Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Zona envolvente à igreja de Requião vai ser requalificada
22-02-2013
O vice-presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha participa na apresentação pública do projeto de reabilitação do adro e zona envolvente à igreja de Requião, que se realiza neste domingo, dia 24 de Fevereiro, pelas 11h15, na antiga Casa do Povo, junto à igreja. Apesar de estar localizado numa zona nobre da freguesia, interligando estruturas como a igreja, o cemitério e a escola, o adro encontra-se, neste momento, desvalorizado e secundarizado. A obra pretende exatamente dotar este espaço de uma maior dignidade, atratividade transformando-o num espaço cívico.
Assim, de acordo com o projeto oferecido pela autarquia famalicense, propõem-se a alteração dos arranjos exteriores e a alteração das cotas. A área envolvente direta á igreja será repavimentada com a calçada primitiva à portuguesa. Na intervenção procurou-se encontrar soluções, integradas na valorização e na harmonia, solucionando percursos pedonais bem como o espaço canal, áreas de estacionamento, espaços de circulação e de estar, prevendo clareiras e garantindo sombras, assim como a colocação de um espelho de água que permite dinamizar e organizar toda a área de adro/ praceta, de modo a criar uma certa hierarquização espacial.
A praceta localizada lateralmente em relação á igreja será pavimentada parcialmente a lajeado de granito e a restante área ficará como caldeira para garantir que as árvores existentes não sejam prejudicadas mais tarde com a pavimentação em torno das raízes. Esta área servirá também de local de palco para as festas e romarias da freguesia.
Na zona Nascente será repavimentada a área de parque de estacionamento sendo recoloca arborização de baixo porte para não colidir com a linha de alta tensão existente que atravessa esta área. Na zona mais a Nascente será colocado o cruzeiro que existe nessa área para que se garanta o percurso da via-sacra existente sem se sair da área do adro.
Devido á requalificação da rede viária e da necessidade de se criar uma zona de espera de praceta, junto á escola primária será colocada uma zona verde onde será colocado o busto existente na atual rotunda.
    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
89743 leituras
 
|<   <<   1  2  3  4  5  6  7   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse