Portugal Fashion Sessions – Famalicão Cidade Têxtil dá nome à primeira iniciativa do novo projeto do Portugal Fashion. Nos dias 9 e 10 de julho, a cidade de Famalicão vai ser palco do roteiro nacional e internacional que pretende valorizar o talento português e o futuro da moda nacional, com sinergias locais e promoção das heranças culturais. Para além de desfiles de moda, temas como o ecodesign, a sustentabilidade no universo da moda e a criatividade, servem de destaque para as ações a decorrer na iniciativa coorganizada em conjunto com a Câmara Municipal de Famalicão.
DESFILES, APRESENTAÇÕES, CONCURSO, BRAND-UP MARKET, TALKS E MUITO MAIS
Com lugar no Citeve, o primeiro dia vai ser dedicado às Ecodesign - Emotion Talks, que conta com um nome de peso no ecossistema mundial em matéria de moda sustentável, a italiana Giusy Bettoni, fundadora e CEO do ecohub C.L.A.S.S (Creativity Lifestyle and Sustainable Synergy), a cargo de quem ficará, durante a manhã, a masterclass de inscrição limitada “What’s sustainable fashion?”. Partindo do conceito quadridimensional da moda sustentável, a expert internacional abordará a integração do design e inovação com sustentabilidade, mas também da capacidade que a moda sustentável deverá ter para compartilhar esses valores com uma nova geração de consumidores.
À tarde, das 14h30 às 15h, Giusy Bettoni vai orientar a palestra “Post-Pandemic fashion? Let’s not waste this crisis!”, seguida pelos painéis de discussão “Sustainability has gone mainstream” (15h-16h), onde vão estar reunidos os oradores do Citeve, Carla Silva, José Morgado, João Oliveira e Ana Tavares, e “The Power of Creatives” (16h15-17h15), com a presença dos designers Gonçalo Peixoto e Inês Torcato, bem como de Ana Coelho (Sonae Fashion) e Paulo Gomes (Manifesto Moda).
O primeiro painel será moderado por Raúl Fangueiro (Fibrenamics) e o segundo por Ana Tavares (Citeve). De referir que, neste dia, as sessões de abertura e encerramento ficarão a cargo do Diretor do Citeve, Braz Costa.
No segundo dia de evento, o Mercado Municipal vai receber o Brand Up Market durante todo o dia. Estarão reunidas cerca de 15 marcas locais ligadas à moda, entre as quais Âme Moi, Buzina, Westmister, Tanned Beachwear, Linho Puro, Bôl´Ter Intimate ou Tuisca.
No Mercado Municipal, a parte da tarde será dedicada aos desfiles e apresentações com a participação do showcase iTechSyle GREEN CIRCLE by CITEVE, às 18h, seguindo-se o desfile Salsa by Huarte, às 19h. A iniciativa marca o lançamento público da coleção cápsula de Victor Huarte, que chegará em breve às lojas Salsa. Esta colaboração especial entre a marca de Famalicão e o designer da plataforma Bloom é resultado do prémio atribuído ao jovem designer, em outubro de 2020, no âmbito do Concurso Bloom Powered by Sonae Fashion.
Pelas 21h, os cinco jovens designers finalistas do concurso Ecodesign Bloom Portugal Fashion by Famalicão Cidade Têxtil vão apresentar os dois coordenados produzidos a partir de materiais sustentáveis, proporcionados por parceiros industriais locais. A competição é organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e em estreita parceria com o CITEVE e tem como prémio final a participação na próxima edição do Bloom, já em outubro próximo, além de um incentivo pecuniário de 1500 euros. Um dos propósitos desta iniciativa é valorizar a criação nacional através das práticas do ecodesign, à luz da inovação de materiais, processos, produtos e formas de comunicação.
O dia encerra com o desfile da designer Maria Gambina, às 22h. A designer que em março, durante a edição digital do Portugal Fashion, antecipou o próximo inverno com um fashion film conceptual, apresentará agora, e pela primeira vez, em formato de desfile físico, as suas propostas para o inverno 21/ 22.
Paralelamente, e nos dias do evento, o Portugal Fashion vai estar também presente nas lojas locais, com um selo Portugal Fashion Sessions - Famalicão Cidade Têxtil colocado nas montras, de forma a criar sinergias com a cidade. Nos dias 9 e 10 de julho, Montras Pop-Up by Hugo Costa é a ação que leva um set design especial a 10 montras de comércio local.
FAMALICÃO COM SOLUÇÕES DE “A” A “Z”
Para a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto, a iniciativa irá servir para que “Famalicão - Cidade Têxtil seja dada a conhecer como o epicentro de uma região que acolhe uma fileira completa. Um cluster que é já considerado o maior da Europa. Um raio de 60 km de soluções de A a Z dentro da cadeia de produção”.
“Em Famalicão, propõe-se uma colaboração de longo prazo, alicerçada numa cooperação estratégica e próxima. O envolvimento com as Associações, players setoriais e designers, marcas e indústria locais será também articulado em conjunto, de forma a garantir envolvimento e impacto”, explica, acrescentando que “o conceito Portugal Fashion Sessions assenta numa estratégia estruturada de valorização local, sem descurar o prestígio e posicionamento da marca Portugal Fashion. Todos os eventos se pautam pela qualidade de produção, curadoria conceptual e criativa, e força de comunicação.”