Sumário executivo
 
O Município tem tido como prioridade estratégica a articulação entre o Plano Estratégico "Famalicão Visão'25", que define a estratégia do desenvolvimento do território, e os demais instrumentos de gestão municipal, entre os quais sobressaem as Grandes Opções do Plano e o Relatório de Gestão.

O Plano Estratégico "Famalicão Visão'25" define quatro Programas-Estrela, que são ferramentas fundamentais na sua operacionalização, potenciando os valores que marcam a identidade do território para novos patamares de liderança e excelência.

Em 2019, foi dada uma atenção especial à prossecução do Programa-Estrela "Famalicão Made IN", estreitamente ligado com a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente. Neste âmbito, o Município apostou fortemente na implementação de políticas municipais que visaram assegurar o desenvolvimento socioeconómico do concelho, a criação de um contexto cada vez mais favorável ao empreendedorismo e à empregabilidade, o reforço da competitividade do tecido económico e o aprofundamento da internacionalização do território, incrementando a projeção e a afirmação de Vila Nova de Famalicão.

Articulada com o Programa-Estrela "Força V - Famalicão Voluntário", no âmbito da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo, foram implementadas políticas municipais baseadas no reconhecimento dos direitos sociais como mecanismo de reforço da cidadania, de acordo com os princípios da equidade e da solidariedade.

No quatro da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável, alinhada com o Programa-Estrela "B-Smart Famalicão", foram promovidas políticas municipais conducentes à qualificação do território e à melhoria das condições de vida da população, em domínios como o ordenamento do território, a habitação, o ambiente, a mobilidade e a energia. Neste âmbito, mereceu destaque a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF220).

Considerando que os territórios são o resultado da cocriação dos seus atores, dinamizando redes potenciadoras de inovação e parcerias, foi dado enfoque à prossecução da Agenda Estratégica para a Governança, articulada com o Programa-Estrela "Famalicão Comunitário". Neste âmbito, mereceu destaque a apresentação e implementação do programa Famalicão Comunitário, que visa o desenvolvimento da governança coletiva, baseada na articulação entre o Município e as organizações e entidades que atuam no território, através das dez Comissões Sociais Inter-Freguesias. Também foi dado um forte impulso à promoção da internacionalização do território. Neste âmbito, destaca-se a implementação da Agenda Urbana para a Internacionalização de Vila Nova de Famalicão, com os principais propósitos de impulsionar a projeção internacional do concelho e aprofundar a cooperação com outros territórios em múltiplos domínios.