Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação e Câmara e Ambiente
Galardão Eco XXI 2019 reconhece Famalicão como município amigo do ambiente
    28-10-2019
    Vila Nova de Famalicão é um município amigo do ambiente. Com uma agenda estratégica focada no desenvolvimento sustentável do território, através do envolvimento e mobilização dos famalicenses, o município viu, esta sexta-feira, 25 de outubro, o seu trabalho reconhecido com a atribuição do galardão Eco XXI 2018, concedido pela Associação Bandeira Azul da Europa. A entrega do prémio aconteceu no Palácio da Lousã Boutique Hotel na Lousã e visou reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano 2018, em prol do desenvolvimento sustentável.

    A atribuição da bandeira verde ECO XXI ao município resulta da avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.

    As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

    Para além do reconhecimento como um eco-município pelo terceiro ano consecutivo, Vila Nova de Famalicão viu ainda distinguidas 37 instituições educativas do concelho com o galardão Eco-Escolas, numa sessão que decorreu no passado dia 18 de outubro, em Guimarães. O galardão foi atribuído à totalidade das escolas que concorreram, sendo que foram ainda distinguidos três eco agrupamentos (Camilo Castelo Branco, Pedome e Padre Benjamim Salgado). Com este reconhecimento, Famalicão ocupa o 6.º lugar no ranking dos municípios com mais escolas premiadas do país.

    Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a atribuição destes galardões representam um reconhecimento coletivo a Vila Nova de Famalicão pelo trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente”. “É um orgulho, mas é também uma responsabilidade que nos motiva para continuarmos a trabalhar em prol de um território mais amigo do ambiente, mais verde e com mais qualidade de vida para todos, principalmente para as gerações vindouras”.

    O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino. A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. O Programa premiou ainda um diversificado conjunto de escolas pelas iniciativas lançadas pela ABAE.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
328 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse