Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Freguesias
Nova “Casa de Delães” deverá ficar concluída em 2021
    13-05-2019
    Dentro de dois anos, a população de Delães terá ao seu dispor uma nova Casa que vai servir e acolher a comunidade e as suas diversas valências. A nova Casa de Delães que irá representar “o maior investimento municipal de sempre realizado na freguesia” vai nascer no antigo Centro de Saúde, e vai “dar resposta à enorme dinâmica cultural, associativa e social da freguesia”. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, durante a apresentação pública do projeto, que decorreu sábado, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia.
    Na sessão que contou com várias dezenas de populares, o autarca sublinhou a importância histórica do edifício e o enorme relevo da sua utilização. “Há uma dinâmica muito forte a surgir em Delães, devido ao crescendo das suas associações, que justificam uma nova vida para este espaço que faz parte da memória coletiva”.
    De acordo com o projeto o emblemático edifício que está localizado na área central da freguesia será alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher a junta de freguesia, o Posto CTT, um auditório com 268 lugares, e espaços para as associações e movimentos coletivos da freguesia.
    Francisco Gonçalves, presidente da Junta, mostrou-se muito satisfeito com o projeto e declarou “o dia histórico para a freguesia e para todos os deleenses”.
    Paulo Cunha lembrou ainda as dificuldades na transição do edifício para a alçada municipal, salientando que foram precisos quase dez anos para que o Estado colocasse o espaço na mãos do município.
    Refira-se que o edifício foi entregue ao município pela Administração Regional de Saúde do Norte, em contrapartida pela cedência do terreno e infraestruturas necessárias para a construção da nova unidade de saúde de Delães, por parte da Câmara Municipal. A autarquia deu total cumprimento a todos os compromissos contratualmente assumidos – o novo Centro de Saúde de Delães viria a ser inaugurado em 2007 -, mas só em agosto de 2017 viu ser formalizada a contrapartida assumida pela ARS Norte.

    Relvado Sintético para o CRP de Delães

    Mas o dia foi de festa e as boas notícias continuaram com o anúncio da compra de um terreno que vai permitir a colocação de um relvado sintético no campo do CRP Delães.
    Depois da recuperação das instalações do Campo de Jogos, após ter sido alvo de uma ação de despejo por decisão judicial, a autarquia está empenhada dotar o clube com novas infraestruturas desportivas, “com condições de modernidade semelhantes a outros recintos do concelho” como destacou Paulo Cunha. Para isso, segundo o autarca, “o município possibilitou a anexação de uma parcela de terreno ao atual espaço para que a área fosse a necessária para a colocação de um relvado sintético, que acontecerá em breve, o que significará um ganho muito importante para a comunidade”.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
694 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse