Agenda Municipal / Conferências VI Encontro da Rede de Museus de Famalicão

Sex 25 Nov
Programa Museu Nacional Ferroviário

Lousado | Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado - 14h30

Entrada gratuita | Mais informação em www.famalicao.pt

14h45 - Apresentação do Livro “Definir um caminho… onde estamos, para onde vamos”, da coleção Ser e fazer Museu no século XXI

Este volume documenta todo o projeto “Museus de Famalicão. Desenvolvimento sustentável na prática” que começou a ser trabalhado durante o ano de 2021 com a realização de duas conferências, “Juntos fazemos museu. Pensar o desenvolvimento sustentável” e “Juntos fazemos museu. Caminhar para o desenvolvimento sustentável”, em maio e novembro respetivamente, e que teve continuidade em 2022 com a medição do índice de sustentabilidade dos Museus de Famalicão e a definição de ações a implementar para trilhar um caminho mais sustentável.

16h00 - Debate “Museus, a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: que caminhos?

Dando seguimento ao trabalho iniciado em 2021, pretende-se com este debate despoletar a discussão e a partilha de ideias sobre os possíveis caminhos para uma ação participada dos museus no seu território no âmbito da Agenda 2030 e do cumprimento dos respetivos ODS contextualizando-a com as políticas nacionais, regionais e locais. Este debate será mediado por Vítor Moreira, Diretor Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e contará com a participação dos autores dos artigos do livro: Mariana Espel, Projeto Usina Eureka e coordenadora científica do Projeto “Museus de Famalicão. Desenvolvimento Sustentável na prática”; Sara Moreno Pires, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e Fundadora e Diretora-Executiva da Casa Comum da Humanidade; Graça Filipe, Museóloga e investigadora no História, Territórios e Comunidades - CFE NOVA FCSH; Manuel Gama, Coordenador do 2CN-CLab e do PolObs - Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura do CECS da Universidade do Minho.
222 leituras