Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

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Agenda Estratégia para o Desenvolvimento Inteligente
 
Superado o ciclo no qual as prioridades dos Municípios, incluindo Vila Nova de Famalicão, estiveram focadas na infraestruturação, urge enfrentar novos desafios, relacionados com os fatores imateriais de desenvolvimento, cada vez mais prementes num mundo crescentemente globalizado e interdependente. Aspetos como a internacionalização das empresas, a atração de investimentos, a qualificação dos recursos humanos, a cooperação com o sistema científico e tecnológico, o fomento do empreendedorismo e a promoção da empregabilidade implicarão uma atenção crescente por parte dos poderes públicos autárquicos.

Atualmente, Vila Nova de Famalicão é um dos principais centros da economia portuguesa, com ligações transnacionais cada vez mais intensas.

Neste contexto, o Município apostará fortemente na consolidação de um contexto favorável à empregabilidade e ao empreendedorismo, que consolide o atual tecido económico e atraia mais e novas empresas competitivas e inovadoras, que reforcem Vila Nova de Famalicão no núcleo dos territórios mais produtivos e empreendedores.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente enquadra as políticas municipais que visam assegurar o desenvolvimento socioeconómico do concelho, através da consolidação do crescimento económico sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade, permitindo o pleno aproveitamento do capital humano existente e o reforço da inovação e da internacionalização.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente está articulada como o Programa-Estrela "Famalicão Made IN", que visa potenciar Vila Nova de Famalicão como um território empreendedor, industrial e exportador, alavancando para um novo limiar de excelência e inovação tecno-industrial.
 
Programa-Estrela "Famalicão Made IN"
 
 
ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o desenvolvimento socioeconómico do território.
 
O Município conferirá um lugar central à promoção do desenvolvimento socioeconómico do concelho, através da consolidação do crescimento económico sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade, que permita o pleno aproveitamento do capital humano existente e o reforço da inovação e da internacionalização.
 
Reforço do Programa Famalicão Made IN. O Programa Famalicão Made IN engloba um conjunto multifacetado de medidas cuja finalidade é promover uma atitude e um contexto empreendedor, de forma a atingir resultados concretos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a competitividade das empresas e do território. Pretende-se, assim, construir um concelho mais competitivo e inovador, tendo como principal motor empresas sustentáveis, de valor acrescentado e geradoras de emprego. Em 2019, o Município terá como apostas estratégicas o desenvolvimento de condições infraestruturais e de suporte técnico à atração de novos negócios e empresas e a criação de condições de acesso privilegiado a programas de financiamento.
 

Principais medidas no âmbito do Programa Famalicão Made IN, em 2019

Eixo Made INcubar

- Potenciação da Rede Famalicão Empreende como plataforma de cooperação interinstitucional que visa a promoção do empreendedorismo e da inovação como âncora do desenvolvimento do território.

- Potenciação da Rede Famalicão Empreende como plataforma de cooperação interinstitucional que visa a promoção do empreendedorismo e da inovação como âncora do desenvolvimento do território.

- Desenvolvimento de um programa específico de criação de ideias num dos setores estratégicos do concelho.

- Dinamização de uma edição do programa de aceleração Elevador.

- Estabelecimento de parcerias com incubadoras nacionais e internacionais.

- Participação em feiras e cimeiras especializadas de empreendedorismo.

- Lançamento e dinamização do serviço da EPAT - Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

- Apoio e dinamização das startups criadas no âmbito do acompanhamento dado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Famalicão Made IN e dos processos de incubação.

Eixo Famalicão INvestir

- Prossecução das iniciativas para a requalificação das áreas de acolhimento empresarial.

- Promoção de uma estratégia de comunicação, abrangendo o branding e a sinalética.

- Concessão de apoios a projetos relevantes de investimento empresarial.

Eixo Made INcentivar

- Envolvimento no Roteiro pela Inovação, potenciando a aproximação e cooperação com o tecido empresarial.

- Dinamização de iniciativas conducentes à elevação dos índices de incorporação de I&D nas empresas locais, no âmbito da Rede Famalicão Empreende.

- Prossecução do processo para a criação de uma infraestrutura tecnológica de apoio ao setor agroalimentar das carnes, com base na cooperação com diversas instituições públicas e da sociedade civil.

- Desenvolvimento de instrumentos financeiros que permitam condições de atratividade para o tecido empresarial local.

- Dinamização da medida "Famalicão Made INternational", e seus objetivos específicos, nomeadamente: i) participação em projetos transnacionais de modo a alavancar potenciais parcerias no futuro; ii) promoção de redes de cooperação empresarial com vista ao reforço da competitividade em mercados internacionais; iii) promoção de missões empresariais em mercados externos; iv) participação em Feiras Internacionais; v) execução do protocolo entre a AEP - Associação Empresarial de Portugal e o Município que visa medidas de apoio à internacionalização das empresas famalicenses; vi) execução do protocolo entre a ATP e o Município que visa medidas de apoio à internacionalização das empresas têxteis com sede no concelho; vii) dinamização dos projetos Interreg - Export Food Sudoe e Atlantic Food Export, que visam apoiar pequenas e médias empresas do setor agroalimentar no acesso aos mercados internacionais.

Eixo Made INformar

- Dinamização dos meios de comunicação em prol da promoção do desenvolvimento económico do território.

- Organização de eventos ligados com o empreendedorismo e o apoio ao tecido empresarial.

 
Dinamização económica da cidade e das vilas. O comércio é uma atividade económica fundamental para o território. Atualmente, o comércio, em especial o comércio de proximidade, enfrenta diversos desafios, porque se alteraram as exigências dos consumidores e os ritmos, estilos e hábitos da vida em sociedade. Consequentemente, no âmbito das orientações estratégicas definidas pelo Município e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, em cooperação com os serviços da administração municipal e os agentes locais, será promovido um conjunto de medidas de promoção do comércio e das demais atividades económicas como pilares da identidade e do desenvolvimento do território, nomeadamente da cidade e das vilas.
 

Principais medidas no âmbito da dinamização económica da cidade e das vilas, em 2019

- Aprofundamento da cooperação entre o Município, a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e outros parceiros, contribuindo para a dinamização do comércio local, a regeneração urbana e a atratividade do território.

- Disponibilização de apoio e aconselhamento aos agentes económicos.

- Realização de ações em datas comemorativas relevantes para a atividade comercial.

- Dinamização de iniciativas ligadas à identidade e afirmação do território, designadamente o Carnaval, o Natal, a Semana Santa, as Festas Antoninas, a Feira de Artesanato e Gastronomia e a Feira Grande de São Miguel.

- Dinamização de atividades de valorização e animação na época natalícia.

 
Promoção dos mercados e produtores locais. Em 2019, o Município terá como investimento estruturante a reabilitação e modernização do Mercado Municipal como espaço privilegiado de comércio de qualidade, mas também da identidade do território. De facto, com o processo de reabilitação física do Mercado Municipal, pretende-se dinamizar um novo reposicionamento do Mercado, assumindo-se este como ponto central visível e estruturante da rede de mercados e produtores locais, normalizando práticas e valorizando a produção local e o consumo sustentáveis.
 

Principais medidas no âmbito da promoção dos mercados e produtores locais, em 2019

- Realização das obras de reabilitação e modernização do Mercado Municipal, medida programada no âmbito do PEDU@VNF2020 (consultar a Área de Intervenção "Ordenamento").

- Implementação do programa de reposicionamento do Mercado Municipal, assumindo-se este como ponto central de um extenso circuito de curta distribuição de produtos frescos. Assim, o Mercado Municipal assegurará a prossecução das três grandes funções relevantes: i) encontro - acolher práticas de encontro dos famalicenses e atrair fluxos de visitantes, alavancando o novo sistema de espaços públicos envolventes; ii) negócio - suportar o posicionamento coletivo de negócios alimentares e complementares como âncora do comércio de proximidade da cidade; escola - incentivar aprendizagens abertas e transversais sobre produção, distribuição e consumo.

- Organização, dinamização e funcionamento do mercado transitório.

- Preparação e qualificação para a reabertura do novo Mercado Municipal.

- Levantamento e promoção dos produtores e produtos locais.

- Organização das iniciativas de capacitação e qualificação dos comerciantes e vendedores para uma melhor prestação de serviço.

- Dinamização de iniciativas de comunicação e animação dos espaços dedicados aos mercados.

- Prestação de apoio ao surgimento de novos empreendedores associados à agricultura e produção local.

 
Disponibilização do apoio ao consumidor. Em matéria de defesa do consumidor, o Município, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, prosseguirá o objetivo de assegurar a defesa dos consumidores, através de medidas que visem dotá-los da informação e do conhecimento necessários para que possam desempenhar um papel ativo, exercendo os seus direitos e contribuindo para uma economia mais justa e equitativa.
 
TURISMO
Valorizar a oferta e a atratividade.
 
O desenvolvimento do turismo é fundamental para potenciar a estratégia de afirmação e de inovação de Vila Nova de Famalicão. Para além do contributo económico inegável, o turismo constitui também um excelente veículo para melhorar a imagem e a atratividade do território.

Neste sentido, Vila Nova de Famalicão será promovido como um destino cosmopolita e memorável, com uma diversidade de recursos patrimoniais e culturais e uma oferta gastronómica e vínica singular, para visitar, vivenciar e voltar.
 
Reforço da capacitação institucional e técnica na área do turismo. O Município implementará mecanismos que facilitem a promoção da cooperação e das parcerias estratégicas entre os atores públicos e privados na dupla perspetiva do turismo e da afirmação do território.
 

Principais medidas no âmbito da capacitação institucional e técnica, em 2019

- Reforço da cooperação com os atores com responsabilidades na promoção turística do território, como a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

- Realização de ações de capacitação para técnicos, agentes locais e público em geral.

 
Fomento da informação, promoção e marketing na área turística. O Município assegurará a implementação de ferramentas comunicacionais que contribuam para o reforço da imagem de Vila Nova de Famalicão e reforcem a sua visibilidade e notoriedade.
 

Principais medidas no âmbito do fomento da informação, promoção e marketing na área turística, em 2019

- Conceção e produção de materiais promocionais.

- Participação em feiras.

- Realização de visitas educacionais e de press trips, viagens temáticas destinadas aos profissionais da comunicação social.

 
Promoção do turismo cultural. A cultura, na sua rica diversidade, pode ser valorizada em termos da afirmação do potencial turístico do território. Neste sentido, é da maior relevância desenvolver medidas estratégicas específicas dirigidas à fruição e valorização do património cultural e à valorização turística das atividades decorrentes das instituições ligadas à cultura.
 

Principais medidas no âmbito do turismo cultural, em 2019

- Fortalecimento da Rota Camiliana, englobando a capacitação e qualificação da oferta, a realização de ações de promoção e divulgação e a promoção da Trilho da Cangosta (consultar a Área de Intervenção "Cultura").

- Conceção e montagem da Rota da Indústria.

 
Promoção do turismo gastronómico. Em 2019, o Município dará uma atenção especial à preservação, valorização e divulgação da gastronomia enquanto valor integrante da identidade e da atratividade do território. Por conseguinte, será promovida a conceção e a divulgação dos roteiros gastronómicos, nas vertentes dos restaurantes e especialidades gastronómicas, das quintas (agricultura biológica) e das quintas (vinhos).

Promoção do turismo de negócios. O turismo de negócios pode desempenhar um contributo significativo para a dinamização da atividade turística. O fomento deste segmento pode ser enquadrado em medidas como circuitos pelo território e visitas empresariais e de negócios.

Realização de eventos potenciadores da atratividade e da notoriedade de Vila Nova de Famalicão como destino turístico. O Município dinamizará eventos que concorram para a promoção turística dos territórios, a valorização da economia local e das suas potencialidades endógenas.
 

Principais medidas no âmbito dos eventos potenciadores da atratividade e da notoriedade de Vila Nova de Famalicão como destino turístico, em 2019

- Dinamização do Festival Gastronómico, contribuindo para a promoção, valorização e divulgação da gastronomia enquanto pilar de desenvolvimento do território.

- Valorização turística de eventos estreitamente ligados à identidade histórico-cultural do concelho, nomeadamente da Festa de Maio, enquanto parte integrante da Festa de Maio: Flores & Trocas (consultar a Área de Intervenção "Cultura") e da Feira Grande de São Miguel.

- Potencialização do turismo religioso, englobando a cooperação com a sociedade civil na dinamização das Solenidades da Semana Santa e de outras iniciativas que potenciem a valorização deste segmento do turismo religioso.

- Organização de atividades de dinamização económica da cidade na época natalícia, com especial realce para o Mercadinho de Natal, na Praça D. Maria II.

 
 
 
 
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