicação entre os serviços de gestão
e fiscalização urbanística e os cidadãos.
- Obtenção de certificação de qualidade dos serviços
de Gestão Urbanística (consultar o Programa "Governação
Municipal").
- Atualização das disposições regulamentares nos domínios
da urbanização e edificação, do espaço público e das
atividades privadas, no âmbito da melhoria da regulamentação
municipal (consultar o Programa "Governação Municipal").
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AMBIENTE
Salvaguardar os recursos naturais.
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A política de ambiente
do Município visa a promoção do desenvolvimento sustentável do
território, baseada na proteção e valorização dos recursos naturais,
de modo a assegurar o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida
das gerações atuais e vindouras. |
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Considerando que a definição
da Agenda 21 Local para Vila Nova de Famalicão encontrava-se já
identificada como um projeto estruturante no Plano Estratégico
2014-2025 "Famalicão Visão'25", o Município dará um forte impulso
à sua concretização, promovendo a articulação com programas e
projetos das áreas de atuação municipal. Também será promovida
a participação da sociedade civil, através da dinamização da Comissão
de Acompanhamento. |
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O Município tem como aposta
estratégica a valorização do património natural, contribuindo
para alcançar a proteção da biodiversidade e um contexto ambiental
cada vez mais propício ao bem-estar das pessoas.
Dinamização do Projeto "Os Nossos Rios". Resultado da cooperação
entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente, o Projeto
"Os Nossos Rios" têm como principal objetivo a valorização dos
rios e das margens ribeirinhas do território concelhio, envolvendo
a população e vários agentes da comunidade. |
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Principais medidas no domínio do Projeto
"Os Nossos Rios", em 2018
- Fomento da sensibilização para o uso sustentável
dos rios e das margens ribeirinhas, através da organização
de ações, em parceria com as Juntas de Freguesia e o
tecido associativo.
- Dinamização do LabRios+, o laboratório de rios que
permite investigar e verificar as várias técnicas usadas
para intervir nas linhas de água e nas suas margens,
de forma a proteger os rios e a sua vida natural.
- Realização de ações de requalificação das linhas de
água e margens ribeirinhas.
- Organização de ações de limpeza e manutenção, com
o apoio de voluntários e da população em geral.
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Fomento da arborização
do território. O Município dará um forte impulso à arborização
do território, através de reflorestações com espécies autóctones
em áreas ardidas, valorizando projetos de ordenamento florestal
e sobretudo do Projeto municipal "25 mil árvores até 2025", que
visa a plantação de 25.000 árvores e arbustos preferencialmente
autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos) e em
espaços rurais, florestais e ribeirinhos.
Qualificação dos espaços verdes. O Município dará uma atenção
particular à valorização dos espaços verdes, considerando a relevância
das suas funções ecológicas e lúdicas. |
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Principais medidas no domínio da qualificação
dos espaços verdes, em 2018
- Conclusão das infraestruturas no Viveiro Municipal
da Quinta dos Queimados, contribuindo para a melhoria
das operações de produção e manutenção de espécies vegetais
aí existentes e a disponibilização mais eficiente do
empréstimo de vasos e floreiras para iniciativas promovidas
ou apoiadas pelo Município.
- Reabilitação do Parque 1.º de Maio (consultar o Programa
"Ordenamento").
- Desenvolvimento das atividades de conservação, manutenção
e valorização dos parques, jardins, rotundas e demais
espaços verdes municipais, bem como das fontes ornamentais.
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Qualificação e dinamização
do Parque da Devesa. Ao fim de 5 anos de existência, o Parque
da Devesa tem captado novos utilizadores e públicos diversos,
muito por ser um espaço verde privilegiado pela sua dimensão e
localização e pela sua vertente de natureza urbana, mas também
pela sua dimensão lúdica, cultural e educativa que se tem vindo
a dinamizar e desenvolver. Para tal, o Município pretende proporcionar
às populações a fruição, com qualidade acrescida, do Parque da
Devesa como pilar da sustentabilidade do território, mediante
a prossecução dos seguintes objetivos: i) assegurar a satisfação
geral dos utilizadores do Parque da Devesa; II) promover a educação
ambiental para diversos públicos, iii) dinamizar a Casa do Território;
iv) promover a biodiversidade; v) racionalizar os recursos económicos.
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Principais medidas no domínio da qualificação
e dinamização do Parque da Devesa, em 2018
Eixo do Parque
- Implementação do projeto para a Valorização dos Ecossistemas
do Parque da Devesa, que envolve novas plantações de
árvores e arbustos, obras de melhoria da qualidade do
espaço, da circulação das águas das chuvas e da qualidade
de água no lago, e que engloba uma vertente comunicacional.
- Implementação de um pomar de variedades regionais,
com objetivos pedagógicos e de conservação das mesmas,
em parceria com a Direção Regional de Agricultura e
Pescas do Norte.
- Prosseguimento do projeto artístico "As árvores morrem
de pé", caso ocorra a morte de alguma árvore de grande
porte que o justifique.
- Elaboração de um plano de manutenção, que permita
o melhoramento das intervenções nas estruturas verdes
e a adequação da manutenção aos princípios da sustentabilidade
ambiental.
- Promoção da mobilidade sustentável, através da aquisição
de veículo movido a energia elétrica para deslocações
dentro do parque (transporte de materiais, manutenção
e outros usos), assim como de bicicletas para deslocações
mais rápidas e pontuais no parque.
Eixo da educação ambiental
- Promoção do serviço educativo destinado ao público
escolar do concelho, abrangendo temas maioritariamente
ambientais, mas também culturais, tirando partido das
exposições patentes na Casa do Território. No presente
ano letivo 2017/2018, uma parte significativa da educação
ambiental estará também ligada à exposição "Ave Selvagem"
patente na Casa do Território, com temas ligados à fauna
e à biodiversidade.
- Dinamização do programa "Devesa em Família", abarcando
atividades educativas destinadas às crianças em família,
aos domingos à tarde, que incluirão quatros sessões
de Bioblitz a partir da exposição "Ave Selvagem".
- Organização de atividades educativas e lúdicas para
as férias escolares, nomeadamente as medidas "Férias
da Páscoa na Devesa" e Verão na Devesa".
- Organização de atividades de formação (cursos, workshops,
palestras) para adultos e público em geral, nas áreas
do ambiente, da agricultura, da alimentação, da saúde,
do bem-estar, da energia e outras que contribuam para
a prossecução da missão do Parque.
Eixo das Hortas do Parque da Devesa
- Organização de ações de capacitação e formação que
contribuam para a valorização para a promoção da agricultura
sustentável, da alimentação saudável e a sociabilização
e promoção de vida comunitária.
- Dinamização do concurso de ideias de arquitetura sustentável
para o futuro edifício de apoio às Hortas do Parque
da Devesa.
- Desenvolvimento de plano formativo anual.
- Reforço das infraestruturas ecológicas e informativas.
Eixo da Casa do Território
- Desenvolvimento de um conjunto de atividades e iniciativas
que abranjam as diversas dimensões do território e que
aprofundem o seu conhecimento (consultar os Programas
"Cultura" e "Educação e Conhecimento").
- Dinamização e potenciação da exposição permanente
"Tempo, Espaço e Ser. Território de V. N. de Famalicão",
abarcando a renovação dos conteúdos, a realização de
visitas orientadas e temáticas e a dinamização do serviço
educativo.
- Dinamização da exposição temporária "Ave Selvagem",
de cariz ambiental, sobre a biodiversidade da bacia
hidrográfica do Rio Ave.
- Acolhimento da exposição temporária de cariz artístico
"A Minha Casa é a Tua Casa" da Fundação de Serralves,
na sequência do acordo de adesão e cooperação do Município
em 2016 com esta instituição.
- Estabelecimento de parcerias para a dinamização da
galeria exterior da Casa do Território com exposições
bidimensionais de curta duração com mostras alusivas
a temas relacionados com a missão do Parque da Devesa
e da Casa do Território.
- Prosseguimento da dinamização dos ciclos de conferências
"Conhecer a Nossa História" e "Conferências do Território",
sobre temas relacionados com a identidade histórica
do território.
- Organização das sessões "Ambientar-se" e "Devesa Esclarece".
- Dinamização do espaço da Livraria Municipal.
Eixo de atividades e eventos
- Dinamização de atividades de cariz ambiental e cultural,
designadamente:
- O programa de sensibilização ambiental para adultos
através do cinema e debate "Ambientar-se", em parceria
com as associações de cariz ambiental do concelho, a
realizar uma vez por mês. Prevê-se a captação de novos
públicos através da sua descentralização no terriório.
- As sessões "Devesa Esclarece", na Casa do Território,
que visam abordar temáticas ambientais.
- O programa musical de verão "Devesa Sunset", com concertos
musicais no final da tarde.
- As Janeiras no Parque (ou Reisadas), dando voz às
tradições locais e preservando-as.
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As hortas urbanas desempenham
um papel relevante na prática da agricultura sustentável em contexto
urbano e na potenciação do bem-estar e da inclusão dos seus utilizadores.
Nesse sentido, iniciou-se em 2012 a concretização do primeiro
projeto municipal de hortas urbanas, as Hortas do Parque da Devesa,
e mais recentemente, em 2016, a construção das Hortas Sociais
da Urbanização das Austrálias. Reconhecendo a relevância ecológica,
social e económica das hortas urbanas, o Município pretende definir
uma estratégia municipal para o setor. É fundamental que o desenvolvimento
de novas hortas urbanas, independentemente da sua tipologia e
abrangência, assentem numa estratégia municipal que permita definir
espaços e recursos disponíveis de forma eficiente, mas também
a missão e orientações fundamentais em matéria de formação, acompanhamento
e avaliação. |
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Principais medidas no domínio do desenvolvimento
das hortas urbanas, em 2018
Eixo das hortas sociais
- Avaliação das condições para instalação de hortas
(terreno, caixas, etc.)
- Elaboração de propostas de execução.
- Elaboração e execução do plano formativo.
Eixo das hortas nas escolas
- Lançamento do projeto Horta na Escola, em regime piloto,
que visa incentivar a criação de hortas escolares e
a sua dinamização, incrementando simultaneamente o interesse
pela alimentação saudável e consumo sustentável.
Eixo das hortas do saber
- Promoção de visitas a estruturas de apoio à terceira
idade das instituições particulares de solidariedade
social e às hortas urbanas, com objetivo de recolher
informações sobre as práticas agrícolas do concelho,
nomeadamente os saberes ancestrais, os conhecimentos
e técnicas usadas. Promoção da sociabilização e inclusão
de idosos.
Eixo das hortas para a inclusão
- Dinamização de ações destinadas a pessoas com deficiência,
em parceria com instituições que atuam neste âmbito,
abarcando um plano formativo, com base terapêutica,
que possa promover a sua formação e inclusão.
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Através do fomento da
sensibilização ambiental, o Município pretende contribuir para
a modificação progressiva de atitudes e comportamentos em relação
ao meio ambiente, e, consequentemente, criar condições para uma
cidadania ecologicamente sustentável. |
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Principais medidas no domínio da sensibilização
ambiental, em 2018
- Dinamização da Feira de Produtos Biológicos, que
visa apoiar a comercialização de produtos agrícolas,
de cultura biológica, junto da comunidade.
- Organização de ações de sensibilização junto da comunidade
local, das escolas e do tecido associativo, sobre temáticas
ambientais, nomeadamente na vertente proteção das linhas
de água do concelho.
- Desenvolvimento de programas, projetos e atividades
de educação ambiental, no âmbito do Parque da Devesa,
tendo como objetivos a sensibilização para o conhecimento
e valorização da natureza, a proteção da biodiversidade
e dos recursos naturais, e a disseminação de boas práticas
ambientais e de atitudes e modos de vida mais sustentáveis
(consultar o texto relativo ao Parque da Devesa, do
presente Programa).
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xxAbastecimento
de água, saneamento de águas residuais, resíduos sólidos e higiene
pública |
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Promoção do acesso
e da qualidade dos sistemas de águas, saneamento e resíduos. O
Município visa promover a melhoria dos níveis de atendimento,
de qualidade, de integração e eficiência nos sistemas de abastecimento
de água, de saneamento de águas residuais e de resíduos sólidos,
contribuindo para a qualidade de vida das populações e a sustentabilidade
ambiental do território. |
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Principais medidas nos domínios dos
sistemas de água, saneamento e resíduos, em 2018
Eixo do abastecimento de água e do saneamento de águas
residuais
- Ampliação da rede de abastecimento de água na sub-bacia
do Este.
- Ampliação das redes de drenagem de águas residuais
no território concelhio, nomeadamente nas sub-bacias
dos rios Ave, Este, Pele e Pelhe.
Eixo dos resíduos sólidos
- Prossecução a nível local as metas definidas pelo
ERSAR, relativo às quantidades de resíduos recolhidos,
estipulados para 2018.
- Fomento da recolha seletiva, abarcando a consciencialização
da comunidade, promoção e a valorização das estruturas
(ecopontos e ecocentros) de apoio à separação seletiva
de resíduos sólidos, bem como a melhoria da acessibilidade
aos equipamentos, aumentando o rácio (número de ecopontos/habitante),
no concelho.
- Verificação de boas práticas ambientais no âmbito
das obras de construção civil.
- Alargamento da colocação de oleões destinados a receber
OAU's (óleos alimentares usados), à via pública.
- Promoção da limpeza urbana, de forma a manter os espaços
públicos em condições de salubridade e higiene.
- Prosseguimento do projeto Hospital de Monstros, em
parceria com a Escola Profissional CIOR (consultar o
Programa "Solidariedade").
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Fomento da higiene
e salubridade pública. O Município, através do Serviço Veterinário
Municipal, promoverá um conjunto diversificado de medidas, que
visam o bem-estar dos animais a nível local, a prevenção do abandono
de animais de companhia, a promoção da adoção responsável, a fiscalização
higio-sanitária, a salubridade pública veterinária e a segurança
da cadeia alimentar. |
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Principais medidas no domínio da promoção
da higiene e salubridade pública, em 2018
- Prevenção de riscos alimentares, mediante o controlo
higiossanitário de estabelecimentos de fabrico, transformação,
conservação, armazenamento ou comercialização de animais
ou produtos de origem animal e seus derivados; em articulação
com a DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
- Colaboração com a DGAV no controlo sanitário de matadouros
e de centros de atendimento médico-veterinário (CAMV).
- Fiscalização da venda ambulante de produtos alimentares,
nomeadamente dos veículos de venda de produtos de origem
animal e derivados, farturas, frutas e legumes.
- Dinamização do centro de recolha municipal.
- Identificação, através de microchip, dos canídeos,
responsabilizando os detentores pela sua posse.
- Organização de ações de sensibilização para a promoção
do bem-estar animal, incluindo a adoção.
- Promoção da profilaxia antirrábica e de outras medidas
de prevenção de zoonoses.
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xxPrevenção
e controlo da poluição atmosférica e sonora |
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O Município promoverá
medidas conducentes a reduzir os níveis de poluição atmosférica
e sonora, de modo a potenciar o bem-estar e a qualidade de vida
das populações. |
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Principais medidas no domínio da prevenção
e controlo da poluição atmosférica e sonora, em 2018
- Adoção de procedimentos por parte do Município,
dentro das responsabilidades legalmente atribuídas,
tendo como objetivo a promoção da qualidade acústica
dos edifícios públicos e privados.
- Organização de medidas de redução das emissões de
dióxido de carbono nos edifícios e viaturas municipais,
contribuindo para a concretização dos objetivos do Pacto
dos Autarcas e do Plano de Melhoria da Qualidade do
Ar na Região do Norte.
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MOBILIDADE
Incrementar a mobilidade no território.
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O Município está empenhado
na concretização do direito à mobilidade, assegurando a modernização
da rede viária, promovendo infraestruturas e meios para a utilização
de modos suaves e criando condições para a disponibilização de
transportes coletivos adaptados à realidade do território e populações.
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Implementação do acordo
de gestão com as Infraestruturas de Portugal. O desenvolvimento
das áreas empresariais do sul do território concelhio constitui
um importante estímulo para o desenvolvimento da economia concelhia
e nacional. Neste contexto, o Município providenciará a implementação
do acordo de gestão com as Infraestruturas de Portugal, o qual
visa a melhoria das acessibilidades às áreas de localização empresarial
de Famalicão Sul (Ribeirão e Lousado), nomeadamente a duplicação
da EN 14 entre a Rotunda sul da Variante à cidade e Vitória, a
beneficiação entre Vitória e Santana/Ferreiros e uma nova via
de ligação à zona industrial de Lousado, que inclui uma nova rotunda
na EN14, em Ribeirão.
Modernização das infraestruturas viárias municipais. O
Município desenvolverá medidas orientadas para a modernização
e a valorização das infraestruturas da rede viária municipal,
reconhecendo o papel que têm desempenhado na dinâmica do processo
de desenvolvimento do concelho, assumindo-se como um fator decisivo
na estruturação física do território.
Elaboração e implementação do Plano Municipal de Mobilidade.
Em 2018, o Município promoverá a elaboração e a implementação
do Plano Municipal de Mobilidade, que englobará medidas para uma
melhor acessibilidade dos peões e um programa de ação para a mobilidade
inclusiva, contribuindo para a melhoria das condições de circulação
nas vias de comunicação e de acesso a edifícios municipais.
Promoção de modos suaves de mobilidade. O Município adotará
medidas para incentivar os modos suaves de mobilidade, contribuindo
para uma maior sustentabilidade da mobilidade no território, a
atenuação das diversas formas de poluição e uma vida qualitativamente
mais saudável, de forma a tornar Vila Nova de Famalicão um território
cada vez mais atrativo, acessível e sustentável. |
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Principais medidas de promoção dos
modos suaves de mobilidade, em 2018
- Modernização da via ciclável entre a cidade e Gondifelos,
baseada na antiga linha ferroviária entre Vila Nova
de Famalicão e Póvoa de Varzim, no âmbito do PEDU@VNF
(consultar o Programa "Ordenamento").
- Implantação da rede urbana pedonal e ciclável, no
âmbito do PEDU@VNF (consultar o Programa "Ordenamento").
- Criação de condições que favoreça a articulação entre
os modos suaves e os transportes rodoviário e ferroviário
de passageiros, nomeadamente a colocação de bicicletários
em locais como estações ferroviárias e estabelecimentos
de ensino.
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Modernização do sistema
de transportes coletivos. Na sequência da assunção de competências
como Autoridade de Transporte quanto aos serviços públicos de
transportes de passageiros municipais, o Município tem como prioridade
proporcionar às populações serviços de transporte coletivos em
condições de qualidade, comodidade e eficiência. |
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Principais medidas no domínio da modernização
dos transportes coletivos, em 2018
- Reestruturação das linhas existentes a nível local
de acordo com a legislação do serviço público de transporte
de passageiros, tendo em vista a prossecução de uma
oferta de transportes que permita uma cobertura territorial
mais ampla e eficaz, com níveis de serviço adequados
às necessidades da população.
- Prosseguimento da cooperação com os Municípios de
Santo Tirso e Trofa, tendo como objetivo a elaboração
de estudos de planeamento do sistema de transporte público
e partilhado de passageiros na área territorial dos
três concelhos e a consequente melhoria da mobilidade
territorial.
- Prosseguimento da cooperação com as Comunidades Intermunicipais
do Ave e do Cávado e a Associação de Municípios de Fins
Específicos Quadrilátero, tendo como objetivos a modernização
das carreiras intermunicipais e regionais e a melhoria
da oferta dos transportes coletivos no território do
Quadrilátero Urbano.
- Criação, em articulação com empresas e os operadores
de transportes, de um transporte de circuito empresarial,
de modo que os trabalhadores possam usufruir do serviço
público de transporte.
- Continuação da colocação da sinalização de todos os
pontos de paragem, de modo a facilitar a identificação
por parte dos utilizadores e reforçar a segurança rodoviária.
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ENERGIA
Fomentar a eficiência energética.
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O Município tem como
prioridade estratégica a promoção da eficiência energética, contribuindo
para um desenvolvimento energético do território ecológica e socialmente
mais sustentável. |
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Prossecução do Plano
de Ação para a Energia Sustentável. O Município assegurará
a prossecução do Plano de Ação para a Energia Sustentável, contribuindo
para a consolidação da eficiência energética e a atenuação das
emissões do dióxido de carbono.
Promoção da eficiência energética na rede de iluminação pública.
O Município, em articulação com as entidades concessionárias
de distribuição de energia elétrica, promoverá a implantação progressiva
de unidades de iluminação de tipo LED, de modo a promover uma
maior eficiência energética da rede de iluminação pública no território
concelhio.
Consolidação da eficiência energética nos edifícios e equipamentos
municipais. O Município estará empenhado na criação de condições
que favoreçam uma maior eficiência energética nos edifícios e
equipamentos sob a sua jurisdição. |
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