A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, acompanhada pelo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Santos Almeida, visitou esta terça-feira o Hospital de Famalicão.
A deslocação integrou o périplo que a governante está a realizar pelas Unidades Locais de Saúde do país, com o objetivo de avaliar a preparação do SNS para o período de Inverno e para o previsível aumento da afluência de utentes aos serviços de saúde.
Em Famalicão Ana Paula Martins foi recebida pelo novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Ave (ULS do Ave), Fernando Vales, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Pedro Oliveira, vereador responsável pela área da Saúde.
Durante a visita, Pedro Oliveira transmitiu à Ministra a total disponibilidade do Município para colaborar com o Ministério da Saúde nas intervenções consideradas necessárias no Hospital de Famalicão.
“Transmiti à Ministra da Saúde as preocupações que temos manifestado relativamente à necessidade de uma intervenção que melhore as condições do Hospital de Famalicão”, afirmou Pedro Oliveira.
O autarca reforçou ainda a abertura do Município para apoiar projetos de ampliação, modernização e reabilitação, tanto da estrutura física do hospital como ao nível dos equipamentos e serviços prestados à população.
Sublinhou que estas necessidades “estão alinhadas com o crescimento demográfico do concelho, devidamente identificadas e articuladas com a administração da ULS, refletindo a realidade atual de Vila Nova de Famalicão”.
Recorde-se que o Município está atualmente a investir na construção e reabilitação de sete unidades de cuidados de saúde primários, num compromisso financeiro de quase quatro milhões de euros, distribuídos por obras de reabilitação, ampliação e construção de novas infraestruturas em diversas freguesias.
No seguimento desta prioridade política, o Presidente da Câmara, Mário Passos, tem agendada para os primeiros dias de janeiro uma reunião com a Ministra da Saúde, na qual pretende aprofundar estes temas e reforçar a cooperação institucional.