“…E o Morgado não quer casar!” é o título do livro de contos inspirado em Camilo Castelo Branco que pequenos escritores do concelho redigiram e ilustraram no âmbito da edição deste ano do Ateliê de Escrita Criativa. Trata-se de um projeto direcionado para o 1º Ciclo que o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Serviço Educativo da Casa de Camilo, promove desde 2007.
A sessão pública de apresentação do livro decorreu esta quinta-feira, 5 de junho, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, que lotou para receber os alunos e os professores das cinco escolas envolvidas nesta edição que apresentou como novidade o facto de um dos textos do livro agora editado, baseado na obra de Camilo “O Morgado de Fafe em Lisboa”, ter sido representado.
Os alunos do 3º ano da EB1 Conde S. Cosme fizeram a representação teatral e os alunos do 4º ano da EB1 de S. Miguel-o-Anjo, EB1/Jl de Requião, EBI de Arnoso e EB1/Jl Sapugal/Souto escreveram e ilustraram o livro de contos. Estas escolas estão assim representadas na obra “…E o Morgado não quer casar!” com um texto cada. “Os cerca de 120 alunos que participaram no projeto foram todos cúmplices, ninguém foi excluído”, afirmou Luís Bizarro Borges, que orientou os textos, elogiando o facto de o projeto conseguir cativar os mais pequenos para a escrita e desbloquear a criatividade e a imaginação.
Lourenço Martins e Maria Inês Vale foram dois dos pequenos atores da EB1 Conde S. Cosme que subiram ao palco do Centro de Estudos Camilianos, um momento que tão cedo não vão esquecer. “Adorei esta experiência de participar numa peça de teatro, foi única”, disse o Lourenço. “Gostei muito de estudar e representar o texto e também gostei muito do convívio com os meus amigos”, sublinhou, por seu lado, a Maria Inês.
Também as opiniões dos professores convergem no sentido de enaltecer o mérito dos alunos e o caráter lúdico e pedagógico do Ateliê de Escrita Criativa que, mais uma vez, “conseguiu entusiasmar alunos e docentes em torno de um fascinante exercício de escrita”.
Os contos de “…E o Morgado não quer casar!” estão disponíveis para consulta no blogue Escrever Camilo (escrevercamilo.blogspot.pt).