O grupo Global Media apresenta esta sexta-feira, dia 5 de julho, em Vila Nova de Famalicão, a segunda edição do MOODS – Movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que pretende dar a conhecer o que de melhor se faz na área da Sustentabilidade em Portugal.
A iniciativa pretende levar a cabo um conjunto de diálogos com o objetivo de debater ideias, mobilizar energias e construir políticas para garantir um futuro sustentável e inclusivo no âmbito dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O primeiro “Diálogo pela Sustentabilidade” acontece assim esta sexta, a partir das 14h30, na Casa das Artes de Famalicão.
Para além do presidente da autarquia Mário Passos, a iniciativa contará ainda com a presença de Jorge Moreira da Silva, diretor executivo das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), a agência das Nações Unidas que coordena o esforço mundial para concretizar a Agenda 2030 da ONU, da CEO da TMG, Isabel Furtado, e do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas.
Este primeiro “Diálogo de Sustentabilidade” ficará ainda marcado pela apresentação do projeto Sons do Bairro, promovido pelo Município de Famalicão e apontado como um exemplo da estratégia local face aos 17 ODS das Nações Unidas.
Os debates serão focados em temas cruciais para a implementação dos 17 ODS que, recorde-se, são os pilares em que assenta um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, para enfrentar a emergência climática e as desigualdades e assimetrias sociais.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.
Recorde-se que de acordo com os dados do último Índice de Sustentabilidade Municipal, elaborado pelo CESOP-Local, em 2023 o concelho atingiu uma pontuação global de 68,3 - uma subida face aos 65.8 de 2022 - posicionando-se acima da média nacional e da região Norte (62.8).