Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

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Agenda Estratégica para a Governança
 
O advento e o subsequente desenvolvimento do novo paradigma da sociedade da informação e do conhecimento, tem causado profundas mutações nas sociedades.

De uma forma crescente, os territórios são resultado da co-criação de um conjunto cada vez mais multifacetado de atores, os quais protagonizam cruzamentos de redes potenciadoras de inovação e de desenvolvimento.

Neste contexto, pretende-se que Vila Nova de Famalicão seja cada vez mais uma comunidade colaborativa, baseada na intervenção coletiva integradora, multissetorial e participativa de todos os seus protagonistas. O Município mobilizará e potenciará, numa lógica colaborativa e participativa, a enorme riqueza de recursos humanos, saberes e capacidades organizativas existentes no território. Além disso, será incrementado o posicionamento estratégico de Vila Nova de Famalicão a nível nacional e global, de modo a valorizar o território como motor fundamental de desenvolvimento e internacionalização, tornando-o mais atrativo e sustentável.

A Agenda Estratégica para a Governança enquadra as políticas municipais que têm como metas consolidar uma governança do Município e do território cada vez mais eficiente, transparente e participada e potenciar o posicionamento estratégico de Vila Nova de Famalicão a nível nacional e global.

A Agenda Estratégica para a Governança está articulada com o Programa-Estrela "Famalicão Comunitário", que visa contribuir para uma gestão do espaço público cada vez mais participada pelos cidadãos.
 
Programa-Estrela "Famalicão Comunitário"
 
 
GOVERNAÇÃO MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
 
O Município tem como prioridade estratégica a valorização da governação responsável, sustentável, participativa e cidadã, que contribua para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais sustentável, inclusivo e inteligente.

Operacionalização do planeamento estratégico. O Município terá como prioridade fundamental à promoção do planeamento estratégico, assegurando a prossecução dos valores e objetivos definidos pelo Plano Estratégico "Famalicão Visão'25", a participação da comunidade e a captação e gestão de meios de financiamento.
 

Principais medidas no âmbito do planeamento estratégico, em 2019

Eixo da dinamização da gestão estratégica do Município e do território

- Consolidação do Programa-Estrela "Famalicão Made IN". Em 2019, será dedicado uma atenção especial às temáticas e valores do desenvolvimento inteligente, do espírito de iniciativa e inovação, da excelência tecno-industrial e de novos patamares de internacionalização.

- Organização da 4.ª edição dos Selos "Famalicão Visão'25", através da qual se pretende reconhecer os projetos e iniciativas promotoras dos valores e objetivos definidos pelo Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".

- Organização da 3.ª edição do "Encontro Famalicão Visão'25", que fará um balanço das iniciativas realizadas durante o Festival Visão'25.

- Promoção das redes de referência e projetos estruturantes, reunindo diversas redes setoriais e favorecendo a inovação como pilar do desenvolvimento do território.

- Desenvolvimento e conceção de planos, programas e projetos municipais alinhados com o Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".

- Apresentação de candidaturas a rankings, galardões e prémios de boas práticas e de reconhecimento da ação do Município a nível nacional e internacional.

- Capacitação dos agentes locais para a elaboração de candidaturas a fundos de financiamento, por meio de ações de formação, oficinas e sessões de divulgação;

- Acompanhamento e avaliação do Plano Estratégico "Famalicão Visão'25", mediante a atualização do quadro de indicadores e da monitorização da respetiva execução.

Eixo da operacionalização dos programas de contratualização

- Concretização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Ave 2020, decorrente da contratualização entre a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Autoridade de Gestão do Norte 2020, contribuindo para o desenvolvimento territorial inclusivo, sustentável e inteligente do Ave e dos Municípios que o integram.

- Implantação do PEDU@VNF2020 - Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão 2020 (consultar a Área de Intervenção "Ordenamento").

Eixo da conceção e gestão de candidaturas a fundos de financiamento

- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas apresentadas aos programas do Portugal 2020.

- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas às medidas de apoio ao mercado social de emprego, geridas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas a programas e medidas europeias e a outros programas nacionais, de forma autónoma ou em parceria, nomeadamente com Municípios e instituições de cooperação intermunicipal.

 
Promoção da gestão de qualidade. No atual contexto, as instituições públicas têm exigências de qualidade, eficácia e eficiência. Neste sentido, a auditoria interna é uma ferramenta da maior relevância, visando alcançar um maior rigor, eficiência e eficácia na gestão pública municipal. Neste contexto, o Município, no âmbito da auditoria interna, e da execução do seu plano de auditoria interno, pretende promover a melhoria e a eficiência dos serviços municipais, o cumprimento das disposições legais e regulamentares nos procedimentos e a prossecução dos objetivos fixados. Além disso, será dada uma atenção especial ao processo de definição, implementação, certificação, manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2015, nomeadamente a certificação progressiva de serviços municipais. No âmbito do SGQ estão já certificados as Divisões do Balcão Único de Atendimento e da Juventude) e o Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística (na sua parte de licenciamentos urbanísticos). Durante o ano de 2019, será promovida a certificação de mais alguns serviços, nas áreas do ambiente, do desporto e do desenvolvimento social, entre outros.

Implementação do centro de controlo da Smart City. No âmbito da participação do Município na rede das cidades inteligentes, em 2019 será implementado o centro de controlo da Smart City. Este centro de controlo ou plataforma de inteligência urbana será essencial para a consolidação do desenvolvimento organizacional que o Município tem vindo a observar. Durante 2019, assistir-se-á a um incremento das atividades relacionadas com esta temática, surgindo, desta forma, uma nova área a explorar pelo Município. A Smart City será mais um veículo de agregação das diversas atividades, procurando criar maior eficiência nos serviços e proporcionar um melhor serviço aos cidadãos.

Promoção da comunicação institucional do Município. Ao longo de 2019, o Município promoverá a estratégia de comunicação institucional, que visa promover a cidadania, divulgar a atuação do Município e potenciar a afirmação territorial de Vila Nova de Famalicão a nível nacional e global.
 

Principais medidas no âmbito da comunicação institucional, em 2019

- Renovação do sítio institucional do Município, que o ajustará às tecnologias mais recentes e reforçará a capacidade de interação dos cidadãos com a autarquia. Mediante o recurso às novas tecnologias, pretende-se dotar os cidadãos de conhecimento e de ferramentas que lhes permitam o exercício de uma cidadania ativa, construtiva e comprometida e de um acesso facilitado aos serviços do Município.

- Consolidação da presença do Município nas redes sociais, contribuindo para a comunicação com os cidadãos e o fomento de espaços digitais de participação cidadã.

- Promoção das publicações municipais periódicas, cuja publicação e regularidade serão mantidas no próximo ano: a Agenda Cultural, com periodicidade mensal, e o Boletim Municipal, com periocidade bianual.

- Desenvolvimento de diversas campanhas de promoção territorial e de sensibilização cívica nos mais variados domínios de atuação do Município.

- Implementação da uma nova imagem e linguagem gráfica do Município, na sequência do concurso público oportunamente lançado para o efeito. Esta medida tem como objetivos promover a atratividade (nacional e internacional) de Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho.

 
Melhoria da regulamentação municipal. O Município está comprometido na concretização das condições que permitam a melhoria qualitativa da regulamentação municipal, com enfoque na simplificação e transparência dos procedimentos, de forma a desburocratizar a administração municipal e a facilitar a vida dos cidadãos e das entidades da sociedade civil.

Valorização dos trabalhadores municipais. Uma parte decisiva do sucesso do Município nos mais diversos domínios resulta da qualidade e empenhamento dos seus trabalhadores. Neste sentido, o Município dará uma atenção especial à capacitação e valorização das pessoas que trabalham na administração municipal.
 

Principais medidas no âmbito da valorização dos trabalhadores municipais, em 2019

- Valorização das competências dos trabalhadores, através da contínua implementação de programas e ações de formação em contexto de trabalho ou de sala de aula, dotando-os das melhores ferramentas para o desenvolvimento das suas funções.

- Promoção do enriquecimento curricular dos trabalhadores, para que concluam processos formativos que foram interrompidos ou atinjam a meta curricular que ambicionam, promovendo uma cultura de valorização das carreiras e a progressão ao longo do vínculo com o Município.

- Fomento dos laços com toda a família dos trabalhadores, para o que será incrementada a cooperação com a ACB - Associação Cultural, Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores do Município de que, além das ações já realizadas, nomeadamente por ocasião do São Martinho e do Natal, sejam incutidas outras ações, na proteção da saúde, com introdução de boas práticas de saúde ocupacional, elevando os padrões de segurança, higiene e saúde; da parentalidade e no cuidado após a aposentação, entre outras, que evidenciem a permanência e a extensão do vínculo que se quer com o aglomerado familiar em que o colaborador esta inserido.

- Aumento do índice de felicidade no trabalho dos trabalhadores, através da organização de atividades dedicadas à gestão dos riscos psicossociais do trabalho e gestão do stress laboral na autarquia e dotando os serviços de melhores condições e ferramentas de trabalho. Paralelamente, serão promovidas medidas de reconhecimento do desempenho dos trabalhadores, de forma a promover uma cultura de mérito e excelência.

 
Modernização digital da administração municipal. As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel relevante como suporte da modernização administrativa, proporcionando um Município mais eficiente na prestação dos serviços públicos e às populações uma melhor qualidade de vida.
 

Principais medidas no âmbito da modernização digital da administração municipal, em 2019

- Promoção da interoperabilidade das tecnologias de informação na administração municipal, mediante a modernização e adaptação das plataformas digitais, permitindo a disponibilização de uma interação mais eficiente entre os cidadãos e os serviços municipais. Adicionalmente, promover-se-á o reforço das redes de dados entre os vários serviços, permitindo uma comunicação mais rápida e eficaz.

- Promoção da sociedade digital e modernização administrativa. A digitalização documental, a melhoria da rede de dados do Município e o desenvolvimento de ferramentas de auxílio à análise e partilha de dados de forma a controlar e analisar a gestão, são também objetivos de atuação do Município, através da prossecução das seguintes medidas:

- Prosseguimento da digitalização do arquivo documental de processos urbanísticos.
- Posicionamento de Vila Nova de Famalicão como Cidade Inteligente e estabelecimento de iniciativas tecnológicas, que contribuam para o processo de evolução e desenvolvimento do concelho de Vila Nova de Famalicão.
- Arranque da Plataforma de Inteligência Urbana, cujos objetivos são potenciar uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e garantir uma maior racionalidade e eficácia na prestação dos serviços públicos municipais. Pretende-se a tradução final destas iniciativas num portal de Open Data.
- Arranque de ferramentas de planeamento, gestão e previsão assentes em informação credível, coerente e atualizada, destinadas a proporcionar melhor capacidade de gestão, monitorização, negociação e regulação dos diferentes indicadores verticais de gestão do Município e de atuação e do ecossistema operacional do território.
- Lançamento da plataforma de validação, controlo e certificação de documentação digital, destinada a simplificar a tramitação e a análise digital dos processos.
- Modernização dos equipamentos informáticos instalados nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.

 
Implantação da Loja do Cidadão. O Município defenderá junto do Governo a concretização da Loja do Cidadão, uma medida estruturante para garantir um melhor enriquecimento e diversidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e uma maior coesão social e territorial.

Comemorações municipais das principais datas para a cidadania e a identidade do concelho. Em 2019, o Município promoverá a realização de atividades comemorativas das principais datas mais relevantes para o fortalecimento dos valores da cidadania democrática e a valorização da identidade da comunidade famalicense.
 

Principais comemorações municipais das principais datas para a cidadania e a identidade do concelho, em 2019

- Comemorações do 45.º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974.

- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, assinalando o 34.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade.

- Comemorações descentralizadas do Dia do Concelho, em 28 de setembro, em Riba de Ave, marcando o 184.º aniversário do restabelecimento da autonomia municipal da comunidade famalicense.

- Comemorações do Dia do Autarca.

 
GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
Fortalecer a subsidiariedade e a coesão territorial.
 
O Município prosseguirá a sua aposta no sentido de uma crescente interação com as Freguesias, associações e grupos informais de cidadãos, ambicionando alcançar um novo patamar no processo de desenvolvimento integrado do território, de acordo com os princípios da subsidiariedade e da coesão.

Prossecução da Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Territorial. A Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Territorial toma como atores as plataformas locais de parceria reunidas em torno das Comissões Sociais Inter-Freguesias procurando apoiá-las e acompanhá-las nas suas iniciativas e projetos. A estratégia atrás referida enquadra as medidas estruturantes do Município no âmbito do desenvolvimento integrado e as iniciativas das entidades locais.
 

Principais medidas da Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Territorial, em 2019

Eixo do desenvolvimento organizacional

- Apoio a processos de reorganização das Comissões Sociais Inter-Freguesias.

- Acompanhamento das dinâmicas de funcionamento e comunicação das Comissões Sociais Inter-Freguesias e dinamização do sistema de informação.

- Suporte às iniciativas e sua comunicação.

- Apoio na mobilização de recursos e competências.

- Promoção de iniciativas de capacitação dos agentes locais.

Eixo do desenvolvimento comunitário

- Acompanhamento aos processos de estruturação dos projetos-âncora e lançamento de novos projetos:

- Projetos-âncora "Identidades", com o apoio da Comissão Social Inter-Freguesias de Bairro, Delães, Carreira, Novais e Ruivães e da Comissão Social Inter-Freguesias de Castelões, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria e Riba de Ave.
- Projetos-âncora "Territórios", com o apoio das seguintes Comissões Sociais Inter-Freguesias: Lousado, Esmeriz e Cabeçudos; Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas; Vale do Pelhe; Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro; Área Urbana de Vila Nova de Famalicão; Seide, Avidos, Landim e Lagoa.
- Projetos-âncora "Mercados", com o apoio das Comissões Sociais Inter-Freguesias de Joane, Mogege, Vermoim e Pousada de Saramagos e do Vale do Este.

- Acompanhamento e apoio às ações e atividades.

 
Consolidação da cooperação com as Freguesias. O Município promoverá uma estreita cooperação com as Freguesias que fazem parte do seu território, no quadro da promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, designadamente ao nível de medidas de proximidade e do apoio direto às comunidades locais, tendo como finalidade a prossecução de um serviço público mais eficiente e mais eficaz

Fortalecimento do movimento associativo. Reconhecendo o Município o papel relevante do tecido associativo, formal e informal, como pilar da identidade, de pertença e de cidadania, será prosseguida a cooperação institucional, financeira e técnica com as entidades associativas.
 

Principais medidas no âmbito do fortalecimento do associativismo, em 2019

Eixo da cooperação institucional

- Prosseguimento do diálogo institucional com o tecido associativo, formal e informal, do território.

- Dinamização de mostras, em parceria com as Freguesias e outros locais, tendo como objetivo a valorização e a divulgação das potencialidades endógenas das comunidades locais do território.

Eixo do apoio técnico administrativo

- Prestação de apoio técnico e administrativo aos agentes do tecido associativo.

Eixo de apoio ao Investimento

- Financiamento da realização de obras de construção, conservação e beneficiação das infraestruturas associativas.

- Financiamento na aquisição de material e equipamento, nomeadamente na aquisição de viaturas e de outros equipamentos.

Eixo de apoio a atividades ou eventos

- Financiamento do desenvolvimento de projetos ou atividades de reconhecido interesse municipal.

- Financiamento da regularização e constituição de associações.

- Apoio na divulgação das atividades a desenvolver.

- Disponibilização de instalações municipais.

 
IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
 
O Município preconiza a relevância da igualdade como condição fundamental para o desenvolvimento do território, enquanto comunidade que promove efetivamente a dignidade da pessoa humana e assegura plenamente a participação de todas e de todos, tendo presente o princípio constitucional da igualdade e as orientações das diversas instâncias internacionais e europeias nesse domínio.

Valorização estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas públicas municipais.
O Município promoverá um conjunto de medidas e ações destinadas a superar as desigualdades de género e a promover a efetivação da igualdade entre mulheres e homens em vários domínios das políticas públicas autárquicas, de acordo com os princípios da intersetorialidade, da territorialização e da promoção de parcerias.
 

Principais medidas no âmbito da valorização estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas públicas municipais, em 2019

- Continuidade da implementação do Plano Municipal para a Igualdade, como instrumento privilegiado de enquadramento das políticas públicas municipais que visam a promoção da igualdade a nível local.

- Organização de ações que garantem a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar das pessoas que laboram no Município.

- Promoção de ações de sensibilização destinadas à valorização da igualdade, da não discriminação e da inclusão e do respeito pela diferença junto da comunidade.

- Dinamização de medidas dirigidas à comunidade educativa, com o intuito de a sensibilizar para as questões da igualdade, em articulação com os estabelecimentos de ensino e outros agentes educativos.

- Promoção da utilização de linguagem inclusiva e não discriminatória na administração municipal e na comunidade.

 
Prevenção e combate à violência interpessoal. A violência interpessoal tem sido um tema cada vez mais abordado a nível nacional e internacional, sendo reconhecida a necessidade de ampliar e consolidar a intervenção em rede, resultado da cooperação entre instituições públicas e da sociedade civil.
 

Principais medidas no âmbito da prevenção e combate à violência interpessoal, em 2019

- Promoção de medidas de sensibilização e de prevenção destinadas a públicos específicos e à população em geral.

- Desenvolvimento da interação e cooperação entre diversas entidades, no âmbito do Grupo Rede Respostas à Violência Interpessoal, procurando desenvolver estratégias mais eficazes de atuação que permitam, quando possível, evitar as ocorrências, desenvolver as boas práticas na prestação de cuidados quando o mau trato acontece, bem como prevenir as reincidências. O objetivo é, naturalmente, evitar a revitimização das pessoas maltratadas e promover a reabilitação de quem agride, sempre que viável.

 
Promoção da acessibilidade equitativa. O Município atuará no sentido de promover a acessibilidade equitativa, entendida como a capacidade de proporcionar a todas as pessoas uma oportunidade inclusiva de uso do território e em especial dos espaços públicos, de uma forma o mais autónoma possível.
 

Principais medidas no âmbito da acessibilidade equitativa, em 2019

- Promoção da sensibilização para a acessibilidade, em todas as esferas de atividades e áreas de atuação.

- Fomento da cooperação entre os serviços municipais e outros agentes do território na aplicação da acessibilidade e consequentemente disseminar a cultura da mesma entre as pessoas envolvidas, para além do cumprimento da legislação.

- Organização e promoção de ações de formação dirigidas aos trabalhadores do Município, de forma a permitir um atendimento e comunicação equitativa para toda a população.

- Participação na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (consultar a Área de Intervenção "Mobilidade").

 
SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
 
A segurança assume um papel cada vez mais relevante para as pessoas, na medida em que promove a tolerância cívica e a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas.

Salvaguardando o papel primordial do Estado, o Município promoverá medidas no sentido de promover a defesa da legalidade e o aumento do sentimento de segurança da comunidade.

Consolidação da cooperação institucional na área da segurança.
O Município promoverá o diálogo institucional reforçado com o Governo e as forças de segurança, no sentido de promover a segurança de pessoas e bens e o reforço do sentimento de segurança da comunidade famalicense. Neste sentido, o Município defenderá junto do Governo a realização das seguintes medidas: i) implementação efetiva do Destacamento Territorial da GNR de Vila Nova de Famalicão e dotação de instalações adequadas para o efeito; ii) concretização de novas instalações para o posto territorial da GNR em Riba de Ave; iii) criação do posto territorial da GNR de Ribeirão e efetivação de instalações adequadas para o efeito. Além disso, será assegurada a promoção do Conselho Municipal de Segurança como estrutura consultiva e de cooperação interinstitucional entre as entidades envolvidas na prossecução da segurança cidadã.

Prossecução da missão da Polícia Municipal. A capacitação da Policia Municipal constitui uma prioridade estratégica para o Município, na medida em que contribui para a consolidação de uma comunidade coesa e segura. Neste contexto, a Policia Municipal pretende contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, tendo como principais objetivos fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentos que disciplinem matérias relativas às atribuições e competências do Município, bem como cooperar com as forças de segurança na manutenção da ordem e tranquilidade públicas na comunidade famalicense.
 

Principais medidas de atuação da Polícia Municipal, em 2019

Eixo do policiamento de proximidade


- Articulação com as forças de segurança na defesa da legalidade e na garantia da segurança e tranquilidade das populações.

- Realização de ações de vigilância, preferencialmente pedonal, junto das praças e arruamentos mais frequentados da cidade, no sentido de prevenir e reforçar o sentimento de segurança da população.

- Organização de ações de sensibilização, contribuindo para a promoção de valores de cidadania e de comportamentos de autoproteção e de participação na construção da segurança da comunidade.

Eixo de trânsito e segurança rodoviária


- Ordenamento e fiscalização do trânsito rodoviário, nomeadamente com o incremento da fiscalização ao estacionamento público abusivo, mas também com o foco no ordenamento e fluidez do trânsito rodoviário, principalmente junto aos estabelecimentos de ensino.

- Realização de ações de policiamento em eventos de índole cívico, religioso, social, lúdico e desportivo na via pública.

Eixo da proteção civil

- Articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, nomeadamente nas seguintes áreas: apoio em caso de acidentes graves, catástrofes ou na realização de simulacros; colocação de patrulhas de prevenção e vigilância aquando de estados de alerta devido às condições meteorológicas, situações de mau tempo, temperaturas elevadas ou fenómenos extremos.

- Vigilância da mancha florestal do concelho, nomeadamente na época crítica dos fogos florestais e em situações de alerta.

Eixo ambiental

- Verificação do cumprimento das leis e regulamentos no âmbito da defesa e proteção do ambiente.

Prossecução do programa de recolha de informação, identificação, notificação e sempre que se justifique remoção, de viaturas abandonadas na via pública, assim como desenvolver todo o processo relativo ao seu abate como veículos em fim de vida.

Eixo das atividades económicas

- Verificação do cumprimento das leis e regulamentos no domínio das atividades económicas, nomeadamente no âmbito da feira semanal.

 
PROTEÇÃO CIVIL
Melhorar as condições de prevenção e socorro.
 
O Município tem como meta estratégica o incremento das "condições de prevenção e de resposta face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, incentivando a participação da sociedade civil e dos cidadãos e a ideia de que a segurança de pessoas e bens e a proteção do território são uma responsabilidade de todos.

Fomento da cooperação institucional na área da proteção civil.
A cooperação institucional assume uma relevância para a proteção civil, de modo a assegurar uma atuação entre as diversas entidades com responsabilidades neste domínio.
 

Principais medidas no domínio da cooperação institucional na área da proteção civil, em 2019

- Apoio às atividades gerais dos corpos de bombeiros voluntários e do núcleo de Ribeirão da Cruz Vermelha Portuguesa

- Apoio ao funcionamento das equipas de intervenção permanente nos corpos de bombeiros, na sequência da contratualização estabelecida entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Município e as associações humanitárias dos bombeiros voluntários do concelho.

- Dinamização dos órgãos consultivos municipais (Comissão Municipal de Proteção Civil e Comissão Municipal de Defesa da Floresta) como plataformas de prevenção e redução de riscos, envolvendo os parceiros locais.

 
Fomento da formação e sensibilização para a prevenção dos riscos. O conhecimento dos riscos coletivos constitui uma condição fundamental para a adoção de comportamentos preventivos e na minimização de situações de risco. Neste sentido, a formação e a sensibilização pretende contribuir de forma sustentada para a promoção e o desenvolvimento de uma cultura de segurança.
 

Principais medidas no domínio da formação e sensibilização para a prevenção dos riscos, em 2019

- Realização de ações de informação e formação das populações, tendo em vista a prossecução dos seguintes objetivos: i) sensibilizar a comunidade escolar para a temática da proteção civil; ii) educar para a prevenção e mitigação de riscos; iii) desenvolver uma cultura de segurança. Tendo como destinatários a população escolar e a população em geral, serão organizadas sessões de sensibilização sobre riscos coletivos, suporte básico de vida e segurança contra incêndios em edifícios.

- Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, englobando a realização de um workshop sobre segurança contra incêndios em edifícios.

 
Desenvolvimento do planeamento municipal na área da proteção civil. O planeamento define as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas em operações de proteção civil. Neste sentido, o Município terá como prioridade o desenvolvimento e a atualização dos instrumentos de planeamento de âmbito municipal, com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias à resposta às situações de acidente grave ou catástrofe.
 

Principais medidas de planeamento municipal na área da proteção civil, em 2019

- Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

- Elaboração do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios 2019-2028.

- Elaboração e implementação do Plano Operacional Municipal 2019.

- Elaboração do Plano de Emergência Externo, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. Este plano surge na transposição para a ordem jurídica interna da denominada Diretiva Seveso, a Diretiva n.º 2012/18/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 4 de julho de 2012, relativa ao controlo dos perigos associados a acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.

- Cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Ave no âmbito do planeamento da proteção civil, nomeadamente nas vertentes da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, da produção de cartografia sobre a vulnerabilidade associada às alterações climáticas e da criação de infraestrutura de dados espaciais para o planeamento de emergência.

- Conceção e execução dos Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal, nomeadamente nos casos do Carnaval, das Festas Antoninas e da Feira de Artesanato e Gastronomia.

 
Prossecução do Projeto Flood-Serv. O Município assegurará a implementação do Projeto Flood-Serv, financiado pela União Europeia, que visa fomentar a consciencialização sobre os riscos de inundação e desenvolver soluções e ações para mitigação de risco coletivo.

Melhoria das respostas operacionais na área da proteção civil. O Município promoverá o reforço das condições favoráveis à operacionalização dos recursos para enfrentar os diversos riscos coletivos que podem comprometer a segurança das populações.
 

Principais medidas de melhoria das respostas operacionais na área da proteção civil, em 2019

- Reforço da equipa operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil, de forma a assegurar a resposta operacional em permanência.

- Constituição de um piquete de prevenção, de modo a assegurar a prevenção em permanência e a resolução de incidentes que possam ocorrer e que ponha em causa a segurança de pessoas e bens.

- Prestação de apoio logístico às equipas em situações de emergência, nomeadamente em operações de combate aos incêndios florestais.

 
Prossecução de medidas de defesa da floresta. O Município terá como prioridade estratégica a defesa da floresta, nas vertentes de prevenção e de combate aos incêndios, tendo em vista a segurança de pessoas e bens e proteger a floresta como pilar de relevância para o desenvolvimento sustentável do território.
 

Principais medidas de defesa da floresta, em 2019

- Definição e implementação do projeto de valorização do património florestal - comunidade segura. Este projeto pretende disseminar práticas para uma comunidade local segura, através da participação comunitária ativa na prevenção e minimização de riscos e na proteção e valorização do seu património, através da promoção e divulgação da importância da conservação e proteção das florestas autóctones. As florestas autóctones constituem um património natural do nosso território, desempenhando um papel de enorme relevância ao nível ambiental e ecológico, mas também do ponto de vista social e económico. Além da plantação de espécies autóctones, está prevista a identificação dos caminhos florestais, através da colocação de placas toponímicas, salvaguardando a identidade dos mesmos, valorizando o património existente.

- Realização de ações de silvicultura realizadas, tendo como objetivo a execução e manutenção das faixas de gestão de combustíveis previstas no PMDFCI, sendo o seu cumprimento assegurado pela Equipa de Sapadores Florestais e pela equipa operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil.

- Beneficiação da rede viária florestal, garantindo as condições de circulação dos meios de vigilância e de combate a incêndios.

- Prossecução da missão da Equipa de Sapadores Florestais, no âmbito do protocolo celebrado com a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave (ASVA).

- Implementação do Programa Municipal de Prevenção de Incêndios Florestais. Até 2017, a atuação do Município centrava-se essencialmente na vigilância e deteção de incêndios florestais durante os meses de verão. No entanto, devido aos efeitos das alterações climáticas, a estratégia municipal da defesa da floresta contra incêndios tem doravante uma atuação mais abrangente. Perspetiva-se ainda a apresentação de uma candidatura à "Medida Contrato de Emprego Inserção" do Instituto de Emprego e Formação Profissional, de operacionais a afetar em exclusivo à prevenção dos incêndios florestais, entre março a outubro, para apoio às atividades de silvicultura preventiva, vigilância móvel e fixa, apoio às ações de rescaldo e vigilância pós-incendio, em articulação com os corpos de bombeiros, as forças policiais e outros atores.

- Prestação de apoio logístico às equipas em situação de emergência, designadamente com o fornecimento de refeições para os bombeiros empenhados no combate aos incêndios, bem como o acionamento de retroescavadoras.

- Reforço da monitorização de risco de incêndio florestal, mediante a aquisição de sistema de videovigilância, permitindo a deteção precoce de incêndios florestais, a minimização do seu impacto e a resposta célere dos meios de combate. O principal objetivo da instalação deste sistema é assegurar de forma permanente a vigilância dos espaços florestais do concelho e a deteção precoce dos incêndios florestais.

 
Implementação das medidas de autoproteção nos edifícios municipais. Dando cumprimento à legislação de segurança contra incêndios em edifícios, o Município irá supervisionar a implementação das medidas de autoproteção no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios (SCIE) nos edifícios e equipamentos municipais.
 
INTERNACIONALIZAÇÃO
Afirmar o território a nível global.
 
O Município tem como desígnio estratégico capacitar a comunidade para o diálogo internacional, reforçando a aposta no estabelecimento de relações externas de proximidade, sustentadas pela participação ativa em redes e projetos de âmbito internacional intensificadores de retorno económico para o concelho, bem como de trocas sociais, científicas e culturais importantes no reconhecimento, interno e externo, da sociedade famalicense e do território, e promotores de uma atmosfera de acolhimento contínua efetiva de pessoas, instituições e eventos externos de reputação internacional, no quadro da prossecução de uma visão de concelho cosmopolita e aberto ao mundo, atrativo para investir, viver, estudar e visitar.

Desenvolvimento de programas transversais.
A afirmação do Município como um ator internacional passa pelo desenvolvimento de programas transversais, que visa a prossecução dos seguintes objetivos estratégicos: i) potenciar a atratividade do concelho para o investimento externo; ii) criar condições para o acolhimento de pessoas e instituições de outros países; iii) Identificar e selecionar redes e projetos de cooperação cuja integração ou participação promova o desenvolvimento estratégico do território; iv) gerar dinâmicas de troca cultural, artística e científica com outros países e territórios; v) promover a identidade e o valor intrínseco do território a nível externo; vi) criar uma rede de trocas ativas e de proximidade entre o território e a presença de famalicenses no mundo.
 

Programas transversais na área da internacionalização, em 2019

- Programa Transversal para a Capacitação, onde se inclui a capacitação dos serviços municipais, a rede de parceiros VNF Alliance e a partilha de boas-práticas de experiências estrangeiras.

- Programa Transversal para o Acolhimento, nomeadamente com a atividade "International Day".

- Programa Transversal para Redes e Projetos, com iniciativas de conexão com a diáspora famalicense e de lançamento de novas geminações.

- Programa Transversal para o Reconhecimento, com iniciativas de representação externa;

 
Prossecução de programas setoriais. A promoção do posicionamento externo do concelho e do desenvolvimento sustentado do concelho passa pela implementação de quatro programas sectoriais em quatro áreas temáticas, partindo das forças e dos recursos do território.
 

Programas setoriais na área da internacionalização, em 2019

- Programa setorial para a Economia, com a prossecução das medidas Famalicão Made INternacional e Famalicão Cidade Têxtil.

- Programa setorial para o Urbanismo e Sustentabilidade, com o desenvolvimento de programas de cooperação com cidades estrangeiras.

- Programa setorial para a Cultura e Educação, com o estímulo à circulação artística internacional e a mobilidade escolar internacional.

- Programa setorial para a Coesão Social, com a exploração de projetos de cooperação internacional no domínio da mobilidade sénior e do diálogo intercultural.

 
COOPERAÇÃO
Consolidar a conetividade territorial.
 
O desenvolvimento sustentável e coeso do território passa pela presença reforçada de Vila Nova de Famalicão no amplo tecido de relações interinstitucionais.

Neste sentido, o Município promoverá a cooperação institucional com os órgãos de soberania e a valorização da participação nas instituições e redes de cooperação intermunicipal.


Promoção do diálogo institucional e de cooperação com os órgãos de soberania. O Município promoverá o diálogo e a cooperação com os órgãos de soberania, permitindo desde modo melhorar a qualidade e a legitimidade das decisões, com especial incidência territorial e nas relações entre as diversas instituições públicas, com benefícios para as populações.

Valorização da intermunicipalidade. O Município famalicense está empenhado na valorização da dimensão intermunicipal da governação, na medida em que daí resultam economias de escala e ganhos de racionalidade na prossecução das políticas públicas. Neste contexto, o Município prosseguirá uma postura ativa e participativa nas instituições e redes de cooperação intermunicipal, como a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Associação de Municípios do Vale do Ave, a Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Rede de Cidades Inteligentes, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e a Associação Portuguesa de Habitação Municipal. Além disso, será promovida a cooperação intermunicipal bilateral na prossecução de projetos de interesse comum.
 
 
 
 
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