Agenda Municipal / Exposições Mário Cesariny

Exp Perm
Programa Fundação Cupertino de Miranda

Piso 2 da Fundação Cupertino de Miranda | De 2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Sábados e feriados das 14h00 às 18h00.  Encerra aos domingos e nos dias: 1 de janeiro; Sexta-feira Santa; Corpo de Deus; 1 de maio; 15 de agosto; 8, 24, 25 e 31 de dezembro.

A Fundação Cupertino de Miranda partilha alguns aspetos da disposição dos objetos que compunham o interior de sua casa. Um conjunto de objetos posicionados sem ordem aparente e em constante transformação: mantinham-se em rotação; alteravam funções; e recusavam hierarquias de valores.
Fotografias, obras de arte (sobretudo dos amigos), simples papéis, livros, material de pintura e desenho, objetos populares e orgânicos misturavam o profano e o sagrado, a poética e a profética, o nacional e o internacional. Apresentam, também, o seu gosto particular pelos gatos e algumas das relações que manteve com personalidades das artes e da literatura, como Sophia de Mello Breyner, Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego. A sua obra continua a representar da forma mais exemplar o Surrealismo como expressão e sobretudo, como uma maneira revolucionária de ver, de entender e viver a vida.

116 leituras