Voluntariado
 
Considerando a relevância do voluntariado no desenvolvimento da cidadania e da coesão social, o Município tem reforçado os meios disponíveis para a sua promoção.
 

Cooperação institucional na área do voluntariado

Em 2015, o Município apostou no reforço da cooperação entre as diversas entidades que possam contribuir para a valorização do voluntariado.

 
Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2015

- Cooperação na dinamização do 2.º peditório público da Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, nos dias 27, 28 e 29 de março.

- Participação nas Jornadas de Voluntariado do CHMA - Centro Hospitalar do Médio Ave, que decorreram em 11 de abril.

- Deliberação da Câmara Municipal de 5 de novembro, que aprovou o Código Regulamentar sobre a Concessão de Apoios, o qual definiu regras sobre o Banco Municipal do Voluntariado e consagrou um conjunto alargado de medidas de reconhecimento para as pessoas portadoras do Cartão de Voluntário.

- Comemorações do Dia Internacional do Voluntário, que se assinalou no dia 5 de dezembro, mediante a promoção de uma mostra fotográfica sobre o voluntariado, que esteve patente de 6 a 24 de dezembro, na Cabana Solidária, na Praça 9 de Abril.

 
Desenvolvimento da formação

Considerando que o desempenhado do voluntariado proporciona o exercício de uma cidadania mais participativa e solidária, o Município apostou no desenvolvimento da formação, contribuindo deste modo para a facilitação do desempenho qualitativo das funções dos voluntários.
 
Principais medidas no âmbito da formação na área do voluntariado, em 2015

- Realização de uma ação de formação inicial em voluntariado, em 25 de fevereiro.

- Promoção de uma ação de motivação para o voluntariado, em 25 de março, na empresa SCOOP - Scorecode.

- Organização do curso "Eu e só Eu! - Filosofia e Voluntariado Ativo", em parceria com a organização internacional Nova Acrópole, que teve início em 11 de março e durou quatro meses.

- Organização do curso de simbologia grupal "Chega de MAS!", em parceria com a PASEC - Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, que teve início em 22 de setembro.