Agenda Municipal / Exposições We love trains - Movimento I

Até 08 Jan
Programa Rede de Museus

Lousado | Núcleo do Museu Nacional

Entrada gratuita | Horário: Terça a sexta. das 10h00 às 17h30; Fins de semana, das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30; Encerra às segundas, feriados nacionais, sábado de Páscoa, 24 e 31 de dezembro | Inauguração: dia 23 de setembro, pelas 15h00, com a presença dos autores.

Escavadas com o suor dos nossos antepassados a golpe de picareta, serpentearam por esses vales fora, ultrapassaram rios, trespassaram montanhas, uniram lugares. Criaram-se cidades onde antes existiam tímidos entrepostos; mercadorias começaram a circular de forma mais célere; as gentes ganharam mobilidade. Para nós, filhos do povo, do dinheiro contado, da sandes embrulhada, todo um país se desvendou diante de nossos olhos com a cabeça fora da janela. Os azulejos anunciavam as terras por detrás, mesmo que estas fossem longe. Antes das estradas de alcatrão, havia as de ferro.

O mundo mudou. Cada vez mais, não precisamos ir, mas apenas "estar". Já nem a estrada de alcatrão tem o mesmo impacto no "sentir". Nos entretantos do tempo permanecem os vestígios de uma história coletiva obrigatoriamente fragmentada, mas sempre importante de ser contada. Afinal, um povo sem memória é um povo que enfraquece, vítima do seu próprio esquecimento. Recordá-la ou descobri-la é a nossa proposta. Outras fotos, outras narrativas. Para outro dia. Porque amamos comboios. Este evento tem como objetivo a sensibilização para as estações e os comboios nas Jornadas Europeias do Património 2022 - Património Sustentável.

De Sílvia Gonçalves e Hugo Alexandre
557 leituras