O ACANUC’24, acampamento do Núcleo de Famalicão do Corpo Nacional de Escutas (CNE), juntou cerca de 1700 escuteiros dos agrupamentos do CNE do concelho de Famalicão, que desde sábado têm participado nas inúmeras iniciativas que estão a decorrer no Parque de Lazer de Gondifelos.
O presidente da Câmara de Famalicão Mário Passos esteve no passado sábado na abertura da iniciativa e regressou ao campo escutista esta quarta-feira, 6 de agosto, para um contacto mais próximo com os jovens. “O escutismo tem uma força muito grande no nosso concelho e este acampamento reflete a dinâmica do movimento, que muito contribui para a educação não formal dos nossos jovens”, afirmou o autarca.
O mote desta edição do ACANUC foi um “Desafio à Mudança”, uma ideia que está sempre presente nas múltiplas atividades que têm sido realizadas, com foco na partilha de experiências, no convívio e no envolvimento de todos nas diferentes iniciativas. “Acima de tudo cada um vai levar daqui memórias e momentos marcantes de um acampamento em que nas muitas atividades queremos inquietar, desafiar à mudança e que estas ações depois possam gerar também mudança nas comunidades onde os agrupamentos estão integrados” aponta Vânia Pereira, Chefe do Núcleo de Famalicão do CNE.
O acampamento termina esta quarta-feira, dia 7 de agosto.