Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Câmara
Famalicão, o seu lugar. Município já tem nova cara
    25-03-2019
    Vila Nova de Famalicão já tem uma nova cara! Uma cara que identifica Famalicão e os famalicenses, que valoriza o território e as suas gentes. Simples, minimalista e contemporânea. A nova identidade que vai a partir de agora fazer parte do dia a dia do concelho, incorporando todos os materiais do município, assim como a sua presença na internet, foi apresentada esta tarde, na Casa do Território, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e pelo responsável da empresa que concebeu a nova imagem, a Ulah lah design studio, Ricardo Cunha Santos.

    Tudo nasce e se expande a partir de um círculo, onde cada famalicense ocupa o lugar central. A forma circular representa a comunidade, a centralidade territorial e a coesão e daqui surge um símbolo que ganha forma o “F” de família, felicidade, força, futuro e Famalicão. “Um símbolo jovem que várias gerações vão incorporar como seu, como o reflexo da sua identidade, elevando o orgulho e a autoestima da cidade de Famalicão. Uma imagem inconfundível, contemporânea, de cariz internacional, voltada para o futuro. Um símbolo criado para resistir ao teste do tempo e para marcar as próximas gerações. Um marco de autenticidade e inovação”, como atesta o manual de identidade da marca.

    Para além do símbolo e do conceito, há também mudanças na assinatura e na palavra. “Famalicão” surge como o nome principal da marca. Assim, mais simples, mais curto, mais moderno, reservando o “Vila Nova de Famalicão” para a comunicação mais institucional e formal. Neste sentido, aparece o www.famalicao.pt em vez do www.vilanovadefamalicao.org.

    Em sintonia com o conceito e o grafismo nasce a nova assinatura que procura valorizar Famalicão e o famalicense como alma do concelho. Famalicão “o seu lugar” estabelece-se, assim, num duplo gesto de afirmação e dádiva. Em inglês “your place”. E aqui se explica que com “o seu lugar” se converge o espaço físico com o destino emocional. Famalicão é o lugar para todos e para cada um, pela localização privilegiada em pleno Vale do Ave, pelo património histórico, cultural e artístico, pelos espaços verdes, pela gastronomia, pelo tecido empresarial e pela garra que tanto define os famalicenses.

    O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, fala numa nova identidade coerente com o atual dinamismo e ambição do concelho. “O que Famalicão vem sendo ao longo dos anos já não cabia e já não se adequava à anterior identidade. Esta nova imagem foi construída a partir das nossas origens, respeitando a nossa história e reforçando a nossa centralidade, mas ao mesmo tempo queríamos que transmitisse a força da nossa comunidade e do nosso empreendedorismo”.

    E acrescenta: “Queremos que esta nova imagem seja apropriada por todos os famalicenses. Famalicão é o melhor lugar para aquilo que cada um quer ser”.

    Refira-se que em 30 de abril do ano passado, o município lançou um concurso público para conceber uma nova imagem para o território, que identificasse o município enquanto comunidade com passado, presente e futuro. O desafio passava por encontrar uma nova linguagem gráfica para Vila Nova de Famalicão em harmonia com a contemporaneidade, alicerçada nas suas caraterísticas nucleares e com olhar sobre o futuro.

    A concurso foram apresentadas 40 propostas, tendo passado à fase final três. A nova imagem vai agora substituir a esfera concebida por César Augusto Simões em 2005, por altura das comemorações dos 800 anos da fundação do concelho.
23/03/2019 Famalicão, o seu lugar. Município já tem nova cara
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1547 leituras
Cultura e Turismo
    Chuva intensa não esmoreceu o ânimo dos participantes em roteiro literário ribeirapenense sobre Camilo
    22-10-2019
    ver mais »
    Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho consagra “obra notabilíssima” de Joana Matos Frias
    21-10-2019
    ver mais »
    Camilianistas prestaram tributo emocionado a Bigotte Chorão
    15-10-2019
    ver mais »
    Festa Intercultural promove integração das comunidades imigrantes através da arte
    14-10-2019
    ver mais »
    Dias à Mesa convidam a uma viagem pela cozinha internacional
    18-10-2019
    ver mais »
    Atear histórias dá vida a memórias populares com espetáculo comunitário
    11-10-2019
    ver mais »
    Casa das Artes rejuvenesce e torna-se mais amiga do ambiente
    10-10-2019
    ver mais »
    Há muito “Teatro n’Aldeia”
    09-10-2019
    ver mais »
    A nova música da cidade dos Beatles mostra-se em Famalicão
    08-10-2019
    ver mais »
    Semana internacional traz o mundo a Famalicão
    08-10-2019
    ver mais »
    Instituições culturais e artísticas reúnem-se “Sobre o Palco”
    04-10-2019
    ver mais »
    Ciclo de conferências leva os participantes pelos percursos e memórias da indústria têxtil
    02-10-2019
    ver mais »
    Casa de Camilo homenageia João Bigotte Chorão
    01-10-2019
    ver mais »
    Famalicão ID é plataforma única no país com informação sobre o património material e imaterial
    27-09-2019
    ver mais »
    Festival Peles traz o melhor da percussão até Famalicão
    26-09-2019
    ver mais »
    José Viale Moutinho vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
    25-09-2019
    ver mais »
    Depois da Francesinha vêm os pratos vegetarianos nos Dias à Mesa
    25-09-2019
    ver mais »
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse