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Novo Mercado de Famalicão será uma Praça da cidade
    29-05-2017
    A reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão e o seu reposicionamento enquanto espaço de referência do centro urbano da cidade famalicense vai ser uma realidade entre 2018 e 2019. Com verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, o município tem garantido um cofinanciamento FEDER de 2 milhões de euros, de um total de investimento previsto de cerca de 2,5 milhões.

    Com financiamento comunitário garantido, a Câmara Municipal tem vindo a trabalhar na elaboração do projeto de arquitetura e elaboração de cadernos de encargos, mas a aprovação na reunião de câmara do passado dia 25 de maio do anteprojeto já permitiu perceber com que linhas se vai coser a intervenção.

    Assim, o edifício principal será integralmente reabilitado, sendo mantidos os elementos caracterizadores de referência. A fachada será preservada e as lojas de rua recuperadas, enquanto que o miolo do espaço será alvo de uma profunda intervenção que vai permitir a implementação de lógicas de mudança ao nível comercial e funcional, dotando o espaço de maior conforto e de melhores condições de funcionamento, adequadas às exigências de qualidade e inovação.

    A área interior será coberta e dividida em duas áreas operantes: a área de negócio, com a valorização do “Mercado” de produtos frescos de proximidade do centro urbano; e a área de encontro, com o reposicionamento do espaço enquanto “Praça”, local de encontro e de socialização que será potenciado com uma área de restauração e de lazer.

    “Estamos a olhar para este equipamento como um espaço-âncora para a revitalização do centro urbano e para a modernização da atividade comercial circundante”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. E acrescenta: “queremos transformar este espaço num ponto de passagem obrigatório na cidade, não só pela qualidade e diversidade dos produtos que vão estar diariamente disponíveis ao consumidor, mas também pela forte função social que queremos incutir, com dinâmicas de animação cultural e ações pedagógicas constantes.”
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