Agenda Municipal / Teatro Próspero (Estreia)

Qui 26 a Sáb 28
Programa Casa das Artes

Casa das Artes | Grande Auditório - Sexta e Sábado 20h45 | Domingo 11h00
Criação Ensemble - Sociedade de Atores, Coprodução Ensemble e Casa das Artes de Famalicão

Entrada: 6 euros. Estudante, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 3 Euros | Classificação: M/12 | Duração: 60 min | Tradução, dramaturgia e encenação: Pedro Galiza | Interpretação: Jorge Pinto

A partir de “A Tempestade” de Shakespeare, Pedro Galiza e Jorge Pinto criam um solo. Não de um monólogo, mas sim de um solo. A ideia de um só ator que se enfrenta a um público recorrendo, quase exclusivamente, a si próprio, ao seu corpo e à sua voz, ferramentas primeiras no exercício de significação teatral que é posto em movimento, ferramentas que, para lá do texto, operam continuamente sobre o espectador. Taumaturgo, a este único ator está reservado um poder imenso: a sua perspetiva é a única pela qual se medeia a comunicação com o público, fazendo dele o solitário senhor do espaço, do tempo e da ação, barro que molda conforme as suas necessidades performativas. A Tempestade encerra, nas entrelinhas dos seus versos, uma despedida simbólica, uma última vénia e, deslaçando o texto, deixa que se desenhe a figura de Próspero como reflexo do próprio autor, personagem feita homem feita metáfora, um vulto que se solta na página e no palco em processo, talvez, de extrospeção, coroando-se em cena, por meio de uma biografia ficcionada, uma vida que se avalia digna de celebração.

Nota: A iniciativa dos Dias à Mesa - Massas, é uma excelente opção para quem visita Famalicão entre 26 e 29 de novembro. Consulte os restaurantes aderentes em www.famalicao.pt.

933 leituras